A candidatura ao ensino superior é um passo importante para ti, toma nota do que deves ter em atenção.

Este artigo foi republicado com as datas e informações para o concurso de acesso 2017/2018.

Decorre até dia 8 de agosto apresentação de candidaturas à 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. Podes consultar todo o calendário aqui.

Depois de vários anos de estudos, chegou o momento de decidir o que queres fazer com o teu futuro, o que não é uma escolha fácil.

Para minimizar todos os erros que possas fazer neste processo, elaboramos esta lista de considerações e dicas a que deverás ter atenção nas tuas escolhas e no preenchimento da tua candidatura. Mesmo que já a tenhas feito, nunca é demais prevenir.

 

1) Senha para a Candidatura Online

Para fazeres a candidatura online tens de começar pelo Pedido da Senha para aceder à mesma. Este pedido é feito no portal da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) (clica aqui!), onde preenches um pequeno formulário. Receberás depois no e-mail que indicaste um documento que deverás imprimir e certificar na tua escola secundária ou em qualquer Gabinete de Acesso ao Ensino Superior (GAES) (lista de GAES aqui!). Finalmente, receberás outro e-mail com a senha que utilizarás para o acesso à plataforma online de candidatura ao Concurso Nacional de Acesso.

 

2) Escolha dos Cursos

Esta é a decisão mais importante, a que cursos te vais candidatar? Quais serão as 6 opções que irás preencher na tua candidatura? Sugerimos que consultes o Guia da Candidatura 2017 para o Ensino Público e para o Ensino Privado, e também o Índice de Cursos da DGES. Aqui encontras toda a lista de cursos do ensino superior público, privado e concordatário.

  • Dica 1: experimenta usar o Assistente de Escolha de Curso que te permite fazer uma pesquisa avançada de todos os cursos com base numa área de estudos, no tipo de ensino, na localização e nas provas de ingresso que tiveres realizado.
  • Dica 2: passa pelo nosso Fórum e troca informações sobre os vários cursos superiores com os alunos que os frequentam.

 

3) Provas de Ingresso

Ao teres escolhido os pares curso/universidade para as tuas 6 opções, e teres consultado os Guias da Candidatura 2017já terás considerado as Provas de Ingresso pedidas para os mesmos. Estas provas de ingresso, que pesam na tua nota de candidatura entre 35% e 50%, são satisfeitas através dos exames nacionais respetivos (tabela completa aqui!). Tens de ter em atenção que a nota mínima exigida para poderes usar um exame como prova de ingresso são 9,5 valores, havendo no entanto cursos que põe este patamar um pouco acima. Um exemplo é o curso de Medicina, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, onde o mínimo pedido para as provas de ingresso é 14,0 valores. Este mínimo pedido tem de ser cumprido em todos os exames que sejam pedidos, mesmo quando num conjunto de 2 ou 3 provas de ingresso.

  • Dica 1: se não sabes em que fase de candidatura podes usar os exames que realizaste na primeira e segunda fases de exames, quer como prova de ingresso, que para o cálculo das classificações finais da disciplina, lê este artigo.
  • Dica 2: se és do ensino profissional, do ensino artístico especializado ou de um curso vocacional, és obrigado a realizar dois exames nacionais para efeitos de acesso ao ensino superior, sendo um deles obrigatoriamente o de português. Tens neste artigo tudo explicado.

 

4) Média do Secundário e Nota de Candidatura

Para a candidatura terás de pedir na tua escola secundária a tua ficha ENES, onde constarão todas as tuas notas necessárias para o acesso ao ensino superior. A tua média do secundário é calculada de forma diferente conforme o curso do secundário e para acesso ao ensino superior. Para saberes mais sobre o cálculo da classificação final  clica no teu curso:

Cursos Científico-Humanísticos

A classificação final destes cursos é a média aritmética simples, arredondada às unidades, da classificação final obtida em todas as disciplinas do plano de estudos do respetivo curso, com exceção da disciplina de Educação Moral e Religiosa e, para os alunos que concluem a partir do ano letivo de 2014/2015, da disciplina de Educação Física.

Cursos do Ensino Artístico Especializado

A classificação final de um curso artístico do ensino artístico especializado é o resultado da aplicação da seguinte fórmula: CFC = (8MCD + 2PAA)/10 em que:

  • CFC — classificação final de curso (com arredondamento às unidades);
  • MCD — média aritmética simples, com arredondamento às unidades, da classificação final obtida pelo aluno em todas as disciplinas, com exceção da disciplina de Educação Moral e Religiosa e, para os alunos que concluem a partir do ano letivo 2014/2015, da disciplina de Educação Física.
  • PAA — classificação obtida na prova de aptidão artística.

No curso secundário de dança, MCD inclui ainda a classificação da formação em contexto de trabalho.

Cursos Científico-Humanísticos do Ensino Secundário Recorrente

A classificação final dos cursos científico-humanísticos do ensino recorrente é o resultado da média aritmética simples, com arredondamento às unidades, da classificação final obtida pelo aluno em todas as disciplinas do respetivo curso.

Cursos Profissionais

A classificação final de curso é o resultado da aplicação da seguinte fórmula: CF =[2MCD + (0,3FCT + 0,7PAP)]/3 em que:

  • CF = classificação final do curso, arredondada às unidades
  • MCD = média aritmética simples das classificações finais de todas as disciplinas que integram o plano de estudos do curso, arredondada às décimas, com exceção da disciplina de Educação Física para os alunos que concluem a partir do ano letivo 2014/2015;
  • FCT = classificação da formação em contexto de trabalho, arredondada às unidades;
  • PAP = classificação da prova de aptidão profissional, arredondada às unidades.
Cursos Vocacionais

A classificação final de curso é o resultado da aplicação da seguinte fórmula: CF =[MCFD + MUFCD + EF)/3 em que:

  • CF = classificação final do curso, arredondada às unidades
  • MCFD = média aritmética simples das classificações finais de todas as disciplinas que integram o plano de estudos do curso, arredondada às décimas, com exceção da disciplina de Educação Física para os alunos que concluem a partir do ano letivo 2014/2015;
  • MUFCD = média aritmética simples das classificações finais de todas as UFCD que integram o plano de estudos do curso, arredondada às décimas;
  • EF = Classificação do estágio formativo, arredondada às unidades.
Cursos Tecnológicos

A classificação final de curso é o resultado da aplicação da seguinte fórmula: CFC = (9MCD + 1 PAT)/10 em que:

  • CF = classificação final do curso, arredondada às unidades
  • MCD = média aritmética simples, com arredondamento às unidades, da classificação final obtida pelo aluno em todas as disciplinas, projeto tecnológico e estágio do respetivo curso, com exceção da disciplina de Educação Moral e Religiosa e, para os alunos que concluem a partir do ano letivo de 2014/2015, da disciplina de Educação Física;
  • PAT = classificação obtida na prova de aptidão tecnológica.

Mas tens de considerar ainda que para efeitos de acesso ao ensino superior, a classificação final dos atuais cursos de nível secundário (regulamentados pelo Decreto-Lei n.º 139/2012, 5 de julho) cursos científico-humanísticos, incluindo os do ensino recorrente, cursos profissionais, cursos vocacionais, do ensino artístico especializado e tecnológicos, é calculada até às décimas, sem arredondamento, convertida para a escala de 0 a 200 e, quando aplicável, para os alunos que terminam o ensino secundário a partir do ano letivo de 2014/2015, só incluirá a classificação da disciplina de Educação Física se aqueles pretenderem prosseguir estudos nessa área. Podes ver aqui a lista completa dos 42 cursos em que Educação Física conta.

Após teres a nota dos exames, e a tua média do curso do ensino secundário, basta consultares nos Guias da Candidatura 2017 qual o peso das provas de ingresso e da média do secundário de cada um dos cursos para obteres a tua nota de candidatura. Tal como nas Provas de Ingresso, tens de ter em atenção que algumas universidades exigem para determinados cursos uma nota mínima de candidatura. Pegando no exemplo anterior, do curso de Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, o mínimo de nota de candidatura são 16,0 valores.

 

5) Pré-requisitos

Alguns cursos pedem Pré-Requistos que poderás ter já realizado ou não conforme o tipo em causa. Caso se trate dos mais comuns, o A ou B, deves tratar da documentação pedida e entrega-la apenas no ato da matrícula após ficares colocado. No caso dos restantes, deverás contactar a instituição onde os realizaste para teres acesso à tua Ficha Pré-requisitos que será pedida na candidatura online.

 

6) Contingentes Especiais

Caso estejas a concorrer ao ensino superior através de um Contingente que não seja o Contingente Geral, deverás prestar atenção às regras associadas a cada um deles e à respetiva documentação que precisas de entregar:

 

7) Candidatura ao Ensino Privado e Concursos Locais

O Concurso Nacional de Acesso que é feito online no portal da DGES é apenas para o ensino superior público, bem como o calendário que disponibilizamos aqui. Caso pretendas submeter uma candidatura ao ensino superior privado ou concordatário deves contactar a instituição em causa para obter os prazos e as condições de candidatura destes Concursos Institucionais.

O mesmo se passa com os Concursos Locais, de que são exemplo alguns cursos artísticos e ligados a academias militares.

 

8) Bolsa de Estudo

No fim da candidatura online surgirá a pergunta sobre a tua vontade de ter bolsa da Ação Social. Caso a tua resposta seja positiva, receberás depois os dados de acesso à plataforma da bolsa que é separada da plataforma onde efetuaste a candidatura. Quando tiveres acesso à esta, deves seguir todos os passos e submeter toda a documentação pedida que será depois encaminhada às instituições de ensino superior em que ficares colocado. Alternativamente, poderás submeter a candidatura até dia 30 de setembro ou nos 20 dias úteis subsequentes à inscrição, caso só te inscrevas no ensino superior após 30 de setembro.

 

9) Preferência Regional e Preferência Habilitacional

Quanto consultares os Guias da Candidatura 2017 verificarás que algumas opções possuem Preferência Regional ou Preferência Habilitacional. Estas vagas preferências para determinados candidatos só podem ser acedidas caso a tua ficha ENES venha com o respetivo código, que deverás pedir para constar quando a pedires na tua escola. Também tens de ter em atenção que as opções de candidatura com preferência regional deverão ser as tuas primeiras na lista sem qualquer interrupção, porque caso contrário deixas de ter esta vantagem.

 

10) Dicas finais

  • Dica 1: tu só ficas colocado numa das tuas opções, não podendo escolher depois de saírem os resultados onde queres ficar. Daí a importância da ordem das tuas escolhas.
  • Dica 2: não há qualquer vantagem entre tu colocares uma das tuas opções nos primeiros lugares e outro aluno a colocar nas últimas. O que interessa na ordenação dos candidatos é mesmo a nota de candidatura, e quem a tiver mais alta passará sempre à frente.
  • Dica 3: se te enganares ou mudares de ideias podes submeter quantas candidaturas quiseres até ao fim do prazo. Contará sempre a última candidatura que submeteres.
  • Dica 4: podes acompanhar a evolução diária das candidaturas apresentadas no site da DGES aqui.

Boa candidatura e boas escolhas!

  • Miguel Fonseca

    Ando no curso profissional de Gestão de Equipamentos Informáticos, para o ano vou para o 12ºano e depois gostava de continuar os estudos, então vou ter de realizar o exame de Português (obrigatório) e Matemática A ou B (prova de ingresso)?

    • Joana L.

      Boa noite Miguel,

      Sim.

      Joana

  • Daniel Counhago

    Boa tarde,
    Aproveito para colocar uma questão:
    Se concorrer na 1ª fase e for colocado isso implica que tenho de entrar nesse curso obrigatoriamente? Ou posso não realizar a matrícula na faculdade em questão? Isto porque estou com dúvidas se entro na 1ª fase no curso que quero e na 2ª fase existem muito menos vagas, mas também tenho melhores notas…

    • Joana L.

      Boa tarde Daniel,

      Não és obrigado a fazer a matricula, mas se não a fizeres perdes essa vaga.

      Joana

      • Daniel Counhago

        Obrigado pela resposta breve. Continuem o excelente trabalho!

  • Agnelo

    Boa tarde,
    Frequentei um curso profissional e fiz 2 exames um de português e outro de economia a.
    E tive 8,7 a português e a economia A tive 9,7.
    E preciso de economia como prova de ingresso.
    Nestas condições posso candidatar me ao ensino superior?
    PS: Tenho um conhecido que só fez exame de Inglês e conseguiu candidatar-se e também vinha do profissional.

    • Olá!
      Não podes concorrer ao concurso nacional de acesso porque precisavas de ter mais de 9,5 valores no exame de português. Não o repetiste na 2ª fase de exames?

      • Agnelo

        Sim repeti.

        • Então caso consigas os 9,5 na 2ª fase poderás concorrer à 2ª e 3ª fases de candidaturas.

          • Agnelo

            Mas quanto a outra questão?

      • Agnelo

        E se entrar na faculdade como aluno externo, no fim do primeiro ano terei de apresentar uma prova de ingresso. Tendo economia ja com positiva posso apresentar ou tenho mesmo de fazer a de português??

        • Continuas a ter de aceder a esse curso, logo, como aluno do ensino profissional, precisas de ter 9,5 no exame de português, ou optar por realizar três exames nacionais, onde deve estar obrigatoriamente português junto com o exame de uma disciplina trienal e o exame de uma disciplina bienal. Neste último caso a média deste conjunto de três exames tem de ser superior a 9,5 valores, podendo estes exames ser já os necessários como prova de ingresso

          • Agnelo

            Mas entrando como externo para o ano já não tenho de fazer candidatura?

          • Para passares a ser aluno interno da universidade tens de faze a candidatura, sim, com os mesmos requisitos requisitos que tens agora (excepto se mudarem alguma coisa até ao próximo ano…).

          • Agnelo

            Sendo assim o exame de economia não serve absolutamente para nada certo? Em 26/07/2014 17:20, “Disqus” escreveu:

          • Serve como prova de ingresso, pelo que disseste na primeira mensagem.

          • Agnelo

            Mas essa nota só serve se tiver 95 a português. Caso contrário não me serve de nada
            Em 26/07/2014 17:42, “Disqus” escreveu:

          • Agnelo

            Boa tarde. Eu fui a segunda fase do exame de Português e obtive 10,6 e hoje ligaram me da escola a dizer que a ficha ENES nao sai porque nao fiz o exame trienal e o bienal.
            Mas o exame de portugues nao basta?

          • Joana L.

            Boa tarde.
            Sim, o exame de português basta, mas apenas te vais poder candidatar à 2ª e 3ª fase de candidaturas.
            Possivelmente a escola está a tentar emitir a Ficha ENES para a 1ª fase e por isso é que está a dar erro.

          • Agnelo

            Esta bem obrigado. O erro só pode ser da escola

            2014-08-05 14:55 GMT+01:00 Disqus :

          • Agnelo

            Tenho mais uma duvida. Fiz exame de economia na primeira fase e tive positiva. Não posso usar esse exame para me candidatar para a primeira fase?

            2014-08-05 14:57 GMT+01:00 Magnata de Angola <adilsonsporting@googlemail.com

          • Joana L.

            Não, porque para efeitos da 1ª fase não estás habilitado a candidatar-te ao ensino superior por não teres tido a nota minima exigida a Português.

          • Agnelo

            Obrigado pela informação

            2014-08-05 15:36 GMT+01:00 Disqus :

          • Agnelo

            Tenho mais uma duvida. Fiz exame de economia na primeira fase e tive positiva. Não posso usar esse exame para me candidatar para a primeira fase?

      • Agnelo

        Olá. Eu vou candidatar me a segunda fase de acesso ao ensino superior e gostaria de saber se na segunda fase também existem preferência regional. Se for o caso de existir é possível pedir o código ja tendo a ficha ENES. Em 26/07/2014 16:01, “Disqus” escreveu:

        • Joana L.

          Na 2ª e 3ª fase não existe preferência regional.

  • Agnelo

    E se entrar na faculdade como aluno externo, no fim do primeiro ano terei de apresentar uma prova de ingresso. Tendo economia ja com positiva posso apresentar ou tenho mesmo de fazer a de português??

  • Carolina M.

    Bom Dia,
    A minha média de secundário é de 14,4 e vou concorrer com uma prova de ingresso de 15 valores.
    O curso em que quero entrar é Jornalismo, o que vou colocar como 1ªopcção, sendo que a nota do último colocado no ano passado foi de 153,5. Será que tenho hipóteses em entrar neste curso?

    • Olá Carolina,
      As médias de acesso variam com muitos factores, com os exames nacionais, com o aumento ou não das vagas, com o aumento ou não pelo curso, etc. resta-nos esperar. 🙂

  • isabel

    Boa tarde.
    Sabem quanto tempo demoram a enviar a mensagem com as credenciais da bolsa? Já me candidatei há alguns dias e ainda não recebi nada..

    • Olá Isabel,
      Está a demorar alguns dias. Caso demores muito mais a receber reporta a tua situação à DGES.

  • Paulo Cortinhas

    Olá. Sabem informar se um aluno ficar colocado na 1.ª fase de acesso ao superior na 5.ª opção se existe a possibilidade de voltar a concorrer na 2.ª fase (isto porque as notas do exame da 2.ª fase de há dois anos é melhor do que a da 1.ª). Obrigado pela ajuda.

    • Olá Paulo,
      Sim, podes sempre voltar a concorrer à 2ª fase de candidaturas.

  • Joana

    Boa noite,

    Tenho uma dúvida relativamente à candidatura ao acesso superior: Logo na primeira parte do preenchimento da candidatura aparece uma opção a dizer “Médias de secundário distintas para as 1ª e 2ª fases de candidatura”… Os meus exames na 2ªfase são mais elevados do que na 1ªfase,pelo que a minha média vai ser mais elevada com os exames da 2ªfase…Isso significa que as minha médias são distintas? É que na minha ficha enes, só tenho uma classificação e não duas… Desculpem a confusão…

    • Joana L.

      Boa noite Joana,

      Se a tua Ficha ENES só tem a média da 1ª fase não seleccionas a opção de médias distintas.

      Joana

      • Joana

        ah,ok! Tenho só mais duas questões: ao colocar a data de emissão da ficha enes é o dia em que a fui levantar? Ao colocar o código de ativação , diz que se encontra incorreto…O que poderá estar a desencadear esta situação?

        • Joana L.

          A data de emissão da Ficha ENES é aquela que estiver na Ficha ENES.
          Os problemas mais comuns são a questão de terem ou não médias distintas para a 1ª e a 2ª fase OU colocaram a data do dia em que estão a fazer a candidatura em vez de colocarem a data que está na Ficha ENES.

          • Joana

            Muito obrigada, já consegui prosseguir!

  • Blair

    Boa noite.
    Posso candidatar-me ao ensino superior publico e, para questões de segurança, a uma instituição do ensino superior PRIVADO ao mesmo tempo?

    Obrigada
    Agradeço uma resposta 🙂

    • Joana L.

      Boa noite,

      Sim, podes. Como são concursos diferentes não interferem um com o outro.

      Joana

      • Blair

        Obrigado!
        E no final: Se eu optar pela privada e não pela publica que entrar. Haverá algum problema?

        • Joana L.

          Não terás qualquer problema com isso.

  • Raquel

    Boa noite!
    Há alguma diferença em fazer a candidatura à bolsa agora ou só quando souber od fui colocada?

    • Joana L.

      Boa noite Raquel,

      Desde que faças a candidatura dentro dos prazos não há diferença.

      Joana

  • guilherme pinto

    boa noite

    na minha candidatura, coloquei por engano que a média da 1ª fase e da 2ª fase eram distintas. fiz tudo na 1ª fase e não repeti nenhum da 2ª fase.
    é possível ser prejudicado por isso ? é melhor voltar a mudar isso na minha candidatura?

    • Joana L.

      Boa noite Guilherme,

      Se o sistema não apresentou qualquer problema em relação a isso não te preocupes, no entanto, se quiseres podes voltar a ir à candidatura e alterar essa opção.

