Para muitos jovens, decorrem apenas 3 meses entre o final do Ensino Secundário e o início do Ensino Superior. Mas para outros, decorre muito mais tempo. E este texto é dedicado a ti, a ti que te estás a preparar para entrar no Ensino Superior, depois de teres esperado muito mais que 3 meses. Talvez tenhas esperado 1 ano, 2 anos… Talvez tenhas esperado 10 ou mais anos. Mas agora estás aqui, a dar os primeiros passos para algo que sempre quiseste, algo pelo qual lutaste. Finalmente, podes dizer que chegou a tua vez. Finalmente, vais poder sentir o que é ser estudante universitário, o que é viver a Universidade e a vida académica. Finalmente!



Podes entrar mais tarde, mas entras sempre a tempo. E não há que ter vergonha disso. Algo bom da Universidade é que encontras pessoas de todas as idades – e mentalidades. Não te julgues melhor que os outros, seja porque entraste ao fim de 3 meses, ou ao fim de 10 anos. Não te julgues inferior aos outros, pois ainda que possas trazer uma carga maior, todos temos o nosso tempo, o nosso ritmo. Orgulha-te de ti próprio, do que fizeste para chegar até aqui e nunca, nunca te esqueças de onde vens. Lembra-te que a tua idade é só um número e ela só te limita se tu o permitires.

Vai em frente. Chegou o teu momento.

Colabora!

Este texto faz parte de uma série de textos de opinião de alunos do ensino secundário e superior sobre a sua visão do ensino e da educação.

Gostavas de publicar um texto? Colabora connosco.