Titulares de Diploma de Especialização Tecnológica

Podes candidatar-te a este Concurso Especial se tiveres concluído um Curso de Especialização Tecnológica (CET) num dos domínios definidos pela instituição de ensino superior para o curso em causa.

 

Quais são as Condições de Candidatura?

As condições a satisfazer para a candidatura e os critérios de seriação são fixados por cada instituição de ensino superior, onde deves apresentar a candidatura. O mesmo se aplica ao calendário e às regras de colocação dos candidatos.

A instituição de ensino superior tem competência para fixar, para cada uma das suas licenciaturas e mestrados integrados, quais os diplomas de especialização tecnológica que facultam o ingresso nesses cursos.

Para poderes concorrer através deste concurso especial deves:

  • Ser titular de um diploma de especialização tecnológica;
  • Realizar as provas de ingresso exigidas pelo curso*, consoante a candidatura seja realizada a:
    • Licenciatura de uma instituição de ensino politécnico, incluindo de unidades orgânicas de ensino politécnico integradas em universidades, em que a prova é definida e realizada na própria instituição de ensino superior e visa avaliar a tua capacidade para a frequência do curso. Poderás ser dispensado da realização desta prova, total ou parcialmente, se o regulamento assim o prever, desde que, cumulativamente:
      1. Tenhas obtido o diploma de especialização tecnológica na instituição de ensino superior a que concorres;
      2. Tenhas tido aprovação, no âmbito do curso de especialização tecnológica, em unidades curriculares do domínio das disciplinas que integram a prova de ingresso específica, com o nível adequado para a progressão no ciclo de estudos de licenciatura.
    • Licenciatura ou integrado de mestrado de uma instituição de ensino universitário, em que as provas a realizar constituem as provas de ingresso exigidas pelo curso no concurso nacional de acesso. Deverás ter os mínimos nessas provas que sejam fixados neste regime geral de acesso.
  • Satisfazer os pré-requisitos, quando exigidos pelo par instituição/curso pretendido.

*Condição aplicável somente aos concursos especiais para acesso e ingresso no ensino superior que se realizarem após o ano letivo de 2015-2016.

 

Quantas vagas? 

O número de vagas é fixado por cada instituição de ensino superior.

 

Documento necessários

Sendo a candidatura realizada diretamente com a instituição de ensino superior em causa, cabe à mesma a divulgação dos documentos necessários que incluem:

  • Boletim de candidatura obtido junto da instituição de ensino superior;
  • Documento(s) comprovativo(s) da titularidade da habilitação com que te candidatas;
  • Fotocópia do Cartão de Cidadão/Bilhete de Identidade/Passaporte/Título de Residência;
  • Documento comprovativo da satisfação dos pré-requisitos, quando exigidos.

 

Qual é a validade do concurso?

Os concursos especiais só são válidos para o ano letivo a que se referem.

Informação atualizada a 14 de Junho de 2015.

 

Tens alguma dúvida? Coloca-a no fórum:

Fórum