      Joana

  • Paulo Alves

    Boa noite,
    Tenho uma questão em relação à preferência regional, o artigo diz que as opções de candidatura de preferência regional deverão estar em primeiro. No meu caso, que vivo em Santarém, pus como primeira preferência Tradução Técnica e Empresarial em Leira, como segunda pus Tradução em Lisboa, e em terceira pus Tradução Mandarim de novo em Leira, sou obrigado a alterar as preferências de forma a usufruir da preferência regional?

    Obrigado

    • Joana L.

      Boa noite Paulo,

      Terás de ser mais específico. Quais dessas opções têm preferência regional para o distrito de Santarém?

      Joana

      • Paulo Alves

        Ambas as opções de Leiria têm preferência regional para Santarém, ou seja, a 1ª e a 3ª.

        • Joana L.

          Nesse caso só terias direito a usufruir da preferência regional na 1ª opção.
          Se quiseres ter também preferência regional no curso de Tradução Mandarim terás de colocar esse curso na 2ª opção.

          • Paulo Alves

            Obrigado pelo esclarecimento, é que o artigo deu-me a entender que eu ficaria sem a preferência regional em ambas as opções neste caso.

  • Tânia

    Bom dia,
    Se um aluno estiver colocado na 1ª fase de acesso ao superior, mas concorre à 2ªfase e é colocado, perde a vaga em que foi colocado na 1ªfase ? E se não for colocado na 2ªfase, continua com a vaga que conseguiu na 1ªfase?

    • Olá Tânia,
      Se ficar colocado na 2ª fase de candidaturas perde a colocação da 1ª fase de candidaturas, sim. Caso o aluno não fique colocado nesta sua 2ª candidatura continua com a colocação que já tem da primeira fase de candidaturas.

      • Tânia

        Obrigada pela ajuda

  • Rute

    Boa tarde!

    Relativamente à 2ª fase de acesso ao ensino superior informaram-me que este ano as vagas para esta fase não são resultado das vagas que não foram preenchidas através dos contingentes especiais na 1ª fase ao contrário do que aconteceu nos anos anteriores. Então como surgem estas vagas para a 2ª fase?

    • Joana L.

      Boa tarde Rute,

      As vagas da 2ª fase são:
      – Vagas sobrantes da 1ª fase
      – Vagas que foram ocupadas na 1ª fase mas em que não foi efectuada matrícula/inscrição
      – Vagas libertadas por recolocação noutro curso na 2ª fase
      – Outras vagas que resultem de desempates, correcção de erros nas colocações, etc

      Aproveito para te dizer que as vagas dos contingentes especiais que não forem preenchidas na 1ª fase são logo utilizadas na 1ª fase pelos candidatos do contingente geral.
      Isto já é tudo assim há muito tempo, não é nada que tenha mudado este ano.

      Espero não ter sido muito confusa 😛

      Joana

      • Rute

        Obrigada pela rápida resposta.

  • Inês

    Boa noite. Eu já fiz a minha candidatura ao ensino superior mas pretendo alterá-la. Carrego na opção “anular candidatura” ou altero as minhas opções e depois confirmo?

    • Joana L.

      Boa noite Inês,

      Basta alterares as opções e confirmar.

      Joana

  • Revista E-Psi

    Como promover a adaptação e o sucesso académico?
    VEJA
    EM: Almeida, L.S., Araújo, A.M., Ferreira, J.A., Almiro, P.A., &
    Marques-Costa, C. (Eds.) (2014). Adaptação e sucesso académico no ensino
    superior [Volume Temático]. Revista E-Psi, 4(1). ISSN: 2182-7591 (178
    páginas).

    DOWNLOAD GRATUITO: http://www.revistaepsi.com/artigos-cientificos/epsi-ano4-vol1-2014-tematico/

  • Anita Albuquerque

    Boa tarde!
    Estou muito confusa em relação às minhas escolhas e gostaria que me dessem as vossas opiniões. Estou dividida entre Turismo e Marketing. O que acham que devo escolher? Obrigada

  • Jose

    Boa Tarde,
    Tenho uma questão os alunos dos cursos profissionais só tens de realizar exame de Português e ter aprovação no mesmo se concluísse o seu curso profissional depois do ano lectivo 2012/13, quem concluiu anteriormente só necessita da prova de ingresso que lhe é exigida pela instituição de ensino superior certo? E um aluno de um curso profissional que tenha concluído o curso no ano letivo 2012/13 e que tenha que realizar obrigatoriamente Português e não tivesse nota mínima (9,5), conseguia positiva noutra prova de ingresso conseguiria ter acesso a ficha ENES?

    • Olá José,
      Certo, para esses casos apenas precisam de realizar exames nas provas de ingresso. Para os alunos desde 2012/2013, tens mesmo de ter positiva no exame de português para aceder ao ensino superior, ou optar por realizar exame de português, duma disciplina trienal e duma disciplina bienal, escolhidas de entre as que compõem os planos de estudos dos vários cursos científico-humanísticos, precisando neste caso de positiva na média dos 3 exames.

      • Jose

        ok obrigado pelo esclarecimento.

  • Anita Albuquerque

    Acham Turismo uma boa opção?

  • Soraia Mendes

    Olá !
    Eu anulei a minha candidatura e voltei a preencher outra para mudar as minhas opções . Na primeira candidatura que preenchi escolhi a opção “sim” na parte da candidatura à bolsa e no final recebi uma mensagem com os dados necessários para concluir a candidatura à bolsa. Quando preenchi a segunda candidatura não deveria ter recebido uma nova mensagem ?

    • Joana L.

      Boa tarde Soraia,

      Se já recebeste uma primeira vez não precisas de novos dados 🙂

      Joana

      • Soraia Mendes

        Obrigada ! 🙂

  • Rute

    Boa tarde!
    Quando se sobe a nota de exame de uma disciplina na 2º fase – 12ºano, também é alterada a nota de frequência dessa disciplina para concorrer na 1ª fase ou só é alterada para concorrer na 2ª fase? Eu sei que no 11º ano isso acontece mas tenho dúvida se nos exames do 12º ano também é assim.
    Obrigada

    • Joana L.

      Boa tarde Rute,

      Este ano essa nota da 2ª fase só pode ser utilizada na 2ª e 3ª fase de candidaturas.

      Joana

    • Rute

      Muito obrigada.

  • Rita V.

    Como é que se ‘seleciona’ qual(is) o(s) exame(s) que queremos utilizar como prova de ingresso? É que aparecem as notas de todos os exames realizados…
    Por exemplo, quero ir para um curso em que num dos locais as provas de ingresso são: só Biologia e Geologia OU Biologia e Geologia + Matemática A e eu quero a 1a opção (só o de Biologia e Geologia). Como faço?

    Obrigada desde já.

    • Joana L.

      Boa noite Rita,

      O sistema escolhe automaticamente a melhor opção entre as provas de ingresso que tu tens 🙂

      Joana

      • Rita V.

        Ah, está bem. Obrigada pela pronta resposta ! 🙂

  • Ana

    Boa tarde! Concorri este ano para o ensino superior, pela primeira vez. No domingo (dia 3) enviei a minha candidatura para a bolsa de estudo. Até agora ainda não recebi qualquer e-mail do DGES ou assim.. Era suposto ter recebido? Obrigada pela atenção 🙂

    • Joana L.

      Boa noite Ana,

      Estava a haver um atraso no envio das credenciais de candidatura à bolsa, por isso o melhor será contactares a DGES directamente.

      Joana

      • Helena

        Quais emais sao esses? Eu ja preenchi a candidatura à bolsa imprimi as coisas e tudo e nao faço ideia do E-mail, era suposto eu ter recebido um? O que diria nele?

        • Joana L.

          Não te preocupes, eu é que li mal o post dela! 😛 Achei que ela estava a perguntar pelas credenciais para fazer o login…
          Vou editar o meu post para não haver mais confusões. Desculpa.

          • Helena

            Obrigada, agora estava a assustar-me =D

          • Joana L.

            Mais uma vez, desculpa… (e obrigado por me teres chamado à atenção para o meu erro! 😛 )

  • Andreia

    Olá.
    Existe prazo para a candidatura da bolsa de estudo?

    • Joana L.

      Boa noite Andreia,

      Sim, existe.
      “Artigo 30.º
      Candidatos à matrícula e inscrição no ensino superior público
      1 – Os candidatos à matrícula e inscrição num curso através do concurso nacional de acesso e ingresso no ensino superior público podem, até dez dias úteis após o fim do prazo para a apresentação da candidatura, submeter provisoriamente o requerimento de bolsa de estudo antes da satisfação da condição a que se refere a alínea b) do artigo 5.º
      (…)” http://www.dges.mctes.pt/NR/rdonlyres/571A2D31-CB50-4ABE-A406-B140746D6ACB/7719/dp_2012_08442A_cons_simples.pdf

      Joana

  • Diogo

    Boa tarde, eu queria saber se nas 6 opções instituição/curso se me posso candidatar a 3 cursos de uma mesma instituição, que são as minhas 3 primeiras hipoteses.
    Outra questão é: no final da candidatura online pedem-me para imprimir um recibo….esse recibo depois tem de ser entregue na escola, ou é para nós??

    • Joana L.

      Boa tarde Diogo,

      Sim, claro que podes 🙂
      Esse recibo é o comprovativo de que fizeste a candidatura. Guarda-o porque é o documento que precisas apresentar no caso de teres algum problema com as colocações; não é para entregares na instituição onde entrares.

      Joana

      • Diogo

        Ok, obrigado 🙂

  • Diana

    Boas.
    Tenho uma dúvida relativamente à candidatura da 1ªfase.

    Eu já preenchi a candidatura na semana passada , mas com a 2ªfase de exames a minha média subiu e queria saber se devo alterar a candidatura para a opção médias distintas para a 1ª e 2ª fase…
    Obrigada

  • Joao

    Boas, eu tenho uma duvida… Consegui subir a minha nota final de matemática e portanto consegui subir a media de secundário e gostaria de saber se posso usar essa média na 1a fase de candidatura ou apenas na 2a fase. Obrigado desde já

    • Joana L.

      Boa noite João,

      Este ano só podes utilizar essa melhoria na 2ª e 3ª fase de candidaturas.

      Joana

      • Joao

        Muito obrigado Joana

  • Juliana

    Boa noite,

    Eu estou a fazer a candidatura à bolsa de estudo, e reparei que preenchi mal o documento de autorização de Segurança Social, na minha assinatura e do meu irmão devia de estar a assinatura do nosso representante (a nossa mãe), pois somos menores.
    Já mandei mail para a DGES, (há mais de uma semana, mas ainda sem resposta) será que me podem ajudar?
    Que posso fazer?

    Cumprimentos,
    Juliana

    • Joana L.

      Boa noite Juliana,

      Esse assunto tem mesmo de ser tratado pela DGES. Experimenta ligar para eles 🙂

      Joana

      • Juliana

        Obrigada 🙂

  • Sara Maia

    Boas, queria um conselho e espero que me possam dar. Quero ir para o curso de gestão, Porto e Lisboa são duas opções que estão fora das minhas escolhas, e estou indecisa entre Aveiro e Coimbra. Que recomendam?

  • Bruno Fonseca

    Bom dia!

    Eu como reprovei na 1ª fase de exames a português ( 12º ) fui obrigado a ir á 2ª fase e passei, se eu me quiser candidatar ao ensino privado sou obrigado a ir á 2ª fase de candidaturas?

    • Joana L.

      Boa tarde Bruno,

      As privadas têm as suas próprias regras. Contacta a instituição para onde queres ir para saberes como funciona.

      Joana

      • Bruno Fonseca

        Boas!
        Esta pergunta não tem nada a ver com o tema mas estou com esta dúvida, eu concluí o ensino secundário este ano letivo que passou. Estou um pouco indeciso no que quero seguir e as minhas notas não são muito altas e estou a pensar ficar parado um ano, posso fazer algum dos exames que fiz no ano passado e no outro antes para melhoria de notas para a universidade.
        Se me puderem responder agradecia 🙂

        • Joana L.

          Sim, podes melhorar algumas das tuas CFD através da realização de exames.

          • Bruno Fonseca

            E ao inscrever-me inscrevo-me por externo certo?

          • Joana L.

            Sim.

          • Bruno Fonseca

            Muito obrigado pela ajuda!
            Estou mesmo com dúvidas no que quero seguir, o melhor será mesmo parar um ano para refletir melhor.

  • Guest

    Boa tarde!
    Estou a realizar a candidatura à bolsa de estudo e tive uma dúvida..
    Na parte dos documentos apenas temos que imprimir, assinar e enviar aqueles dois documentos que nos sao cedidos lá ou temos também de enviar os extratos das contas e o comprovativo dos valores patrimoniais que referimos antes?
    Agradeço uma resposta o mais rápido possivel. Muito obrigada!

    • Joana L.

      Boa noite,

      Para questões sobre Bolsas de Estudo contacta a DGES 🙂

      Joana

  • Roger

    Boa tarde.
    Estou um pouco confuso, precisava que me esclarecem-se uma duvida.
    Acabei este ano o 12º ano através de um curso profissional, realizei o exame de Português, no qual consegui 10 valores podendo assim entrar para a Universidade.
    Mas o curso que eu quero a prova de ingresso é Biologia e decidi tentar entrar como aluno externo para Enfermagem, tendo eu acabado o curso no ano letivo 13/14, sou obrigado a realizar somente a prova de ingresso(BIOLOGIA) para o próximo ano letivo ? Ou como a lei vai mudar para os cursos profissionais, sendo necessário realizar a prova de português, uma bienal e trienal , abrange os alunos que acabaram este ano ?
    Os melhores cumprimentos

    • Joana L.

      Boa tarde Roger,

      Em princípio vais ter de ter português + trienal + bienal, mas como eles estão constantemente a fazer alterações só saberemos com certeza quando sair o Guia Geral de Exames 2015 🙂

      Joana

      • Roger

        Desde já obrigado pela rápida resposta.
        E tendo eu terminado este ano, em que só é necessário Português não estou fora da próximas alterações ? E sabe-me dizer quando sai a Guia Geral de Exames 2015 ?

        • Joana L.

          Como eles estão constamente a inventar coisas não te posso dar garantias de nada.
          Antigamente as alterações apenas afectavam aqueles que ainda iam terminar o secundário; actualmente eles gostam que as alterações afectem todos.
          O guia sai na altura da inscrição dos exames, entre Fevereiro e Março.

    • Liliana Borges

      Boa noite! Eu li que estavas no ano zer
      Se aderir ao ano zero e concluir todas as cadeiras terei de repetir novamente o ano do curso em causa?
      Obrigada 🙂 @disqus_DDZDwsjc0W

  • Daniela Santos

    Boa tarde!
    Queria saber se é possível candidatar-me à 2ª fase do concurso nacional, não tendo ido à 1ª fase e tendo todos os meus exames nacionais sido feitos em 1ª fase.

    • Joana L.

      Boa tarde Daniela,

      Sim, podes candidatar-te à 2ª fase nessas condições 🙂

      Joana

      • Daniela Santos

        Obrigada 🙂

  • Inês Soares

    Boa tarde!
    Eu fiz a minha candidatura à 1ª fase, mas entretanto o prazo já acabou e eu queria mesmo mudar a ordem de dois cursos na minha candidatura. Fui ao sítio da Candidatura Online da DGES e li o seguinte “Entre 26 de agosto e 29 de agosto poderás apresentar ou alterar a tua candidatura desde que utilizes a nova ficha ENES emitida após a afixação das reapreciações da 2ª fase de exames.”. O que é que sabem sobre isto? Se eu alterar, não vou ter nenhuma restrição? Vai ser como se tivesse feito a candidatura no prazo normal?

    • Joana L.

      Boa noite Inês,

      Isso é só para quem tiver pedido reapreciação de algum exame da 2ª fase, o que não me parece ser o teu caso. Neste momento já não podes alterar as tuas opções.

      Joana

      • Inês Soares

        Bem, logo se vê qual é o resultado, então. Obrigada!

  • Michael Silva

    Boa tarde! Não consegui obter positiva no exame de matemática em ambas as fases, portanto tou fortemente tentado a concorrer a um CET para não ficar um ano parado. O facto de concorrer a um CET faz com que fique sem a minha média de secundário para o próximo ano? e sem as notas positivas que já obtive nos outros exames?
    Obrigado

  • Andreia

    Boa tarde,
    Eu candidatei me a primeira fase deste ano e estou a pensar se me devo condidatar a segunda fase ja que só fiquei com nota suficiente para me candidatar ao que eu realmente queria com o exame da segunda fase. Contudo, queria parar um ano. Posso me candidatar este ano e mesmo que nao me matricule posso para o ano me candidatar sem problemas??

    • Joana L.

      Boa noite Andreia,

      Sim, podes 🙂

      Joana

      • Andreia

        Obrigada 🙂

  • Tânia

    Boa tarde. Surgiu-me uma dúvida e, se calhar, já é tarde para me preocupar com isto mas cá vai: Fiz a candidatura (primeira fase) para um curso no IP Leiria. Na altura preenchi o campo Preferência Regional com o código que estava na ficha Enes pertencendo eu ao distrito de Santarém mas moro a 20 km de Leiria. Será que a minha candidatura pode ser excluída por causa disto? Se o local onde habito não for contemplado para as vagas de Preferência Regional, a minha candidatura passa “automaticamente” para as vagas normais ou já arruinei as minas hipóteses de ingressar no curso pretendido?

    • Joana L.

      Boa tarde Tânia,

      Não te preocupes, mesmo que o curso em questão não tenha PR para Santarém a tua candidatura não é anulada, simplesmente não beneficias de PR e concorres nas vagas “normais” 😛

      Joana

      • Tânia

        Ai que bom. Muito obrigada pea rapidez na resposta 🙂

  • Afonso Medeiros

    Não recebi a mensagem para a bolsa, e meti sim, o que se passou? (não me enganei no numero)

    • Joana L.

      Boa tarde Afonso,

      Tens de contactar a DGES. Só eles te podem ajudar com esse assunto.

      Joana

  • André Almeida

    Boa tarde!
    Eu concorri para a 1ªfase do ensino superior e em principio entro, porém realizei o exame de 2ªfase de matemática A, no qual obtive boa nota e me permite concorrer para Engenharia na 2ªfase. Gostaria que me informassem como faço para manter a minha vaga na instituição superior da que vou entrar agora na 1ªfase no caso de não entrar na 2ªfase para engenharia! Tenho de pagar? Obrigado

    • Olá André,
      A forma de garantires a vaga da 1ª fase é efectuares a matrícula. Concorres depois à 2ª fase de candidaturas e caso fiques colocado a tua matrícula da 1ª fase é automaticamente anulada e fazes nova matrícula no curso da 2ª fase. Caso tenhas pago alguma coisa relativo às propinas na primeira instituição de ensino, esse valor é transferido para a nova universidade.

      • André Almeida

        Obrigado! E acham que devo ir ás aulas onde fui colocado na 1ª fase até saírem os resultados da 2ª fase? É que depois tenho de passar duas vezes pelas praxes e tudo

        • Podes ir ou não, cabe-te a ti decidir isso, mas a partida só tinha a ganhar com isso nomeadamente no caso de não entrares na 2ª fase.

  • beatriz sousa

    Olá! o que preciso para conseguir fazer a candidatura uma vez que vou por externo, ou seja, o ano zero ? obrigada!

    • Joana L.

      Boa tarde Beatriz,

      Se vais frequentar o Ano Zero tens de contactar a instituição directamente.

      Joana

  • Miguel Bruno Toreia

    Boa noite!
    Infelizmente fui um dos não colocados para ingressar a faculdade.
    Poderei assim candidatar-me a 2ª fase tendo candidatado-me a 1ª fase? Certamente que me irei candidatar com o exame de 1ª fase, isso é possível?
    Obrigado.

    • Joana L.

      Boa noite Miguel,

      Sim, e se quiseres também te podes candidatar à 3ª fase.
      Os exames da 1ª fase podem ser utilizados em todas as fases de candidatura 🙂

      Boa sorte para a 2ª fase!

