” O INOV Contacto mudou a minha vida profissional e foi uma adrenalina, ao mesmo tempo.” É com esta frase de Inês Caleiro, CEO da Guava, que começa o vídeo de apresentação do programa INOV Contacto. Um programa de estágios no estrangeiro promovido pela AICEP cujas candidaturas estão abertas até às 16 horas de 4 de outubro.

“Desde que fui contactada pela AICEP, em como confirmava uma vaga disponível no programa INOV Contacto, foi como uma enorme porta de oportunidades que se abriu à minha frente”, refere Inês Caleiro, que lançou a sua própria marca de sapatos em 2011, depois de ter voltado dos Estados Unidos, onde estagiou na área do mobiliário de luxo. Antes já tinha passado seis meses na Jimmy Choo.

Mostrando como o estágio no estrangeiro pode abrir novas oportunidades, conta a Inês como “É precisamente durante o estágio do INOV Contacto que a Guava ganha forma. Dos desenhos à vontade de expansão foi um passo rápido e sentir que estando nos EUA, nada melhor do que aqui começar por criar uma rede de contactos e uma base de futura projeção da minha marca que ali ainda era um embrião. Imediatamente contactei também fabricantes em Portugal para a produção e prototipagem do meu produto e assim poder ter material de divulgação. Mal o estágio do INOV Contacto terminou, já tinha uma carteira de potenciais lojas e representantes nos EUA, assim como reuniões marcadas para que em Portugal pudesse mostrar o meu projeto ambicioso a fabricantes, que me permitissem arrancar com um mostruário.”

“A AICEP tem sido também uma excelente ponte de contactos de apoio à Guava, o que tem tornado muitos dos avanços possíveis à expansão da marca”, adianta a Inês, estagiária da geração C14. A organização promove uma rede informal entre os participantes, a networkcontacto, que permite a troca de informação e conhecimentos entre os mesmos.

A Guava é uma marca portuguesa de calçado, com sete anos, onde o salto geométrico, tal como as fundações na arquitectura, suporta o design e é nele que está o factor diferenciador. Vende essencialmente online, apesar de já ter dois espaços físicos no Porto e em Lisboa. Foi a marca escolhida para calçar todas as modelos quando Berlim decidiu homenagear Gianni Versace, com uma retrospetiva da obra do costureiro italiano.

 

5 coisas que tens de saber sobre o Programa INOV Contacto

O que é?

O Programa INOV Contacto – Estágios Internacionais para Jovens Quadros – é uma iniciativa promovida pela AICEP que pretende fomentar a formação de jovens com qualificação superior em contexto internacional. Ao mesmo tempo, promovem a troca de conhecimento entre os participantes do Programa através de uma rede de contactos informal: a NetworkContacto. O INOV Contacto oferece estágios em qualquer parte do mundo e, ao longo dos 21 anos de existência deste programa, já colocou estagiários em 81 países.

Para quem?

Para jovens até 29 anos que sejam NEET, à data de aceitação do convite, ou seja, jovens que não trabalham, não estudam e não se encontram em formação. Deves ter pelo menos a licenciatura completa e um Certificado de língua inglesa à data da candidatura. O domínio de informática na ótica do utilizador e a disponibilidade para viver no estrangeiro são também essenciais.

O programa aceita todas as áreas de formação académica, no entanto destacamos as seguintes: Gestão/Economia, Marketing, Engenharias (Civil, Mecânica, Biologia/Biotecnologia, Industrial) e Tecnologias de Informação / Redes / Telecomunicações (incluindo Matemática Aplicada, Engenharia Informática e afins) por serem aquelas que revelam maior procura por parte das entidades de acolhimento.

 

Qual a duração?

O estágio tem a duração global entre 6 a 9 meses, e é composto por três fases sequenciais, todas de frequência obrigatória. O programa tem início com o curso de práticas internacionais (Campus), que poderá ser seguido de um período de formação em contexto real de trabalho em Portugal, o estágio no estrangeiro e termina com uma sessão de encerramento e apoio à integração.

 

Ao que tenho direito?

Durante a formação realizada em Portugal, tens direito a uma bolsa mensal correspondente a dois IAS (Indexante de Apoio Social), ou seja, cerca de 860 euros, subsídio de refeição (dias úteis) e seguro de acidentes de trabalho a que acrescem a partir do período de estágio no estrangeiro, um subsídio de alojamento indexado ao último índice de custo de vida das Organização das Nações Unidas, seguro de acidentes pessoais e seguro de saúde. O programa suporta ainda a viagem de ida e volta entre Portugal e o país de destino.

 

Quando abrem as candidaturas?

As candidaturas já estão abertas e podes concorrer até dia 4 de Outubro, mas não deixes para os últimos dias. São vários os documentos que tens de recolher para enviares a tua candidatura, pelo que começa a tratar do processo aqui: http://www.portugalglobal.pt/PT/InovContacto/Paginas/InovContactoHomepage.aspx

 

Artigo elaborado em parceria com: