A Associação Gap Year Portugal acaba de lançar, pela quarta vez, o Concurso Gap Year Portugal, uma parceria com a Fundação Lapa do Lobo e a TAP. A premissa é simples: um ano de pausa, 5.000€ para uma candidatura individual ou 6.500€ para duplas, um voo de ida e um voo de volta – agora é contigo! As candidaturas deverão ser submetidas até 8 de julho.

Esta iniciativa que pretende que os jovens portugueses possam considerar uma alternativa “fora do comum” do seu percurso académico ou profissional e se lancem a um ano de ponderação e experiências enriquecedoras, como viajar, fazer voluntariado, estagiar ou até mesmo experimentar cursos na faculdade– eixos estes em que a associação trabalha e apoia. Para se candidatarem devem de apresentar um plano estruturado para esse ano, em que incluam, por exemplo, roteiros e uma  estimativa dos gastos. Ao contrário de outra iniciativa similar que divulgamos recentemente, esta não é exclusiva para alunos de nenhuma instituição.



O Presidente da Associação, João Pedro Carvalho, clarifica “queremos mostrar aos jovens portugueses que fazer um gap year é uma opção a considerar, é possível e é, sem dúvida, enriquecedor. Temos visto isso mesmo ao longo do tempo: já vimos um casal a correr a América do Sul; já vimos um rapaz sozinho a descobrir a América Latina; acompanhamos a Rita, mulher, sozinha, a aventurar-se pela Ásia… Vimos como as vidas deles mudaram depois da experiência e queremos ver isso em mais jovens, por mais anos.”

Rita Soares, a vencedora da edição anterior, começou o seu gap year em outubro,  percorreu o Sudoeste Asiático e confessa “sempre tive o sonho de partir à descoberta do que o mundo tem para nos oferecer. Esta vontade interminável de tornar o ‘talvez um dia’ no ‘é agora’, levou-me a participar no Concurso da Gap Year Portugal’17”. Após 7 meses de viagem pode afirmar: “Tem sido a melhor aventura da minha vida!”

Regulamento e candidatura em: http://bit.ly/candidaturaconcursogyp18