      Joana

  • Alex

    Boa Noite,
    Sou um dos que nao foi colocado na primeira fase de acesso a universidade, no entanto tenho uma duvida, gostava de saber se existe alguma vantagem em tentar ir a segunda fase? Segundo o que tenho visto as medias de segunda fase sao sempre mais altas, se nao entrei na primeira fase, porque haveria de entrar na segunda?
    Obrigado

    • Joana L.

      Boa noite Alex,

      As médias da 2ª fase não são sempre mais altas. Não perdes nada em tentar, e pode ser que desta vez consigas entrar! 🙂

      Boa sorte!

      Joana

      • Alex

        Outra perguntinha, alguma razao para apenas ser apresentada a media do ultimo candidato na primeira e segunda fase dos anos passados na dges? Porque nao aparece os de terceira fase?

        Mais uma vez, muito obrigado

        • Joana L.

          Não tenho uma resposta concreta para isso, mas pode ter a ver com o facto de muitos cursos nem terem colocados na 3ª fase (por não haver vagas).
          Se quiseres saber as NUC da 3ª fase vai às páginas das colocações desses anos 🙂

          • Alex

            Boa Noite,
            Tenho mais uma duvida, existem sempre vagas para segundas fases? Porque quando vi os resultados, havia uma seccao em que dizia “vagas sobrantes” e alguns cursos tinham 0. Significa isso que esses cursos nao irao aceitar segunda fase?

          • Joana L.

            Boa tarde Alex,

            Há um post que explica que vagas existem para a 2ª fase 🙂 http://uniarea.com/colocado-e-agora-matriculas-e-2a-fase-de-candidaturas/

            Joana

  • Fabio Delgado

    Bom dia
    Eu nao recebi o e-mail com o resultado das colocações mas estou na lista de colocados,devo ficar preocupado?

    • Olá Fábio,
      Desde que estejas na lista de colocados não há problema. Não terá ido parar ao spam?

      • Fabio Delgado

        Pronto assim fico mais descansado.Não já estive a ver e também não está lá

  • Dorin Cojocaru

    Bom Dia , Gostava de saber se é preciso anular a candidatura da primeira fase , para efetuar a candidatura á segunda fase. Obrigado desde já

    • Olá! Não precisas de anular, já que se ficares colocado na 2ª fase a tua colocação da 1ª fase é automaticamente anulada.

  • Miguel Ferreira

    Bom dia.
    eu fui colocado agora na 1 fase num curso que não quero frequentar!
    Dá para me candidatar á 2 fase de ingresso ao ensino superior com as notas da 1 fase dos exames?
    Caso seja bem sucedido na candidatura á segunda fase posso mudar a minha matricula na instituiçao em que entrei na 1 fase, isto terá algum problema?

    • Olá Miguel.
      Dá, sim. Caso fiques colocado na 2ª fase a tua colocação e matrícula da 1ª fase são automaticamente anulados.

      • Miguel Ferreira

        Boa noite, gostava também de saber se será possível inscrever-me para o próximo ano letivo no ensino superior com os exames deste ano e com as notas também deste ano?
        Se isso fosse possível passava a frequentar este ano o curso de Solicitadoria e para o próximo ano candidatava-me ao curso de direito numa outra instituição, isto porque o curso de Solicitadoria tem algumas cadeiras equivalentes ao curso de Direito!

        • Joana L.

          Sim, é possivel.
          Os exames nacionais são válidos como prova de ingresso no ano em que são feitos e nos dois anos seguintes 🙂

  • Daniel Filipe

    Eu já fui colocado vi o meu nome lá e tenho a confirmação na ficha da 1º fase mas ainda não recebi mail nenhum

  • Gonçalo

    Boa tarde, fiquei colocado mas por motivos pessoais não posso inscrever-me este ano. A minha candidatura é válida para 2015/16? obrigado

    • Joana L.

      Boa tarde Gonçalo,

      A vaga só é tua se fizeres a matricula e inscrição até dia 12 de Setembro; se não o fizeres perdes a vaga.
      Se no próximo ano lectivo quiseres ingressar no ensino superior terás de voltar a concorrer.

      Joana

      • Gonçalo

        Obrigado

  • Catarina Sasu

    Candidatei-me ao ensino superior, e a minha 1ª escolha foi em Viseu e 2ª em Beja. Fui aceite em Beja. Queria tentar entrar em Viseu na segunda fase de Candidatura, mas entretanto, não havendo nenhuma certeza de ser aceite em Viseu, creio que tenho que me inscrever na Universidade de Beja mesmo assim, certo? Não sei, estou um pouco confusa, pois na inscrição das matrículas tenho que pagar já as respectivas propinas, logo não sei muito bem como fazer isto…
    E pergunto-me se é possível que o respectivo curso de Viseu não tenha já vagas disponíveis?

    • Joana L.

      Boa tarde Catarina,

      Se quiseres garantir a vaga em Beja terás de te matricular. Se depois fores colocada em Viseu as propinas pagas em Beja são automaticamente transferidas para Viseu.

      Ainda esta tarde vai ser publicado um post sobre as vagas da 2ª fase. Fica atenta! 🙂

      Joana

      • Catarina Sasu

        Se são automaticamente transferidas, fico mais descansada.
        Muito obrigada, e vou sim estar atenta.

  • Catarina Sasu

    Mais uma coisa, preciso de me deslocar à escola secundária onde efectuei os meus exames fazer novamente o pedido da ficha Enes? Ou serve a que me deram anteriormente para realizar a 2ª candidatura?
    Obrigada pela atenção

    • Joana L.

      Boa tarde Catarina,

      A Ficha ENES da 1ª fase pode ser utilizada na 2ª fase de candidaturas.

      Joana

  • Liliana Rodrigues

    Talvez me possam esclarecer esta dúvida: Entrei na primeira fase mas queria concorrer outra vez na 2a fase, isto implica a perda da vaga na 1a fase ou só perco se entrar na 2a fase? E se fizer a matrícula não perco a vaga, mesmo concorrendo na 2a fase?

    • Joana L.

      Boa noite Liliana,

      Para garantires a vaga da 1ª fase tens de efectuar matricula, se não o fizeres ficas sem a vaga.

      Se fores colocada na 2ª fase, perdes automaticamente a vaga da 1ª fase.
      Se não fores colocada na 2ª fase, ficas com a vaga que já tinhas da 1ª fase.

      Joana

  • Daniela

    Bom dia,

    Eu não sabia que a ficha ENES da 1ª fase podia ser utilizada na 2ª fase de candidatura e neste caso fui hoje pedir uma nova ficha ENES a minha escola mas não realizei exames de segunda fase. A minha dúvida neste momento é devido ao código de ativação qual devo usar?

    • Joana L.

      Boa tarde Daniela,

      Pode utilizar qualquer uma, ambas devem funcionar 🙂

      Joana

      • Daniela

        Quando abro a pagina para me candidatar já se encontra tudo preenchido mantenho assim e altero apenas a parte dos cursos?

        • Joana L.

          Sim, alteras só o que quiseres alterar e depois submetes 🙂

  • Joana Silva

    Boa tarde! Eu entrei na 2ªopção mas vou tentar novamente na 2ªfase. No entanto surgiu-me uma duvida. É possível fazer a candidatura à 2ªfase antes de me inscrever na faculdade onde entrei na primeira fase?

    • Joana L.

      Boa tarde Joana,

      Sim, podes fazer isso sem qualquer problema 🙂

      Joana

  • Lúcia Pinto

    Boa tarde!
    Pelo que li, o prazo de candidatura à Bolsa de Estudos era até ao dia 30 de Setembro, no entanto, hoje não me deixa abrir alguns “separadores”, estará o site com algum problema? No ato de matrícula não será preciso mostrar um comprovativo de candidatura?
    Obrigada

    • Joana L.

      Se estás a ter problemas com a plataforma de candidatura à bolsa de estudos deves contactar a DGES.

      • Lúcia Pinto

        Obrigada. No ato de matrícula costuma ser necesserário entregar algum documento relativo à bolsa?

        • Joana L.

          Depende da instituição. Deves visitar o site da instituição para veres quais os documentos que eles pedem nas matrículas.

  • Joana Gonçalves

    Boa noite,
    para fazer transferência de curso basta ter no mínimo os 30 ECTS ou tenho de fazer obrigatoriamente o ano inteiro?

    • Joana L.

      Boa noite Joana,

      Cada instituição tem as suas próprias regras. Deves contactar a instituição para onde queres mudar para ter acesso a essas informações.

      Joana

      • Joana Gonçalves

        Se tiver que frequentar um curso que não quero o ano inteiro obrigatoriamente tenho mais vantagem de entrar se para o ano na altura das candidaturas pedir transferência de curso? Por já estar a frequentar a mesma faculdade… Ou estarei em pé de igualdade com quem se candidata a primeira vez?

        • Joana L.

          A instituição é que decide quais os critérios de seriação dos concursos de Tranferência e Mudança de Curso.
          Tens mesmo de contactar a instituição para saberes esse tipo de coisa.

  • Miguel Lobo

    Boas, eu candidatei-me ao ensino superior privado e publico ao mesmo tempo não afecta em nada qualquer uma das candidaturas ou afecta?

    • Joana L.

      Boa noite Miguel,

      Não, até podes frequentar os dois cursos ao mesmo tempo! 🙂

      Joana

      • Miguel Lobo

        Obrigado pela rápida resposta!

  • João Coelho

    Boa noite
    Ao realizar a candidatura online na secção de dados pessoais a minha idade encontra-se incorrecta, o mesmo se verificava na minha ficha ENES só que eu mandei corrigi-la há duas semanas, agora a ficha ENES está correcta mas no site a minha idade continua incorrecta. Preciso de fazer mais alguma coisa? Quanto tempo demora a plataforma online a atualizar os meus dados pessoais?

    • Joana L.

      Boa noite João,

      Não te preocupes com isso; isso não tem qualquer importância ou influência e o mais provável é nem ser actualizado.

      Joana

      • João Coelho

        Mesmo que a minha idade seja mudada para 28 anos?

        • Joana L.

          Sim.

          • João Coelho

            Sendo assim obrigado pela disponibilidade e velocidade na resposta à pergunta

  • Daniela Simões

    Boa tarde
    Eu ando um pouco confusa sobre o que quero fazer. Acabei o 12º ano e durante estes meses andei num impasse sobre se ia ou não para o Ensino Superior. Finalmente decide que quero. Tenho uma dúvida. Até quando é que me posso candidatar ao Ensino Superior na 2ªfase? Ainda vou a tempo?

    • Joana L.

      Boa noite Daniela,

      Sim, ainda vais a tempo da 2ª fase de candidaturas! 🙂 Tens até dia 19 de Setembro para apresentar a tua candidatura.

      Joana

  • marcio

    boa tarde, candidatei me ao ensino superior com 3 opcoes mas secalhar tou arrependido entre a 1 opcao e a 2 opcao, sera q da pa trocar ate ao fim do prazo?

  • marcio

    boa tarde, candidatei me ao ensino superior com 3 opcoes mas secalhar
    tou arrependido entre a 1 opcao e a 2 opcao, sera q da pa trocar ate ao
    fim do prazo?

    • Joana L.

      Boa noite Marcio,

      Até dia 19 de Setembro podes alterar as tuas opções as vezes que quiseres.

      Joana

  • Armanda Pereira

    Boa tarde, ainda é possivel efectuar a matricula via internet mesmo hoje sendo o ultimo dia?

    • Joana L.

      Boa tarde Armanda,

      Isso depende da instituição.

      Joana

      • Armanda Pereira

        ISCAC mas de facto ja estive a tentar ver e nas candidaturas online aparece tudo desde inscricao em cet´s ate mudancas de curso mas nada de licenciatura.
        será que ja acabou mesmo o prazo? dizem tb que abrem sempre algumas vagas sem ser nos criterios que disse é verdade?

      • Armanda Pereira

        Joana sabe se existe alguma maneira de matricular fora do prazo ainda para a 1ª fase ou nao ha volta a dar?

        • Joana L.

          O prazo de inscrições da 1ª fase acaba hoje em todas as instituições. O mais provavel é já não haver volta a dar, mas tenta contactar a instituição para saberes.

  • Armanda Pereira

    É no ISCAC mas o que me preocupa e os documentos que pedem para se levar a sala de inscricão, uma x que ir á escola o prazo era hoje.

    • Joana L.

      Pois, não sei como funcionam as matriculas no ISCAC.

  • Sp

    Boa noite, tenho uma dúvida.. Eu já me candidatei à segunda fase, meia hora depois das inscrições abrirem. Se quiser mudar a minha candidatura, terá importância para algum desempate a data de submissão? Ou seja, deverei não mudar nada passados 6 dias desde a primeira vez que mandei a candidatura?

    • Joana L.

      Boa noite Sara,

      As únicas coisas que contam são a tua nota de candidatura, provas de ingresso e média de secundário; a data de submissão não tem qualquer importância. Podes alterar a tua candidatura à vontade.

      Joana

  • Filipa Afonso

    Olá, eu Reprovei no exame de matemática na 1fase e consegui passar no exame da 2fase… Como tal este ano só me posso candidatar a 2fase…. E queria saber se para o ano posso candidatar.me a 1fase??

    • Joana L.

      Boa tarde Filipa,

      Se tiveres provas de ingresso válidas para a 1ª fase podes candidatar-te à 1ª fase.

      Joana

      • Filipa Afonso

        Sim tenho o exame de português… E vou repetir o exame de biologia… Obrigada pela ajuda (:

  • Roger

    Boa tarde, candidatei-me como aluno externo, mas até agora não recebi nenhuma resposta pela parte da Universidade ?
    É normal, a que altura é que os alunos externos entram ?

    • Joana L.

      Boa tarde Roger,

      Depende muito da instituição.
      Tens de contactar a instituição para esclareceres o assunto.

      Joana

  • João Bastos

    Boa Tarde
    É possivel ficar colocado num curso sendo a minha média menor á que se encontra fixada no DGES para o ano de 2013?

    • Joana L.

      Boa tarde João,

      Claro que sim 🙂 As notas que aparecem no site da DGES são as notas dos últimos colocados dos outros anos; este ano a nota do último colocado pode ser totalmente diferente.

      Joana

      • João Bastos

        Ok obrigado

      • João Bastos

        Só mais uma pergunta.
        Se eu no site da DGES meter anular candidatura,posso fazer uma completamente nova e vai ser essa que conta?

        • Joana L.

          Tu podes alterar a tua candidatura as vezes que quiseres até ao fim das candidaturas, sendo que a que vai contar é a última que tiver sido submetida.

  • Joana

    Bom dia, e possivel um aluno ja colocado na 1 fase se inscrever na 2 fase de modo a mudar de faculdade?
    Obrigada

  • Nídia Rodrigues

    até quando posso anular a candidatura?

    • Joana L.

      Até ao fim do dia de hoje.

  • Lucas Costa

    Boa Tarde
    Ora encontro me aqui numa situação delicada e precisava de ajuda. Neste momento entrei em 2ª fase na Universidade de Aveiro para tradução, foi a última opção. Não estava mesmo à espera de ir para ali e agora estou perante um dilema. O curso em questão está certíssimo, mas certas condições da minha vida pessoal não fazem deste local uma escolha muito atraente (aveiro) e nem sei muito bem o porquê da minha escolha, mas acabou por sair este resultado que não me é favorável. Eu gostaria de saber se alguém sabe se a transferência entre universidades é algo muito complexo e difícil de fazer, ou se vale muito mais a pena inscrever me agora para a 3ª fase num curso da faculdade que mesmo queria entrar, em que passado um ano possa mudar de curso internamente para tradução. Quando falo em transferência, falo em me mudar logo passado um ano lectivo. Estou a falar neste caso de Transferir me da Universidade de Aveiro para a FLUL.

    • Joana L.

      Boa tarde Lucas,

      Transferências não são complicadas, mas ficas sempre dependente da abertura de vagas – este ano apenas abriu 1 vaga para Transferência e 2 para Mudança de Curso no curso de Tradução da FLUL : http://www.ulisboa.pt/wp-content/uploads/Despacho-Reitoral-146-B_2014_14julho.pdf

      Não te posso dizer o que é melhor porque depende da abertura de vagas, depende da quantidade de pessoas que se candidatam, etc.

      Se tiveres provas de ingresso válidas, no próximo ano lectivo podes voltar a candidatar-te pelo Concurso Nacional de Acesso. Sempre é mais uma hipotese de tentares entrar no curso que queres 🙂

      Joana

      • Lucas Costa

        Hmm, ok. Obrigado pelo tempo e pela resposta.

  • João Silva

    Bom dia !
    Eu matriculei-me na primeira fase a Sociologia, na FEUC, e não cheguei a pagar nem matricula nem propinas.Entretanto entrei na segunda fase no Isec e, como é uma mudança de universidade para politécnico, queria saber se teria de pagar alguma coisa ou se apenas tinha que pagar a matricula do curso da primeira fase. Obrigado !

    • Joana L.

      Boa tarde João,

      Em princípio deverias ter pago a matrícula na instituição da 1ª fase, mas se foste recolocado noutra instituição na 2ª fase tens é de tratar das coisas nessa nova instituição.

      Joana

  • Joana Gonçalves

    Boa noite,
    estou matriculada num curso e já paguei a primeira prestação de propinas… Até quando posso anular a minha matricula sem ter que ser obrigada a pagar a segunda prestação?

    • Joana L.

      Boa noite Joana,

      Tens de ler o regulamento das propinas ou contactar a instituição para saberes isso.

      Joana

  • Luis Dias

    Boa noite precisava de ajuda numa questão delicada. Entrei na primeira fase, mas não gostei da faculdade para onde entrei. Posso canditatar-me a 3ª fase para outra faculdade? Se sim, é necessário anular a minha matricula na faculdade onde estou agora (já paguei inscrição + 1ª mensalidade).

    • Joana L.

      Boa noite Luis,

      Sim, podes candidatar-te à 3ª fase.
      Não precisas anular a matrículas na faculdade onde estás.
      Se fores colocado na 3ª fase, perdes automaticamente essa vaga da 1ª fase; se não fores colocado na 3ª fase, ficas com a vaga que já tens da 1ª fase.

      Joana

      • Luis Dias

        Muito obrigado pela ajuda rápida!

  • Ana C

    Boa noite, quero candidatar-me à 3ª fase, será que tenho de pedir novamente a folha ENES ou posso utilizar a da 1ª fase?

    • Joana L.

      Boa noite Ana,

      Podes utilizar a Ficha ENES a 1ª fase.

      Joana

  • Beatriz F

    Olá
    Eu não estou no ensino secundário por isso , ao contrário de há uns anos, não tenho a psicologa da escola para me dizer quando pedir a senha. Pode parecer uma pergunta antecipada, mas já não estou muito segura em relação aos pedidos de senha a procedimentos de candidatura: qual costuma ser o inicio e fim da possibilidade de fazer pedidos de senha?

    Obrigada

    • Olá Beatriz,
      Podes começar a pedir a senha na altura de inscrição dos exames nacionais, portanto ainda faltam alguns meses, e podes pedir inclusive até ao fim do prazo da candidatura, pelo que ainda tens muito tempo. 😉

      • Beatriz F

        Pronto, menos um coisa com que me tenho de preocupar de imediato.
        Obrigada 😀

  • Daniela

    Bom dia
    Eu conclui a 2 anos um curso profissional, e este ano queria me candidatar a faculdade.
    So preciso de fazer um exame ou mais? nao estou a perceber

    • Olá Daniela,
      Os alunos do ensino profissional tiveram a hipótese no ano passado de optar entre a realização do exame de português e o de três exames (português, o de uma disciplina bianual e o de uma disciplina trianual). Sugiro que esperes pelo Guia de Exames 2015, que ainda não foi divulgado, para saber como será este ano. Entretanto se tiveres outra dúvida sugiro que uses o nosso novo fórum: http://uniarea.com/forum/index.php

      Boa sorte e boas escolhas 🙂

  • Ana Lúcia

    Boa tarde! Queria saber se depois de ter os exames feitos e se não for necessário ir à 2ªfase, se a única coisa que tenho que pedir na escola é a tal ficha enes e depois já posso fazer a minha candidatura online? ou é necessário mais algum documento?

