Este artigo foi republicado com base nas informações de acesso ao ensino superior para  2017/2018.

Há pouco mais de dois anos noticiamos que os alunos do ensino profissional e artístico só faziam dois exames nacionais para efeitos de acesso ao ensino superior. Essa informação se manteve no ano passado e mantém-se neste também com a divulgação das informações dos exames nacionais 2017.

Estas novas medidas substituíram os três exames nacionais obrigatórios até então previstos para estes alunos, que caso quisessem prosseguir estudos superiores ficavam obrigados à realização do exame nacional de Português, assim como à realização de outros dois exames: um de uma disciplina bienal e outro de uma disciplina trienal, dentro do conjunto de disciplinas que compõem o currículo escolar dos cursos científico-humanísticos.

Com esta alteração, os alunos dos cursos profissionais e dos cursos do ensino artístico especializado que concluíram o seu curso a partir do ano letivo 2012/2013 e dos cursos vocacionais, que pretendam aceder ao ensino superior têm de realizar o exame nacional de português 639 e outro exame à sua escolha de entre os que são oferecidos para os vários cursos científico‐humanísticos.

Que notas mínimas precisas nestes 2 exames?

Ao contrário das regras anteriores, que previam notas mínimas de 9,5 valores nestes exames, ou na média do conjunto, deixa de haver notas mínimas que o aluno precisa de atingir nestes exames.

No entanto, caso algum destes exames seja também prova de ingresso para o curso que vais concorrer, continuam a aplicar-se nessa componente as classificações mínimas que o curso e a instituição de ensino superior exigir.

Como calculo a minha média de acesso?

No teu caso tens o que se designa por CFCEPE, ou seja, Classificação Final de Curso para Efeitos de Prosseguimento de Estudos no ensino superior. Esta será calculada segundo a expressão: CFCEPE = (7CF+3M)/10 em que:

  • CF ‐ é a Classificação Final do curso, calculada até às décimas, sem arredondamento, convertida para a escala de 0 a 200;
  • M ‐ é Média aritmética simples, arredondada às unidades, das classificações, na escala de 0 a 200 pontos, dos dois exames obrigatórios referidos.

Embora não sejam exigidas notas mínimas em cada um dos exames nacionais que realizares, só podes concorrer ao ensino superior caso a tua CFCEPE seja igual ou superior 95 pontos.

 

E quem concluiu o curso profissional ou artístico antes?

Caso tenhas concluído o curso profissional ou o curso do ensino artístico especializado anteriormente ao ano letivo de 2012/2013, apenas necessitas de realizar os exames nacionais que sejam pedidos como provas de ingresso.

  • Lúcia

    Se essa norma só vai ser aplicada agora, porque referem quem concluir o secundário a partir de 2012/2013?

    • Joana L.

      Boa noite,

      Apesar de ser uma regra nova vai afectar os alunos que concluíram o ensino secundário desde o ano 2012/2013.

      Joana

  • Armando Silva

    Tenho uma dúvida, eu conclui o ensino profissional no ano letivo 2013/2014 é valido também?
    Eu vou fazer os exames só este ano. Como é que se faz a média? Tem que se tirar mais de 9,5 nos exames? ou faz se a média aos dois e tem de dar positiva?

    • Joana L.

      Boa noite,

      É válido em que sentido?

      O resto das informações estão disponíveis no artigo:

      “QUE NOTAS MÍNIMAS PRECISAS NESTES 2 EXAMES?
      Ao contrário das regras anteriores que previam notas mínimas de 9,5 valores nestes exames, ou na média do conjunto, deixa de haver notas mínimas que o aluno precisa de atingir nestes exames.

      No entanto, caso algum destes exames seja também prova de ingresso para o curso que vais concorrer, continuam a aplicar-se nessa componente as classificações mínimas que o curso e a instituição de ensino superior exigir.

      COMO CALCULO A MINHA MÉDIA DE ACESSO?
      No teu caso tens o que se designa por CFCEPE, ou seja, Classificação Final de Curso para Efeitos de Prosseguimento de Estudos no ensino superior. Esta será calculada segundo a expressão: CFCEPE = (7CF+3M)/10 em que
      * CF ‐ é a Classificação Final do curso, calculada até às décimas, sem arredondamento, convertida para a escala de 0 a 200;
      * M ‐ é Média aritmética simples, arredondada às unidades, das classificações, na escala de 0 a 200 pontos, dos dois exames obrigatórios referidos.

      Embora não sejam exigidas notas mínimas em cada um dos exames nacionais que realizares, só podes concorrer ao ensino superior caso a tua CFCEPE seja igual ou superior”

      Joana

  • Diogo Miranda

    Para quem terminou em 2011/2012 não ha problema nenhum certo? Eu fiz a minha prova de ingresso em 2013 e este é o meu último ano em que posso utiliza-la, em princípio não ha problema na minha situação ou estou enganado?
    Obrigado

    • Joana L.

