Já estão disponíveis os resultados da 2ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao ensino superior público. Podes consultá-los aqui.

Concorreram a esta fase 19 130 estudantes (menos 372 candidatos que em 2016). Nas 2 fases de candidaturas estão colocados 47173 estudantes, o que representa um crescimento de 2,9% relativamente ao ano anterior.

Foram admitidos 5939 novos estudantes num total de 9831 colocados, sendo os restantes alunos que já estavam matriculados no ensino superior, na sequência de uma colocação na 1ª fase.

Importa salientar que de entre os 42923 estudantes colocados na 1ª fase do concurso, 3261 não se matricularam (11,7%), o que está em linha com anos anteriores. Estas vagas libertadas foram colocadas a concurso nesta 2ª fase, juntamente com as vagas sobrantes da 1ª fase, como explicamos neste nosso artigo.

 

Matrículas à 2ª fase

Caso tenhas ficado colocado nesta fase, e queiras garantir a vaga, deverás efetuar a matrícula no seguinte prazo:

  • Prazo da inscrição: 28 de setembro a 2 de outubro.

Tem em atenção que tens pelo meio um fim de semana, pelo que no caso da maioria das universidades em que as inscrições são presenciais o prazo se reduz a 3 dias. Como já referimos em outros artigos, algumas universidades fazem escalas durante a semana, por exemplo, por ordem alfabética ou determinados cursos para cada dia, mas essa é apenas uma forma de garantir que os alunos não efetuem as matrículas nos mesmos dias. Poderás matricular-te num dia que não o que te foi atribuído.

Deverás consultar a página da respetiva universidade para saberes os horários e os documentos necessários para a inscrição, lembrando que no caso de cursos que pedem pré-requisitos estes são entregues na matrícula.

 

3ª Fase de Candidaturas

Se não ficaste satisfeito com este resultado, alertamos que 4009 vagas ficaram por ocupar no fim destas duas fases de candidaturas (menos 1157 que em 2016). Podes consultá-las aqui.

Não obstante, a 3ª fase de candidaturas não existirá em todas as instituições de ensino, competindo a cada uma delas decidir acerca da abertura desta fase do concurso para os seus cursos.

Quando a instituição de ensino superior decidir abrir terceira fase do concurso, fixará o número de vagas, que será igual ou inferior às vagas sobrantes da segunda fase acrescidas das vagas não ocupadas pelos estudantes colocados nesta fase que não realizaram a matrícula.

As vagas colocadas a concurso nesta 3ª fase serão divulgadas no dia 5 de outubro, está atento ao nosso site. O calendário desta fase de candidaturas é o seguinte:

  • Prazo de candidaturas: 5 a 9 de outubro.
  • Divulgação dos resultados: 13 de outubro.

Aproveitamos para dar os parabéns aos colocados e desejar a melhor das sortes aos que concorrem agora à 3ª fase de candidaturas.

  • Miguel

    2011/2012: Curso Profissional, estagio até final de Julho, exames não feitos

    2012/2013: Assisti aulas numa escola, Matematica (3 anos de materia) e Fisico quimica (2 anos de materia) (disciplinas de candidatura),
    entretanto no inicio do ano 2013 fui assistir a português porque era obrigatorio fazer exame,
    Março 2013 saiem os criterios, a regra de português só se aplica aos alunos 12º 2012/2013
    Abril 2013 decidi-me por 1 curso de que só pedia Matematica
    No final não consegui ser bom a nada, chumbei a tudo, menos na carta de condução

    2013/2014: Fui para um curso CET de informatica (3 semestres), era o primeiro ano naquele institutuo privado, não me agradou, mal organizado, desisti 4 meses depois
    O que eu queria era o curso universitario que pedia exame matematica
    Fevereiro 2014 começei a estudar para o exame de matematica a tempo inteiro e fechado em casa, era como se começasse de novo, já não sabia nada
    1ª Fase: 80,0 valores (correu mal, n levei relogio, etc..) e muita agonia
    2ª Fase: 100,8 valores…
    Media: 120,0 valores (já entrei pá 😀 [Muita expectativa])

    Nota do ultimo colocado 2ª fase 2012/2013: 112,0
    Nota do ultimo colocado 1ª fase 2013/2014: 106,0
    Nota do ultimo colocado 2ª fase 2013/2014 (menos 19 vagas no ano passado ano): 121,0 (não aprovado)

    Despesas finais monetarias em explicações (2 anos): ~4000€
    Tempo desperdiçado: 2 anos (milhares de horas)
    Agonia: 1 balde de 5 litros com lagrimas no total

    Se tivesse tirado 9,5 (1ª Fase) entrava
    Se tivesse tirado 11,2 (2ª Fase) entrava

    2014/2015: futuro incerto…

    Eu já disse ao meu pai que o sistema está contra mim, e que o meu destino está traçado, mas ele não acredita em mim
    Depois de uma analise profunda ainda não percebi o que tudo isto significa, ou o que esteja a tentar transmitir, alguém que faça explicar

    • pf

      lol não és o único nesta situação. as médias este ano aumentaram absurdamente. Tendo eu média de secundário de 15,8 (com o exame 14,7) já é o segundo ano que não consigo entrar na faculdade por duas décimas e tenho média de 10ª/11º/12º muito mais alta que todos os últimos colocados dos cursos que escolho, onde a prova de ingresso vale 50%.

