Candidatos oriundos da Madeira

O que é?

O contingente para candidatos oriundos da Madeira é um Contingente Especial que existe no âmbito da 1ª fase do Concurso Nacional de acesso ao Ensino Superior, ao qual são afetadas uma percentagem das vagas.

Nas 2.ª e 3.ª fases existe um único contingente para todos os candidatos.

 

Quantas vagas?

Para os candidatos oriundos da Região Autónoma da Madeira estão afetadas 3,5% das vagas fixadas para a 1.ª fase do concurso nacional.

Este valor é arredondado para o valor inteiro superior se tiver parte decimal maior ou igual a 0,5 e é de no mínimo 1 vaga.

 

Quais são as Condições de Candidatura?

Podes concorrer às vagas deste contingente caso faças prova, cumulativamente, de que:

  • À data da candidatura resides permanentemente na Região Autónoma da Madeira há pelo menos três anos.
  • Durante o período referido na alínea anterior, estiveste inscrito, frequentaste e concluíste um curso de ensino secundário em estabelecimento de ensino secundário localizado na Região Autónoma da Madeira.
  • Nunca estiveste matriculado numa instituição de ensino superior público.

Podes ainda concorrer às vagas deste contingente se, cumulativamente, comprovares:

  • Seres filho (ou estares sujeito à tutela) de funcionário ou agente, quer da Administração Pública central, regional e local, quer de organismo de coordenação económica ou de qualquer outro instituto público, como de magistrado, conservador, notário, funcionário judicial, membro das Forças Armadas ou das forças de segurança.
  • Haver a tua residência permanente sido mudada há menos de dois anos para localidade situada fora da Região Autónoma da Madeira em consequência de o teu progenitor ou de a pessoa que sobre ti exerce o poder tutelar ter entretanto passado a estar colocado nessa localidade.
  • À data da mudança de residência referida no ponto anterior, residires permanentemente, há pelo menos três anos, na Região Autónoma da Madeira, e aí ter estado inscrito no ensino secundário.
  • Nunca teres estado matriculado numa instituição de ensino superior público.

 

A que cursos podes concorrer?

Na candidatura ao ensino superior tens de ter em consideração que para teres acesso às vagas deste contingente:

  • Apenas podes concorrer a vagas desse contingente respeitantes a cursos congéneres dos existentes na Universidade da Madeira desde que, na lista ordenada das tuas opções de candidatura também concorras, antes daquelas, às vagas dos cursos congéneres da referida Universidade.
  • Podes concorrer a vagas deste contingente respeitantes a cursos congéneres dos existentes na Universidade da Madeira sem que concorras, antes daquelas, na lista ordenada de opções de candidatura, às vagas dos cursos congéneres da referida Universidade, quando não tenhas obtido, em relação a estes, a classificação mínima fixada em cada uma das provas de ingresso, bem como na nota de candidatura.

Por exemplo, no caso de Medicina, significa que para teres acesso às vagas do contingente nos cursos ministrados em Universidades fora da Madeira, deves primeiro colocar a opção do Ciclo Básico de Medicina na Universidade da Madeira por ser um curso congénere de Medicina.

 

Preferência Regional

Os estudantes que satisfaçam as condições para concorrer às vagas deste contingente especial, beneficiam de prioridade na colocação em 50% do número de vagas fixadas para cada curso da Universidade da Madeira, que indiquem antes de quaisquer outros aquando da realização da candidatura. Esta preferência regional apenas existe também na 1.ª fase do concurso nacional.

 

Tens alguma dúvida? Coloca-a no fórum:

Fórum