    • Olá @disqus_SFxRbOeDFX:disqus
      Tal como está no artigo, é só mesmo a ficha ENES e a senha, que nessa altura já a tens. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • jessica

    boa note. encontro-me na situação de não ter conseguido acabar o 12 ano deixando para trás físico química A e matemática A por causa dos exames. não queria perder o ano parada e como ouvi falar do Ano zero gostaria de saber quais as faculdades que aderiram a isto sabendo que o curso que eu gostaria de frequentar era fisioterapia. obridado.

  • Daniela Filipa

    Olá boa noite, eu tenho uma duvida em relação as bolsas de estudo. Se eu não fizer uma cadeira do 1º ano perco a bolsa de estudos ?

    • Olá @daniela_filipa:disqus
      Precisas de fazer pelo menos 36 créditos para manter a bolsa de estudos. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Rita Primo

    Boa Noite,
    No ponto 4 diz que a média de secundário corresponde à classificação final de todas as disciplinas com exceção de EMRC, e educação física, ainda conta para média final ou não?

    Obrigada!

  • Ritaaveiga

    Olá! Tenho 30 anos e inscrevi-me numa prova para maiores de 23 a qual me permite candidatar-me depois através do concurso especial. Mas também me inscrevi num exame nacional, prova de ingresso q a faculdade que quero exige. A minha questão é se me posso candidatar também no concurso normal, uma vez que vou fazer também a prova de ingresso numa escola secundária. (tenho o ensino secundário completo mas já desde 2006) Obrigada!

    • Olá @ritaaveiga:disqus
      Uma das condições para concorreres pelo concurso especial para maiores de 23 anos é não seres titular da habilitação de acesso ao ensino superior, ou seja, não teres realizado e obtido aprovação nas provas de ingresso fixadas para o curso. Logo, diria que só podes concorrer ao concurso nacional de acesso, depois de concluído o concurso especial. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

      • Ritaaveiga

        Obrigada antes de mais!
        Então se bem percebi, posso também fazer o exame nacional (prova de ingresso), mas depois não concorro. Concorro só no concurso especial e caso não entre já posso concorrer no nacional? As fases de concurso não são as mesmas? Ou o concurso especial só tem uma fase, termina e o nacional continua? Estou um pouco confusa peço dsc.

  • Isabel Nave Pacheco

    Boa tarde,
    Gostaria de saber em que situações os alunos podem se candidatar à 2ª e 3ª fase do ingresso ao ensino superior. Obrigado

    • Olá @isabelnavepacheco:disqus
      Os alunos podem candidatar-se à 2ª e 3ª fases de candidaturas sem qualquer limitação, desde que cumpram as condições pedidas como as provas de ingresso e os pré-requisitos. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

      • Isabel Nave Pacheco

        Obrigada,
        assim o farei.

  • bernamq

    boa tarde, vou seguir no 10 ano o curso profissional de marketing, quando terminar o 12 ano que provas vou ter de realizar para ingressar no ensino superior?

  • Filipa DeCastro

    Boa noite,

    Estou a pensar candidatar-me ao curso de biologia da faculdade de ciências, mas não sei se tenho nota para entrar. Por isso, penso também candidatar-me ao ISPA, que é privado. Se entrar no ISPA, depois posso pedir transferência para a faculdade de ciências? Como se faz?
    Dos exames que fiz no secundário, como posso saber se ainda estão válidos?

    Obrigada
    Filipa L.

    • Olá @filipadecastro:disqus
      Sim, podes pedir transferência. Este é um concurso de acesso que é gerido pela instituição de ensino superior que define as suas próprias regras. Na candidatura deste ano podes usar exames nacionais realizados em 2015, 2014 e 2013. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Nádia Neves

    Boa tarde!
    Estive a ler e tirei bastantes duvidas mas ainda assim continuo com alguma poderei colocar todas as minhas duvidas aqui?

  • Nádia Neves

    Boa tarde novamente!

    É o seguinte estou a terminar o meu curso de Gestão mas é pelo iefp de momento estou em estágio e termino tudo dia 5 de Agosto. Quero me candidatar para a faculdade e já entreguei o codigo numa escola secundária, o que devo fazer em seguida?

    • Olá @nadianeves:disqus
      Deve realizar os exames nacionais que sejam pedidos como prova de ingresso. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Diogo Madeira

    eu gostaria de seguir geologia no ensino superior vou para o 12 ano é obrigatório ter geologia para entrar no ensino superior ? ou poderei escolher por exemplo ter biologia e psicologia ?

  • Caroliny Silva Guimaraes

    Olá, boa noite. Como é mais ou menos o processo para candidatura de estudantes internacionais? Obrigadoo!

    • Olá @carolinysilvaguimaraes:disqus
      Em breve teremos um artigo a explicar concurso especial para os estudantes internacionais, está atenta! Se tiveres outras dúvidas sugerimos que uses o nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

      • Caroliny Silva Guimaraes

        Ok, obrigado!

  • Ana

    Boa Tarde. Eu gostaria de saber quais são os pre-requisitos para me licenciar em enfermagem na escola do serviço de saúde militar

    • Olá @disqus_1R0fdWUI0X:disqus
      A candidatura ao ensino militar é feita localmente, não obedecendo às regras do concurso nacional de acesso de que este artigo fala. Terás de entrar em contacto com a instituição para saberes mais informações. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que uses o nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Nessa

    Boa noite.
    Gostaria de tirar uma dúvida quando ao pedido de senha. Eu já pedi a senha e já entreguei os documentos necessários na escola seleccionada, mas por engano a uns dias pedi que me reenviassem o mail de confirmação. O que devo fazer? Uma vez que já confirmei o novo pedido e o recibo é igual ao primeiro. Acha que devo levar o novo recibo a escola ou deixo o antigo uma vez que são iguais.
    Devo ficar preocupada?

    cumprimentos

  • ana

    Boa Tarde, queria saber qual é o prazo de pedido da senha de candidatura online. Eu não vou frequentar a faculdade este ano letivo, pelo que não pedi a senha. No entanto como eu pretendo frequentar a faculdade ano que vem, sugeriram-me que em vez de me não matricular ao ensino superior, eu teria a opção de congelar a minha matrícula. Para todos os efeitos mes,o que não seja possível arranjar a senha este ano, nada me impede de pedi-la para o ano que vem, mesmo já tendo acabado o ensino secindário ?

    • Olá @ana121:disqus
      A senha só é válida no ano da candidatura, pelo que a senha deste ano não te servirá para uma candidatura dos próximos anos, escusas de a pedir agora. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que uses o nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

      • ana

        No entanto se eu optasse por me candidatar ao ensino superior ainda este ano e depois congelasse a matrícula, eu poderia pedir a senha durante o prazo de candidatura da 2 fase ? Pois segundo a DGES é possível pedir a senha até ao final do prazo de candidaturas e essa mesma senha pode ser utilizada na candidatura de todas as fases. Eles não especificam que é obrigatório ou apenas possível pedir a senha até ao final de prazo das candidaturas da 1 fase, estou correta?

        • Sim @ana121:disqus, poderias pedir a senha apenas durante a 2ª fase de candidaturas.

  • Rodrigo Gomes Sá

    Boa tarde! Eu não entendi muito bem a décima dica. Isto é, a primeira dica da respetiva.
    A primeira informa que a ordem com que coloco cada universidade na minha candidatura influencia a minha entrada? E que, se eventualmente for aceite em 2 universidades, não terei opção de escolha?
    Muito Obrigado!

    • Olá @rodrigo_gomes_s:disqus
      No concurso nacional de acesso só ficas colocado numa das tuas opções, mesmo que até tenhas média para as 6 opções, daí a dica e a importância da ordem das tuas opções. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que uses o nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Ana Cristina

    Boa noite, quando acabei o secundário escolhi não ir p universidade mas vendo agora as coisas estou a pensar seriamente em ir, ja passaram 2 anos desde que terminei o 12o ano. Penso que o prazo de validade dos meus exames ja terminou. A minha questao é o que tenho de fazer para o ano puder me candidatar ao ensino superior? Ou agora tenho de esperar pelo concurso dos 23 anos? Obrigada

    • Olá @disqus_l8Hwe33nzI:disqus
      Podes concorrer pelo concurso nacional de acesso independentemente da tua idade. Precisas de realizar as provas de ingresso que sejam pedidas pelo curso em questão. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que uses o nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • manuelsousa7

    @davisgouveia:disqus Tenho uma duvida ao calcular a CFCEPE do Ensino Profissional. A minha média final é 16,7 ja com PAP e FCT incluídos e o ano passado tirei 10,9 no exame de português. Qual será a minha média de candidatura? É esta formula: (8CFC+2P)/10 ? CFC e P são arredondados às unidades?

  • Pedro Carapinha

    Quantos dias temos para nos apresentar nas universidades , depois de aceite a candidatura da 1ª fase e da 2ª?

    • Olá @pedrocarapinha:disqus
      As matrículas decorrem logo na semana seguinte à divulgação dos resultados. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que uses o nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • catiasmarques

    Olá, estive a pesquisar e para fazer a minha Candidatura à Lusófona do Porto tenho de pagar 147,00€.
    As minhas dúvidas são:
    -caso eu não fique colocada, se a ULP devolve o valor;
    – Visto que não temos acesso à média dos anos anteriores, gostava de saber qual a probabilidade de eu ter colocação

    • Rui

      Qual é a tua média?
      Nas privadas normalmente desde que efectues os requisitos minimos de acesso é quase que garantida a tua entrada. Ha pessoas a entrar com média de 9,5 não te preocupes, mas claro, um aluno com média mais alta ultrapassa os outroscom médias mais baixas.
      Mas se tiveres aí uma média de 11 é garantida a entrada no worry

      • catiasmarques

        tenho media de 12 e tal ( vai depender do resultado dos exames )

  • Mariana

    Boa tarde, eu ainda estou no 11 ano e vou agora fazer exames a minha duvida é se eu for à segunda fase e tirar melhor nota do que na primeira fase só me posso inscrever na segunda fase de candidaturas ou posso inscrever-me na primeira fase de candidaturas se for no 12ano for só à primeira fase do exame?

    • Olá @disqus_C7lhouMTVs:disqus
      Continuas a poder concorrer à 1ª fase de candidaturas desde que só uses como provas de ingresso exames nacionais realizados nas primeiras fases de exames. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que uses o nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Manuel

    Boas , Sera que me posso candidatar em 2° fase com uma prova de ingresso de 1a fase e outra de 2a?
    Obrigado

    • Joana L.

      Boa noite,

      Sim, na 2ª e 3ª fase de candidaturas podes usar quaisquer exames que queiras.

      Joana

  • andreia sofia

    Boa tarde , eu tenho várias opções de cursos / universidades já por ordem de preferência , mas alguns são do privado e outros do público . Neste caso como faço a candidatura e como vou colocar por ordem as minhas preferências ? ( visto que pelo site da DGES só posso candidatar me ao público )

    • Joana L.

      Boa tarde,

      Na candidatura através do site da DGES só te podes candidatar ao ensino superior público.

      Se queres fazer candidaturas ao ensino privado tens de contactar as instituições directamente.

      Joana

      • andreia sofia

        Ok , obrigada . Então se me candidatar ao público e ao privado é provável que seja colocada num curso do público e num curso do privado , certo ? Depois increvo me na que preferir ?

        • Joana L.

          Sim.
          Tem em atenção que as candidaturas ao ensino privado custam dinheiro que depois não te é devolvido.

  • Telma Araújo

    Boa tarde eu este ano frequentei um cet num ip é possível concorrer a universidade através do cet ?

  • Telma Araújo

    Boa tarde.
    Eu frequentei um cet num ip é possível candidatar-me a universidade através do cet?

  • Paula Oliveira

    Ola 🙂
    Quero saber se será possível candidatar-me à 1ª fase do ensino superior com os exames da 1ª fase e se posso posteriormente , caso não entre, candidatar-me nesse mesmo ano à segunda fase com os exames da segunda fase.

    • Joana L.

      Bom dia,

      Sim, podes fazer isso.

      Joana

  • frederico salgueiro

    Boa tarde gostava de saber se a ficha enes é a mesma coisa do pedido de atribuição de senha para acesso a sistema de candidatura online 2015?

  • Júlia leal

    Boa tarde!
    Sou brasileira com cidadania portuguesa. Eu gostaria de ingressar em uma universidade em Portugal, porém, não tenho consciência das matéria que devo estudar, sei que o curso que irei fazer é direito e, que devo escolher 2 opções de provas entre história, português e filosofia. Gostaria de saber se tem algum site, informando as matérias, ou até mesmo as provas anteriores de acesso.

    Agradecida desde já.

  • Catarina

    Boa noite 🙂 Queria saber se posso concorrer à 1º fase da faculdade, tendo feito o exame de Fq em 2ª fase mas nao necessitando desta nota como prova de ingresso. Caso contrario apenas poderia concorrer a 2ª fase, correto?

    • Olá @disqus_Faqg96jtsV:disqus
      Podes concorrer à 1ª fase de candidaturas, desde que não uses o exame da 2ª fase de exames como prova de ingresso nesta fase de candidaturas. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Francisco Santos

    Boas! gostava de saber se a nota de candidatura para os cursos profissionais é igual para todas as faculdades??

    • Joana L.

      Bom dia,

      A forma de calcular a CFCEPE é sempre igual.

      Joana

  • Renata Lucas

    Boa noite. Se eu ficar colocada na primeira fase mas optar por ir à segunda fase e candidatar-me de novo, perco a vaga na universidade onde fiquei colocada automaticamente?
    Se assim for, o que me aconselha fazer, caso a nota do exame feito na segunda fase seja apenas 1 valor acima da nota de primeira fase? Obrigada e espero pela resposta.

    • Joana L.

      Bom dia,

      Se fores colocada na 1ª fase tens de efectuar a matricula para garantir essa vaga.

      Se fores recolocada na 2ª fase perdes automaticamente a vaga da 1ª fase; se nao fores recolocada na 2ª fase ficas com a vaga da 1ª fase.

      Joana

  • Catia

    Bom dia
    Eu queria saber se me posso candidatar à 1ª fase da universidade com os exames que realizei o ano passado na 1ªfase. O ano passado não concorri mas este ano queria tentar.É possível fazer isto ? E a ficha ENES ainda posso pedir nesta altura ? Obrigado

    • Joana L.

      Bom dia,

      Sim, é possível fazer isso.
      Os exames nacionais podem ser utilizados como prova de ingresso no ano em que são feitos e nos dois anos seguintes; exames feitos em 2014 têm validade para 2014, 2015 e 2016.

      Sim, é possível pedires a Ficha ENES.
      Tens de ir à escola entregar o boletim de inscrição nos exames (sem preencher a parte dos exames) para que eles te inscrevam no sistema ENES para posteriormente te emitirem a Ficha ENES.

      Joana

      • Catia

        Obrigada 🙂

  • Hélder Silva

    Boa tarde.
    Frequento o ensino superior (no 2°ano) mas estou a pensar em mudar de curso.

    Se me candidatar este ano e se conseguir ingressar no curso que realmente pretendo, é-me diretamente anulada a matrícula que tenho atualmente?

    Desde já o meu obrigado,
    Hélder Silva

    • Joana L.

      Boa noite,

      Não, a tua matricula actual não é anulada porque tu podes frequentar mais que um curso ao mesmo tempo.

      Joana

  • Fátima

    Bom dia! Sou uma aluna do 12 ano do curso de humanidades, fiz os meus exames na primeira fase (Historia e Português) mas queria fazer na segunda fase a biologia (auto proposta), contudo não me inscrevi no exame nem frequentei aulas, mas precisava mesmo de realizar o exame, porque ate ao ano passado podia entrar num curso neste caso psicologia e apos o 1 semestre mudar para outro (enfermagem) mas com uma nova lei que entra em vigor no próxima ano, isso já não será possível, não querendo assim ficar um ano a estudar para um só exame

    • Joana L.

      Bom dia,

      Não é possível fazeres o exame na 2ª fase porque não o fizeste na 1ª fase.

      Joana

  • Eduarda

    Boa tarde 🙂
    É possível ser aceite num curso cuja média é apenas uma décima acima da minha nota de candidatura?

    • Olá @disqus_jJVS34waDp:disqus

      É possível, as notas dos últimos colocados variam todos os anos com fatores como os exames nacionais, variação do número de vagas ou um maior ou menos interesse pelo curso. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • carolinaabrantes

    Eu só me vou candidatar para o ano (completei o 11º este ano) e entrei para o 10º ano em 2013/2014. Educação fisica não conta para a minha média, pois não?

    • Olá @carolinaabrantes:disqus
      Para ti não conta para a média, excepto caso sigas um curso na área do desporto. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Joana Oliveira

    Boa Noite.
    Gostaria de saber quais são os cursos que se podem fazer em simultâneo. Gosto de Arqueologia e Relações Internacionais, mas penso que talvez não dê. Podem me ajudar?
    Obrigado.

    • Olá @disqus_il3c9sEAfB:disqus
      Podes frequentar dois cursos ao mesmo tempo, não podes é entrar em dois no mesmo ano através da mesma forma de acesso. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Bruno

    Bom dia ,
    Queria saber se como não fui aprovado a biologia e geologia e não tenho esta disciplina feita ainda na 1fase , se na 2fase tiver positiva no exame se me posso candidatar ao ensino superior na 1fase , mas com prova de ingresso a matematica que obti na 1fase. Obrigado

    • Olá @disqus_4sB9tOldXa:disqus
      Este ano não podes concorrer ao ensino superior na 1ª fase de candidaturas, uma vez que para efeitos desta fase não tens o ensino secundário concluído. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Lucas

    Boa tarde!
    Sou Brasileiro e tenho nota de Equivalência 15, na prova de exame tenho que ter 95 pontos para assim somar minha média de equivalência?

    • Olá @disqus_W1cFjaRM7g:disqus
      Sim, precisas de ter pelo menos 9,5 valores nos exames que sejam pedidos como prova de ingresso. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Henrique Mendes

    Boa tarde,
    queria saber se para o curso de Direito da Universidade de Lisboa o mínimo das provas de ingresso é 9.5 ou é mais alto?

    • Olá @disqus_Wl7ZG6MJeX:disqus
      Tens de esperar pelo Guia da Candidatura 2015 para saber essa informação. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • mbhmmbhm

    Boa tarde uma pergunta.Eu tenho dois exames de quimica realizados na primeira fase (um o ano passado e outro este ano.) o ano passado tive melhor nota do que no deste ano logo conta essa nota para a média de concurso a universidade, penso.
    Mas estou a pensar pedir reapreciação no exame de quimica deste ano e se me for concedida a nota seria superior à do exame do ano passado. A minha pergunta seria se quando tiver a fazer a candidatura se coloco as notas desses dois exames de quimica da primeira fase? e depois se me for concedida a reapreciaçao se a candidatura atualiza se automaticamente para a nova combinaçao mais favoravel a minha entrada? (que seria com o exame de quimica reapreciado deste ano).
    obrigada 🙂

    • Olá @mbhmmbhm:disqus
      Conta a melhor, sim. Não precisas de colocar nada, já que se subires a nota atualiza automaticamente e o sistema escolhe também automaticamente a nota que te garante uma média mais alta. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • mbhmmbhm

        obrigada! 🙂

  • Manel

    Posso ir à segunda fase de acesso, caso não entre em nenhum curso da 1ªfase?

