Já estão disponíveis os resultados da 2ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao ensino superior público. Podes consultá-los aqui.

Concorreram a esta fase 17 109 estudantes, menos dois mil que no ano anterior. Nas 2 fases de candidaturas estão colocados 46 070 estudantes, o que representa uma queda de 2,3% relativamente ao ano anterior.

Foram admitidos 7 291 novos estudantes num total de 9 452 colocados, sendo os restantes alunos que já estavam matriculados no ensino superior, na sequência de uma colocação na 1ª fase.

Importa salientar que de entre os 43 992 estudantes colocados na 1ª fase do concurso, só 38 767 optaram por realizar a matrícula (88,1%), o que está em linha com anos anteriores. Estas vagas libertadas foram colocadas a concurso nesta 2ª fase, juntamente com as vagas sobrantes da 1ª fase, como explicamos neste nosso artigo.

A segunda fase do Concurso Nacional de Acesso incluiu, pela primeira vez, a possibilidade de um contingente especial para candidatos com deficiência, o que permitiu que o número de estudantes a ingressar por esta via tenha aumentado 28% face ao ano anterior (231 estudantes colocados na 1.a e 2.a fase), tendo sido o número de estudantes colocados mais elevado de sempre.



 

Matrículas à 2ª fase

Caso tenhas ficado colocado nesta fase, e queiras garantir a vaga, deverás efetuar a matrícula no seguinte prazo:

  • Prazo da inscrição: 27 de setembro a 1 de outubro.

Tem em atenção que tens pelo meio um fim de semana, pelo que no caso da maioria das universidades em que as inscrições são presenciais o prazo se reduz a 3 dias. Como já referimos em outros artigos, algumas universidades fazem escalas durante a semana, por exemplo, por ordem alfabética ou determinados cursos para cada dia, mas essa é apenas uma forma de garantir que os alunos não efetuem as matrículas nos mesmos dias. Poderás matricular-te num dia que não o que te foi atribuído.

Deverás consultar a página da respetiva universidade para saberes os horários e os documentos necessários para a inscrição, lembrando que no caso de cursos que pedem pré-requisitos estes são entregues na matrícula.

 

3ª Fase de Candidaturas

Se não ficaste satisfeito com este resultado, alertamos que 5 254 4009 vagas ficaram por ocupar no fim destas duas fases de candidaturas (mais 1 245 que em 2017). Podes consultá-las aqui.

Não obstante, a 3ª fase de candidaturas não existirá em todas as instituições de ensino, competindo a cada uma delas decidir acerca da abertura desta fase do concurso para os seus cursos.

Quando a instituição de ensino superior decidir abrir terceira fase do concurso, fixará o número de vagas, que será igual ou inferior às vagas sobrantes da segunda fase acrescidas das vagas não ocupadas pelos estudantes colocados nesta fase que não realizaram a matrícula.

As vagas colocadas a concurso nesta 3ª fase serão divulgadas no dia 4 de outubro, está atento ao nosso site. O calendário desta fase de candidaturas é o seguinte:

  • Prazo de candidaturas: 4 a 8 de outubro.
  • Divulgação dos resultados: 12 de outubro.

Aproveitamos para dar os parabéns aos colocados e desejar a melhor das sortes aos que concorrem agora à 3ª fase de candidaturas.