Candidatos Portadores de Deficiência física ou sensorial

O que é?

O contingente para candidatos Portadores de Deficiência física ou sensorial é um Contingente Especial que existe no âmbito da 1ª fase do Concurso Nacional de acesso ao Ensino Superior, ao qual são afetadas uma percentagem das vagas.

Nas 2.ª e 3.ª fases existe um único contingente para todos os candidatos.

 

Quantas vagas?

Para os candidatos portadores de deficiência física ou sensorial estão afetadas 2% das vagas fixadas para a 1.ª fase do concurso nacional.

Este valor é arredondado para o valor inteiro superior se tiver parte decimal maior ou igual a 0,5 e é de no mínimo 2 vagas.

 

Quem é considerado portador de deficiência?

  • Candidatos portadores de deficiência física as pessoas com deficiência motora permanente congénita ou adquirida que apresentem limitações significativas das funções neuromusculoesqueléticas e relacionadas com o movimento, resultando, ao nível das atividades e da participação, em dificuldades acentuadas nas funções das articulações e da estrutura óssea, musculares e do movimento, na autonomia pessoal e na mobilidade e que exigiram apoios especializados no âmbito da educação especial (*), ao longo do seu processo de ensino e de aprendizagem no ensino secundário.
  • Candidatos portadores de deficiência sensorial as pessoas com:
    • Deficiência visual permanente bilateral (cegueira e baixa visão): as pessoas que apresentem limitações significativas das funções visuais ou das funções das estruturas adjacentes do olho, resultando, ao nível das atividades e da participação, em dificuldades acentuadas na comunicação (leitura e escrita), na orientação e na mobilidade e na aprendizagem e aplicação de conhecimentos que exigiram apoios especializados no âmbito da educação especial (*), ao longo do seu processo de ensino e de aprendizagem no ensino secundário.
    • Deficiência auditiva bilateral de grau severo ou profundo: as pessoas que apresentem limitações significativas das funções auditivas, resultando, ao nível das atividades e da participação, em dificuldades acentuadas na comunicação oral e escrita e que, ainda que utilizando próteses auditivas, exigiram apoios especializados no âmbito da educação especial (*), ao longo do seu processo de ensino e de aprendizagem no ensino secundário.

(*) Os apoios especializados são os apoios que visam responder a necessidades educativas especiais dos alunos com limitações significativas ao nível das atividades e da participação, num ou em vários domínios da vida, decorrentes de alterações funcionais e estruturais de carácter permanente, resultando em dificuldades continuadas, nomeadamente nas áreas de aprendizagem e aplicação de conhecimentos, comunicação oral e escrita, receção de informação, mobilidade, autonomia nas atividades da vida diária e relacionamento interpessoal e da participação social.

 

Quais são as Condições de Candidatura?

Podes concorrer às vagas deste contingente caso, cumulativamente, satisfaças as seguintes condições:

  • Seres titular de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente.
  • Fazeres prova de capacidade para a frequência do ensino superior.
  • Teres realizado as provas de ingresso fixadas para esse par curso/instituição.
  • Teres obtido em cada uma das provas de ingresso fixadas para esse par curso/instituição a classificação mínima fixada pela Instituição de Ensino Superior.
  • Teres satisfeito os pré-requisitos quando fixados para ingresso nesse par curso/instituição.
  • Teres obtido, na nota de candidatura, a classificação mínima fixada pela Instituição de Ensino Superior.
  • Fazeres prova dos requisitos constantes do Anexo II do regulamento de candidatura do ano letivo a que te candidatas.

 

Tens alguma dúvida? Coloca-a no fórum:

Fórum