Falar a Brincar é uma aplicação gratuita para Android de apoio à Terapia da Fala, com o objectivo de as crianças se divertirem, ao mesmo tempo que aprendem a ultrapassar as suas dificuldades na fala. Desta forma, permite uma sessão mais iterativa, melhorando a consciência fonológica.

Desenvolvida por quatro alunos do 3º ano de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra, consiste de 5 jogos didácticos e divertidos, em que as crianças abordam 2 áreas da consciência fonológica: a consciência silábica e a consciência intra-silábica.

“Uma vez que as crianças começam cada vez mais cedo a mexer em dispositivos eletrónicos achámos que poderia ser uma oportunidade de fazer algo útil, que as crianças gostassem e que ao mesmo tempo as ajudasse a ultrapassar as suas dificuldades”, justifica João Tavares, um dos elementos da equipa, para a escolha desta área. A restante equipa é composta por João Lopes, Mauro Cunha e Rúben Saldanha, tendo a aplicação sido desenvolvida na cadeira de Processos de Gestão e Inovação (PGDI).

As crianças que estejam a aprender a falar português, incluindo as que frequentam sessões de terapia da fala (ou que estejam em lista de espera), bem como os pais dessas crianças e os terapeutas constituem o público-alvo do projeto.

Neste momento conta com mais de 500 downloads, e tem recebido feedbacks muito positivos que podes consultar no site da aplicação: https://falarabrincar.wordpress.com/