Estás no 12º ano? Então este artigo é mesmo para ti!

Certamente que nos últimos anos já tens sentido alguma pressão devido às médias de acesso ao ensino superior e aos exames nacionais.

Mas o 12º é o último ano do secundário, é aquele em que tens que dar tudo por tudo e onde também sentes uma maior compressão, muita das vezes criada por ti, mas também pelos outros. As dúvidas se vais conseguir entrar no curso que queres ou não, se vais conseguir manter as notas nos exames nacionais e se irás conseguir atingir os teus objectivos são algumas das mais pertinentes.

Vou apresentar-te aqui algumas dicas, que eu considero importantes, para conseguires terminar o secundário com sucesso e para não teres um 12º tão “stressante“!



 

1) Foca-te mais nas disciplinas em que tens Exame Nacional

Todas as disciplinas são importantes, até porque todas vão contar para a média interna final, porém, deves dar mais atenção àquelas a que vais realizar um exame. Geralmente as disciplinas de opção no 12º ano costumam ter programas mais “leves” e não tão extensos, para além disso, os professores não sentem a pressão dos exames e acabam por facilitar mais as coisas.

 

2) – Começa a fazer resumos e a organizar a matéria desde o início do ano

Não deves deixar tudo para o fim. Deves começar no início do ano a realizar resumos, tabelas e esquemas da matéria e a organizar todas as fichas de trabalho, exercícios…….. e apontamentos que tiraste das aulas ao longo dos últimos anos. Isto serve para não deixares tudo para o fim, para começares a rever a matéria dos anos anteriores e para conseguires ter tudo devidamente organizado para quando terminarem as aulas e começar a época dos exames.

 

3) – Organiza bem o teu tempo!

No 12º ano os horários costumam ser mais flexíveis, devido à carga horária que é “menos pesada”. Isto permite-te distribuíres melhor o teu estudo e as tuas atividades pelos dias da semana!

 

4) – Dedica-te também a outras coisas

É possível teres tempo para tudo! Para não ser um ano de tanto stress, deves participar em outras atividades e desenvolver alguns hobbies de gosto pessoal, o facto de andares feliz e motivado faz a diferença e é precisamente nisso que assenta o ponto seguinte!

 

5) Motiva-te!

Este é talvez o mais importante aspecto que quero focar. A motivação, determinação e interesse fazem a diferença! Se estiveres motivado e interessado naquilo que estás a fazer, as coisas serão mais fáceis e irão resultar melhor!

 

Empenha-te e esforça-te e tenho a certeza que vais ter um 12º tranquilo e repleto de sucessos.

Colabora!

Este texto faz parte de uma série de textos de opinião de alunos do ensino secundário e superior sobre a sua visão do ensino e da educação.

Gostavas de publicar um texto? Colabora connosco.