      Boa noite,

      Como acabaste o ensino secundário antes de 2012/2013 não és afectado por estas alterações.
      Só precisas ter provas de ingresso válidas.

      Joana

  • Ricardo Queiroz

    Eu estou no 11º do profissional, pensei ser obrigado a fazer 3 exames por isso inscrevi me no exame de FQ, eu apenas preciso do exame de PT e MAT para ingressar na faculdade, preciso de comparecer no exame de FQ?

    • Joana L.

      Bom dia,

      Se não precisas do exame não precisas comparecer. A única “consequência” é perderes o dinheiro que pagaste por ele.

      Joana

      • Ricardo Queiroz

        Muito obrigado!

  • Paula Cervi

    A minha filha conclui este ano o 12º Ano do Curso tecnico Profissional de Design Grafico e vai fazer a Prova Geral de Portugues a 17/06. Com estas novas regras a nota neste exame já não é exigida de 9.5 valor mínimo? É feito o calculo na media final de curso como referem? Mas a Média refere que é calculada “é Média aritmética simples, arredondada às unidades, das classificações, na escala de 0 a 200 pontos, dos dois exames obrigatórios referidos.” Quer dizer que so após a realização da Prova exigida especifica da Faculdade para que vai é que pode saber se atingiu os 195 pontos para entrar?

    • Joana L.

      Boa tarde Paula,

      Se a sua filha vai acabar o curso este ano precisa fazer exame a Português e a outra disciplina, porque só assim consegue calcular a CFCEPE.
      A CFCEPE tem de ser, no mínimo, 95.

      Não é exigido mínimo nos exames para calculo da CFCEPE mas continua a ser preciso ter o mínimo da nota da prova de ingresso.

      Joana

      • Paula Cervi

        Ou seja a Prova de Desenho que é a que exigem para o Ingresso na Faculdade pretendida tem de ter o minimo de nota exigida de 9.5 pelo menos, se bem percebi?
        Obrigado Dª Joana

        • Joana L.

          Exacto. As provas de ingresso continuam a ter nota mínima.

          De nada! 😉

          • Paula Cervi

            Se lhe correr mal o exame de Português (esperemos que não) este é que não conta para o ingresso correto? Este é exigido mas nao conta a nota tirada!?

          • Joana L.

            Conta apenas para fazer o calculo da CFCEPE; não é exigida nota mínima nesse exame.

          • Paula Cervi

            Ok muito obrigado

  • Emanuel Silva

    Bom dia,
    Eu sou aluno de um curso profissional e este ano acabo o 12º ano. Como quero prosseguir estudos, candidatei-me a 2 exames, o de português (obrigatório) e o de literatura portuguesa.
    A universidade a que me quero candidatar pede 9,5 no exame de português, assim sendo, com esta norma, suponhamos que:

    tenho 10 valores no exame de português;
    tenho 5 valores no exame de literatura portuguesa;
    ou seja, a média dos dois exames é de 7,5 valores;
    acabo o curso com média de 15 valores.

    Desta forma, a média de acesso é calculada da seguinte forma:

    CFCEPE = (7 X 15 + 3 X 7,5) / 10
    = 12,75

    Se tudo isto acontecer, concorro ao ensino superior com média de 12,75 valores, certo?

    • Olá @disqus_716qMOOcUe:disqus
      Até o cálculo da CFCEPE está tudo bem, mas ainda te falta um cálculo para obteres a nota de candidatura que será composto pela CFCEPE e pela prova de ingresso pedida, que no teu caso é português. Se tiveres outras dúvidas coloca no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Ruben

    Olá, eu conclui o secundário em 2012/2013 e pretendo ir pra universidade, isso significa que essa alteração (apenas 2 exames sem notas mínimas) também vale para mim?

    • Olá @disqus_wWW9a7GODB:disqus
      Se frequentaste o ensino profissional ou artístico e acabaste desse ano lectivo, sim, aplica-se. Se tiveres outras dúvidas coloca no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Patrícia

    Olá, eu vou concluir o 12º do ensino profissional este ano, e candidatei-me a 3 exames: o de portugues (que seria obrigatorio) e FQ e o Mat (provas de ingresso), mas assinalei portugues também como prova de ingresso, se obtiver uma classificação inferior a 9,5 a portugues, fico impedida de me candidatar?

    • Joana L.

      Bom dia,

      Não, desde que a tua CFCEPE e as tuas provas de ingresso sejam iguais ou superiores a 9,5.

      Joana

  • JoroJojoro

    Olá.
    Eu concluí o 12º de ensino profissional no ano lectivo 2013/2014.

    Inscrevi-me ao exame de Matemática e Português, sendo que me inscrevi no de Matemática porque o curso que quero seguir exige Matemática, e inscrevi-me a Português porque na secretaria da escola onde me inscrevi para os exames disseram-me que era obrigado a inscrever-me no de Português.

