Nos últimos dias têm sido divulgadas várias informações a respeito dos novos cursos de 2 anos. Se estás na dúvida do que se trata e como vão funcionar, lê este apanhado que fizemos das informações já conhecidas: 

O que são?

Denominados de Cursos Técnicos Superiores Profissionais, serão cursos superiores de 2 anos. Tendo sido publicados em Diário da República na semana passada, entram em vigor já no próximo ano letivo. Estes cursos já existem em vários países da Europa, estando inclusive previstos na Lei do Processo de Bolonha.

Para quem?

Destinam-se aos que possuam o ensino secundário completo ou habilitação legalmente equivalente, podendo também candidatar-se os estudantes que, com o 10º e 11º anos completos e não tendo concluído o restante ensino secundário, sejam considerados aptos através de aprovas a realizar pela instituição de ensino.

Onde? 

Estes cursos irão decorrer apenas nos Institutos Politécnicos – embora estes tenham vindo recentemente dizer que não estão disponíveis para tal.

Como é o Acesso?

Ao contrário do Concurso Nacional de acesso, aqui não precisas dos exames nacionais, mas sim de realizar provas próprias, orais e escritas, da responsabilidade de cada politécnico.

Vagas? Propinas?

São os institutos politécnicos que definem o número de vagas e a propina associada a cada curso, sendo que esta última não deve ser superior aos 1068 euros anuais.

Como funcionam?

Os cursos incluem dois momentos:

  1. Um ano com formação geral e teórica;
  2. Um segundo ano com formação profissional, integrando um estágio numa empresa de, no mínimo, 6 meses.

E no fim sou…?

Quanto acabares um destes cursos recebes um diploma Técnico Superior Profissional mas não obtens qualquer grau académico.

É o mesmo que os CETs?

Não. Os Cursos de Especialização Tecnológica (CET) são cursos de um ano para alunos que não têm o ensino secundário completo, conferindo o Nível 4 do Quadro Nacional de Qualificação. Estes cursos, que funcionam em instituições de ensino superior universitário ou politécnico, deverão desaparecer até ao final do ano de 2016. Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais equivalem ao Nível 5 de qualificações e substituirão os CETs.

Agora é a tua vez de responderes: qual a tua opinião sobre estes cursos? 

Podes consultar toda a informação aqui:

Decreto-Lei n.º 43/2014