  • Susana Moreira

    Ola, eu continuo com algumas duvidas em relação ao calculo da média final do secundário. eu sou do curso de ciências e tecnologias. As minhas notas finais de cada disciplina já calculadas com o respectivo exame (nota da disciplina vale 70% e o exame 30%) são:
    Português (10º, 11º e 12º): 13
    Matemática (10º, 11º e 12º) :12
    Filosofia (10º e 11º): 13
    Espanhol (10º e 11º): 14
    Física e Quimica A (10º e 11º): 11
    Biologia e Geologia : 12
    Biologia (12º):15
    Química (12º):14
    Até aqui tudo bem, tenho duvida é a partir daqui.
    Então agora fica (13+12+13+14+11+12+15+14)/8=13 (média final do secundário)
    Está certo, é assim que se calcula a média final?
    Obrigada

    • Olá @disqus_Wk7FlQXllb:disqus
      É assim, mas o valor terá de ser um número de 0 a 200. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Teresa Afonso

    Boa noite!
    Tenho uma dúvida relativamente à ficha enes.. Esta é nos concedida após a saída das classificações dos exames correto? Ora, vem logo com a média interna e notas de exames 1 e 2 fase ou vem apenas com a 1 fase e só irá ter a 2 fase caso me queira candidatar a tal? Isto porque não sei ao certo as décimas do meu exame de físico química do ano passado 2fase, e queria saber se agora ao pedir a ficha ENES irei logo saber se vale de facto o esforço de ir de novo a uma segunda fase.. Já agora, aproveito para perguntar, caso faça repreciacao de prova e suba a nota do exame, tenho de me voltar a candidatar com a nova nota ou o sistema obtém logo a melhor? Muito obrigada!

  • Teresa Afonso

    Boa noite!
    Tenho uma dúvida relativamente à ficha enes.. Esta é nos concedida após a saída das classificações dos exames correto? Ora, vem logo com a média interna e notas de exames 1 e 2 fase ou vem apenas com a 1 fase e só irá ter a 2 fase caso me queira candidatar a tal? Isto porque não sei ao certo as décimas do mu exame de físico química do ano passado 2fase, e queria saber se agora ao pedir a ficha ENES irei logo saber se vale de facto o esforço de ir de novo a uma segunda fase.. Já agora, aproveito para perguntar, caso faça repreciacao de prova e suba a nota do exame, tenho de me voltar a candidatar com a nova nota ou o sistema obtém logo a melhor? Muito obrigada!

    • Olá @disqus_nYfjKXknZS:disqus
      Correto. Tem as notas de todos os teus exames. Caso peças reapreciação e a nota mude essa classificação é atualizada automaticamente. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Viviana

    Bom dia. Vou apenas concorrer ao ensino superior privado, como faço para a bolsa bde estudo?
    Sou Obrigada a concorrer para o ensino superior público?

    • Olá @vivianamonteiro96:disqus
      Não, também podes concorrer a uma bolsa estando no ensino superior privado. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Bruna Coimbra

    Boa tarde . Na nossa candidatura para a universidade podemos ter 6 opções correto ? Mas depois ficamos a saber qual dos cursos podemos ser colocados e escolher dentre eles ou só seremos colocados em um ?

  • Maria

    Olá Boa tarde,
    Fiz o exame de Geografia A na 1ª fase, mas gostava de melhorar a nota à disciplina. Que devo fazer? Peço melhoria já agora, na 2ª fase, ou espero e peço melhoria pr’o ano, na 1ª fase?

  • Carolina Barbosa

    Boa noite. Fiz o exame de historia A mas optei por ir a 2 fase para melhoria de nota. Posso na mesma candidatar-me na 1 fase da universidade? Ou tenho de esperar pela nota da 2 e só depois me candidatar?

  • Lena Leal

    Tenho uma pequena dúvida. Relativamente ao curso de medicina, para se poder concorrer temos que ter acima de 14 nos três exames pedidos ou temos que ter acima de 14 na media das notas dos três exames? Obrigada.

  • Bruno Teixeira

    Preciso de tirar uma duvida, em 2011/2012 tinha acabado o 10º ano em Portugal mas como a minha familia emigrou decidi vir com eles e para o próximo ano lectivo vou acabar o secundário em França. Tou a pensar em tirar engenharia em Portugal mas nao sei como funciona o processo de equivalência ? e a substituição das provas de ingresso pelos exames que farei aqui (visto que li que dá para substituir os exames finais de secundario aqui de França pelos portugueses)… alguém sabe como funciona?

  • Diogo Ferreira

    Queria tirar uma dúvida,eu estou indeciso entre uma universidade privada e uma pública, posso candidatar-me às duas?
    E se por exemplo conseguir entrar na universidade privada atravez do concurso especial da universidade e também conseguir entrar na universidade pública atravez da candidatura normal do DGES, como é que posso escolher em qual delas fico?
    Os cursos das universidades privadas não entram na lista de candidatura do DGES certo?

    • Olá @disqus_Mf4XRLLs1d:disqus
      Podes, sim. Se ficares colocado nas duas deves depois escolher onde queres ficar e anular a outra matrícula. Certo, não entram na candidatura através do concurso nacional de acesso. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Marcelo

    Boa tarde, tenho uma dúvida referente à Preferência Regional que é a seguinte:

    Por exemplo: Se um curso abrir 100 vagas, e existirem 10% de vagas para a P. Regional, eu apenas me candidato a 10 vagas? Corro assim um risco superior de não ficar colocado? Visto que apenas me candidato a 10 vagas, ao invês de 100.

    • Olá @disqus_l63PvAk6Rc:disqus
      Não corres risco nenhum, porque caso não fiques colocado nessas 10 vagas, transitas automaticamente para o regime geral e passas a ser candidato às outras 90. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Marcelo

        Obrigado pelo esclarecimento!

      • Marcelo

        Outra dúvida, ao pedir a preferência regional, qual o mínimo de opções que posso utilizar? Posso apenas utilizar na 1ª opção?

  • Bruna Coimbra

    boa tarde . eu fiz aquilo que foi pedido para obter a senha de acesso e já a tenho porém ao ir a “Candidatura” onde pedem o código de utilizador e palavra passe não consigo entrar e não sei porquê

    • Olá @disqus_eOgFX1ETU2:disqus
      Já certificaste a senha com a tua escola? Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

    • Rita R

      Eu penso que é porque as candidaturas só começam a partir do dia 20 de julho (segunda-feira)

  • Cátia Santos

    Boa noite.. Tenho uma duvida… Para que serve a terceira fase de candidatura ao ensino superior?! Eu fiz o exame de matematica como externa mas nao consegui passar na 1 fase…vou tentar na segunda… Ja tenho biologia e portugues como prova de ingresso.. Falta me matematica… Gostaria de saber se quem nao entra na 2 fase…pode tentar na 3fase

    • Olá @disqus_Kj52loJ11s:disqus

      Sim, se não entrares na 2ª podes tentar a 3ª fase de candidaturas, nos cursos que a decidirem abrir. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Virgínia Silva

    Boa tarde! Estou agora no 12°ano e a minha duvida é: a minha prova de ingresso de biologia (que necessito para entrar no que eu quero) só é valida para a segunda fase de candidatura mas a minha de português é valida tanto para a 1°como para a segunda. Se conjugar as duas posso concorrer à 1°fase do concurso ou não?
    E se não, posso candidatar-me na 1°fase com português num curso e na 2°fase com biologia a outro diferente? Se ficar colocada na 1° tenho de me inscrever na universidade e se vir que fiquei no 2° anulo a matricula do 1°??
    Desculpem se ficou muito confuso as duvidas :s

    • Olá @disqus_f57GoxDqXe:disqus
      Não, na primeira fase de candidaturas só podes usar como prova de ingresso exames nacionais realizados nas primeiras fases de exames. Podes fazer isso, sim. Se ficares colocada na 2ª fase depois de colocada na 1ª, a tua colocação da 1ª fase é automaticamente anulada. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Virgínia Silva

        Obg pela rápida resposta 😉
        Só mais uma coisa, quanto às matriculas há prazos e temos de ir mesmo à universidade onde fomos colocados matricularmo-nos?

  • Ana Leal

    Boa noite, concorri à 1º fase dos exames Nacionais de MACS e de Geografia A, tendo tirado positiva no de Macs e 9 no de Geografia, mas como levava 13 de nota interna fiquei com 12 a Geografia. A minha dúvida é não precisando eu de Geografia para prova de ingresso posso candidatar-me para o ano logo na 1º fase de candidatura ao ensino superior, não tendo tirado positiva no exame de geografia?

  • Bruno Pedro

    Boa-noite!
    A rapidez com que se realiza a candidatura tem algum efeito na colocação?
    Por exemplo, um aluno que faça a candidatura amanhã tem vantagem em relação a um aluno que a faça perto do prazo limite?

  • Xavier Azevedo

    Boas, porque é que havendo vagas num curso e havendo candidatos para preencher totalmente as vagas, apenas colocam alguns e sobram vagas?

    • Olá @xavierazevedo:disqus
      Ou esses candidatos não tiveram média suficiente ou então ficaram colocadas noutras opções. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Mariana

    Boa noite. Tenho uma dúvida acerca da ordem de preferência dos cursos para onde quero ingressar: a minha primeira opção tem de média 136,8 e a minha média, de acordo com as provas de ingresso, é também de 136,8. A minha quarta opção tem de média 13,7 e, neste caso, a minha média é de 14,03. Tenho mais probabilidades de entrar na quarta opção do que na primeira?

  • Lahcen Safraoui

    Boa tarde,
    É possível anular a candidatura ao ensino superior, mesmo sabendo a opção em qual fui aceite?

  • Filipa Lima

    Boa tarde!
    A minha dúvida é a seguinte: eu vou-me candidatar a esta 1ª fase na faculdade e as minhas primeiras opção são na faculdade do porto sendo que outras estão direcionadas para a universidade de Lisboa. Eu queria muito ficar no Porto. Portanto, partindo do princípio que entro em Lisboa, numa 2ªfase de candidaturas à faculdade poderia tentar no Porto? E caso nessa segunda fase não entre no Porto, tenho na mesma a opção de ficar em Lisboa?

    • Olá @filipa_lima:disqus
      Podes, sim. Se não ficares colocada na 2ª fase manténs a tua colocação da 1ª fase. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Filipa Lima

        Mas se não pagar a inscrição perco a colocação na 1ª fase, portanto será seguro candidatar à 2ª fase? Não me arrisco a perder a colocação?

        • Só perdes a colocação da 1ª fase caso fiques colocada na 2ª fase de candidaturas. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Rafaela Leal

    Boa tarde !

    Fui informada pela psicóloga da escola e pela secretaria, que escolhesse com precaução a ordenação das opções universitárias, pois se colocar como primeiras opções os cursos onde as médias se encontram “mais longe da minha”, automaticamente, as opções que se encontram com média mais “próxima da minha,” mas estando em segunda ou terceira opção, faz com que os alunos que se candidataram para aquele curso como primeira opção tenham vantagem, mesmo tendo uma média mais baixa.
    Será que me posso candidatar em primeiro lugar às opções que mais longe estão da minha média mas que ao mesmo tempo são as que quero mais, e não ter desvantagem nas opções que coloquei mais a ” baixo” com médias mais próximas da minha?
    P.s- A dica 2 esclarece essa questão, com total certeza?

    • Olá @rafaela_leal:disqus
      A psicóloga da tua escola deu-te uma informação errada, não funcionada nada assim. A única coisa que é considerada é a tua nota de candidatura. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Pedro Valério

    Após fazer a Candidatura Online é apresentado um recibo. Porém não significa que é necessário pagar coisa nenhuma?

    • Olá @pedrovalrio:disqus
      Não tens de pagar nada, é só uma prova de que a candidatura foi realizada. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Mariana Alves

    Influencia se eu me candidatar à universidade no ultimo dia do prazo? ou seja, posso já não ter vaga em algum curso porque os outros já se inscreveram e eu só me inscrevi no ultimo dia?

  • Sara

    Boa tarde, terminei a licenciatura de psicologia fiz os 3 anos numa faculdade privada, mas gostaria de tirar uma outra licenciatura, mas na pública é possível? E quais os requisitos?

  • Maria

    Boa tarde, tenho uma duvida, fiz o meu secundario todo em ensino diurno com excepçao de este ano que fiz matematica em sensino recorrente, e como tal isso alterou a maneira como se calcula a media do ensino secundario sendo que os exames nacionais fazem media entre eles e as notas internas tambem e posteriormente é que se soma e é assim que fica a minha nota de candidatura. a minha duvida é, se os meus exames de segunda fase tiverem notas mais elevadas do que as que ja tinha anteriormente, isso vai afetar a minha media de candidatura? é preciso pedir outra ficha enes?

    • Olá @disqus_ljfi3ieJQG:disqus
      As notas da 2ª fase de exames deste ano só podem ser usadas este ano na 2ª e 3ª fases de candidaturas. Se quiseres concorrer a estas fases pedes na altura uma nova ficha ENES. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Sofia13234

    Boa noite! As provas de ingresso são bg+mat, imaginando que obtive melhor nota na 1ª fase de bg e que na 2ª fase obtive melhor nota a mat, posso utilizar a nota da primeira fase com a nota da segunda fase para me candidatar à segunda fase de universidade?

    • Olá @sofia13234:disqus
      Podes, sim. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Sofia13234

        Mais uma dúvida… Posso utilizar a nota da primeira fase para concorrer à segunda fase de candidatura? Eu realizei o exame de biologia na segunda fase e não obtive positiva, porém na primeira consegui positiva

  • Carolina Neves

    Gostava de saber o que temos de colocar quando pede o gaes

  • João Jesus

    Boa noite. Eu vou agora para o 2º ano de Engenharia Civil, mas pretendo mudar de curso recorrendo ao concurso nacional. Se eu concorrer e entrar, quer seja na 1ª ou na 2ª fase, perco automaticamente a minha matricula em Engenharia Civil? Obrigado

    • Olá @disqus_TytpvhVD73:disqus
      Não perdes, e podes inclusivamente frequentar os dois cursos ao mesmo tempo. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • catarina

    Boa tarde,
    Gostava de saber se o último colocado num curso é aquele que entra com a média mais baixa. Obrigada 🙂

    • Olá @disqus_eTRskgc120:disqus
      É o aluno que entrou com a média mais baixa pelo contingente geral. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Filipa

    boa tarde
    queria saber se me posso candidatar ao ensino superior privado e ao publico ao mesmo tempo, no mesmo ano.

  • Rui Santhim

    Boas! 😀
    tenho uma duvida, tudo isto que ta aqui escrito ainda se aplica em 2015?
    nomeadamente a parte das dicas finais?
    obrigado

    • Olá @ruisanthim:disqus
      Só as datas não estão certas, o resto tudo se mantém, incluindo as dicas finais. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • André Moura

    Boas!
    Eu fiz um ano de licenciatura na FLUL mas quero mudar e candidatar-me a outra curso pelo concurso nacional pela 1ª fase, devo tratar das coisas na escola onde fiz o secundário ou num GAES? A localização não me interessa muito, é mais para ter a certeza que não faço as coisas de maneira errada pois já estou um bocado apertado de tempo.

    obrigado 🙂

    • Olá @disqus_g0SzoarC9o:disqus
      É indiferente, faz como te der mais jeito. 🙂 Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

      • André Moura

        Agradeço a resposta rápida!

  • Hugo Pereira

    Boa tarde , tenho uma questão ! Sendo aluno bolseiro , se perder uma cadeira perco o direito à bolsa de estudo ?

    • Olá @disqus_l7NcS38r8H:disqus
      Não perdes, só acontece se não conseguires concluir pelo menos 36 créditos. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Luísa Antunes

    Há 2 anos fiz o exame de fq, só concluindo a disciplina na 2fase. Posso me candidatar á 1fase, sendo q FQ não é a minha prova de ingresso

  • Luísa Antunes

    Olá, já tinha feito o pedido de senha em março na inscrição para exames e entreguei na minha escola. Contudo há uma semana fiz outro pedido de senha pois não sabia que era esse código que já tinha entregado, para esse efeito. como é q eu faço?

    • Olá @lu_sa_antunes:disqus
      Já te respondemos por e-mail. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Luísa Antunes

        obgd .
        Outra pergunta, podemos fazer a candidatura a escolas diferentes e cursos diferentes?

  • Hugo Pereira

    Se perder uma cadeira e passar nas outras todas , consigo passar de ano sem ter de repetir essa cadeira ?

    • Olá @disqus_l7NcS38r8H:disqus
      Se chumbaste a uma cadeira tens de a concluir para conseguires completar o curso. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • mbhmmbhm

    Boa noite! eu já fiz a minha candidatura e no fim de submeter e enviarem me confirmação (recebo) para o mail, na pagina do dges diz reiniciar, e eu carreguei e voltava ao inicio. dado que nao alterei nada nem submeti pela segunda vez, saindo da conta, so recebi um mail de confirmação da primeira vez, uma vez que so carreguei submeter uma vez (a primeira). assim a minha duvida é se esta tudo bem, e se considero me inscrita e candidata ao ensino superior?

    • Olá @mbhmmbhm:disqus
      Se recebeste o e-mail de confirmação está confirmada. Caso queiras podes submeter outra que substituirá a anterior. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • mbhmmbhm

        ok obrigada! sim recebi um único mail da única vez que carregei em submeter, logo considero me candidatada 🙂 obrigada

  • Gabriela

    Posso concorrer a bolsa de estudos em simultaneo para a publica e para a privada?

    • Olá @disqus_R7f0KRf423:disqus
      O melhor será fazeres a candidatura à bolsa depois de decidires se ficas pela opção da pública ou pela opção da privada. Podes fazer a candidatura até 30 de Setembro. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Rita Pereira

    Boa tarde.
    Gostaria de tirar uma dúvida, se possível: Na 2ª fase de candidatura ao ensino superior, o aluno só pode concorrer com notas obtidas na 2ª fase dos exames nacionais, ou pode concorrer com a melhor nota independentemente da fase em que fez o exame?
    Por exemplo, na 2ª fase da candidatura pode concorrer com a nota de Português obtida na 1ª fase dos exames e com a nota de Filosofia obtida na 2ª fase dos exames? (são estas as duas provas de ingresso para o curso que pretendo).
    E se eventualmente as minhas notas melhores forem as da 1ª fase, posso candidatar-me à 2ª fase com as notas obtidas na 1ª fase dos exames nacionais?
    Obrigada.

    • Olá @disqus_H92A1qwNEV:disqus
      Na 2ª e 3ª fases de candidaturas podes usar mas melhores notas de todos os exames que realizaste, independentemente da fase. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Rita Pereira

        Obrigada pela rápida resposta.

  • Samuel Silva

    Este ano as médias tendem a baixar ou a subir ?

  • Michel

    Boa tarde!

    Minha dúvida é em relação á média do secundário. Não sou português e realizei meu equivalente ao secundário fora de Portugal. Como são sistemas diferentes, o que acontece em relação á média?

    • Olá @disqus_lWLs0YUtgm:disqus
      Se te foi dada uma equivalência com classificação, essa será a tua média do secundário usada na candidatura. O mesmo acontecerá caso tenhas realizado provas equivalentes no estrangeiro. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Rita Pereira

    Peço desculpa mas ainda tenho uma dúvida. No ano passado fiz a prova de ingresso de Filosofia na 2ª fase. Este ano repeti a prova na 1ª fase, mas a nota do ano passado é melhor e por isso é essa que pretendo utilizar. A dúvida é a seguinte: na 1ª fase da candidatura só posso concorrer com as notas que obtive na 1ª fase, ou posso usar o exame de Filosofia feito na 2ª fase, pelo facto de já ter sido feito no ano passado?
    Este ano também fiz exames na 2ª fase. O facto de ter ido à 2ª fase dos exames nacionais não me impede de me candidatar à 1ª fase da candidatura, pois não? Embora esteja a aguardar resultados, se precisar posso candidatar-me a todas as fases da candidatura, não é?
    Obrigada.

    • Olá @disqus_H92A1qwNEV:disqus
      Sim, podes concorrer a todas as fases de candidaturas. Os exames do ano passado apenas podem ser usados na primeira fase de candidaturas para fins de cálculo ou melhoria das classificações finais das disciplinas. Para efeitos de prova de ingresso apenas podes usar na primeira fase de candidaturas exames nacionais realizados nas primeiras fases de exames. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Rita Pereira

    Muito obrigada pela resposta

  • Victoria Tori

    Boa tarde!
    Queria saber se é possível candidatar-se ao ensino superior sem ter o documento de residência em Portugal. Ou seja, sem ter BI, ou residência, apenas passaporte e número interno.
    Disseram-me que eu teria a residência de estudante assim que ingressasse na universidade, fizesse a matrícula, e então trataria da residência. Mas na candidatura do DGES aparece “residência legal em Portugal” e agora fiquei assustada.
    É muito difícil porque não acho os locais que me informem o correto.