      • FJ

        Pois as vossas situações são constrangedoras, o facto de não conseguirem entrar por décimas deve causar uma revolta interior desgraçada é um desânimo enorme.

        É sempre fácil falar qd não estamos nessa situação, mas penso que vcs devem tentar uma alternativa como a candidatura em 3 fase, e concorrerem ao máximo de instituições possíveis que abram vagas para o curso que pretendem ou tentar entrar noutro curso da área e posteriormente em 2 semestre tentar transferência.

        Desejo-vos sorte para o futuro e que consigam ultrapassar esta situação da melhor forma possível, e que consigam entrar no curso que ambicionam. Boa sorte não desanimem, vão ver que vai tudo correr pelo melhor.

        • Margarida Silva

          decimas causa revolta?! experimenta centesimas lool

          • FJ

            Pois é revoltante não entrar por décimas assim como por centésimas, mas há que tentar encontrar soluções para ingressar no curso pretendido(através da 3 fase), caso não consigam podem sempre se candidatarem para um curso da mesma área de estudos e tentar transferência mais tarde no 2 semestre para o curso que pretendem.

            Penso que nesta altura quem não conseguiu entrar na 1º e 2º fase, na 3º fase deve-se candidatar a diversas opções, procurando faculdades com os cursos que procuram, de forma a se candidatarem em mais de um estabelecimento de ensino para terem uma probabilidade de ficarem colocados maior, claro tendo sempre em conta as médias. Sendo esta a minha modéstia opinião claro 🙂

            Desejo-vos boa sorte e felicidades e espero que consigam realizar o vosso objectivo e consigam ingressar no ensino superior no curso que pretendem:)

        • Miguel

          Pois, estive a ver a tabela das vagas sobrantes, e a má gestão de vagas é outra coisa que me está a revoltar ainda mais

          Por exemplo no ISEL em Lisboa

          Engenheria Quimica e Biologica: 72 vagas sobrantes
          Engenheria Civil: 74 vagas sobrantes
          Engenheria Mecanica: 98 vagas sobrantes
          Engenharia Electronica e Telecomunicações e de Computadores: 70 vagas sobrantes
          Engenheria Electrotecnica: 105 vagas sobrantes

          E depois em [Engenheria Informatica e de Computadores] e [Engenharia Informatica e Multimedia] há 0 e tudo a competir pra tentar entrar com medias bem mais elevadas

          • Flávio

            Talvez seja má gestão, a isso não te sei responder porém acho que têm mais haver com os cursos que tiveram mais procura e em que as vagas foram todas preenchidas não havendo sobras. O ISEL e o IST nesta ultima fase os cursos na àrea de informática fica díficíl uma vaga, podes sempre tentar a FCUL, sinceramente não sou a melhor pessoa para te aconselhar não estou dentro do assunto de quais as opções que ainda tens.

            De qualquer forma desejo-te sorte para o futuro e espero que encontres e entres no curso pretendido 🙂

    • FMV

      Pois também vim de um curso profissional, no qual conclui em 2010/2011, entretanto no ano lectivo seguinte (2011/12) fiquei a estudar para a prova de ingresso onde me empenhei mas os resultados não foram os esperados e reprovei. Entretanto inscrevi-me como aluno externo numa privada e este ano realizei a prova de ingresso onde me esforcei ao máximo, e acredita que foi difícil conciliar as aulas da faculdade com a preparação para o exame, mas pronto lá acabei por ter aprovação. Compreendo que a tua situação seja difícil, e com estas normas em vigor desde o ano lectivo 2012/2013, em que os alunos dos profissionais que concluíram o 12º ano nesse ano lectivo (2012/2013) vão ter de realizar o exame de Português mais as provas de ingresso exigidas penso que cada vez vamos ver menos alunos dos cursos profissionais em engenharias. Podemos nos considerar com alguma sorte por não sermos abrangidos por essa norma e só termos de realizar as provas de ingresso, a meu ver nesse aspecto o JNE até foi benevolente e não foi inconstitucional pois no nosso caso quando acabamos o ciclo de estudos não estávamos abrangidos pelo 139/2012, pois este decreto lei também alterou o numero de horas e implementou novas metas curriculares.

      Sei que é uma situação desanimadora estarem mais um ano a espera, mas podes sempre tentar uma 3 fase, ou procurares uma alternativa como ingresso noutro curso e depois em 2 semestre pedes transferência de curso. Desejo-vos sorte para o futuro e que tudo corra pelo melhor!

      Entretanto quanto a mim já fiz a minha candidatura e inscrição na faculdade em questão, aparentemente estou despachado e agora é só me concentrar na licenciatura.

  • janaosei123

    Quando posso começar a ir as aulas apos a matricula feita?

    • Joana L.

      A menos que a instituição tenha alguma indicação em contrário, podes ir às aulas logo que faças a matrícula.

      • janaosei123

        Muito obrigado pela prontidão da resposta

  • rita santos

    Dá para fazer a matricula nos fins de semana ou depende de cada instituição?

    • Joana L.

      As instituições não abrem ao fim de semana para matrículas presenciais.

      • rita santos

        Obrigada:D!

  • Miguel

    Posso candaidatar-me à 1ª fase de 2015 com exame de 2ª fase de 2014?

    • Joana L.

      Boa tarde Miguel,

      Como melhoria da CFD sim; como prova de ingresso não.

      Joana

      • Miguel

        Fds, que otários, isto faz algum sentido?!
        Não me posso candidatar com 1 exame feito à 1 ano

        Estou encalhado neste ciclo vicioso sem fim, acho que se fizesse o exame de matematica agora tirava metade do que tirei e daqui a uns meses já não sei nada de concreto, já não tenho tempo nem dinheiro pra mais explicações…

        Para o ano ainda reduzem mais as vagas

        Perdi 2 anos da minha vida pra nada…
        Que palhaçada este sistema de ensino

  • André Vilar

    Na primeira fase entrei no ESEIG – IPP e na segunda entrei na ESE – IPP, como funciona, tenho de voltar a pagar os 30€ de matricula ou é tudo transferido.
    Obrigado

    • Joana L.

      Em príncipio não terás de pagar a matrícula novamente.

  • Margarida Silva

    Espero bem que à 3ª seja de vez 😀 Quem é que daqui vai concorrer à 3ªfase de Direito na UC?

    • FJ

      Vai ver que é desta que entras. Boa sorte 🙂

      • Margarida Silva

        Espero que sim ate por ficar de fora por centesimas, é no minimo frustrante! Obrigada pelo apoio :)Estou confiante!

        • FJ

          De nada 🙂 Vá boa sorte, espero que a tua candidatura seja aceite 🙂

          • Margarida Silva

            CONSEGUIIIIIIIIIIIIIII 😀 À 3ª foi mesmo de vez! E na 1ªOPÇAO super inesperado!!!!!!!
            Estou tão Feliz que é um misto de sensações nem se ria nem sei se chore loool
            LIÇÃO: Nunca desistas dos teus sonhos!!! Mesmo que pareça cada vez mais dificil
            Tenta, erras, levanta-te e tenta outra vez!
            Beijinhos e obrigada Guest pelas boas energias<3

  • Maria

    Olá, será que alguém me sabe dizer como funciona a transferência de faculdade? É possível fazer logo após a 3a fase caso não consiga entrar na faculdade que desejo ou só posso fazer transferência para o ano?
    Obrigada…

    • Joana L.

      Boa noite Maria,

      Não podes pedir logo Transferência porque não são abertos concursos de Transferência logo nessa altura. De forma geral, as instituições só abrem concurso para Transferência e/ou Mudança de Curso no final do ano lectivo – algumas abrem concurso para o 2º semestre, mas não são todas.
      Tens de contactar a instituição para onde queres ir para saberes como as coisas se processam.
      Não te esqueças que estás sempre dependente da abertura de concurso e da quantidade de vagas.

      Joana

  • Guest

    Boa tarde. Na segunda fase entrei no curso que queria mas não na universidade que pretendia, e apenas por duas décimas 🙁 É aconselhável ir à terceira fase? Não

  • marta

    Boa tarde. Na segunda fase entrei no curso que queria mas não na universidade que pretendia, e apenas por duas décimas 🙁 É aconselhável ir à terceira fase?

    • Joana L.

      Boa tarde Marta,

      Tu é que sabes se vale a pena tentar entrar na instituição que querias 🙂

      Joana

      • marta

        Vale a pena mas posso perder um ano à custa disso, e tenho medo de me arrepender de não ter entrado na instituição da 2a fase mais tarde…

        • Joana L.

          Perder um ano porquê?

          • marta

            Caso vá à 3a fase fico automaticamente sem a vaga que me pertencia da instituição da 2a fase. E se não entrar na 3a fase na instituição que quero não me restam mais opções sem ser esperar pelo próximo ano.

          • Joana L.

            Isso não é verdade 🙂
            Tu podes matricular-te no curso da 2ª fase – para garantir essa vaga – e candidatares-te à outra instituição na 3ª fase.
            Se não entrares, ficas com a vaga da 2ª fase; se entrares, ficas com a vaga da 3ª fase.

          • marta

            A sério? Não sabia disso. Bem sendo assim vou tentar a minha sorte, obrigada 🙂

          • Joana L.

            Sim 🙂
            Boa sorte!

