Já decidiste que está na altura de dar o próximo passo na tua formação superior para um mestrado, pós-graduação ou um MBA. Implicando o investimento de um a dois anos da tua vida são vários os factores que deverás ter em conta nesta escolha. Elaboramos aqui uma lista dos itens que deverás ver com especial atenção.

 

1) Escolher a instituição

A escolha da instituição de ensino superior certa é crucial. Deverás tentar auscultar qual é a reputação das que te despertem interesse, bem como qual é a ligação ao mercado de trabalho e a sua posição nos rankings. Cada instituição tentará vender-se da melhor forma, pelo que cabe-te a ti recolher a maior informação possível. Pensa na área em que gostarias de trabalhar e qual a instituição que tem uma maior reputação e reconhecimento dessa industria.

No próximo mês irão realizar-se dois eventos em Lisboa, no Altis Grand Hotel, que recomendamos para quem está neste dilema. No dia 12 março será o QS Connect MBA Lisboa, que contará com as melhores escolas de gestão do mundo a promover os seus programas. Podes fazer a tua inscrição gratuita aqui. Já no dia 20 de março será a vez do QS World Grad School Tour, um evento com alguns dos melhores cursos de pós-graduação e mestrados mundiais. Também com entrada gratuita e inscrição aqui.

 

2) Escolha da especialização

Além de considerares a instituição de ensino superior, deverás paralelamente começar a selecionar qual é a tua área de foco para o teu programa de mestrado. Se ainda estás na dúvida sobre as diferenças entre um Mestrado, MBA e pós-graduação lê este artigo.

Se estás no campo das ciências económicas e empresariais, são várias as possibilidades ao teu dispor. Finanças, Marketing, Gestão de Recursos Humanos ou Gestão de Projectos são apenas alguns exemplos. Optares por áreas de estudo em que tiveste interesse durante o curso, ou desenvolveste algum trabalho autonomamente, ou em contexto de estágio, costumam ser boas escolhas. Estudares algo que gostas facilitará o sucesso nesta nova etapa.

 

Faz a tua inscrição no QS Connect MBA Lisboa.

 

3) Modalidade de frequência

Os mestrados e MBA podem ser oferecidos em regime de frequência quer diurna ou pós-laboral ou até num regime à distância. Deverás avaliar o que é que faz mais sentido no teu caso, nomeadamente caso já estejas a trabalhar ou a pensar entrar no mercado de trabalho.

Nos MBA é comum encontrar alguns com uma vertente internacional, incluindo viagens de estudo para visitar outras universidades e empresas no estrangeiro. É algo que deverás considerar se é do teu interesse, e verificar se é ou não parte integrante do programa da instituição em causa.

 

4) Explora o curriculum

Quanto tiveres algum programa em vista para o teu mestrado ou MBA verifica os conteúdos previstos e compara-os com os de outras instituições. Caso tenhas dúvidas aproveita para entrar em contacto com o coordenador do programa em causa. Esclarece quais é que são os conteúdos abordados, como funciona a avaliação e os horários do curso.

 

Faz a tua inscrição no QS World Grad School Tour.

 

5) Verifica quem são os professores

Investiga quem são os professores dos vários conteúdos previstos no programa, e verifica se têm perfis puramente académicos ou se possuem uma ligação a contextos reais de trabalho, nomeadamente nas áreas do teu interesse. Isso poderá garantir-te um programa com informação atual e com uma vertente mais ou menos aplicada ao contexto empresarial.

 

6) Projecto ou tese final

Os mestrados prevêem tipicamente a realização de uma tese, trabalho ou projeto final. Algumas instituições permitem que esse projeto possa ter uma natureza prática numa empresa à tua escolha, ou que possua algum protocolo com o programa em questão. Este caminho poderá servir para facilitar a tua entrada no mercado de trabalho, pelo que se for algo do teu interesse deverás verificar se é uma possibilidade.

 

Artigo elaborado em parceria com a QS Quacquarelli Symonds.