    • Olá @victoriatori:disqus
      Sugiro que expliques bem a tua situação na universidade, que é comum para alunos estrangeiros. A partida a universidade te deixará fazer a matrícula, de forma a conseguires tratar da residência. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Victoria Tori

        Olá, no caso então… eu teria que entrar por candidatura especial, como se fosse estudante estrangeiro? E não pelo concurso através do DGES?

        • Se não tens nacionalidade portuguesa, sim, deves concorrer pelo concurso especial para alunos estrangeiros. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Catarina Carvalho

    ola,

    Eu modifiquei a minha candidatura ao ensino superior porque queria
    alterar uma das minha opções relativamente aos cursos. A password de
    acesso á bolsa de estudo continua a ser a mesma da candidatura anterior?

    • Olá @disqus_t7duzYYrmD:disqus
      A candidatura à bolsa e ao ensino superior são separadas e independentes. Alterares uma não implica alterar a outra. A password continuará a ser a mesma. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Beatriz

    Boa tarde!
    Gostaria de saber qual a diferença de um aluno externo na universidade.

  • Silvia Tapadinhas

    Boa noite! Nesta 1ª fase, se um aluno se candidatar a 3 cursos, e conseguir entrar numa das opções com a prova de ingresso de Inglês, por não ter tido nota superior a 95 a Português, e se se candidatar na 2º fase, a outros cursos, com a prova de ingresso de Português efetuada na 2ª chamada, por ter nota superior a 95 e não conseguir entrar em nenhuma das opções da 2ª fase, perde a vaga que obteve na 1ª fase, apenas por se ter candidatado novamente, ou pode assegurar a opção escolhida na 1º fase?

    • Olá @silviatapadinhas:disqus
      Não perde, isso só acontece caso seja colocado numa das suas opções.
      Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Inês Duarte

    Bom dia! Durante este não frequentei um CET pois tinha provas de ingresso para fazer a candidatura, mas fiquei com matemática por fazer. No entanto, este ano gostaria de me candidatar a Direito em Coimbra, mas para o fazer preciso de me candidatar pelo concurso nacional e não sei como o fazer pois nenhuma das instituições me sabe dizer ao certo o que fazer para usar o meu CET e fazer a equivalência a matemÁtica e assim candidatar me. Como posso fazer? Qual a média usada neste caso? A do secundário ou a de CET?

    • Olá @disqus_VWJIuERhtr:disqus
      Seria a do CET, já que esse é que te daria equivalência ao ensino secundário. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • ⚡ ReverseBruno ⚡

    Boa tarde. Gostaria de saber se me consegue dizer se ainda há alguma faculdade de engenharia que faça o Ano Zero. E uma outra coisa, se fizesse o Ano Zero numa faculdade e passasse depois, poderia mudar de faculdade e manter os créditos ganhos nesse respetivo ano?

    • Olá @reversebruno:disqus
      É uma questão de contactares as que estás interessado. Nós vamos publicar uma lista atualizada nos próximos dias. Quanto à tua última questão, dependeria se a outra instituição te daria ou não equivalência dessas cadeiras, mas pode ser possível. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Vítor Magalhães

    Boa tarde, eu fui como externo ao exame Geografia e economia, posso usar uma delas como prova de ingresso?

  • Ana Catarina Diegues Fernandes

    olá, eu estudei humanidades, mas fiz exame a biologia e consegui tirar positiva. concorri para enfermagem, a minha duvida é se não vai dar para entrar por eu ser de humanidades

    • Olá @anacatarinadieguesfernandes:disqus
      Não tem problema. Desde que realizes as provas de ingresso podes concorrer a qualquer curso. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Ana Catarina Diegues Fernandes

    Olá, eu estudei humanidades, mas fiz exame a biologia e consegui tirar positiva. concorri para enfermagem, a minha duvida é se não vai dar para entrar por eu ser de humanidades?

  • Beatriz Pinto

    Bom dia, cometi um erro na candidatura e só depois de concluir é que dei conta desse erro , posso mesmo fazer outra candidatura ?

  • Claudia Barbosa

    Boa tarde. Imaginemos que eu tenciono ingressar com os exames realizados na primeira fase, mas por alguma razão não me candidatei até ao prazo limite imposto. Existe alguma maneira de contornar a situação?

    • Olá @disqus_ZubKDJFw2z:disqus

      Não, deves realizar a candidatura dentro dos prazos definidos. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Sebastiao

    Boa tarde,
    Relativamente às candidaturas ao ensino superior, penso que o melhor seja sempre candidatar-me à 1a fase. No entanto, se ingressar numa faculdade nessa 1a fase e me tiver entretanto candidatado à 2a fase, se também ficar colocado, perco a inscrição da 1a fase? (Caso queira ficar na faculdade em que ingressei na 1a fase, ou a faculdade da 2a fase seja “pior”).
    Obrigado.

    • Olá @disqus_ZtKmfkLeEo:disqus
      Se ficares colocado na 2ª fase, a tua colocação da 1ª fase é automaticamente anulada, pelo que convém que consideres isso antes. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Pilca

    Boa noite,
    No caso de entrar na 1ª fase do CNA num curso que não queira muito sou obrigada a me inscrever ou posso não me inscrever e tentar no próximo ano? Gostava de saber se há alguma penalização ou algo do género. Posso submeter mais do que uma candidatura numa fase? É que pretendia alterar as opções que fiz.
    Obg

    • Olá @pilca:disqus
      Podes simplesmente não realizar a matrícula, sem qualquer penalização. Essa vaga é depois disponibilizada a outro aluno na fase de candidaturas seguinte. E, sim, podes submeter várias candidaturas, será sempre considerada a última. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Pilca

        Li algures neste site que é possível trocar uma prova de ingresso por outra que tenha melhor nota. Será que percebi bem? Posso por exemplo realizar uma prova de Inglês e trocar pela de Biologia e assim melhorar a minha média e nota de acesso?
        A ordem de preenchimento das opções é muito relevante? Ou seja, suponhamos que coloco em ultimo lugar um curso para o qual até tenho média mas o fato de o ter colocado como última opção posso correr o risco de mesmo assim não entrar nesse curso pelo fato de outros alunos a terem colocado em opções acima e ele ter preenchido as vagas?
        Obg

        • Como prova de ingresso podes realizar qualquer exame que o curso peça. A ordem não é considerada nesse sentido, só conta a média de candidatura para a ordenação dos candidatos, como referimos nas dicas finais do artigo. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Francisco Alegria

    Vou explicar o meu caso. No 11º ano não me sentia confiante para fazer o exame de FQ, pelo que o troquei com Filosofia, apesar de ter um nota interna bastante acima da positiva. Entretanto, este ano, de modo a não fechar as portas das engenharias decidi fazer o exame. Na primeira fase, infelizmente não correu como o esperado e tirei uma nota negativa. Entretanto fiz a segunda fase e de acordo com a minha previsão, irei tirar uma nota acima da positiva. A minha questão é, não podendo inscrever me a engenharias na 1ª fase, imagino que me inscreva e seja aceite num curso hipotético. Visto que esse curso não é de engenharias, que é aquilo que desejo, posso candidatar-me a engenharias na 2ª fase? É que ouvi dizer que sendo aceite num curso, não posso ser aceite noutro e sendo assim estaria impossibilitado de ser aceite em engenharias…
    Pondo isto mais sucinto, imaginemos que me candidatava a Ciências Biomédicas na 1ª fase e entrava. Depois na 2ª fase candidatava-me a Engenharia Física e tinha nota para entrar. Visto que fui aceite na 1ª fase em CB, posso ingressar em EF, que foi a minha escolha de 2ª fase?

    • Olá @disqus_mpwuhjVkzF:disqus
      Sim, podes concorrer à todas as fases de candidaturas. O que acontece é que uma colocação numa fase seguinte anula automaticamente a colocação na fase de candidaturas anterior. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Joana Carvalho

    Boa tarde. É possível candidatar-me num curso do ensino superior público e privado ao mesmo tempo?

  • Laura

    Boa tarde, vou tentar explicar o meu caso, eu tenho todas as disciplinas feitas do 10 e 11 mas vou ficar com duas por fazer do 12 pois os exames não me correram como previsto e não quero ficar no secundario a repetir as disciplinas.
    O que posso fazer como alternativa?

  • Sonia

    Boa noite, tenho uma duvida, espero que me possa esclarecer. É possível candidatar-me em dois cursos diferentes na mesma universidade?

  • Alex Coelho Coelho

    Boa noite.Queria colocar uma pergunta, que e o seguinte : Se for colocado na 1 fase, posso concorrer mesmo assim á 2ºfase ?

  • Carolina

    Bom dia, tenho uma dúvida. Sou aluna do curso profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. O que tenho de fazer, qual é a média mínima e que exames terei de fazer para poder entrar num curso de Engenharia Informática?

  • Filipa

    Boa tarde, tenho uma duvida. Eu realizei os exames e na primeira fase tive positiva na minha prova de ingresso mas fui tentar na segunda fase aumentar a nota mas não consegui e tive negativa. Posso me candidatar na 2 fase com a nota da primeira porque tive positiva ou não?

    • Olá @disqus_oZ0tcxOLGs:disqus
      Podes, sim. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Filipa Rodrigues

        Como assim? Por exemplo eu tenho exames da 1 fase, com positiva e concorri, mas não gostei do do sitio onde fiquei colocada, posso me candidatar na 2 fase sabendo que tenho negativa nos exames desta e usar os da 1 fase? Explica-me o processo, por favor 🙂

  • Ana Pacheco

    “tu só ficas colocado numa das tuas opções, não podendo escolher depois de saírem os resultados onde queres ficar. Daí a importância da ordem das tuas escolhas.” como assim? Não posso ficar colocado em mais do que um e depois é que procedo à inscrição onde quiser?

    • Olá @disqus_t5Y2khKgEO:disqus
      Não, como é referido só és colocada numa das tuas opções. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Eliana Santos

        mas então e se eu tiver notas para entrar em duas, mas as minhas notas forem ligeiramente superiores para entrar numa delas, que não é a qual eu prefiro das duas… ?

        • Olá @disqus_P0ate4kjCG:disqus
          Entras na que tiveres em primeiro na ordem de candidaturas, daí existir uma ordem de opções. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • jorge

    Candidatei-me a cursos sem preferência regional mas preenchi o código correspondente. De algum modo corro o risco da minha candidatura ser anulada, ou simplesmente não é tida em consideração a preferência regional? Será preferível alterar a candidatura retirando o código de PR?

    • Olá @disqus_MeWM8izCWO:disqus
      Não corres qualquer risco, esse campo será ignorado. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Filipe Lopes

    Boa noite, no momento em que recebo o recibo de candidatura e o email de confirmação da recepção da candidatura posso ficar descansado que a submeti bem e que não necessito de fazer mais nada certo?

  • Rita

    Boa tarde! Eu acho que já perguntei isto, mas mais vale confirmar..
    Na minha candidatura estão assinaladas várias provas de ingresso pois aconselharam-me a fazer isso. Porém, o meu curso só pede uma prova (português ou língua estrangeira) e nao estou a conseguir eliminar nenhuma das que tenho a mais na candidatura. Eles escolhem a prova que tiver a melhor nota?
    Obrigada e desculpem o incómodo! Estou enervada e não sei a quem deva pedir ajuda.

    • @disqus_vi6QRzP0UJ:disqus
      O sistema escolhe os exames que te garantem uma média superior. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Vanessa Raquel

    Boa tarde, como tinha uma disciplina para trás, completei agora o 12 ano. Não estava a par de nada. Hoje liguei para uma faculdade privada e pedem a prova de ingresso… Pensei q eras as disciplinas de exame q tinha feito. Mas não, é outra…. Nem a escola me tinha avisado.
    Podia me exclarecer?

  • Bárbara

    Boa noite,
    Se eu fizer a candidatura à bolsa de estudo depois de dia 7 de agosto há algum problema ?

    • Olá @disqus_0w5elEywsy:disqus
      Nenhum, podes fazer até 30 de setembro. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Bárbara

        Então significa que a minha candidatura ao Ensino Superior está completa independentemente da candidatura à bolsa ?
        Obrigada

  • Lu3697

    Olá! Já fiz a minha candidatura… Entretanto reconsiderei e troquei as opções de curso… corro algum risco de não entrar uma vez que já tenho um número de candidatura muito superior à da primeira? isto é, já tenho muitos mais alunos à minha frente… há algum risco?

  • Lu3697

    outra questão… o meu namorado queria entrar para o curso de desporto. No entanto sofreu uma lesão e terá que ser submetido a cirurgia, não tendo por isso realizado os pré requisitos. Foi tentar na mesma na segunda fase ter positiva a português, uma vez que não tinha tido na primeira fase. Agora decidiu que se vai inscrever noutro curso. Tem exames de MACS e Alemão, bem como Português e História A… Pode ainda candidatar-se com os outros 3 exames, sem ser português, na primeira fase do concurso de acesso?

  • Bruno Pedro

    Boa-tarde 🙂
    Eu já realizei a candidatura online e até imprimi o recibo da minha candidatura após submeter.
    Mas houve colegas que receberam email a confirmar essa submissão, a mim não recebi nada… O que poderá ser?

    • Olá @disqus_0tXR4f69OQ:disqus
      Não foi parar ao spam? Desde que tenhas o recibo podes estar descansado, a candidatura foi validada. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Bruno Pedro

        Não, mas imprimi o recebi e submeti tudo deve estar tudo bem obrigado 😉

  • Vâniaa F. Limaa

    Boa tarde acabei o 12ºano.Fiz os exames de historia e de portugues , mas de portugues fiquei reprovada.Fui a 2º fase de portugues e fui aprovada. Queria candidatar-me a 1º fase e não dá porque?

    • Olá @vniaaflimaa:disqus
      Se não concluíste o secundário com o exame da 1ª fase, este ano não tens o secundário concluído para efeitos desta fase. Logo só podes concorrer à 2ª e 3ª fases de candidaturas. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Marcelo

    A preferência regional tem um mínimo de opções para ser válida? Ou posso apenas colocar 1 curso que abranja a preferência regional?

    • Olá @disqus_l63PvAk6Rc:disqus
      Podes colocar apenas um, mas nesse caso teria de ser a tua 1ª opção para teres preferência regional. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Martaaaaa17

    Boa noite, acabei um curso profissional à 3 anos, na altura como nao queria seguir para a faculdade nao fiz os exames nacionais. Este ano fiz o exame nacional de portugues, pois para entrar no instituto politecnico de setubal em educaçao básica só necessito do exame de português. Apenas tenho esse exame naciona. Tive 12 no exame, pedi a ficha enes na escola, para inscrever-me na faculdade via online pois para tal preciso do código de ativação que consta nessa mesma ficha. Na escola passado uma semana dizem-me que nao me conseguem dar a ficha enes pois falta-me um exame trienal; ou seja teria que realizar mais um exame. Como é possivel se para o curso que eu quero só preciso do exame de portugues?

  • Rita

    Boa noite. Pelo que li acima no item 10 (dicas finais) a ordem dos cursos na candidatura não influencia a colocação mas sempre me disseram que era um dos factores de “desempate” caso mais do que um aluno tivesse a mesma média.

    • Olá @disqus_68U8kPYsAa:disqus
      Essa informação é falsa. Caso dois alunos estejam a disputar a última vaga e tenham a mesma nota de candidatura, entra o aluno que tiver as novas das provas de ingresso mais altas. Caso os dois alunos tenham as mesmas notas nas provas de ingresso é criada uma vaga extra e entram os dois. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Catarina Cardoso

    Boa noite, tenho uma dúvida sobre a bolsa. Submeti a minha candidatura a 1 vez e esqueci me de concorrer à bolsa, mais tarde alterei e concorri e, não recebi qualquer sms com dados, é normal?

    • Olá @disqus_VKlDabHGVV:disqus
      Se não os pediste é normal não receberes. Contacta a DGES para te enviarem os acessos. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Francisco Ferreira

    Boa tarde! é possível candidatar á segunda fase sem candidatar á primeira?

  • Doge

    Boa noite, é possível candidatar-me á segunda fase sem me candidatar á primeira e sem ter ido á segunda fase dos exames?

  • Eliana Santos

    Este ano, fiz o exame de GD e tive 20, só que foi na 2ªfase… para o ano, vou voltar a fazer para tentar ter 20 na 1ªfase, mas se tiver 19 ou 18, continua a ser bom para eu me candidatar à 1ªfase de vagas. No entanto, 18 ou 19 é inferior ao 20 que tive este ano e dizem que é a melhor nota que conta. Sendo assim, não posso usar o 18/19 para me candidatar à 1ªfase, e se não conseguir entrar, aí sim, usar o 20 para me candidatar à 2ª? Obrigada.

    • Olá @disqus_P0ate4kjCG:disqus
      Na primeira fase usas como prova de ingresso exames nacionais realizados nas primeiras fases de exames. Na segunda e terceira fases de candidaturas usas os melhore de todos os exames que realizaste. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Fabio D

    Boa noite, um pouco à pressa e utilizando o telmóvel, estive a mudar alguns pormenores a uns minutos do fim do prazo de entrega das candidaturas e receio que sem ter reparado possa ter clicado no separador “ANular candidatura”, visto que a minha candidatura foi enviada previamente e recebi a confirmação de email, e não recebi nada referente à anulação da candidatura, posso estar descansado?

    Sem mais, obrigado

  • Liliana

    Olá boa tarde, gostaria de saber se dá para mudar a nossa preferência de cursos? por exemplo eu pus um curso em terceira opção e gostava de saber se dá para pôr agora em primeira

    • Olá @disqus_S6uEn1nPWm:disqus
      Agora já não podes alterar a candidatura, excepto caso estejas à espera da reapreciação de algum exame nacional que afete a 1ª fase de candidaturas. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Liliana

        mas por exemplo, eu inscrevi-me em três cursos? e posso ser aceite em qualquer um deles?

        • Como está nas dicas finais do artigo, tu só és colocada numa das opções que colocaste e é só nessa que podes fazer a matrícula. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

          • Liliana

            por exemplo, eu foi a plataforma da dges e diz lá que posso alterar a minha candidatura a partir do dia 14 a 19 de agosto mas é necessário uma nova ficha ENES emitida após a afixação das reapreciações da 1ª fase de exames, onde posso ir buscar essa nova ficha? é na minha escola?

          • Sim, na tua escola. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

          • Liliana

            então quando tiver a nova ficha como faço para mudar a candidatura? entro na minha ‘conta’ da dges e faço novamente a candidatura normal?

          • Sim, o processo é o mesmo. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

    • Likos Ainano

      Olá, mas no teu caso, @disqus_S6uEn1nPWm:disqus , tu pediste reapreciação de algum exame?

  • Susana Batista

    Bom dia.
    Já terminei uma licenciatura em 1996.
    Gostava de me inscrever, no período de 2015/2016 na universidade Portucalense. Necessito para esse curso de fazer a prova “História da cultura e das artes”.
    Onde me posso inscrever para realizar a prova? Como posso saber quais são as matérias a estudar?
    Obrigada.
    Susana Batista.

  • André

    Olá! Queria saber se é possível ser colocado na 1ª fase, recusar onde fui colocado (não fazer a matrícula) e fazer nova candidatura nas 2ª e 3ª fase.

  • Sara Cardoso

    Olá!
    É de alguma forma possível inscrever-se para a primeira fase deste ano, mesmo já tendo passado o prazo?

    • Olá @sara_cardoso:disqus
      Só se tivesses realizado algum exame da 1ª fase deste ano que tenha sido reapreciado e que a nota tenha alterado, cujo prazo acaba amanhã. Noutros casos já não há qualquer hipótese. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Sara Cardoso

        Muito obrigada 🙂
        Mais uma questão: se eu já me tiver inscrito no ano passado, a conta da dges que tenho do ano passado é válida para este ano?

