Qual é a melhor cidade do mundo para ser estudante? De acordo com o ranking 2018 das melhores cidades universitárias, realizado pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS), trata-se de Londres. Lisboa encontra-se em 50.º lugar, descendo uma posição em relação ao ano anterior.

Destacada pela acessibilidade de preços, baixo custo de vida e propinas, a capital lisboeta apresenta uma qualidade de vida que agrada aos estudantes. A vida noturna, gastronomia e carácter histórico são outras das razões positivas. No entanto, a cidade nunca registou resultados brilhantes, tendo em 2016 obtido a pior marca de sempre, com o 52.º lugar.



Por estarem no ranking das melhoras instituições de ensino superior do mundo, as universidades de Lisboa e a Nova de Lisboa são referenciadas, assim como a Universidade Católica, no ramo das privadas.

Londres subiu do terceiro para o primeiro lugar ultrapassando Montreal que o ano passado liderava a tabela. Apesar da capital londrina não ser a opção mais barata para estudantes universitários – custos de renda e vida superiores a qualquer outra região do Reino Unido – preenche um leque de características como universidades de topo, oportunidades profissionais e sociais, assim como uma confluência de culturas que satisfazem os estudantes, segundo a pesquisa da QS.

A dividir o pódio com Londres está também Tóquio  (2.º), que subiu cinco posições relativamente ao ano passado. A capital do Japão foi considerada uma cidade recomendada para alunos que pretendam mergulhar “na cultura local”. Segue-se Melbourne (3.º), a cidade australiana subiu duas posições no ranking, tendo sido considerada como um destino “altamente atractivo para estudantes” e destacada também como o “lar de uma das comunidades de estudantes mais diversificadas do mundo”, ficando aquém no que toca à acessibilidade de custos.

 

Para entrar no ranking, as cidades devem ter uma população de pelo menos 250 mil habitantes e ser sede de, pelo menos, duas universidades que fazem parte do QS World University Rankings. O ranking é baseado em um conjunto de parâmetros, como a qualidade das universidades, custo e qualidade de vida, caráter internacional, acesso ao mercado de trabalho e a opinião dos estudantes.

 

As Melhores Cidades Universitárias

Ranking 2018 Ranking 2017
1. Londres 1. Montreal
2. Tóquio 2. Paris
3. Melbourne 3. Londres
4. Montreal 4. Seul
5. Paris 5. Melbourne
6. Munique 6. Berlim
7. Berlim 7. Tóquio
8. Zurique 8. Boston
9. Sydney 9. Munique
10. Seul 10. Vancouver
50. Lisboa 49. Lisboa

Podes consultar o ranking completo aqui.