Por iniciativa de um grupo de estudantes de Licenciatura de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra, foi desenvolvida uma aplicação móvel de consulta da ocupação das salas de leitura da Biblioteca Geral da mesma Universidade.

Até agora, essa informação encontrava-se apenas disponível nos computadores da biblioteca. Através do processo agora implementado, a informação em causa passa assim a ficar disponível remotamente (telemóvel), em qualquer tempo e em qualquer lugar, permitindo aos utentes programar o tempo de utilização dos espaços de leitura, designadamente nos períodos de exame, quando a lotação atinge níveis mais elevados.

A aplicação – BG Spot – foi desenvolvida pelos estudantes José Monteiro, José Flora, Miguel Rosendo, Patrícia Mendes e Rita Fernandes, no âmbito da unidade curricular de Processos de Gestão e Inovação, lecionada durante o primeiro semestre do 3.ºano do curso e está agora disponível para android, sendo que a hipótese de virem a desenvolver para iOS não está descartada.

Podes fazer o download na Google Play, e seguir o projecto no seu website e página de Facebook. Podes também consultar a entrevista a um dos criadores do projecto aqui: