L4QgmmbNZ38

“Medicina é um dos cursos mais procurados pelos estudantes portugueses. A seleção é feita exclusivamente pela nota de candidatura. Todos os anos ficam de fora centenas de candidatos”.

É com estas frases que começa o documentário Porta Estreita da Fundação Francisco Manuel dos Santos, sobre o acesso a Medicina no nosso país.

Ouvimos as histórias de 4 alunos que tentam pela segunda vez, a do Tiago, que arriscou tentar entrar fora do país e a Carolina, que serve como exemplo das centenas de alunos que conseguem entrar à primeira todos os anos.

Com os testemunhos de alunos, professores do secundário e universitários e diretores de Faculdades de Medicina  faz uma reflecção sobre a pergunta: “será esta a melhor forma de selecionar futuros médicos?”

Será que “um aluno excecional tem de ir para Medicina”? Deveríamos ter entrevistas como já existiram no passado? Haverá uma inflação nas notas dos alunos e uma elitização do seu acesso? São algumas das questões abordadas nestes 30 minutos.

Ficam os parabéns à Fundação e à equipa responsável: Joana Pontes (Realização), Patrícia Faria (Produção) e Rui Branquinho (Montagem).