  • FS

    Bom dia,

    Terminei o 12º em 2012 e no final de 2013 desloquei-me à faculdade que pretendia entrar para saber se ainda conseguiria entrar com os exames que tinha realizado, pelo que a senhora da secretaria disse-me que já não seria possível dado que os meus exames só eram válidos nos períodos de 2012/2013 e 2013/2014. Ontem fui novamente ao site do DGES e não é que fiquei surpreendida ao ler o seguinte:

    “32. Pretendo candidatar-me ao ensino superior em 2014. Qual a classificação que vai ser considerada para cada uma das minhas provas de ingresso?
    Para a 1.ª fase do concurso de 2014, a classificação que vai ser considerada, de forma automática, para cada uma das suas provas de ingresso é a melhor das seguintes classificações do exame final nacional correspondente à prova:

    Classificação obtida na 1.ª fase de exames de 2014;

    Classificações obtidas na 1.ª fase de exames de 2012 e de 2013;”

    Deste modo, é para esquecer que nem que me pinte de azul consigo entrar na 3ª fase porque seria necessário ter tentado tanto na 1ª como na 2ª, verdade?

    Isto dá para formular as típicas perguntas retóricas do género “para que é que está esta funcionária foi colocada aqui neste lugar para “trabalhar” se nem sequer informações coerentes e correctas sabe dar?”

    PS: foi um pouco de um desabafo mas enfim, é de uma pessoa se sentir miserável por pensar que os exames já não estavam válidos e afinal estavam…

    • Olá,
      Podes concorrer à 3ª fase de candidaturas sem ter concorrido nem à 1ª ou à 2ª fase. Está atento no dia 2 d Outubro para saberes quais os cursos que abrem vagas para esta fase.

    • Flávio

      Boa noite,
      Pois por vezes nem sempre as pessoas que têm mais conhecimento sobre legislação e normas em vigor são as que estão a dar informações aos alunos, penso que isso devia de ser algo a mudar com urgência por parte das secretarias e dos serviços administrativos. Pois quando acontecem erros depois ninguém se quer responsabilizar e o aluno e que sai prejudicado, porém temos de antever que os erros por vezes acontecem, apesar que se cometidos muitas vezes deixem de ser erros e passe a ser incompetência.

      De qualquer forma como o Davis disse podes concorrer a uma 3 fase de candidaturas.

      Boa Sorte, e espero que consigas vaga e entres no curso que desejas 🙂

    • Marina Teixeira

      queres dizer que é possivel usar em 2014 os exames que fizeste em 2012, ou nao?
      desculpa lá perguntar mas eu identifico-me com a tua situação, só não entendi muito bem o que quiseste dizer.
      eu fiz exames em 2013 e supostamente só este ano é que me vou candidatar à universidade. como já passaram os 2 anos de “validade” dos exames tive de repetir neste ano, só não correram como esperava.

  • francisca

    Boa tarde, eu frequento o 12ano e gostava de melhorar a minha nota interna a inglês, sendo que acabei com média dos dois anos de 14valores . Prendendo fazer o exame para melhoria e gostava de saber se é constituído por uma parte oral e uma parte escrita ou se é inteiramente parte escrita.

    • Olá Francisca,
      Deverás realizar o exame de equivalência à frequência que possui uma parte escrita e uma parte oral.

  • Beatriz Santos

    Para me candidatar à 3ª fase preciso de pedir uma nova ficha ENES ou a deste ano serve para as 3 fases? E conta a melhor nota dos exames das duas primeiras fases?

    • Joana L.

      Boa tarde Beatriz,

      Não precisas pedir uma nova Ficha ENES.
      Sim, na 2ª e 3ª fases de candidaturas são utilizados os exames com melhores notas.

      Joana

      • Beatriz Santos

        Se entrar na faculdade que quero na 3ª fase a minha matrícula da 2ª fase na faculdade anterior é automaticamente anulada?

        • Joana L.

          Sim, se fores colocada na 3ª fase perdes automaticamente a vaga da 2ª fase.

  • Salgado

    Boa Noite,

    Gostaria de saber como se processa a candidatura à 3ª fase . É para me candidatar na DGES ou é de outra forma?

    • Olá!
      A candidatura é realizada no site da DGES tal como nas fases anteriores.

  • Luis Silva

    Boa tarde,
    Eu estou em duvida numa coisa, se me candidatar a 3ª fase perco a matricula do curso em que estou inscrito automaticamente ou fico com ela a salvo?

    Nota: o curso a que me quero candidatar pertence à mesma instituição do curso em que estou actualmente

    • Olá Luís,
      Só perdes a tua colocação e matrícula actual caso sejas colocado nesta 3ª fase. Caso não sejas colocado manténs o que já tens.

      • Luis Silva

        Boa, obrigado 😉

  • Mariana

    Boa tarde. Eu gostaria de me candidatar à 3fase na minha faculdade para tentar entrar no horário diurno, já que fui colocada na 1fase do pós-laboral. É preciso pedir outra vez senha? Ou é a mesma? O site do DGES não me está a autorizar fazer uma candidatura, não estou a conseguir pois quando eu clico no candidatura on-line, aparece as datas da 3fase e pedidos de atribuição de senha. O que faço?

