1. Consegues arranjar-me o computador, tu que percebes dessas coisas?

Nós percebemos de Photoshop, Illustrator, Premiere, InDesign, Lightroom, Cinema 4D, After Effects e mais uma centena deles, sim. Mas isso não é o mesmo que perceber de computadores. A minha área é a artística, não a tecnológica propriamente dita. Porque usamos computador para 90% do nosso trabalho não significa que sejamos engenheiros informáticos.

 

2. Uau, sabes fazer um site. Consegues hackear o governo?

Não, não conseguimos hackear o Governo, porque 1) É ilegal; e 2) Esse não é exatamente o tipo de programação em que a nossa área se foca. Sim, podemos aprender um pouquinho de programação mais ou menos desse género – dependendo do currículo específico de cada curso e cada faculdade -, mas não é bem esse o nosso foco. O nosso foco é, como bem dizem, fazer um site. E saber criar um não é sinónimo de saber invadir um. Lamento desapontar-vos, mas não creio que no futuro possam dizer que conhecem alguém dos Anonymous e esse alguém seja eu.

 

3. Ah, é muito caro, o sobrinho da avó do meu primo faz-me isso de graça.

Primeiramente, não é caro – o que na verdade está a pagar é a nossa formação, as horas de estudo e trabalho, e os mínimos de competência e conhecimento. O sobrinho da avó do seu primo talvez faça de graça, mas as probabilidades de, no futuro, isso sair caro porque tem de mandar um profissional corrigir ou substituir são elevadas.

 

4. Eu também tenho o Photoshop e sei fazer umas coisas, mas… *inserir aqui o resto*

Tudo nesta frase me deixa confusa, por isso não sei bem como responder a isso. Tem o Photoshop, e daí? Muita gente tem. ‘Mas’ o quê? Não sabe trabalhar com ele? Não quer aprender? Apenas gosta de dizer que o tem? Qual é a relevância dessa informação; está à espera que eu lhe faça um tutorial passo a passo de como fazer esse ‘mas’ transformar-se num ‘e sou muito bom’? Ter Photoshop transforma-o automaticamente num designer? Eu realmente não compreendo, expliquem-me. (Nota: Isto é muito diferente de “Eu também sei trabalhar no Photoshop“)

 

5. Eu consigo fazer isso no Word/Powerpoint.

… sem comentários.

 

E na vossa área de estudo, quais são as coisas que estão sempre a ouvir?