Olá Uniareano! Se aqui estás, deduzo que queiras saber mais sobre o curso que frequento. O curso de enfermagem veterinária!

Bem, o que te posso dizer é que é um curso de 3 anos que existe em diversas localidades, nomeadamente Viana do Castelo, que é aquele que frequento. Tem uma média de entrada relativamente baixa e para os apaixonados por animais, é sem dúvida o curso perfeito. Exige bastante estudo e dedicação e não penses que é treta ou exagero da minha parte. Não é mesmo!

Na minha faculdade (que é a única que realmente conheço) as turmas são pouco numerosas o que faz com que seja um ambiente bastante acolhedor e semelhante ao do secundário. Os professores conhecem-te em pouco tempo, todos sabem o teu nome, tu conheces todas as pessoas da turma e é mesmo uma continuação do ensino secundário nesse aspeto. Já estive anteriormente a estudar na UP e posso dizer-te que nunca cheguei a conhecer nem metade das pessoas da turma porque são anfiteatros gigantes com multidões que parecem aumentar e variar a cada dia. Desde o presente ano letivo que o plano de estudos do curso sofreu alterações bastante positivas. Tens cadeiras realmente interessantes e da área logo desde cedo e começas a contactar com os animais logo no teu 1ºano o que é mágico mas assustador ao mesmo tempo. Verás o que quero dizer com assustador quando iniciares as aulas de anatomia.



Outra coisa bastante positiva é a facilidade enorme que tens em fazer amizades, mesmo que sejas o mais tímido e caladinho, acredita. Todas as pessoas se cumprimentam, independentemente de se conhecerem ou não, partilham materiais de estudo e não sentes qualquer represália ou desprezo por não fazeres parte da tão temida praxe. Os professores são impecáveis contigo, ajudam-te o mais que puderem, mas também terás de fazer por isso. Terás de ser um aluno empenhado e o interesse em aprender terá de partir sempre primeiramente de ti. Mas nem tudo é um mar de rosas perfeito! Tens professores exigentes que irão puxar por ti do início ao fim, terás algumas avaliações que irão ser seguidas umas às outras e te farão suar muito, mas não tenhas ilusões, a faculdade é mesmo assim.

Quanto às aulas, a meu ver são lecionadas nas melhores condições possíveis que a escola permite. Os docentes esforçam-se imenso para levarem os alunos a seminários e para terem aulas devidamente atualizadas, visitas de estudo e acesso a materiais do mundo profissional. Posso dizer-te que infelizmente não fazem mais porque não podem. A meu ver, a escola tem potencial mas não aproveita esse mesmo potencial. Tem um enorme terreno, a escola é relativamente grande, dado o número de alunos que a frequenta, tem inclusivamente um bar no qual os alunos todas as quartas-feiras vão festejar e aproveitar a vida académica, mas infelizmente não passa disso. Temos pouca diversidade de animais, as instalações não são as melhores, o material que a escola dispõe é bastante escasso, e acreditem, têm os melhores professores do mundo, que muitas vezes até pagam do bolso deles só para os alunos terem materiais e poderem aprender o máximo possível.

Relativamente à localização da escola, como se trata de uma agrária poderás calcular que a escola não fica propriamente na cidade. Fica na verdade numa freguesia bastante pequena, habitada por uma população maioritariamente idosa, e tem recursos muito escassos. Claro que não verás hipermercados Continente, Pingo Doce, Cinema e Shoppings. Eles existem sim, mas apenas em Viana do Castelo, que é uma cidade que podes visitar e que certamente irás adorar. Em termos de transportes, também estamos muito mal servidos, apesar da escola já ter criado um autocarro escolar que liga as diferentes escolas umas às outras e às freguesias à sua volta. O que acontece na maioria das vezes é as pessoas terem carro próprio, ou então irem de boleia com amigos porque realmente os transportes públicos naquela zona são muito reduzidos. Mas dado o ambiente ser pequeno e te permitir conhecer pessoas rapidamente, será algo que facilmente irás conseguir contornar. Se tiveres carro a boa notícia é que tens pelo menos 3 parques de estacionamento totalmente gratuitos e partilhados por alunos, funcionários e professores.

Após toda esta análise, poderás perguntar-me se estou arrependida de ter vindo para este curso e escola. A verdade é que não. Adoro tudo o que aprendi, tenho professores excecionais, amigos de quem realmente gosto e não me arrependo do passo que dei. Claro que se a escola tivesse melhores instalações e maior disponibilidade de materiais seria a cereja no topo do bolo. Mas assim como existem estes defeitos na minha escola, existem muitos outros nas outras escolas. Não há universidades perfeitas, mas acredito que o esforço e a dedicação superam aos poucos as dificuldades que se vai encontrando.

Se realmente adoras animais, um local sossegado e um pouco isolado, com vistas fantásticas e um ambiente acolhedor, dá uma oportunidade a esta escola. Certamente que não te irás arrepender.