    • Olá Mariana,
      A senha continua a ser a mesma. Terás de fazer login e submeter uma nova candidatura.

  • Louise

    Boa Tarde, eu nao realizei a 1 e a 2 fase. Gostaria de saber se posso me candidatar somente na 3 fase?

    • Olá Louise,
      Sim, podes concorrer apenas à 3ª fase de candidaturas.

  • Beatriz Santos

    Olá! Eu já tinha feito esta pergunta aqui mas não sei se com um determinado detalhe a resposta muda. Eu tinha perguntado se ao entrar na faculdade que queria na 3ª fase se a minha matrícula na faculdade que entrei na 2ª fase era automaticamente anulada ao qual me responderam que sim. O “detalhe” que estava anteriormente a falar é este: é automaticamente anulada se eu fizer a matrícula na faculdade da 3ª fase ou é apenas com o critério de eu ser colocada nessa faculdade?

    • Olá Beatriz,
      Basta seres colocada na 3ª fase que a tua colocação e matrícula anteriores são automaticamente anuladas. Tu podes até nem vir a fazer a matrícula na tua colocação da 3ª fase e aí ficas sem qualquer lugar no ensino superior público este ano.

  • marta

    Bom dia. Eu candidatei-me à 3a fase do ensino superior. A verdade é que agora não tenho muita vontade de entrar porque já estou muito atrasada na matéria e as pessoas já se conhecem quase todas. Ainda é possível anular a candidatura?

    • Olá Marta,
      Já não é possível anular a candidatura, apenas era possível até ao fim do prazo de candidaturas que já passou.

  • Margarida Silva

    CONSEGUIIIIIIIIIIIIIII 😀 À 3ª foi mesmo de vez! E na 1ªOPÇAO super inesperado!!!!!!!
    Estou tão Feliz que é um misto de sensações nem se ria nem sei se chore loool
    LIÇÃO: Nunca desistas dos teus sonhos!!! Mesmo que pareça cada vez mais dificil
    Tenta, erras, levanta-te e tenta outra vez!
    Beijinhos e obrigada ao uniarea pelas informações sempre prontas e correctas

    • Flávio

      Parabéns!! Ainda bem que conseguiste vaga para o curso que pretendias, boa sorte para o futuro 🙂

    • Marina Teixeira

      posso saber o que te levou a candidatares-te à 3ª fase?
      foi por causa dos exames?
      é que eu vou agora à segunda fase do exame de matematica, e apesar de nao o usar como prova de ingresso terei à mesma de concorrer só na 2ª fase para o ensino superior (com outros exames obviamente). mas nao tenho muita noção das hipóteses que tenho de entrar numa univ pela 2ª fase, o pessoal diz que é muito mais complicado o que acaba por me deixar um pouco desanimada e com poucas esperanças acerca disso.
      de qualquer forma a tua situação sempre dá para animar um pouco.
      parabéns (ainda que “um pouco” atrasados)

  • Miguel

    Fui colocado na 3ª Fase num curso em 4ª opção, mas eu sou de Lisboa e o curso é em Agueda (no Norte), entraram 3 das 9 vagas,…
    Já me inscrevi numa universidade privada
    Tenho de fazer alguma coisa quanto ao curso em que fiquei colocado ou não preciso de fazer nada e depois fica invalidado depois do prazo?

    • Olá Miguel,
      Caso não faças a matrícula a colocação é automaticamente anulada, não precisas de fazer nada.

  • Fabiano Souza

    Bom Dia
    Eu gostaria de saber se as candidaturas ao ensino superior privado ainda estão a decorrer e ate quando se pode efetuar a candidatura.
    Muito Obrigado

    • Flávio

      Boa noite, aconselho-te a procurares a instituição de ensino superior privado a que te queres candidatar e consultares o seu calendário. Existem algumas faculdades privadas que fecham as candidaturas no dia 17 de Outubro portanto convém seres rápido.

  • Luana Mateus

    Boa Noite, Gostaria de saber se posso entar em alguma universidade de medicina em Espanha sem fazer os tais 4 exames que eles pedem. Obrigada,

  • Rita Gonçalves

    Boa tarde,
    Eu estou a pensar candidatar-me este ano a ensino superior , mas gostava de saber se nas faculdades privadas também existe segunda fase.
    Obrigada

    • Olá @disqus_aKXgIctU1W:disqus
      Existe, sim, mas têm datas próprias. Podem até ter mais que 2 fases de candidaturas. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que uses o nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Cláudia

    Olá sou aluna do 11º ano e fiz exame a Física e Química A e Biologia e Geologia, mas esta 1ª fase não correu bem. Será que eu posso utilizar exames de 2ª fase para a 1ª fase da faculdade? Quais são os inconvenientes de me sujeitar à entrada na universidade em segunda fase? É o facto da média subir?