      • Viviane Ferreira

        E a candidatura à 2ª ou 3ª fase, não é possível realizar se não me tiver candidatado à 1ª?

    • Sara Cardoso

      Muito obrigada 🙂
      Só Mais uma questão sff: se eu já tiver acedido ao ensino superior no ano passado, a conta da dges que tenho do ano passado é válida para este ano?

  • Anit

    Boa tarde,

    Vou candidatar-me ao ensino universitário na 2ª fase. Da minha lista de opções consta como 1ª Opção um curso publico (Univ. de Coimbra) e 2ª opção um curso privado (Ismai).

    A minha quesão é.

    – o mesmo impresso de candidatura da Direção-Geral do Ensino Superior.é valido quer para ambos os cursos publicos ou privados, ou no boletim apenas me posso candidatura à universidade publica, tendo que me candidatar às Privadas directamente nas respectivas instituições .. neste caso no Ismai?
    Agradeço informação
    Cumprimentos
    Cristina

    • Olá @disqus_kkaHvNI4cj:disqus
      O concurso nacional de acesso está restrito às instituições de ensino superior públicas, para concorreres às instituições de ensino superior privadas deves fazer a candidatura diretamente dentro dos seus próprios prazos. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • benz43

    Tenho uma dúvida, quero candidatar-me à 2ª fase do concurso nacional, posso entregar o pedido de senha de acesso à candidatura online no local de entrega do pedido antes do dia 7 de setembro, ou apenas posso entregá-lo a partir do dia 7?

  • joana pestana

    Ola. Tenho uma duvida.Para entrar na universidade como por exemplo no curso de psicologia sou obrigada a ter psicologia no 12ºano ou posso escolher como por exemplo biologia e quimica disciplinas que nao tem nada a ver com o curso que quero?isso nao prejudica a entrada para a universidade no curso de psicologia pois nao?

  • Joana Pavão

    Olá boa noite. Espero que me possam ajudar na minha duvida. É o seguinte, a minha prova de ingresso para o curso que quero é da 2°fase. Logo irei candidatar-me a 2°fase do concurso nacional. Como me candidato a 2°fase? Tenho que pedir uma nova ficha ENES? Qual e o prazo para a requerir?
    Obrigada desde ja.

    • Olá @joanapavo:disqus
      Se a ficha que tens não inclui os exames da 2ª fase de exames, deves pedir outra, sim. Podes fazer o pedido até ao fim do prazo de candidaturas. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Luis Lota

    Boa tarde, Tenho uma duvida que é , eu vou para o meu ultimo ano 12º num curso profissional e queria entrar no ensino superior para Informática. Preciso fazer alguma frequencia para poder fazer as provas para o ensino superior ou se o 12 em ensino profissional dá. Obrigado

  • Daniela Marinheiro

    Boa tarde,
    Já completei 2 anos na universidade, queria este ano parar de estudar e reingressar no próximo ano letivo. A minha dúvida é se me devo matricular e anular depois a matrícula ou se ao não me matricular este ano, no próximo ano poderei retomar os estudos sem qualquer problema.

    Agradeço desde já a ajuda,

    Daniela Marinheiro

  • Thersa

    Bom dia. Gostaria que me tentassem esclarecer uma dúvida, uma vez que já obtive várias respostas diferentes e nada conclusivas.

    É o seguinte: Para quem concorreu pelo Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior e já estava matriculado numa universidade nos anos anteriores (ou seja, quis mudar de curso), o número de aluno continua igual? E como se sucede o processo para a nova matrícula?

    No meu caso, pertenço à Universidade do Minho e informaram-me que, a partir do dia 7 de Setembro, tenho de me dirigir à universidade e proceder à matrícula normalmente, tal como fiz quando me matriculei no 1ºano. Informaram-me também que o meu número de aluno continua igual, mas o que eu, de facto, não percebo, é como é que a universidade vai mudar todo o meu processo desde o curso onde eu estava até ao curso de agora? Como é que eles sabem que eu não quero renovar a matrícula do curso anterior, mas proceder à matrícula do novo curso?

    Eu sei que realmente é uma dúvida muito específica, mas gostaria que me tentassem explicar, dado que, já fui duas vezes aos Serviços Académicos e ambas as pessoas que me atenderam pareciam não ter certeza naquilo que me estavam a informar. Até mesmo alguém que tenha realizado este processo de mudança de curso através do Concurso Nacional me possa explicar como tudo isto se sucede…

    Obrigada, desde já, pela ajuda.

    • Olá @disqus_HR2TDVMqmY:disqus
      Tu até podes fazes os dois cursos ao mesmo tempo. É provável que mantenhas a informação dos dois cursos no teu processo. Se tiveres outras dúvidas coloca no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Gustavo Cardoso

    Boa tarde, coloquei a universidade de Coimbra como 2a opcao e a universidade de Lisboa como 3a opcao, a minha média é suficiente para entrar nas duas e fui colocado na de Coimbra, mas afinal o melhor para mim é ir para Lisboa… Posso trocar? Obrigado

  • Rita Silva

    Bom dia, estou no 2º ano de faculdade, na altura da minha candidatura (1º ano) não coloquei que queria bolsa de estudo pois pensava que não ia ter. Mas as coisas mudaram e agora tenho probabilidade de ter bolsa e queria candidatar-me. Como faço visto que não tenho código nenhum nem nada ? Obrigada

    • Olá @disqus_OezJE9q1UD:disqus
      Deves pedir um código para a candidatura aos serviços de acção social da tua instituição de ensino. Se tiveres outras dúvidas coloca no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Aida Fonseca

    As colocações nesta 1° fase contemplam os candidatos com Cursos CET?

    • Olá @aidafonseca:disqus
      Não, isso são concursos locais em que data instituição tem datas próprias para divulgar os resultados. Se tiver outras dúvidas sugerimos que coloque no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Inês Formosinho

    Olá boa tarde,

    O ano passado entrei na 2º fase para o 1º ano na faculdade mas não satisfeita com o curso, decidi mudar para outro. Submeti o meu pedido de transferência de curso dentro do prazo (16 de Julho a 17 de Agosto), enviei todos os documentos pedidos e paguei os pré-requisitos.

    Até agora não obtive nenhuma resposta. O sistema de candidaturas online diz que “A sua candidatura está validada. Aguarde o final do período de registo de candidaturas para saber se foi colocado.”

    O que é que isto quer dizer? Quando saberei se posso frequentar o curso que pretendo? Como entrei em segunda fase o ano passado só terei resposta quando os alunos de segunda fase tiverem a deles?

    Obrigada pela atenção.

  • Rodrigo Conde

    Olá,
    Este ano andei no ensino recorrente para acabar a matemática. Acabei com uma media de 13 e candidatei-me a primeira fase. Não fui colocado e não percebo. Nos criterios de desempenho tem 120,0 que presumo que seja a media que eles tenham feito e no pi 112.0, ou seja, a nota para entrar 116.8. Sendo a universidade que me candidatei pede 60% (media do secundario) e 40% (nota de prova de ingresso). Não percebo porque é que com uma media de 13 fizeram me esta conta e nao consegui entrar quando o ultimo colocado foi 121.4.
    Obrigada pela disponibilidade,
    Rodrigo Conde

  • Ricardo Carvalho

    Boas!

    Posso concorrer à segunda fase do concurso nacional do acesso ao ensino superior sem ter candidatado à primeira?

  • José Rosário

    Olá,
    Candidatei-me à 1ª fase e fui colocado e vou me matricular esta semana, mas queria tentar ir à 2a fase ir para a faculdade que realmente quero. Se entrar na 2a fase a matricula feita da 1ª fase é anulada ou tenho opção de escolha? E se quiser matricular-me na 2a fase, devolvem-me o dinheiro da propina no estabelecimento que entrei na 1a fase?
    Obrigado pela atenção,
    José Rosário

    • Olá @josrosrio:disqus
      Se entrares é automaticamente anulada e o valor a propina pago é transferido para a nova instituição. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • benz43

    Olá, já preenchi a candidatura online para a 2ª fase e, para já, as minhas opções de instituição/curso são as seguintes:

    Universidade de Lisboa – Instituto Superior Técnico
    Engenharia Eletrotécnica e de Computadores


    Instituto Politécnico de Lisboa – Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
    Engenharia Eletrotécnica


    Universidade de Lisboa – Instituto Superior Técnico
    Engenharia Mecânica


    Instituto Politécnico de Lisboa – Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
    Engenharia Mecânica


    Instituto Politécnico de Lisboa – Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
    Engenharia Informática e de Computadores


    ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa
    Engenharia Informática

    Agora, a minha dúvida é se seria mais vantajoso eu candidatar-me a um curso/ instituição diferente por opção, ou se não há problema eu me candidatar a apenas três instituições e a três cursos, como no meu caso.

    • Olá @benz43:disqus

      Isso é uma escolha tua. Em termos de probabilidade de entrares não interfere. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Bruna

    Olá, já me candidatei à segunda fase porém reparei que das 6 opções que coloquei, apenas uma das universidades tem vagas (17) as outras universidades para o curso que escolhi não se apresentam no site da DGES com qualquer vaga disponivel da primeira fase. Ainda assim eu tenho média superior ao último colocado da 1 fase, a minha questão é: devo à mesma candidatar-me a essas universidades? As universidades de forma geral costumam abrir vagas para a segunda fase? Obrigada.

  • Fátima

    Boa noite tenho uma grande dúvida. Um aluno que não frequentou a universidade no ultimo ano e neste ano queria mudar de curso, mas não foi colocado pode candidatar-se na 2ª fase em qualquer universidade que tenha o curso pretendido?

  • Jéssica

    Boa noite, eu tenho uma dúvida. Fiz o meu primeiro ano de gestão numa universidade privada, mas decidi mudar de curso e para instituição pública. Posso concorrer no concurso nacional de acesso ou só poderei concorrer como mudança curso para essa instituição? Obrigada.

  • Fátima

    Muito obrigada

  • Diogo Ferreira

    boa noite, eu fiquei colocado num curso e cheguei a matricular-me nele mesmo não sendo bem este o curso que pretendo, gostaria de saber se é possível concorrer à segunda fase de candidatura e caso fique colocado onde quero poder cancelar esta matricula e fazer matricula no novo curso?
    obrigado

    • Olá @disqus_Mf4XRLLs1d:disqus
      Caso fiques colocado na 2ª fase a tua matrícula e colocação anteriores são automaticamente anulados. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Filipa Rodrigues

    olá, eu fiquei colocada na 1 fase num curso que já tou arrependida de ter escolhido. Por isso pretendia candidatar me à segunda fase, mas os meus exames da 2 fase são de nota negativa.. Então, posso candidatar me à segunda fase com os exames da 1 fase?

    • Olá @disqus_WCYo4jQGwM:disqus
      Podes, sim. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Filipa Rodrigues

        Ok, e posso usar a mesma folha ENES da 1 fase na inscrição, visto que tive negativa nos exames da 2 fase?

      • Filipa Rodrigues

        E caso seja colocada numa das opções da 2 fase, o dinheiro da inscrição da universidade onde estou inscrita neste momento, vai ser transferido para a universidade onde entrar, não é assim? Sem necessidade de me deslocar à atual universidade onde estou inscrita? O mesmo sobre a anulaçao, pois ela vai anular se automaticamente sem necessidade de me lá deslocar, certo?

        • Se ficares colocada a anterior matrícula é automaticamente anulada, sim. Só é transferido para a nova instituição o valor que tiveres pago de propina, caso tenhas pago alguma coisa. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Soraia Silva

    Podes tirar me uma duvida? Inscrevi-me na segunda fase pois nao tinha exames da primeira. Os resultados ainda nao sairam. Posso candidatar-me a bolsa de estudo sem saber se vou ou nao entrar? Obrigada

  • Paulo

    gostaria que me esclarece-se uma dúvida.
    eu entrei na 1fase mas candidatei-me á 2fase, a questão é, caso nao entre na 2fase eu continuo no curso em que entrei na 1fase certo? junto com a candidatura tambem fiz a candidatura á bolsa de estudo, caso acontece nao entrar na 2fase o pedido da bolsa de estudo feito na 1fase nao é anulado?
    obrigado

    • Olá @disqus_FLNDfeWryw:disqus
      Certo. A tua candidatura à bolsa inicial não é afetada. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • André Figueiras

    Boa Noite, eu candidatei-me à 2ª fase mas entretanto fiquei arrependido e pretendo continuar no curso que ingressei na 1ª fase. Será que é possivel cancelar a minha candidatura ?

    • Olá @andrfigueiras:disqus
      Só podias cancelar a candidatura dentro do prazo de candidaturas, agora já não é possível… Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Filipa Rodrigues

    Olá, este ano candidatei-me à bolsa de estudos. E como já pude ver, a minha candidatura já está a ser analisada pelos serviços da universidade onde entrei na 1 fase. Mas por não gostar do curso onde entrei na 1 fase, concorri à 2 fase numa universidade diferente. A minha pergunta é que se entrar na segunda fase, o que vai acontecer ao resultado da minha bolsa. Não vai interferir no resultado?

    • Olá @disqus_WCYo4jQGwM:disqus
      Não interfere e a tua candidatura transita para a nova instituição de ensino. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Filipa Rodrigues

        E transita automaticamente? Pois já tou inscrita noutro establecimento de ensino, e disseram me que eu é que tinha de trocar qualquer coisa na minha candidatura pessoal da bolsa da DGES, para ser transferida para onde estou agora., mas não sei onde…
        Outra dúvida, um bolseiro que não obtenha alojamento dentro de umas das residencias de uma universidades devido à inesxistencia de vagas, tem direito a complemento de alojamento, para qualquer outro tipo de alojamento fora da universidade?

        • Sim, mas se quiseres avisa os serviços sociais da tua instituição. Caso não tenhas lugar na residência recebes um complemento de alojamento. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

          • Filipa Rodrigues

            Obrigada.

  • Maria Ferreira

    Boa noite!
    Eu fiz a minha candidatura, e a media que constava na ficha enes já com oa exames era de 144 mas ao fazer a candidatura a minha média passou para 138! Isto é normal?

    • Olá @disqus_jQYg8Cl2nY:disqus

      Estás a referir-te a qual média? A de candidatura? Essa tem ainda em conta as provas de ingresso que são pedidas pelo curso. A média que consta na tua ficha ENES é a tua média do secundário para efeitos de acesso ao ensino superior. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Miguel

    Olá, eu fiz a minha candidatura da 1ª fase e entrei na 4ª opção (privada) mas agora candidatei-me na 2ª fase ao mesmo curso só que no ensino público e entrei. A minha dúvida é se existe alguma forma de anular a candidatura da 2ª fase e continuar na opção da 1ª fase.
    E se me matricular na pública, o valor da inscrição e da 1ª mensalidade “transferem” para a pública e fico com algumas mensalidades da pública paga ou perco o dinheiro todo?

    • Olá @disqus_fuUoC9oXis:disqus
      A candidatura pública não interfere com as privadas, pelo que podes não realizar a matrícula na tua colocação da 2ª fase e continuar na universidade privada. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Miguel

    Olá. entrei na 2ª fase na pública, mas estou inscrito e a frequentar uma privada do mesmo curso.Posso anular a privada e matricular-me na publica? será que é uma boa opção frequentar a pública ou na privada ficarei mais bem preparado em termos de conteudos?

    • Olá @disqus_fuUoC9oXis:disqus
      Podes, sim. A outra pergunta é muito subjetiva e depende do curso em causa. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Helena Iliveira

    Ola boa noite, o meu filho não entrou na 1 fase nem na 2f por 2decimas sera possivel canditatar se a 3 fase, como fazer pela net ou pessoalmente

    • Olá @helenailiveira:disqus
      Podes concorrer, sim. A candidatura é feita novamente online no site da DGES. Se tiver outras dúvidas sugerimos que coloque no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Viviana

    Olá, só me pude inscrever na segunda fase e não entrei. Se decidir não me candidatar na terceira fase, para o ano depois de pedir nova ficha enes na escola posso-me inscrever logo na primeira fase?

    • Olá @disqus_aOU5OYuE7q:disqus
      Se estiveres em condições de concorrer à 1ª fase, sim, podes. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • andreia

    Olá boa tarde.
    Entrei no ensino privado como aluna externa tenho o 12 ano incompleto e a prova de ingresso que será biologia não se encontra válida por causa do ano terei de repetir para o ano ou será que não poderei ingressar e houve um erro da faculdade que não notou o ano de validade do exame??
    Obrigada

    • Olá @disqus_7jj86uYWH9:disqus
      Como aluna externa não precisas de ter provas de ingresso válidas. Precisas, sim, depois para concorrer e ser efetivamente aluna interna da instituição. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Bia Pires

    Boa tarde.
    Podemos apresentar candidatura à 3ª fase com a mesma ficha ENES com que concorremos à 2ª fase ou temos de pedir nova ficha ENES?

    Obrigada!

  • Maria Ferreira

    Boa tarde!
    Eu soube hoje que a candidatura para a bolsa acaba precisamente hoje! Isso quer dizer que se nao me candidatar hoje este ano letivo já não vou ter possibilidade dr me candidatar?

    • Olá @disqus_jQYg8Cl2nY:disqus
      Podes concorrer mais tarde, mas terás descontos na bolsa a receber. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Emanuele

    Olá boa noite! Tenho uma dúvida. Nao consegui entrar nas 1 e 2 fases, e na 3 quando tento submeter a candidatura, diz que poderei ter opcoes de curso excluidas. Volto nas opcoes de curso e vejo que tenho tanto provas como media para entrar(as minhaa prova sao se 2013) e mesmo assim, aparece que nao tenho. O que faço?

    Obrigada

    • Olá @disqus_s6qAPSEsDe:disqus
      Estás a verificar bem se os exames que realizaste correspondem às provas de ingresso pedidas pelos cursos, bem como tens os mínimos pedidos nessas mesmas provas? Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Beatriz Gomes

    Bom dia! Eu gostava de saber uma informação. Eu fui colocada na segunda fase, fiz a matricula e ja frequento a instituição! Se me candidatar a terceira fase a um curso diferente e NAO entrar, há alguma alteração no curso onde me encontro atualmente?

    • Olá @disqus_Jc7zQX3oMx:disqus
      Nesse caso não há qualquer alteração. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Beatriz Gomes

        Obrigada Davis!

  • vera

    Boa noite. Eu queria fazer uma pergunta um pouco diferente. Eu tenho uma irma mais velha que acabou o 12 ano ha um ano, ela nao seguiu porque os meus pais nao tinham posses, mas ela queria e ainda quer continuar. Sera que pode? Se sim, como proceder?

    • Olá @disqus_lTF2eaWoCM:disqus
      Sim, pode. O processo é o mesmo, realiza os exames nacionais pedidos como prova de ingresso e concorre pelo concurso nacional. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • vera

        Mesmo que ela nao tenha entregado a senha de candidatura na secretaria da escola onde fez as provas.

        • Sim, não tem problema porque a senha só tem validade no ano em que é pedida. Todos os candidatos no próximo ano terão de pedir uma nova na altura. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

    • Ana Silva

      em principio as provas de ingresso ainda estão validas (depende do ano em que foram feitos, obviamente) então é só concorrer. Neste artigo tem várias opções de apoios disponiveis http://uniarea.com/estes-sao-os-apoios-disponiveis-aos-estudantes-do-ensino-superior/ …espero ter ajudado em alguma coisa

  • joana

    Bom dia, eu candidatei me a medicina na 3 fase e nao fiquei colocada, agora pelos vistos há 2 vagas sobrantes na u.lisboa e na u.nova lisboa de pessoas recolocadas, mas quando fiz a candidatura nem sequer havia a opçao de me candidatar a essas universidades…agora que acabaram os concursos já não há nada a fazer, certo?

