A iniciativa Ciência Viva no Laboratório – Ocupação Científica de Jovens nas Férias (OCJF) pretende proporcionar aos estudantes do ensino secundário uma oportunidade de aproximação à realidade da investigação científica e tecnológica.

Esta iniciativa, organizada pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, em colaboração com a comunidade cientifica portuguesa, disponibiliza um conjunto de estágios gratuitos para estudantes do ensino secundário.

Entre 26 de junho e 8 de setembro, decorre esta que é a 21.ª edição do programa e que é de acesso gratuito aos alunos que durante o presente ano lectivo frequentaram o 10º, 11º e 12º anos.

Os participantes terão a oportunidade de realizar estágios nas mais diversas áreas científicas em laboratórios públicos e privados e centros de investigação de todo o país. Como habitualmente, toda a informação está disponível na página web da Ciência viva, em www.cienciaviva.pt/estagios/jovens/ocjf2017 .

As inscrições são processadas eletronicamente, através do preenchimento de formulário próprio, estando a seleção dos candidatos a cargo das instituições científicas.

A iniciativa disponibilizou no ano passado 307 estágios de 84 entidades, envolvendo um total de 976 alunos.