    Agora com estas novas regras, como quero só usar o exame de Matemática para efeitos de candidatura à Universidade, sou obrigado a sequer comparecer ao exame de Português, visto que não tem nota mínima exigida?

    • Joana L.

      Boa tarde,

      Claro que és obrigado.
      Não precisas de nota mínima mas precisas de nota. Se não fores a exame não tens nota.

      Joana

  • Mário Martins

    Boa tarde.
    Conclui este ano o 12º ano através de um curso profissional também, e estou inscrito em 3 exames(pt, matA,fq).
    Segundo estas regras, o curso que me interessa pede apenas portugues como prova de ingresso. Sendo assim, posso escolher fq ou matematica para fazer a minha média de acesso? Por exemplo, se a nota de fq for mais elevada que a de matemática, posso escolher fq?
    Mário Martins

    • Olá @disqus_VARbF8G1K2:disqus
      Podes escolher, sim. O sistema escolherá à partida os exames que te garantem uma média superior, tal como acontece noutros casos. Se tiveres outras dúvidas coloca no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Andreia Fernandes

    Boa tarde,

    Frequento um curso profissional e estou inscrito no exame de português(sendo obrigatório) e de matemática.
    Segundo os comentários e as vossas respostas gostaria de tentar perceber se realmente eu poderei tirar uma nota abaixo de 9.5 a português, visto que entro com matemática e se realmente isto é verdade. Como na segunda feira fui à secretaria da minha escola e não me deram essa informação, gostaria de saber se realmente posso ficar descansada (nunca fico) se tirar uma nota abaixo de 9.5 a português.

    Agradeço a vossa resposta,
    Andreia Fernandes

    • Olá @disqus_zyU1OYHeNt:disqus
      Se português não é prova de ingresso, não há problema em teres uma nota abaixo de 9,5 valores, desde que depois no cálculo da CFCEPE obtenhas pelo menos 9,5 valores. Se tiveres outras dúvidas coloca no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • carolina

    Boa noite, terminei o 12º ano de um curso profissional e o ano passado realizei o exame que pretendo usar para o Concurso Nacional de Acesso. Vou realizar este ano o exame de Português e de Inglês. A minha média de acesso (CFCEPE) vai contar com as notas desses exames mesmo que não sejam as minhas provas de ingresso?
    Aguardo resposta,
    Carolina Marques

    • Olá @disqus_zVhMCxmXiJ:disqus
      É possível usar no cálculo da CFCEPE exames realizados em anos anteriores, sim. Se tiveres outras dúvidas coloca no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Pedro Alexandre

    ou seja independentemente da nota final de curso temos de tirar obrigatoriamente 9.5 nos 2 exames estou certo ?

    • Olá @disqus_7PTmAsjT7J:disqus
      Não, sugiro que leias o artigo mais atentamente. Só precisas de 9,5 nos exames nacionais que te sejam pedidos como prova de ingresso. Se tiveres outras dúvidas coloca no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

      • Pedro Alexandre

        eu ainda não estou a perceber desculpa perguntar novamente , mas

        para eu entrar na universidade eles requerem 9.5 em matemática eles não falem nem em português é por isso a minha confusão.

        já li umas 2 ou 3 vezes e o que mais me confunde é “Embora não sejam exigidas notas mínimas em cada um dos exames nacionais que realizares, só podes concorrer ao ensino superior caso a tua CFCEPE seja igual ou superior 95 pontos.”

        ou seja vamos ver se percebi desta vez , como eu tenho uma média de 14
        e preciso de 9.5 em matemática então:
        (7 x 14 + 3 x 9.5) / 10 = 12,65
        ou seja se eu tirasse pelo menos 9.5 em matemática e 0 em português eu ficaria com uma média de 12.65 e poderia entrar na universidade já que teria o requerimento mínimo de matemática ou as minhas contas estão erradas ?

        • @disqus_7PTmAsjT7J:disqus
          Nos 30% tens de considerar também a nota do exame de português, pelo que as contas seriam: CFCEPE = (7 x 14 + 3 x (9.5 + 0)/2) / 10 = 11,23 . Segundo estas contas podes ter 0 a português, sim.

          • Pedro Alexandre

            a sério ? 😀 muito obrigado pela informação , tentarei tirar a melhor nota possível em português mas tiraste um bom peso da minha consciência , mas ainda assim eu preciso ter + de 9.5 em matemática por ser o requerimento mínimo para o ensino superior , o que para mim não é problema pois sempre gostei de matemática ou contrario de português .

  • ES

    Estas medidas abrangem os cursos tecnológicos?

    • Olá @disqus_SPDNyTbWk0:disqus
      Estas medidas abrangem apenas os cursos profissionais, artísticos e vocacionais. Se tiveres outras dúvidas coloca no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Patrícia

    boa noite, isto entra mesmo em vigor este ano letivo? é que pelo que eu percebi, sim, mas procurando em qualquer lado (Escola, internet), parece que a informação nao está divulgada, porque tudo nos remete para regras anteriores como a obrigatoriedade do exame de Portugues com nota minima 9,5..
    Por exemplo, na secretaria da minha escola ninguém sabe destas alterações. fico um pouco preocupada com a situação, se me poderem esclarecer tudo, agradecia

    • Olá @disqus_RtioAXyGRu:disqus
      Embora divulgada com muita pouca antecedência, estas novas regras entram mesmo em vigor na candidatura deste ano. Se tiveres outras dúvidas coloca no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Marcio Melo

    Boa noite,
    Será que me poderiam indicar onde em concreto é que está publicada esta informação?

    Obrigado

    • Olá @disqus_7IjWy8jcPx:disqus
      Estas novas regras constam das portarias n.º 165-A/2015 (cursos artísticos e vocacionais) e n.° 165-B/2015 (cursos profissionais) de 3 de junho. Se tiveres outras dúvidas coloca no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Jaime

    Portanto a minha prova de ingresso é português, e o outro exame que escolhi foi história… Quer dizer que posso tirar 0 a história e não me prejudica a nota de português?

    • Olá @disqus_dsOVxkbhEX:disqus
      Desde que consigas pelo menos 9,5 valores na CFCEPE, não prejudica nada. Se tiveres outras dúvidas coloca no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • magnolia

    Boa noite,o que acham que vai sair este ano n exame de Português 12° ano?

  • neuza

    boa tarde, acabei no ano passado um curso profissional, a mnha media é de 12. Hoje fiz o exame de portugues e na segunda irei fazer o de biologia geologia. nao percebi bem a formula. se tiver negativa nos 2 exames e se c a junçao destes tiver 10 valores posso cncorrer ao ensino superior?

    • Olá @disqus_ND7UI35Vl3:disqus
      Não, porque precisas de ter pelo menos 9,5 nos exames que precisares como prova de ingresso. Se tiveres outras dúvidas coloca no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • neuza

    ah ok, quer dizer que se tiver negativa no exame de portugues e se tiver positiva no de biologia passo?

    • Olá @disqus_ND7UI35Vl3:disqus
      Desde que consigas na CFCEPE pelo menos 9,5 podes concorrer, sim. Mas reforçamos qque precisas de ter pelo menos 9,5 valores no exames que sejam pedidos como prova de ingresso. Se tiveres outras dúvidas coloca no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Marco

    Olá.. Eu pretendo candidatar-me ao ensino superior na área da música. Para tal, tive de realizar as provas pré-requisitos, que têm um valor de 15 por cento. No meio destes cálculos todos, onde coloco o valor dos 15 por cento no cálculo?
    Obrigado

    • Joana L.

      Boa noite,

      Os cálculos apresentados neste artigo são para calculares a tua média de secundário para acesso ao ensino superior.

      Esse 15% apenas entram quando fizeres o calculo da nota de candidatura (média de secundário + prova(s) de ingresso + pré-requisitos)

      Joana

  • Tiago

    Olá, terminei o meu Curso Profissional no ano letivo 2013/2014, a minha dúvida é a seguinte:
    Preciso obrigatoriamente de tirar 9,5valores no exame de Português?
    A Prova de ingresso é só Matemática(635), só necessito de tirar positiva a Matemática(635) ou também a Português(visto ser de um profissional)?

    • Joana L.

      Bom dia,

      Só precisas tirar positiva na tua CFCEPE e na prova de ingresso. Se Português não é prova de ingresso então não és obrigado a ter positiva.

      Se tiveres mais dúvidas utiliza no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/index.php

      Joana

  • Miguel

    Ola, eu era de um curso profissional e fiz o exame nacional de português e acabei por tirar 10 valores, eu este ano queria entrar para a universidade, de que modo é que vai influenciar a minha média na nota final do curso?

    • Joana L.

      Bom dia,

      Vai entrar para o calculo da CFCEPE como é explicado no artigo.
      Não te esqueças que precisas ter feitos dois exames nacionais, não é só Português.

      Se tiveres mais dúvidas utiliza no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/index.php

      Joana

  • Rafael Ferreira

    Bom dia,

    Eu acabei o 12º em 2012/2013, e não fiz nenhum exame nacional ainda, exceto este ano que já fiz o de português.

    Quero entrar no ISCTE-IUL, eng. informática, preciso de fazer só o de português e matemática, certo?
    A prova de ingresso é Matemática.

    Obrigado,

    Rafael Ferreira

    • Joana L.

      Bom dia,

      Se a única prova de ingresso é Matemática então só precisas fazer Português e Matemática 🙂

      Se tiveres mais questões utiliza o nosso fórum: http://uniarea.com/forum/index.php

      Joana

      • Rafael Ferreira

        Obrigado pela rápida resposta Joana!

