Esta é uma pergunta que tem surgido muito nos últimos dias com a divulgação do Calendário dos Exames Nacionais e do Concurso Nacional de Acesso e do Guia Geral de Exames 2015.

A antiga Direção Regional de Educação do Centro (DREC) tem um documento online de abril de 2013 em que responde a esta questão da seguinte forma:

A disciplina de Educação Física deixará de contar para efeitos do cálculo da média final do ensino secundário, exceto quando o aluno pretenda prosseguir estudos nesta área.

Esta medida vai aplicar-se de forma progressiva, produzindo efeitos no ano letivo de:

  1. 2012/2013, apenas para os alunos matriculados no 10.º ano de escolaridade;
  2. 2013/2014, também para os alunos matriculados no 11.º ano de escolaridade;
  3. 2014/2015, para todos os alunos matriculados no ensino secundário.

Assim, para os alunos que se matricularem nos 11.º e 12.º anos de escolaridade no ano letivo de 2012/2013, mantêm-se as condições previstas no momento em que ingressaram no ensino secundário, até ao ano letivo de 2013/2014.

Este é o primeiro ano em que os alunos poderão beneficiar desta medida no acesso ao ensino superior, pelo que é referida nas regras de acesso. O  Guia Geral de Exames 2015 faz alusão a esta questão da seguinte forma:

A classificação final dos atuais cursos de nível secundário, regulamentados pelo Decreto-Lei n.º 139/2012, 5 de julho, cursos científico-humanísticos, incluindo os do ensino recorrente, cursos profissionais, cursos vocacionais, do ensino artístico especializado e tecnológicos, é calculada até às décimas, sem arredondamento, convertida para a escala de 0 a 200 e, quando aplicável, para os alunos que terminam o ensino secundário a partir do ano letivo de 2014/2015, só incluirá a classificação da disciplina de Educação Física se aqueles pretenderem prosseguir estudos nessa área.

O Guia altera o fator determinante de esta disciplina contar ou não para a média o ano em que o aluno termina o curso, quando antes se referia apenas à matrícula.

Logo, caso concluas o secundário este ano, esta disciplina não contará para a tua média. Aqui se incluem alunos que, por terem chumbado a alguma cadeira ficaram retidos e são agora abrangidos por esta nova regra. Exceção claro, como é referido, para os alunos que seguem para cursos nesta área. Para os restantes alunos que concluíram o seu curso em anos anteriores tudo se mantém e a disciplina conta para a sua média.