    • Olá @disqus_saEYHYvOem:disqus
      Como prova de ingresso, não. Para o cálculo da classificação final da disciplina, sim. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Francisca Ferreira

    Boa noite. Gostaria de saber se para fazer a matrícula é obrigatório ter 18 anos e se caso não tiver, ter de ir com um “adulto!. Obrigada

    • Olá @disqus_YIiNjSwp3U:disqus
      Podes fazer a matrícula como menor, claro. A presença ou não de um adulto pode variar conforme a instituição em causa, algumas permitem o menor fazer a matrícula sozinho. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • André

    Bom dia.
    Pretendo saber quais os requisitos para me poder candidatar à 3a fase
    Bem haja

    • Olá @disqus_cDagVWYhQl:disqus
      Os requisitos são os mesmos das fases anteriores. Tens alguma dúvida mais específica? Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • SaraC

    boa tarde, tenho uma pergunta em relação à 3 fase. Toda a gente pode concorrer a esta fase? E a ficha enes da 1 fase serve também nesta?

    • Olá @disqus_wAyAiJm1MI:disqus
      Sim, toda a gente pode concorrer. A ficha ENES se estiver atualizada pode ser usada, sim. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • André

    Boa tarde. Gostaria de saber se é possível matricular-me num curso tendo sido colocado numa opção anterior, na 2ª fase. Ou seja, entrei na 5ª e quero-me matricular na sexta, por exemplo

    • Olá @disqus_nkY8NU8Mlw:disqus
      Isso não é possível. Apenas podes realizar a matrícula na opção em que ficaste colocado. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Ana Gonçalves

    Bom dia! Alguém conhece a Escola Superior de Saúde de Angra do Heroísmo? Em termos de qualidade e assim?

  • Chico Estima

    3a fase aqui vamos nós #kisafoda

  • José Alexandre

    Boa tarde, entrei agora na 2a fase na minha 2a opcão. Posso fazer a matricula no curso onde entrei e concorrer na mesma a 3a fase de candidaturas e tentar novamente a minha sorte?

  • Vitor Noro

    É possivel eu concorrer na 3ª fase a um curso no mesmo instituto onde estou matriculado? Basicamente entrei em Engenharia Informática mas entretanto vi que prefiro o curso de computação gráfica que existe na mesma escola em que fui colocado, posso concorrer à 3ª fase este ano para esse curso ou tenho que esperar até ao fim do ano?

  • Carla Martins

    Bom dia. O meu filho concorreu à 1ª e 2ª fase do concurso de acesso, com as respectivas fichas ENES. A pergunta é: qual é a ficha ENES utilizada para a 3ª fase???

    • Olá @disqus_hgNBOxCZtp:disqus
      Deverá usar a última ficha ENES emitida. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Carla Martins

        a da 2ª fase, portanto??

  • Sofia Silva Costa

    boa tarde. se um curso tiver 0 vagas sobrantes da segunda fase, ainda há a possibilidade de abrir uma terceira fase?

    • Sofia Silva Costa

      e mesmo que hajam 0 vagas disponíveis na terceira fase, é possivel concorrer na mesma? na minha faculdade há quatro pessoas que querem trocar de curso entre si, duas querem ir pra design e duas para artes plasticas, apesar de todas as vagas estarem cheias. abrirá concurso mesmo assim?

      • Olá @sofiasilvacosta:disqus
        É possível, sim, de alunos que não façam a matrícula e de alunos que seja recolocados, pelo que podes concorrer mesmo o curso tendo 0 vagas disponíveis agora. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Claudia Machado

    Boa noite. Pretendo concorrer à 3 fase de candidatura. So tenho uma ficha ENES, a que utilizei na primeira e segunda fases. Posso voltar a utiliza-la?
    Obrigada!

  • SaraC

    boa noite, quando eu tento me inscrever para a 3 fase, aparece nota de secundário não disponivel, porque que isso acontece?

    • Raquel Taborda

      A mim tambem me acontece, pensei ser a unica, porque razao nao tenho nota do secundario?

      • Olá @raqueltaborda:disqus
        Está a acontecer a várias pessoas, reportem a situação à DGES. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

    • Olá @disqus_wAyAiJm1MI:disqus
      Está a acontecer a várias pessoas, reportem a situação à DGES. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Joana Guimarães

    Boa noite, tentei candidatar-me à 3°fase com a ficha ENES da 2°fase e diz que o código é inválido. E agora o que faço?

    • Raquel Taborda

      Vê la se tens o codigo certo. Eu usei e deu certo, se nao passa pela tua escola e informa os e eles podem te dar um novo codigo se nao estou em erro. Demora 1 dia ou 2 no maximo. Tenta amanha, parece estar a haver problemas com as inscrições

      • Joana Guimarães

        Obrigada

    • Olá @disqus_37QPVRbvj1:disqus
      Tal como foi sugerido, verifica se estás a inserir corretamente todos os dados (não só o código). Só uma combinação de todos os dados certos é que te permite avançar com a candidatura. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Joana Guimarães

        Obrigada!

