A Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) é a 31.ª melhor escola de Desporto do mundo – e a 14.ª da Europa – de acordo com a segunda edição do ShanghaiRanking’s Global Ranking of Sport Science Schools and Departments, divulgado recentemente pelo Center for World-Class Universities da Universidade Jiao Tong de Xangai.

Este ranking, lançado pela primeira vez no ano passado, apresentou-se como “a primeira tentativa de classificar um grupo de instituições e unidades ligadas à mesma área do conhecimento”. Para o efeito foi realizado um estudo aprofundado que incidiu sobre o desempenho académico e científico de milhares de escolas, faculdades e departamentos com ligações à área desportiva (Ciência do Desporto, Fisiologia, Neurociências e Neurologia, Psicologia e Nutrição e Dietética) em todo o mundo.

Recorrendo a uma metodologia inovadora, o ranking final reúne as 300 melhores instituições, classificadas com base em indicadores como o número de artigos publicados  na Web of Science, o número de artigos publicados em revistas científicas reconhecidas internacionalmente, o número de citações por publicação e as publicações resultantes de colaborações internacionais.

A nível global, o ShanghaiRanking’s Global Ranking of Sport Science Schools and Departments 2017 é liderado novamente pela School of Exercise and Nutrition Sciences da Deakin University (Austrália). A School of Sport, Exercise and Health Sciences da Loughborough University (Reino Unido) e a Norwegian School of Sport Sciences (Noruega) fecham o pódio.

No que toca às instituições portuguesas, a FADEUP lidera destacadamente uma lista em que todas as representantes portuguesas descem de posição. Ocupando a posição 31ª, no ano passado era o número 23ª da lista. Para além da FADEUP, Portugal coloca outras quatro instituições entre as 101 e as 150 melhores do mundo, que no ano passado estavam entre as 50 e as 100 melhores:

  • Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa – atualmente integrada na Universidade de Lisboa;
  • Departamento de Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior
  • Faculdade de Ciências do Desporto da Universidade de Coimbra
  • Departamento de Ciências do Desporto, Exercício e Saúde da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro.

Entre as posições 151 e 200 é possível encontrar novamente a Faculdade de Motricidade Humana, mas agora associada à Universidade de Lisboa, provavelmente associado à alguma confusão com a fusão que a instituição teve num passado recente. O Instituto Politécnico de Bragança e a Universidade de Évora, que constavam no ranking do ano passado, deixaram de figurar nesta lista.

Recorde-se que o Center for World-Class Universities da Universidade Jiao Tong de Xangai é também responsável pela elaboração do Academic Ranking of World Universities (ARWU), o mais antigo e um dos mais prestigiados rankings internacionais do Ensino Superior.