        Onde posso encontrar a legislação que comprove isso?
        Não é que duvide da vossa palavra, só que li, no site oficial, que seriam 3 exames. Estou bastante equivocado com isso!

        Muito obrigado!
        Rafael

        • Estas novas regras constam das portarias n.º 165-A/2015 (cursos artísticos e vocacionais) e n.° 165-B/2015 (cursos profissionais) de 3 de junho. Se tiveres outras dúvidas coloca no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Andreia Franco

    Bom dia, eu acabei agora o ensino profissional, ontem realizei o exame de português se eu quiser tirar uma licenciatura em que a prova de ingresso haja português tenho que fazer mais algum exame?

    • Joana L.

      Bom dia,

      Sim, és obrigada a fazer Português + outro exame à tua escolha.

      Se tiveres mais dúvidas utiliza o nosso fórum: http://uniarea.com/forum/index.php

      Joana

  • Bernardo Sousa

    Boas, três questões/dúvidas, Por exemplo se eu fizer dois exames Português e Geografia (e no curso pedir um ou outro), é possível concorrer a essa mesma licenciatura com negativa a Português? A nota de Português de alguma forma entra na média de entrada? Ou é apenas contabilizada a nota que for mais elevada? E vice-versa?
    Obrigado pela atenção,
    P.s: Irei utilizar Geografia como sendo a nota da especifica, ou seja, a que queria que entrasse nas contas.

    • Joana L.

      Boa tarde,

      É possível concorrer com negativa a Português.
      Português e Geografia vão entrar para o calculo da CFCEPE.

      Joana

      • Bernardo Sousa

        Mas tem noção qual é o peso das disciplinas no cálculo da CFCEPE?

        • Joana L.

          Isso está escrito no artigo.

  • Patrícia Oliveira

    Olá boa noite . Tenho uma questão que me está a fazer um bocado de confusão.
    Eu terminei o 12º ano num curso profissional e quero prosseguir os estudos para o ensino superior, já fiz o exame de português que serve também como prova de ingresso, e escolhi fazer o de Geometria. O que pretendo saber é se a nota do exame de geometria vai contar para a minha média de acesso a faculdade visto que a prova de ingresso é português

    • Joana L.

      Boa noite,

      A nota do exame de Geometria vai entrar para o calculo da CFCEPE tal como explicado no artigo.

      Joana

      • Patrícia Oliveira

        Então eu tenho 15,7 de média de curso . Imaginemos que tiro 10 a português e 5 a geometria . Faço 15,7+15/10 que dá 17.2 é isso ?

        • Joana L.

          Não, porque não fizeste a ponderação de cada parte nem fizeste a média dos dois exames.

          (7*157) +(3*75)/10 = 132,4

          Essa seria a tua média de secundário para acesso ao ensino superior.

          • Patrícia Oliveira

            Ah sim já estou a perceber , mas a faculdade pede-me 50% do secundário com 50% do exame . É isso que me está a deixar confusa

          • Joana L.

            O 132,4 vai contar para os 50% da média de secundário, porque é a tua média de secundário para acesso ao ensino superior.

  • Pedro

    Olá muito boa noite, eu conclui um curso profissional em 2013/2014 sendo que preciso de 2 exames (sendo Português e Economia como é pedido para contabilidade), a minha duvida é a seguinte:

    Realizei o exame de Português esta semana e irei voltar a realizar Economia na 2ª feira, mas gostava mesmo de ter a certeza se os exames dos 2 anos anteriores são contabilizados porque mesmo tendo as notas baixas que obtive o ano passado (9 e 11, respectivamente), caso os mesmos conseguirem ser abrangidos por esta nova regra, entro facilmente onde quero fazendo as tais médias…

    Agradecia imenso que me pudessem esclarecer a minha duvida porque não sei se com esta nova regra os exames abrangidos são apenas os realizados a partir de este ano lectivo 🙂

    • Joana L.

      Bom dia,

      Sim, exames feitos noutros anos contam para o calculo da CFCEPE e para prova de ingresso (se tiverem sido feitos em 2013 ou 2014)

      Joana

  • ruben

    tou com muita dificuldade em fazer a minha CFCEPE (7CF+3M)/10
    minha media de curso foi 13
    supondo que apanho 9.5 nos dois exames qual a minha CFCEPE ?

  • Joana Gil

    Olá, boa tarde! Eu acabei um curso profissional este ano, realizei o exame de português e hoje o de economia, apenas preciso de um destes como prova de ingresso! Tenho de ter 9.5 nos dois ou apenas naquele que tenho interesse? Obrigada

    • Joana L.

      Boa tarde,

      Tal como diz no artigo, só precisas ter 9,5 na CFCEPE e na prova de ingresso.

      Joana

  • ruben

    ah como os da profissional sao obrigados a fazer pt e outro pensava que tinha que se tirar 9.5 em ambos mesmo que o curso peça uma prova

  • Tania Caiado

    Olá, eu acabei o 12° ano a 2 anos via profissional, a classificação final foi de 15 valores, inscrevi-me no exame de português como prova de ingresso e tive que escolher um outro porque e obrigatório fazer dois e neste caso escolhi espanhol, mas na secretaria foi-me dito que tinha de ter pelo menos 9.5 em cada exame, será que se enganaram? De acordo com essa lei então só preciso de ter 9.5 a português e posso ter um 5 ou 6 a espanhol, é isso?

    • Joana L.

      Bom dia,

      Exacto, só precisas ter 9,5 na CFCEPE e na prova de ingresso.

      Joana

  • Paulo Silva

    Boa tarde.

    Antes de mais, não consigo perceber como há aqui alunos que dizem que já terminaram o curso profissional este ano, quando ainda decorre a apresentação da PAP.

    Por outro lado, gostaria que me confirmassem como é determinada a CF (Classificação Final). Segue-se a fórmula publicada no n.º 1 do Artigo 28.º da Portaria n.º 74-A/2013 de 15 de fevereiro?
    ou seja:
    CF = [2MCD+(0,3FCT+0,7PAP)]/3
    sendo:
    CF = classificação final do curso, arredondada às unidades;
    MCD = média aritmética simples das classificações
    finais de todas as disciplinas que integram o plano de
    estudo do curso, arredondada às décimas;
    FCT = classificação da formação em contexto de trabalho,
    arredondada às unidades;
    PAP = classificação da prova de aptidão profissional,
    arredondada às unidades.

    E já agora… FCT é a nota média dos estágios realizado nos 11.º e 12.º ano?

    Obrigado

  • Catarina Simões

    Boa noite.
    Eu terminei o curso profissional o ano passado e entrei numa Faculdade Privada e congelei a matricula. Este ano gostava de me recandidatar a outra instituição privada, mas só tenho o exame de Português feito (que é a minha prova de ingresso). Este ano não me posso candidatar? Posso voltar ao curso que congelei ou terei que esperar para o ano e fazer o exame que me falta?

  • Joana

    Boa tarde, esta informação está mesmo confirmada para acontecer este ano?
    Será que alguém me poderia ajudar a perceber um pouco melhor como faço e o que preciso de ter em que exame é que com tantas regras e tantas mudanças estou de facto um pouco baralhada.
    Obrigada

  • InêsL

    Boa noite,

    Acabei este ano o secundário num Curso Profissional. Alguém aqui que me saiba explicar como se faz a média de final de curso? Fiz um estágio e uma PAP. Conto com Educação Física para a média de final de curso?

    O ano passado fiz o exame de Português e este ano o de Inglês. Vou usar Português como prova de ingresso. Como faço o cálculo da CFCEPE contando com ambos os exames? Se me conseguirem dar um exemplo, melhor pff.

    P.s.: quanto a contar ou não a nota de Educação Física já li que as escolas contam com a nota da média dessa disciplina assim como com as restantes disciplinas apenas para fazerem o cálculo da nota final de curso mas não para o cálculo da CFCEPE. O que reparei foi que no meu diploma onde está a média de cada disciplina e a nota final de curso, Educação física vem contabilizada…

    Espero não ter sido muito confusa. Muito obrigada!

  • Emanuel Pereira

    Boa tarde, sou do curso profissional e fiz dois exames nacionais o de português que obtive 7 valores e o de matemática que obtive 11 valores. Perguntei na escola e disseram-me que não podia aceder ao ensino superior porque a minha média dos exames é inferior a 9.5 valores. a minha prova de ingresso era só matemática. afinal posso aceder ou não? terminei o curso este ano. Obrigado

    • Olá @valtranpt:disqus
      Como já te respondi, apenas precisas de ter pelo menos 9,5 valores nos exames pedidos como prova de ingresso e na CFCEPE. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques por lá: http://uniarea.com/forum/

  • Anna

    Olá, sou do curso profissional e fiz exame a português (tive 8) e a inglês (tive 15). Ambos são exames de admissão para o curso que quero, sendo assim tenho que repetir português?

    • Olá @disqus_hGEbLVKPjW:disqus
      Só podes usar como prova de ingresso exames em que tenhas pelo menos 9,5 valores, pelo que sim, deves repetir. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

      • Anna

        Mas se utilizar inglês como prova de ingresso posso candidatar-me na mesma tendo 8 a português?

  • josé

    boa tarde, sou de curso profissional, e tive 10 a português e 11 a economia, e para a faculdade que quero ir so pedem uns dos seguintes exames português ou economia ou matemática, tenho que fazer a média dos exames para saber a minha média final, ou utilizo apenas a nota do exame de economia?

