A Aliança Portuguesa de Blockchain está a promover um roadshow académico para apresentar a iniciativa e as oportunidades ligadas à tecnologia Blockchain. O primeiro workshop teve lugar na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e a cidade do Porto também já recebeu este workshop através da Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

Este roadshow académico tem como objetivo mostrar aos alunos do ensino superior novas formas de trabalhar com Blockchain, os seus benefícios e como podem desenvolver soluções nesta tecnologia de forma a aumentarem a competitividade das suas ideias e as suas ferramentas de empregabilidade.



Nestas sessões são explicados aos alunos o que é, como funciona e o que se pode fazer em Blockchain, o que são os Challenges de Blockchain promovidos pela Aliança Portuguesa de Blockchain e como podem participar.

Este roadshow académico começou no dia 03 de maio, e vai ter várias sessões um pouco por todo o país. Nova SBE (10 de maio), Porto Business School (11 de maio), Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho (11 de maio) e ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão (28 de maio) são algumas das universidades que já confirmaram sessões deste roadshow.

“Esta é uma ótima oportunidade para que os estudantes possam ficar a saber mais sobre o que é Blockchain e para que possam conhecer os desafios lançados por importantes empresas portuguesas, estabelecendo assim uma importante ligação entre o mundo empresarial e a academia”, diz Rui Serapicos, Embaixador da Aliança Portuguesa de Blockchain. “Sabemos que Blockchain já faz parte de alguns programas universitários em Portugal e deste modo levamos o conhecimento e a experiência dos parceiros da Aliança junto dos estudantes, melhorando o conhecimento dos alunos nesta matéria e desenvolvendo novas ferramentas de empregabilidade e novas oportunidades de desenvolvimento de negócio”.

Os Blockchain Challenges constituem desafios criativos e tecnológicos com base em distributed ledgers orientados para vários setores e que procuram responder a uma ou mais necessidades identificadas nesses setores e que o Blockchain pode ajudar a resolver. Os desafios atualmente ativos são Abreu Advogados Smart Contract Challenge, BCSD Sustainability Challenge, EMEL Mobility Challenge, Fidelidade Insurance Challenge, REN Energy Challenge e Open Innovation Challenge. Novos desafios serão lançados muito em breve.