Os resultados da 1ª fase dos exames nacionais saem no próximo dia 12 de julho, o que significa também que está a chegar o início da 1ª fase de candidaturas ao ensino superior público, como podes ver no nosso calendário. Para efetuares a tua candidatura, além da senha para o acesso ao portal online, como explicamos aqui, precisarás de arranjar um documento chamado ficha ENES.

 

1. O que é a Ficha ENES?

A ficha ENES é o documento comprovativo da titularidade do teu curso do ensino secundário e da respetiva classificação, bem como das classificações obtidas nos exames nacionais do ensino secundário que realizaste. Ela apresenta também a chave de ativação necessária para se fazer a candidatura online ao ensino superior no site da DGES. Já agora, se estás a pensar no porque do nome, ENES = Exames Nacionais do Ensino Secundário.



Podes ver um exemplar já algo antigo aqui:

2. Quando pedir e onde obter a ficha ENES?

Para a candidatura ao ensino superior em 2018, tens de obter a ficha ENES 2018, solicitando a sua emissão na escola secundária onde efetuste os exames nacionais, depois de saírem as notas. Poderá ser necessário apresentar um documento de identificação. A ficha ENES pode não ser entregue na hora, mas sim noutro dia.

 

3. Quanto custa?

A escola é livre de definir o valor da ficha ENES, podendo variar dos 0,10€ aos 5€. Atualização: recebemos a informação de que embora em anos anteriores as escolas cobraram pela ficha ENES, foram enviadas orientações para que não exista qualquer pagamento por este documento.

 

4. Qual é a sua validade?

A ficha ENES é válida unicamente para o ano em que é emitida, assim como o seu código. Esta ficha ENES é valida para todas as fases de candidaturas (1ª, 2ª e 3ª fase).

 

5. Algo que tenha de saber antes de a pedir?

Sim, se quiseres beneficiar da Preferência Regional deves referir isso à tua escola quando fores pedir a ficha ENES, de forma a que tenhas os campos 9 em cima preenchidos. Podes saber como funciona a Preferência Regional aqui.



 

6. Se repetir os exames na 2ª fase devo pedir uma nova ficha?

Sim, precisarás de pedir uma nova Ficha ENES com as notas atualizadas para usares na 2ª e 3ª fases de candidaturas. Essa ficha já considerará as melhorias das classificações finais das disciplinas com os exames conforme explicado nestes 2 artigos:

 

7. A escola não consegue emitir a ficha ENES. O que se passa?

Podem existir vários motivos para a escola não conseguir emitir a ficha ENES. Sugerimos que verifiques:

  1. Se ficaste com o ensino secundário concluído com os exames realizados para efeitos dessa fase de candidaturas. Como já explicamos noutros artigos, caso não concluas uma disciplina com o exame da 1ª fase de exames, nesse ano não podes concorrer à 1ª fase de candidaturas mesmo que acabes a disciplina na 2ª fase de exames. Nesse ano só podes concorrer ao ensino superior à 2ª e 3ª fases de candidaturas.
  2. Se tens provas de ingresso válidas. Só podes concorrer ao ensino superior se tiveres exames nacionais com positiva que possas usar como prova de ingresso.
  3. Se realizaste todos os exames exigidos. Especialmente para alunos dos cursos profissionais, artísticos e vocacionais, se não realizares os 2 exames exigidos, sendo um deles o de português, não será possível emitir a ficha ENES, como explicado aqui.

 

8. A minha Ficha ENES tem erros. É possível?

É raro, mas sim, é possível a ficha ENES ser emitida com erros, e aparecem aqui no Uniarea todos os anos pelo menos um caso destes. Sugerimos, portanto, que verifiques bem todas as notas das disciplinas e dos exames, para ver se não existiu nenhum erro no lançamento das notas. Caso exista deverás analisar a tua situação com a secretaria da tua escola de modo a que seja emitida um novo documento.