    • Olá @disqus_eddMBXbED3:disqus
      Tens de fazer o cálculo da CFCEPE como está no nosso artigo e depois calcular a tua nota de candidatura conforme as provas de ingresso pedidas. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • vanessa soares

    boa noite , sou de um curso profissional , concluí este ano o curso . realizei o exame de biologia e tirei 6, e o de português tirei 11,1, são ambas provas de ingresso, porque se passasse a biologia queria entrar em enfermagem e se passasse a português queria ir para marketing. queria saber se afinal posso ou não me candidatar , uma vez que a prova de ingresso que quero utilizar é português , mesmo não tendo média positiva nos dois exames.

    • Olá @disqus_DO1mS56wYc:disqus
      Podes concorrer, mas só a cursos em que tenhas tido pelo menos 9,5 valores nas provas de ingresso pedidas e se a tua CFCEPE dá pelo menos 9.5 valores. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Pedro Magalhães

    Boa tarde, gostaria e obter uma informação:

    Tirei 11 a Matematica no exame e 6 no exame de Português.
    Tenho uma média de curso de 14,50.

    Fazendo as contas a minha média de candidatura será :

    ((14.50 x 7)+((11+6)/2)x3) /10 = 12.7

    Estou correto ?

    • Olá @disqus_Dd5y6E2DvD:disqus
      Não, essa é a tua CFCEPE. Depois disso ainda fazes o cálculo da nota de candidatura considerando a CFCEPE a tua “média do secundário” e as provas de ingresso pedidas pelo curso. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Pedro Magalhães

        Desde já obrigado. Essa parte é a das percentagens por exemplo o curso x pede 65% da média do secundário e 35% do exame Mat como prova de ingresso certo ?

  • Ky

    Boa tarde, sou do curso profissional técnico de turismo e quero entrar em gestão turística e portanto vou fazer o exame de Geografia que é a minha prova de ingresso e o exame de português, gostava de saber se tenho de ter obrigatoriamente positiva nos 2 exames para me candidatar à universidade ou não ?
    Obrigada

    • Olá @disqus_ANf9FZOKnv:disqus
      Como está no artigo, apenas precisas de 9,5 nos exames que sejam pedidos como prova de ingresso e no cálculo da CFCEPE. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Kripali

        sim , entendi essa parte mas também preciso de tirar positiva naqueles que são complementares? tipo o de Português?

        • Se só precisas de tirar nos que fores provas de ingresso é que nos outros não precisas. 🙂 Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

          • Kripali

            Obrigada pelo esclarecimento 🙂

          • Rute Lopes

            Acho que SIM, Pois a ficha ENES é onde tem toda a informação para colocares na candidatura.

          • Kripali

            Obrigada 🙂

  • Catarina Amaral

    Sou do curso profissional, e inscrevi-me para os exames de português e economia para a segunda fase, já que nao consegui tirar positiva à primeira. a minha questão é, se eu tirar 9,5 no exame de português e negativa no de economia, Passo?? É que eu para o ensino superior só preciso da nota do exame de português

    • Olá @catarina_amaral:disqus
      Sim, podes concorrer desde que tenhas pelo menos 9,5 no cálculo da CFCEPE. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Rosária Gonçalves

    Boa noite,
    Frequento um curso profissional e realizei o exame de Português que obtive 10 e a MACS que obtive 4. A minha média de curso é de 15 , tenho média suficiente para me candidatar a uma universidade privada ?
    Obrigada.

    • Olá @rosriagonalves:disqus
      É um questão de fazeres as contas referidas no artigo, dependendo das provas de ingresso do curso em causa. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Gabriel Sousa

    bom dia,
    Eu acabei o curso profissional de Multimédia no ano passado , e este ano inscrevi-me a dois exames, o de Português (porque era obrigado), e a Matematica B ( que é a prova de ingresso que preciso), acabei por reprovar a Português com 7 valores e passei a Matematica B com 10 valores. Agora a minha escola diz que nao me posso candidatar ao ensino superior se nao tirar pelo menos 9.5 a portugues.

    • Olá @disqus_6ap6q4oNbc:disqus
      Essa informação é falsa, como explicamos neste artigo, desde que tenhas pelo menos 9,5 na CFCEPE. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Diogo Filipe

    Boa tarde, então mas a CFCEPE é como se fosse a média do secundário para os cursos profissionais? Se a minha CFCEPE for 14 e a minha prova de ingresso for de 12 valores, quer dizer que vou ter de fazer o cálculo 14×65% + 12×35% = 13,3 (o curso que pretende faz assim a distribuição)…

  • Ana L

    Boa noite, depois de muita pesquisa e procura por um site que me soubesse informar dignamente, obrigada pela vossa oferta de informação coerente.
    A minha dúvida é a seguinte com nota negativa ao exame de português uma prova que não é necessária, para a candidatura ao Curso Design de Produto, estou aprovada a engressar no curso? Visto que também realizei dois exames à escolha, Historia e Cultura das Artes, juntamente com Desenho A, não sei se me expliquei da melhor maneira.

