O JeniAL, o Encontro Nacional de Júnior Empresas e Iniciativas, volta para uma 6ª edição entre os dias 10 e 12 de abril em Braga. Com o tema “Aprender Fazendo”, neste encontro são esperados mais de 100 júnior empresários de todo o país.

O encontro deste ano contará com workshops, palestras e meetups sobre diversas áreas como recursos humanos, comunicação, engenharia e consultoria, com o objetivo de permitir a aprendizagem e a troca de experiências e conhecimento.

Segundo a JADE Portugal, a Federação de Júnior Empresas do nosso país, “uma júnior empresa é uma associação sem fins lucrativos, não política e não religiosa. Constituída por estudantes universitários, tem como o objetivo colocar em prática os conhecimentos e competências adquiridos ao longo da formação académica dos diversos estudantes”.

Sob o mote “Learning by doing”, estes estudantes desenvolvem projetos inovadores e prestam serviços a clientes, melhorando as suas soft skills e diferenciando-se, assim, no mercado de trabalho.

“Normalmente, as Júnior Empresas encontram-se sediadas em polos universitários, visto serem fontes diretas de conhecimento científico, e podendo, assim, contar mais facilmente com o apoio de diversos docentes”, lê-se também no site da JADE Portugal. Os 11 membros desta federação nacional estão ligados a instituições de ensino superior em Aveiro, Braga, Coimbra, Lisboa, Porto e Vila Real.

Nesta conferência ocorrerá também a entrega de prémios anuais pela JADE Portugal. Neste ano são cinco as categorias a que as Júnior Empresas se podem candidatar. Uma delas distingue a Júnior Empresa do Ano, para a organização que mais se desenvolveu em 2014. Há, ainda, três prémios na categoria projetos: Projeto do Ano, Projeto Inovador do Ano e Projeto Responsabilidade Social. Finalmente, será atribuído o Prémio de Júnior Iniciativa do ano à júnior empresa que ainda está em processo de criação e desenvolvimento ,e que ainda não cumpriu os critérios de entrada na federação, que mais se destacou. As candidaturas estão abertas até ao dia 29 de março e os vencedores serão conhecidos na cerimónia de encerramento do evento.

Esta 6.ª edição é organizada pela Young Minho Enterprise (YME), júnior empresa da Universidade do Minho, em colaboração com a JADE Portugal, a Federação de Júnior Empresas de Portugal.

Acompanha o evento no site oficial www.jenial.pt e na página do Facebook.