A Erasmus Student Network (ESN) está a organizar a iniciativa Social Inclusion Days (Dias de Inclusão Social) onde mais de 500 associações locais em 40 países vão organizar eventos para juntar os estudantes internacionais e as comunidades locais através de voluntariado e defesa do programas de mobilidade inclusivos.

Esta iniciativa de duas semanas, de 19 de novembro até 3 de dezembro de 2018, irá providenciar oportunidades aos estudantes internacionais para expandirem o seu conhecimento da cultura dos seus países anfitriões e ter experiência em primeira mão com a população local.

No âmbito do projeto SocialErasmus+, o foco será na experiência educativa dos estudantes durante as atividades de voluntariado e a internacionalização em casa para os estudantes locais.



Ao levar os estudantes de Erasmus às escolas locais durante os eventos Erasmus in Schools (Erasmus nas Escolas), onde irão organizar sessões sobre variados tópicos, a ESN oferece uma experiência educativa para os estudantes de Erasmus e para os estudantes das escolas locais. Através do envolvimento destes, os estudantes irão enriquecer o seu currículo, adquirir competências e aprender como é que se consegue contribuir para a melhoria da sociedade, como cidadãos europeus.

“A missão da ESN não acaba com os estudantes internacionais. Nós acreditamos no poder transformador da experiência no estrangeiro e com os Social Inclusion Days, temos como objetivo enriquecê-la ao promover uma contribuição ativa dos estudantes internacionais para o desenvolvimento da sua comunidade local. Com estas atividades, que proporcionam oportunidades para a interação entre os locais e os internacionais, o investimento que a União Europeia dá para o Programa Erasmus+ chega a mais pessoas e contribui para uma sociedade Europeia mais coesa.” – João Pinto, Presidente da Erasmus Student Network.

Enquanto celebram e desfrutam da experiência Erasmus+, os jovens irão ter a oportunidade de fazer parte de atividades como doações de alimentos, angariação de fundos, doações de roupa, visitas a abrigos de animais, workshops educacionais em escolas secundárias, conferências, mapeamento de universidades para acessibilidade, ações de sensibilização sobre incapacidades e muitos mais eventos que promovem a inclusão social. Podes encontrar a lista completa de atividades aqui.

A Erasmus Student Network (ESN) é a maior associação estudantil na Europa. Presente em mais de 1000 Instituições do Ensino superior, junta mais de 500 associações locais em 40 países. Mais de 15,000 voluntários estão encarregados dos colegas internacionais sob o lema “Students helping students” (Estudantes a ajudar estudantes). A ESN trabalha para a criação de um ambiente de educação mais móvel e flexível ao apoiar e desenvolver o intercâmbio estudantil a diferentes níveis e ao proporcionar uma experiência intercultural.