  • Laura Raimundo

    Bom dia, candidatei-me a 3ª fase e consegui entrar embora tenha sido num curso que escolhi apenas por ter positiva na minha prova de ingresso de Biologia e Geologia. Inicialmente, das poucas opções que tinha achei que fosse o curso mais interessante mas passado uma semana de aulas, decidi que aquilo não é o que eu quero.
    É possível anular a matricula agora que ja passou um mês de aulas? Se não, é possível mudar para outra instituição com outro curso mas poder ter equivalência a algumas cadeiras?
    Também me candidatei a bolsa, embora na DGES não aparecer ainda o curso tipificado/não definido, caso eu mude de Faculdade, tenho que me recandidatar a bolsa ou simplesmente perco o direito a tê-la?
    Ou, se conseguir anular a incrição para não ter de pagar as propinas, no próximo ano letivo se repetir os exames e entrar em 1ª fase, devo recandidatar-me a bolsa?

    • Olá @lauraraimundo:disqus
      É possível, sim, mas deves ver com a instituição em causa quais são as condições, nomeadamente no que toca ao pagamento das propinas. Algumas exigem o pagamento de parte ou mesmo da totalidade das mesmas. No que toca à mudança de curso, é possível, sim, mas apenas no fim do primeiro ano do curso. Quanto à bolsa, e já com a informação se há ou não direito a pagamento de parte ou toda a propina, sugiro que exponhas a situação aos serviços sociais da tua instituição. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Hully Cavalcante

    Boa noite. Acabei um curso profissional com média de 15 no ano passado. Seria possível candidatar-me a faculdade de medicina dentária de coimbra? Visto a minha média do ensino secundário. Quais exames teria de fazer e notas ter? tendo em conta ser obrigatório fazer o exame de português, só ser necessário mais um outro exame. Obrigada

  • Irina Raquel Fernandes

    Boa noite. Gostava de saber duas coisas, eu só faço os 23 anos em abril, por isso não me posso candidatar aos “maiores de 23 anos” para entrar em setembro certo ? então, tenho que fazer dois exames, porque entro pelo “normal” ? o de portugues eu já ia fazer, o meu problema é escolher outro exame, pois por exemplo historia so fiz ate o 9 ano, o meu 10/11/12 foi um curso profissional. Pode me ajudar, obrigada

  • Gilson M

    Boa tarde.
    Sou brasileiro, 23 anos, estudante de odontologia e gostaria de cursar medicina em uma Universidade de Portugal. Quais os processos e caminhos devo prosseguir? Qual o seu e-mail, Davis?

  • Jessica

    Olá, gostaria de obter uma informação.
    Terminei o secundário em 2014, frequentei um curso numa faculdade no ano letivo 2014/2015. No fim desse ano letivo mudei de faculdade e curso mas como não tinha a nota exigida na prova de ingresso estou a frequentar a universidade e a fazer apenas determinadas cadeiras. Para poder continuar o curso tenho que realizar o exame Nacional de português este ano. Poderia informar me das datas das inscrições e os papéis que são necessários?
    Obrigada, aguardo uma resposta.

    • Olá @disqus_s7CmjUksFj:disqus
      As datas ainda não foram divulgadas, mas está para muito breve. Continua atenta ao site. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Tatiana

    Bom dia. Precisava de uma informação. O ano passado visto que frequentava o 12ºano, pedi a senha de candidatura mas não a cheguei a utilizar pois reprovei a uma disciplina, este ano fico com essa disciplina feita. Tenho de pedir nova senha de candidatura certo? Há datas para pedir? Entrego a nova senha na secretaria da escola quando me for inscrever para os exames como ocorreu o ano passado?
    Obrigada,
    Tatiana

    • Olá @disqus_DIHVUYxxDt:disqus
      Certo, tens de pedir uma nova. A informação para este ano ainda não foi divulgada, temos de aguardar. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • José Perestrelo

    Olá. Tenho um duvida. Candidatei-me para o ensino superior e entrei na 2ªfase em Engenharia Biomédica na FCUL. Depois desta experiência no 1ª semestre cheguei a conclusão que não é o curso que pretendo continuar. Terei de pedir outra vez a senha da candidatura?

    • Olá @josperestrelo:disqus
      Se queres concorrer novamente, sim, precisas de uma nova senha. A do ano passado não é válida. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Mafalda Pena

    Boa tarde, tenho uma dúvida. Estou no 12º ano e vou realizar os exames de português e de matemática este ano. O meu problema é que não me lembro se pus uma cruz no sim, no boletim de inscrição aos exames, na prova de física e química na última coluna, a das provas de ingresso. Vou precisar deste exame como prova de ingresso. Se pus uma cruz no não, terei que repetir o exame este ano ?

    • Olá @mafaldapena:disqus
      Não tem problema, já que esse campo é meramente estatístico. Mesmo que tenhas assinado “não” podes usar esse exame como prova de ingresso. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Alex Lukanga

    Boa tarde, tenho uma dúvida, eu pretendo fazer curso de engenharia Informática, tanta faz se for numa universidade como num instituto. Ja que na universidade pede Matemática A e nos Institutos pedem Matemática B, posso concorrer nestes 2 Exames ao mesmo tempo? Obrigado.

    • Olá @alexlukanga:disqus
      Os dois exames são ao mesmo tempo, mas podes fazer um na 1ª fase de exames e o outro na 2ª fase de exames. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Catarina Pinheiro Pereira

    Boa tarde, sou de um curso profissional e no ano passado fiz exames, contudo neste ano quero fazer novamente. Fiz o de português que acabei por ter negativa e gostaria de saber se preciso de ter positiva para entrar numa universidade, já que não pretendo usar o português como prova de ingresso (provavelmente usarei geometria descritiva ou desenho) e já que também não preciso do exame de português para a média. Obrigada.

    • Olá @catarinapinheiropereira:disqus
      Não precisas de ter positiva nesse exame nesse caso. Só precisas de garantir que a CFCEPE com esse exame dá pelo menos 9,5 valores. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • walter filipe

    Boa tarde tenho a disciplina de Macs do 11 ano por fazer e a de Portugues do 12 , gostaria de saber se e possivel desta forma ingressar no ensino superior e ao mesmo tempo fazer as disciplinas em atrazo numa instituicao publica? Agradecido

  • Patrícia

    Boa noite, poderá me dar uma informação? A bolsa da dges só serve para quem esteja já a frequentar o ensino superior ou dá também para quem acabar o 12° e quer se candidatar ao ensino superior apenas com bolsa?

    • Olá @disqus_IAe4kfqtfS:disqus
      A bolsa só serve para quem está a frequentar o ensino superior, sendo que podes concorrer à mesma quando frequentares o primeiro ano do curso. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

      • LaPaPa

        Boa tarde, não fiquei esclarecido com esta resposta. Quando dizes “frequentar o 1º ano do curso” referes-te a pessoas que já estão a concluir o 1º ano de curso e vão candidatar-se a bolsa para o 2º ano, ou queres simplesmente dizer que temos de estar matriculados no 1º ano para concorrer?

        Parece-me muito estranho que um aluno que vá entrar para o ensino superior não possa candidatar-se a uma bolsa, se a não obtenção da mesma o impediria à partida de frequentar o curso, seja ele qual for. Dirigi-me há poucos dias à SASUP para tirar algumas dúvidas específicas relativamente à minha situação e apresentei-me como alguém interessado em frequentar um dos cursos da FLUP, mas ninguém me disse que não podia usufruir da bolsa através do DGES.

        Podes esclarecer melhor esta questão, fiquei confuso.

        • Quero dizer que candidatos ao primeiro ano do curso a podem receber, claro. Só é atribuída é quando se verifica que o aluno está efetivamente matriculado no ensino superior.

          • LaPaPa

            Obrigado por esclareceres a questão:)

  • Alexandre Cerejo

    Boa tarde. Pretendo candidatar-me ao ensino superior pela segunda vez visto que já estive num curso superior mas pretendo candidatar-me a outro diferente. Que preciso de fazer visto que os exames que pretendo usar ainda estão válidos e não irei fazer nenhum este ano?

    • Olá @alexandrecerejo:disqus
      Tens de pedir uma nova senha para a candidatura online e uma nova ficha ENES no fim do ano lectivo. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Rita Santos

    Boa tarde. Sou aluna do curso de ciências e tecnologias mas vou candidatar-me este ano a um curso de línguas na faculdade, em que a prova de ingresso é português. Gostaria de saber se tenho de candidatar-me à primeira fase com a nota da primeira fase do exame de português e matemática A, ou se posso utilizar a nota da segunda fase de matemática, visto que não é prova de ingresso neste caso. Obrigado.

    • Olá @disqus_wBKN4f1ViP:disqus
      Na candidatura deste ano só podes usar, no que toca a exames nacionais que realizes este ano , exames da 1ª fase de exames. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Sofia

    Bom dia, se realizar um exame no 11º ano que não faz parte das minhas disciplinas, na segunda fase, posso usá-lo como prova de ingresso na primeira fase de candidatura ao ensino superior? Obrigada

    • Olá @disqus_qcBj1H2jst:disqus
      Na primeira fase de candidaturas só podes usar como prova de ingresso exames nacionais realizados nas primeiras fases de exames. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Maura Meneses

    Boa tarde, renovei o meu cartao de cidadão à cerca de uma semana e os dígitos do cartão alteraram, será que vai interferir na ficha de inscrição dos exames (uma vez que me inscrevi com o cartão anterior)? Será que é necessário ir à secretaria da escola onde me inscrevi? Obrigada

  • Ines

    quando eu fizer a candidatura tenho que por ordenada as faculdades que quero, mas se eu nāo quizer ir para a minha primeura escolha posso ir para a segunda escolha? depois de ter saído a lista

    • Olá @disqus_X9F8d1IpaP:disqus
      Não, se ficares colocada na 1ª opção só nessa poderias fazer a matrícula, daí a importância da ordem das opções. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Vânia Gouveia

    Boa noite, gostava que me tirassem uma dúvida. Hà dois anos frequentei um curso profissional e este ano vou-me candidatar a um curso universario cuja prova de ingressoque preciso é a de inglês. No entanto sou obrigada a fazer o exame de português. Disseram-me que servia para a média, mas segundo a vossa fórmula: CF =[2MCD + (0,3FCT + 0,7PAP)]/3 , não preciso do exame de português… Gostava que me esclarecessem pois não estou a perceber qual a maneira de calcular a média do ensino secundário e de que maneira uso as notas dos exames.

  • Ana Lídia Valle Fernandes

    Bom dia
    Estou a acompanhar o percurso académico da minha filha e surgiram duas dúvidas. Ela quer concorrer para um curso com várias provas de ingresso em alternativa, sendo que uma delas ela irá fazer exame como autoproposta, em 2ª fase – isso implica que só pode concorrer à 2ª fase de acesso? A outra questão prende-se com a eventual majoração das 1ªs opções: ainda se mantém esse sistema? De que forma? Obrigada

    • Olá @analdiavallefernandes:disqus
      Sim, já que na 1ª fase de candidaturas só podem ser utilizados como prova de ingresso exames nacionais da 1ª fase de exames. Quanto à sua segunda questão, não há qualquer majoração conforme as opções do aluno, a única coisa que conta é a média de candidatura. Se tiver outras dúvidas sugerimos que coloque no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Tiago Reis

    Boa noite
    Acabo este ano o 12º ano e pretendo inscrever-me na universidade. Informaram-me que terei de entregar a ficha enes em papel no gabinete de apoio ao ensino superior. Neste contexto, gostava de saber qual o prazo para a entrada da ficha enes, após saírem os resultados dos exames e aonde fica o gabinete onde se faz a entrega.
    Muito obrigado

  • Kátia Tavares

    Bom dia, visto que tenho que ir à 2ª fase do exame de História, que é a minha prova de ingresso, não poderei candidatar-me à 1ª fase de candidaturas ao ensino superior, certo?

  • Beatriz Lourenço

    Bom dia. Relativamente à bolsa de estudo, na qual me vou candidatar pela primeira vez este ano e que, em princípio, será noutra faculdade, através de transferência, devo esperar pelos resultados de colocação ou posso proceder já à candidatura da bolsa, visto que tenho de referir a instituição e curso?

    Obrigada

    • Olá @disqus_DvT4BEGPcs:disqus
      Nesse caso é melhor esperares pelo resultado. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

      • Beatriz Lourenço

        Entretanto contactei a área de apoio e segundo os dados que a ação social me deu, posso fazer e depois alterar o nome do curso no site do dges. É mesmo possível?

        • Sim, essa é outra alternativa, não vejo porque não seja possível.

  • Paulo T.

    Boa tarde,

    Quero candidatar-me ao ensino superior num curso que exige Pré-requisitos e cujo prazo de entrega terminou há 5 dias. Terminei o meu curso técnico há 3 anos e a decisão da candidatura foi relativamente recente, estando até agora em regime de trabalho. Tentei entrar em contacto com o Instituto várias vezes, mas só hoje consegui que me atendessem e deram-me esta má notícia. Sou do interior por isso a dificuldade de deslocação ao estabelecimento.

    Existe alguma forma de conseguir expor a minha situação e conseguir entregar os Pré-requisitos?

    Obrigado

    • Olá @disqus_qTBmusPZwk:disqus
      Sem os pré-requisitos não podes mesmo fazer a inscrição no curso. O teu problema é com o prazo de entrega ou o prazo de realização? Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

      • Paulo T.

        O prazo de entrega, visto que terminou na semana passada.
        Obrigado

        • Ok, nesse caso só a instituição é que poderá flexibilizar ou não essa situação…

  • João Lopes

    Boa tarde,
    Eu já realizei o 1º ano de Eng. Informatica numa faculdade, mas este ano queria tentar mudar para outra.
    Se por acaso conseguir entrar nesta nova faculdade, só apos realizar a matricula é que “perco” o meu registo(cadeiras,etc) da outra faculdade, certo?
    Obrigado.

  • Ana Dantas

    Boa tarde, tenho 4 dúvidas. Não posso me condidatar à faculdade na 1ª fase de Candidaturas com uma prova de ingresso feita na 2ª fase de Exames? Já a fiz há 2 anos atrás, e vou usá-la este ano, mas convinha que fosse na 1ª fase. É possível?
    2. Se me for candidatar a alguns cursos na 1ª fase e depois a outros cursos na 2ª fase, no mesmo estabelecimento de ensino; assim sendo, qual das duas fases ficaria anulada e qual das duas ficaria válida?
    3. Se não entrar no curso que quero, posso me inscrever novamente na 3ª fase para ingresso? mas tendo na mesma de frequentar as aulas do curso que já estou matriculanda?
    4. Para mudança de curso no mesmo estabelecimento, pode-se fazer a meio do ano, ou tem de se acabar o ano todo para depois poder mudar de curso? Há alguma média exigida para poder mudar para outro curso?
    Obrigada

  • Mariana Lopes

    Boa tarde,
    Se eu entrar na primeira fase mas na minha segunda opção,e não ser exatamente o que eu quero poderei-me inscrever na segunda fase na opção que quero mesmo? Ou já não há volta a dar? Obrigada

  • Alexa

    Boa tarde, eu tenho uma dúvida.
    Se eu me candidatar também na 2º fase, terei de fazer uma nova candidatura à bolsa ou fica a bolsa que eu me inscrevi quando fiz a candidatura na 1º fase?

  • Ruth Lara

    Boa tarde.
    Eu nao tenho nota na 1ªfase mas passei a 2ª , mas quando vou para colocar os dados na DGES eles dizem para atribuir um valor, entao coloco *** e não dá na mesma assim como o código de validação… Porque é que não aceitam?

  • Luis Vasconcelos

    boa noite! fui ao site com intençoes de mudar a candidatura mas nao o fiz e no final aparece uma mensagem a dizer q nao houve alteraçoes
    ela continua valida certo?~

  • Renata Bett

    Boa noite.
    Quando me candidatei, depois de submeter a minha candidatura, aparecia na página a ferramenta “anular candidatura”, agora já passou o prazo e deixou de existir. Será que fiz algo errado sem me aperceber ou é normal essa ferramenta já não aparecer?

  • Bruna

    Boa Noite,
    Este ano ia entrar para o primeiro ano de licenciatura, mas como não passei nos exames decidi me inscrever como aluna externa, mas só posso fazer 50% das cadeiras, será que é vantajoso visto que tenho de ficar depois um ano para fazer o outros 50%?

  • Ana Dalila Moreira

    Boa Tarde,
    candidatei me este ano a universidade…gostaria de saber se antes da meia noite ha alguma possiblidade de saber se fui colocada, pois varias colegas minhas do ano passado conseguiram saber antes.

  • Ana Rodrigues

    Boa Tarde, para me candidatar a um curso basta apenas fazer a candidatura pelo site do DGES ou terei que fazer também a candidatura no site da instituição que me pretendo candidatar?

    • Olá @disqus_7fmlxeNyOq:disqus
      Se é uma pública basta a candidatura no site da DGES. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Joana

    Olá, eu mudei de ideias quanto a um curso que pus na minha candidatura, agora para me voltar a candidatar tenho de anular a candidatura antiga ou simplesmente fazer uma nova? É que no site da dges, tem essas duas opções. Obrigada

    • Maria João

      Olá Joana!
      Não terás que fazer uma nova candidatura! Basta que entres na tua conta, modifiques o que tens a modificar e submetas a candidatura novamente, agora atualizada! 🙂

      • Bruna Fonseca

        Olá, eu não sabia que se podia atualizar a candidatura, então anulei e mandei outra nova mas só tive de mudar mesmo o que queria porque já tinha tudo gravado. Há alguma diferença entre anular e atualizar?

  • Mónica

    Olá, em caso de empate na última vaga entre dois candidatos com a mesma nota de candidatura, que critério é usado para desempate?
    Obrigada

    • Olá @disqus_PS2uMEaOjk:disqus
      Entra o candidato que tem a nota superior nas provas de ingresso. Se existir novo empate é criada uma vaga extra e entram os dois. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Carolina Marques

    Olá, eu anulei a minha matricula apresentava-me um erro na
    plataforma dges, e eu queria alterar a candidatura, mas agora nem estou
    como candidato e nem me consigo candidatar.

    O erro é este https://gyazo.com/bd9ae077268cb18be413d20d71bb338e

  • Lucia

    Fazer a candidatura mais cedo ou mais tarde, no decorrer do prazo, altera alguma coisa na colocação?

  • Beatriz

    Boa noite,
    Acabei de trocar a ordem de preferência de cursos na minha candidatura e após ter submetido esta nova, pede-me para preencher o formulário da bolsa. É necessário fazê-lo novamente sendo que na primeira candidatura já tinha preenchido e enviado esse formulário?
    Obrigada

  • Veronica

    Olá boa tarde, eu terminei o meu ensino secundário la em Cabo verde e hoje com 28 anos se eu quizer me candidatar a algum curso tenho que me candidatar aos exames para maiores de 23?? Obrigada

    • Olá @disqus_DUFXxoz5AZ:disqus
      É uma opção, sim. A outra é realizares os exames nacionais e concorreres via o nosso concurso nacional de acesso. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Dora Mendes

    Olá, boa tarde. Pedi reapreciação da 1° fase e só nela é que obtive 9.5 para contar como prova de ingresso. Obviamente não me pide candidatar nos prazos normais, mas agora sei que tenho 3 dias úteis a seguir aos resultados das reapreciações saírem. Portanto, posso-me candidatar até amanhã, correto? Apesar de já ter as outras fichas ENES, só está conta para a 1°fase, certo?
    Outra dúvida: já pedi as fichas enes da 1° fase e da 2° fase e hoje pedi a ficha ENES por causa da Nova nota da reapreciação e diz no ca to superior direto “reapreciação 1° fase” a negrito. Mas no ponto 6 diz “fase dos exames: 2° fase”, não deveria de dizer 1° fase? Obrigada!

  • Lara Ribeiro

    Boa Tarde, candidatei-me á 2º fase dos exames e obtive uma melhor nota já tenho comigo a ficha de ENES referente a esses exames mas quando coloco o código de ativação na candidatura online aparece “Código de ativação não pode ser utilizado neste período da candidatura”, o que será que se passa? E a 2º fase de inscrições acaba já amanhã.

    • Olá @disqus_40rowW7TKS:disqus
      Deves estar a fazer confusão. A 2ª fase de candidaturas é só em setembro. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/