Bem-vindos novamente Uniareanos! Este texto pretende mostrar aquilo que eu sinto que a escola não ensina aos seus alunos e que é de extrema importância. Certamente que estas dificuldades serão encontradas por vós, à medida que forem crescendo e se aproximando da idade adulta, porém se és curioso e atento ao quotidiano dos teus pais, certamente já te deparaste com estes termos que aqui te vou apresentar.

 

1. Viver sozinho

Sim, com certeza já te estás a rir e a questionar, “Mas quem é que não sabe viver sozinho??” mas a verdade é que isto é algo mais difícil do que aparenta. Não estou a falar de viveres numa casa que é 100% financiada pelos teus pais, estou a falar-te na independência pura e dura. Imagina-te com uma casa para governar, com todas as tarefas domésticas para fazeres, com a preocupação que terás de ter de programar as refeições e as receitas, de gerir os produtos da despensa e do frigorífico e no meio disto tudo ainda teres que dar contagens da luz e da água, pagares mensalmente as tuas contas e ainda teres as responsabilidades do teu trabalho e da tua vida social. Já não te aparece algo tão fácil e animador, certo?



 

2. Finanças

Certamente, muitos de vós não estão muito familiarizados com este local nem sobre o que lá se faz, mas a verdade é que entre os adultos, este local é bem conhecido. É aqui que tu terás de pagar o IMI, de solicitar documentação autenticada para uma outra entidade, entre outras coisas. Geralmente, deparas-te com as finanças e os seus longos impressos e pedidos de documentação, quando vais para o ensino superior e solicitas bolsa de estudo. A verdade é que até então, nenhum de nós sabe preencher aqueles impressos ou mesmo saber a função de alguns documentos e onde é que eles se encontram e isto deveria ser-te ensinado. Afinal de contas, o teu pedido de bolsa é importante para a tua frequência no ensino superior.

Já devem ter ouvido falar também na resolução do IRS e da validação das faturas. Não acham importante que tudo isto nos seja explicado e simplificado para um futuro mais seguro?

 

3. Gestão dos recursos financeiros

Assim que chega a altura de termos o nosso cartão multibanco e o nosso próprio dinheiro, a tentação de gastarmos o dinheiro torna-se bastante grande. Contudo, se já erraste neste sector, sabes que o dinheiro se esgota muito rapidamente e que é raro sobrar dinheiro para futilidades, quando se pagam todos os nossos deveres em primeiro lugar. É algo desanimador, mas para que obtenhas lucros e rendimentos cada vez mais superiores, tens de ter a consciência de que terás de investir em ti continuamente, fazer formações, cursos, esforçar-te no teu local de trabalho e teres sempre a preocupação de guardar todos os meses, 10% do teu ordenado, de forma a te presenteares a ti próprio e sentires que o dinheiro não está todo contado para as contas e os bens essenciais.

 

4. Valores

É sabido que a educação deve partir de casa, mas quando isso não acontece deveria ser ensinada na escola ao invés de imposta com castigos que só tornam os mal-educados ainda mais rebeldes. Com os avanços tecnológicos, 90% da sociedade esqueceu-se do significado de ser humano. Muitos alteram os seus valores para pertencerem ao tão desejado “grupo” social, esquecem-se do significado de serem humildes e gratos e tornam-se nuns consumistas ingratos e sempre insatisfeitos.

Outros nem querem saber dos valores da pessoa, mas sim daquilo que ela ostenta. E vemos também que desde cedo o bullying e os crimes com recurso a armas são cada vez mais frequentes. Há um enorme desrespeito pelo próximo, as pessoas não olham a meios para atingir os seus objetivos e isto já é verificado apenas para a obtenção de uma boa nota escolar. É assustador as dimensões que tudo está a tomar, nesta sociedade dominada por máquinas.

Poderia aqui referir muitos outros aspetos importantes que não nos são ensinados, mas teria de fazer um documento bastante extenso, que certamente nunca perderias tempo a ler. Por isso, deixo-te a refletir sobre tudo isto e deixo-te 100% à vontade para também expores aquilo que gostavas que te fosse ensinado e que sentes que facilitaria a tua vida como um adulto informado e seguro.

Obrigado e até uma próxima!!!

Colabora!

Este texto faz parte de uma série de textos de opinião de alunos do ensino secundário e superior sobre a sua visão do ensino e da educação.

Gostavas de publicar um texto? Colabora connosco.