  • Raquel Taborda

    Boa noite, por acaso está de novo a haver problemas com as candidaturas? Aparece que nao tenho nota do secundario. Porque? Obrigada

    • Olá @raqueltaborda:disqus
      Está a acontecer a várias pessoas, reportem a situação à DGES. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Jessica

    Os cursos de educação básica e social no instituto politécnico de bragança estão a concorrer para a 3 fase?

  • Jessica

    Acabei este ano o 12o ano, se quiser ir para a universidade no próximo ano tenho de voltar a fazer os exames nacionais?

    • Olá @disqus_nIvIlzoOy6:disqus
      Na próxima candidatura poderás usar como prova de ingresso exames nacionais realizados em 2016, 2015 e 2014. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Jessica

        Então apenas vou precisar de pedir uma nova ficha enes no próximo ano?

        • Sim, nova ficha ENES e nova senha para a candidatura online.

  • GDGM

    Boa noite, dado que não entrei na 2ª fase do Ensino Superior Público, inscrevi-me no ensino Privado, onde já iniciei as aulas, no entanto, candidatei-me ainda à 3ª fase, isso não altera em nada a minha situação atual no ensino Privado? O facto de me ter candidatado à 3ª fase não mexe com a minha matrícula na instituição onde estou atualmente?

    • Olá @jkkkq:disqus
      Não interfere, porque os sistemas público e privado são independentes. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Joana

    Olá, fiquei colocada na minha 3a opção (2a fase), que tem varias cadeiras iguais as do curso que escolhi na 1a opção e à qual me pretendo tranferir para o próximo ano, a minha questão é: Será possível fazer apenas as cadeiras que me dão equivalencia para o próximo ano e deixar as outras ou tenho de fazer todas para concluir o curso e poder então transferir me no próximo ano? Ou seja, poderei apenas frequentar as cadeiras de que necessito para a minha transferência de curso em 2016?

    • Olá @disqus_qjz6o6RlYa:disqus
      Podes frequentar apenas as cadeiras que precisas para a transferência. Sugiro, no entanto, que verifiques quais são os critérios da instituição para onde te queres mudar para a transferência, para ver se não há nada relacionado com este assunto. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Joana

        Então posso apenas frequentar as cadeiras de que vou precisar para a equivalência. Sendo que não vou frequentar as outras (as que não me dão equivalência) posso chumbar por faltas e não conseguir concluir o curso, logo isso não me dará a equivalência? ou necessito apenas de concluir as referidas cadeiras de que preciso para pedir equivalência? Não esquecendo que de momento estou num politécnico e pretendo transferir me para uma faculdade no próximo ano, espero que isso não seja um travão. De qualquer modo, irei informar me no politécnico e seguidamente na faculdade em causa, para mais informações. Obrigada desde já!

        • Transferires de politécnico para universidade não tem qualquer impedimento.

          • Joana

            Não me respondeu as outras questões, agradecia uma resposta

  • Elsa Oliveira

    A partir do momento em que eu entro na 3º fase, a minha candidatura na faculdade que eu anteriormente estava fica automaticamente anulada, certo? Não há nada a fazer pois não? Agradecia resposta.

    • Olá @disqus_2kfOoFk1UZ:disqus
      Certo, não precisas de fazer nada. Basta fazeres uma nova matrícula na nova colocação. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Elsa Oliveira

        Mas se eu quiser voltar atrás, não há nada a fazer pois não? Sou obrigada a ir para onde entrei na terceira fase, não sou?

        • Sim, nesta fase ou aceitas a vaga da 3ª fase e realizas a matrícula, ou então não fazes a matrícula e não ficas colocada em nenhuma opção.

  • Rodrigo

    Boa noite, vão colocar aqui no Uniarea as informações acerca das médias em que ficaram os cursos na 3ª fase?

    • Olá @disqus_NfiYFSPRIs:disqus
      Não estavamos a pensar publicar, mas se achas relevante podemos fazer isso amanhã. 🙂

      • Rodrigo

        Se não foi muito chato agradecia que pusessem! Obrigado @davisgouveia:disqus 🙂

        • Claro que não, conta com isso daqui a pouco. 😉

  • GDGM

    Bom dia.
    Fui colocado na 3ª fase do ensino Superior Público, no entanto, não estou a pensar em fazer a matrícula, pois já me matriculei numa instituição Privada. Gostaria de saber se, ao ter sido colocado agora na 3ª fase, a minha matrícula na instituição em que estou atualmente continua ativa? Ou só é anulada por eu ter sido colocado?

