Se estás a pensar ir de Erasmus esta lista pode-te interessar.  O pódio da lista de melhores cidades do mundo para estudar é liderado por Paris. Pelo quarto ano consecutivo, a capital francesa ocupa o primeiro lugar do ranking QS Best Student Cities 2016, divulgado hoje pela consultora Quacquarelli Symonds (QS).

“Enquanto Paris tem uma reputação de ser um lugar caro para se viver, as propinas relativamente baratas significam que representa, na verdade, um destino mais acessível quando comparado a muitas outras cidades estudantis populares”, refere o portal da QS, entidade responsável por outros rankings internacionais de universidades, onde se encontra o QS World University Rankings. Verifica-se que pesou sobretudo na escolha o facto de a cidade possuir 18 universidades internacionalmente reconhecidas.

Melbourne mantém a 2ª posição que detinha o ano passado, fechando o TOP3 Tóquio, a capital japonesa que sobe do 7º para o 3º lugar. Sidney continua na 4ª posição, e Londres, que perde a anterior 3ª posição, está agora em 5º lugar.

Temos de percorrer a lista até ao 52º lugar para encontrar a primeira cidade portuguesa nesta lista de melhores destinos para quem estuda no ensino superior. Lisboa ocupa este lugar, num ranking que inclui este ano mais 25 cidades do que os habituais 50 melhores destinos para estudar.

O “QS Best Student Cities 2016” é publicado anualmente, tendo como base cinco critérios de avaliação: rankings universitários, custos associados, diversidade de estudantes, níveis de empregabilidade e capacidade de atração.

Top 15

1. Paris (França)
2. Melbourne (Austrália)
3. Tóquio (Japão)
4. Sidney (Austrália)
5. Londres (Reino Unido)
6. Singapura
7. Montreal (Canadá)
8. Hong Kong (China)

9. Berlim (Alemanha)
10. Seul (Coreia do Sul)
11. Munich (Alemanha)
12. Zurich (Suíça)
13. Toronto (Canada)
13. Vancouver (Canada)
13. Boston (EUA)