Após as férias, regressar às aulas torna-se uma tarefa muito complicada e, até mesmo, assustadora. Mas, sem dúvida, que regressar após as férias de verão é o momento mais difícil por ser a interrupção escolar mais longa que temos e por termos andado mais descontraídos. É extremamente difícil voltar à rotina escolar, onde temos de acordar cedo para ir para a escola, estudar, lidar com outras realidades. No entanto, temos de encarar o regresso como uma nova etapa da nossa vida, um novo capítulo que tem de ser concluído com sucesso para, aos poucos, irmos crescendo e construindo o nosso futuro.

Inicialmente, sentimos que estamos muito motivados para iniciar o novo ano, fazemos “promessas” que mais tarde percebemos que vão ser difíceis de cumprir pela falta de motivação que nos vai assombrando diariamente. Quem é que nunca pensou… “Este ano vou estudar mais”; “Vou aplicar-me nas aulas”; “Vou chegar sempre a horas às aulas” ou até mesmo “Este ano vou ter melhores notas”? Pois bem, isto acontece todos os anos, mesmo que neguem.

O que eu proponho aqui é que este ano seja diferente, por que não mudarmos a nossa maneira de agir e encararmos este novo ano de uma forma mais positiva? Deixo-vos aqui algumas dicas para vos ajudar:

1ª Dica – O material escolar

O material escolar é uma parte fundamental para o decorrer do ano, visto que o utilizam todos os dias, por isso ter material bom e que vocês gostem é um bom começo. E, o mais importante de tudo, preservá-lo e cuidar dele para que não se vá estragando e esteja sempre em boas condições.

2ª Dica – Amigos

Se vais para uma turma nova, é importante que cries ligações com os teus colegas e consigas arranjar pessoas que te transmitam segurança e boas influências para que te consigam ajudar em tudo o que precisares e sejam um apoio. Se vais continuar na mesma turma com pessoas que já conheces, ainda melhor! O importante é manter sempre um ambiente saudável e pacífico.

3ª Dica – Acordar cedo

Eu sei que custa, eu sei que é um pesadelo acordar cedo, mas pensem comigo. Se acordarmos cedo, temos tempo para fazer tudo, chegar a horas e começar bem o dia sem coisas a correr mal. Por outro lado, se fizermos algumas coisas à noite, conseguimos ganhar tempo para dormir mais uns 5 minutinhos de manhã que sabe sempre tão bem. Por exemplo, pensar na roupa que queremos utilizar no dia seguinte, arrumar a mochila… São estas pequenas coisas que fazem TODA a diferença. Dormir bem e várias horas de sono é imprescindível.

4ª Dica – Organizar o teu local de estudo e os métodos

É essencial que organizes o sítio onde vais estudar. Uma secretária organizada facilita o teu estudo, tal como um ambiente acolhedor e agradável. No meu caso, adoro estudar no meu quarto ou na sala por sentir-me confortável, se for à noite gosto de acender umas velas para tornar um ambiente mais calmo e gosto de colocar música baixinho para me concentrar melhor (atenção que não resulta com toda a gente).  Deves arranjar métodos de estudo, de modo a facilitar a tua aprendizagem e a poupar tempo. O que faço, normalmente, é preparar os resumos com alguma antecedência e nos dias que antecedem o teste vou lendo-os e falo em voz alta, por vezes até gravo o que estou a dizer e depois oiço. É mais simples para decorar, mas mais importante do que decorar é compreender o que estás a ler, por isso foca-te nessa parte. – Irei falar dos métodos de estudo noutro post.

5ª Dica – Alimentação

A concentração para desempenhar as tarefas com sucesso implica uma boa alimentação, por isso é importante tomar todas as refeições a horas e como deve de ser. Adotar uma alimentação saudável e regular ajuda bastante a melhorar os níveis de concentração.

6ª Dica – Motivação

Deves encontrar motivação em coisas que gostes ou, até mesmo, em familiares ou pessoas de quem gostas muito. Comigo costuma resultar, se me derem motivação e conseguirem que eu acredite em mim, é tudo mais simples. A música também costuma ser um bom elemento motivador e, no meu caso, o chocolate e o chá também são essenciais para mim.

7ª Dica – Estudar e fazer os trabalhos. Atenção nas aulas

Se estudares um bocadinho todos os dias, tens a tua vida muito mais facilitada porque vais estar sempre a par da matéria dada nas aulas. É certo que algumas pessoas têm uma facilidade de absorção da matéria mais rápida e eficaz, o que torna o estudo mais simples. Contudo, quem precisa de mais estudo, é fundamental que esteja atento durante as aulas para chegar a casa e conseguir entender a matéria que deu e para que o estudo corra melhor. Entendo que é complicado chegar a casa depois de um dia cheio de aulas e ter trabalhos de casa para fazer ou outros trabalhos para avaliação, estamos cansados e só nos apetece descansar. Mas nada que uma boa refeição e um banho relaxante não resolvam. Sentem-se e dediquem a vossa total atenção no momento em que estão a fazer os trabalhos ou a estudar, assim fazem tudo mais rapidamente e ficam livres para descansar.
É preferível estudar um bocadinho todos os dias do que na véspera dos testes. Não vos vai servir de nada passarem o dia antes do teste ou os dois dias antes a estudar o dia inteiro porque não vão absorver nada do que estão a ler. Mais vale estudarem um pouco todos os dias e no dia antes descansarem e darem só uma revisão. Larguem os telemóveis e as distrações e assim conseguem estudar melhor e tudo de uma vez. Estudar com qualidade e não em quantidade.

8ª Dica – DIVIRTAM-SE E DESCANSEM

Como a vida não implica só estudar… Isto, talvez, seja a dica mais importante.
Não se esqueçam de se divertirem, de aproveitarem os tempos livres da melhor maneira. Seja a ver filmes, a sair com os amigos, a ler, a jogar… façam aquilo que vos faz feliz e descontraiam. Vão ver que ficam muito mais motivados na altura de estudar.

Espero que estas dicas vos consigam ajudar a atingir o sucesso. Estabeleçam uma meta e objetivos e, quando se sentirem desmotivados, revejam essa lista para voltarem a focar-se no que é realmente importante.

Desde já, desejo-vos a maior sorte do mundo e que tudo corra bem. Bom regresso às aulas!

Artigo inicialmente publicado aqui.