    • Olá @jkkkq:disqus
      O sistema público e privado são independentes. Uma colocação na 3ª fase de candidaturas só aluna a matrícula resultante de uma colocação na 1ª ou 2ª fase de candidaturas ao concurso nacional de acesso do mesmo ano. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Cláudia

    Boa tarde,
    No ano letivo passado (2014/2015) frequentei o 1ºano da licenciatura de psicologia numa instituição de ensino superior privada. No entanto, este ano letivo (2015/2016) concorri pelo o CNA para aquela que seria a minha primeira opção de curso universitário, Ciências da Comunicação. Por sorte minha ou azar, fiquei colocada no respetivo curso mas não na universidade pública que pretendia (devido á média de entrada do curso ser bastante elevada). Sendo que, já no fim do primeiro ano de psicologia concorri por regime de mudança de curso para ciências da comunicação para a universidade pretendida e mesmo assim não fiquei colocada.
    Contudo, e mesmo ficando feliz porque em parte tinha conseguido entrar no curso pretendido, mesmo que não seja na universidade que desejava, ao longo do primeiro semestre dei-me conta por bastante motivos em relação à matéria lecionada nas próprias aulas, à universidade em si,e outros motivos, que não estava de facto no sitio certo, nem o curso era o que eu de facto esperava, nem correspondeu de maneira nenhuma ás minhas expectativas, infelizmente.
    Sendo psicologia a minha segunda opção, e tendo-me adaptado bastante bem á universidade e ao curso em si, visto que sempre foi também uma área pela qual me interessei, procurei voltar a efetuar a matricula na instituição privada onde já realizei o primeiro ano, e começar as aulas neste segundo semestre que se aproxima.

    A minha questão é a seguinte: é possível efetuar a matricula na instituição de ensino superior para voltar ao curso de psicologia, e sendo esta uma universidade privada, sem antes anular a matricula na universidade publica em que me encontro neste momento? ou seja, é possível ter duas matriculas ao mesmo tempo numa instituição privada e publica?
    Obrigada pela atenção desde já.

  • Rita Pinto

    Boa Tarde,
    Eu inscrevi-me na 1a fase de candidaturas e entrei em Vila Real mas não me inscrevi. Candidatei-me à 2a fase para o Porto mas não fui colocada. Posso candidatar-me à 3a fase?

  • Inês

    Boa tarde, eu estou no 12º ano e estou indecisa no curso que vou escolher ou é fisioterapia ou enfermagem, já me disseram que se eu seguisse enfermagem depois poderia mudar para fisioterapia a partir de uma vertente que a enfermagem tem. Posso mesmo fazer isso?
    Obrigada pela atenção

  • caa12

    bom dia
    este ano os exames de acesso vão continuar a ser o de português e uma especifica? ou tenho que fazer outra especifica?

  • Catarina Santos

    Boa tarde, tenho uma dúvida, se eu me candidatar em 3ª fase mas não entrar não perco o meu lugar, por assim dizer, no curso e universidade que frequentava, certo?

    • Olá @disqus_3mPQI22dca:disqus
      Nesse caso não, só se ficares colocada na nova fase. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Rita Castelo

    Bom dia, tenho uma dúvida….este ano em que data sai a oficializaçao das vagas sobrantes da primeira fase?

    • Olá @ritacastelo:disqus
      A vaga dos alunos que não se matricularem saem no dia 20. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

      • Rita Castelo

        Muito obrigada 🙂

  • Pingback: Notas dos últimos colocados e vagas sobrantes da 2ª fase 2017 | Uniarea()

  • Marta Mendes

    Olá eu tenho uma dúvida. Eu fui colocada na 1ª fase de candidaturas em contabilidade na estgv, não gostei desse resultado e decidi candidatar-me na segunda fase mas não fiquei colocada. Sendo que pretendo candidatar-me na terceira fase tenho de pagar alguma coisa caso fique colocada nesta fase visto que depois tenho de anular a matrícula? Obrigada

    • Olá @disqus_pZWQyhYzWW:disqus
      Tens de ver os prazos dessa instituição do pagamento das propinas, para ver se não tens de pagar nada até saírem os resultados da terceira fase. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Pedro Santos

    Bom dia. Tenho uma dúvida. Hoje realizei a minha candidatura à 3ª fase, mas não consegui escolher o curso de medicina nas duas instituições do Porto (ICBAS e FMUP). Pelo que já tinha anteriormente lido, mesmo tendo sido anunciada a inexistência de vagas sobrantes numa determinada instituição, existe sempre a possibilidade de nos candidatarmos a esta mesma, daí não compreender o sucedido! Isto é normal acontecer? Obrigado.

    • Olá @disqus_dkh9nrce5D:disqus
      As instituições são livres de escolher se entram ou não na 3ª fase de candidaturas. Se não aparecem é porque decidiram não o fazer. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • joanaarcos

    Boa noite. Fiz hoje a minha candidatura à 3ª fase, mas gostava de saber se vai ou não sair um documento com a oficialização das vagas sobrantes da 2ª fase, tal como o que saiu na fase anterior com a oficialização das vagas sobrantes da 1ª fase (dia 20 de setembro).
    Obrigada

  • Sofia Melo

    Boa noite, fui colocada na 3ª fase, se eu nao me matricular em nenhuma universidade sou penalizada?
    obrigada 🙂