    • Olá @disqus_DxagUAHOHV:disqus
      Obrigado pela parte que nos toca. 🙂 Desde que tenhas pelo menos 9,5 valores nas provas de ingresso e no cálculo da CFCEPE podes concorrer, sim. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Ana L

    Obrigada pelo esclarecimento se me surgirem novas dúvidas retomarei, já divulguei o vosso site pelo facto de ser um bom instrumento de conhecimentos sobre o ensino superior, e esclarecimentos de erros e dúvidas que até mesmo as escolas às vezes não nos sabem esclarecer da forma mais correta obrigada pela ajuda foi muito útil para mim, mais uma vez obrigada.

  • hugo

    Boas pessoal, tenho algumas dúvidas e agradecia se alguém pudesse ajudar..

    Um curso de aprendizagem (http://portal.iefp.pt/cdrom/cursos_aprendizagem/index.html ) é abrangido por esta legislação? Se não for, como funciona o cálculo da média de acesso para estes casos? Obrigado desde já )

    Detalhes:

    Classificação final do curso de aprendizagem – 167,22 pontos [escala 0-200]

    Classificação no exame nacional de Português 2015 – 97 pontos [escala 0-200]

    Classificação no exame nacional de Inglês 2015 – 200 pontos [escala 0-200] <- não é engano )

  • Gonçalo Mendonça Carrilho

    Eu tenho uma grande dúvida. Eu acabei o curso com média de 16, no entanto tive 12 no exame de português e 7 no de matemática B. O politécnico para o qual quero concorrer requer pelo menos 9,5 valores e posso escolher a opção de usar PT e Mat B para entrar. Os exames fazem média um com o outro?

    • Olá @gonalomendonacarrilho:disqus
      Se o curso em questão pede português E matemática B como provas de ingresso significa que tinhas de ter pelo menos 9,5 valores em cada um dos exames. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Gonçalo Mendonça Carrilho

        Muito obrigado pela ajuda 🙂

  • Francisco Matos

    boas, sou do curso profissional, tirei 8 a portugues, 6.5 a mat A, e 12 a Ingles. O curso para qual pretendo ir pede a prova de Mat A, que vou melhorar na 2º fase, a minha questão é se a CFCEPE, conta com as minha nota de mat A da primeira fase ou da segunda.

    Tenho mais uma questão depois a nota de candidatura é feita a partir desta nota ou da do final de curso.

    • Olá @disqus_e7kttuGPA2:disqus
      Como só vais concorrer à segunda fase, usas o exame da 2ª fase. A nota de candidatura é calculada com as notas dos exames pedidos como prova de ingresso e com a CFCEPE. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Liliyana Toma

    Bom dia, eu sou do curso artístico especializado e tive 11 nos dois exames obrigatórios (escolhi português e filosofia) na 1ª fase, mas decidi fazer melhoria na 2ª fase, se na 2ª fase tirar 15 nos dois exames qual é a nota dos exames que uso para calcular a minha CFCEPE, isto se quiser concorrer à primeira fase na universidade?

    • Olá @liliyanatoma:disqus
      Na primeira fase de candidatura deste ano usas os exames da 1ª fase de exames. Caso concorras à 2ª e 3ª fases de candidaturas, usas os melhores exames de todos os que realizaste. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Liliyana Toma

    Tenho mais uma questão, na CF também contam as notas que obtive, na escola, nas disciplinas a que fui fazer exame (sendo que fui a exame como externo)?

    • Entram todas as disciplinas que fazem parte do plano de estudos do curso em causa. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Asya Mitova

    Bom dia sou de um curso profissional e gostaria de saber se nas provas de ingresso para a faculdade tenho de obter nas duas nota superior a 9.5 ou a média das duas dar esse valor?

    • Olá @asyamitova:disqus
      Tens de ter pelo menos 9,5 em cada um dos exames exigidos. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Joaquim

    Boa Tarde, poderiam-me enviar o link com esta norma desta legislação?
    Muito obrigado!

    • Olá @disqus_KD0qIzPNd5:disqus
      Estas novas regras constam das portarias n.º 165-A/2015 (cursos artísticos e vocacionais) e n.° 165-B/2015 (cursos profissionais) de 3 de junho. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Joaquim

        Ora aí está! Excelente info!! Muito obrigado!

  • Rosa Teixeira

    Boas, acabei o meu curso profissional este ano, e realizei os exames de português que tirei 9, e economia que tirei 7.. Queria ingressar na universidade com o exame de Português, mas na minha escola disseram-se que teria obter nota positiva nos dois exames… No entanto não fui a 2º fase do exame de português, não ha nada que possa fazer agora para conseguir ingressar na universidade?

  • Ana Paula Santos

    Boa tarde! É possível informar-me onde estão definidas estas novas regras de acesso ao ensino superior para os alunos do ensino profissional?

    • Olá @disqus_TlMqLqyeyd:disqus
      Estas novas regras constam das portarias n.º 165-A/2015 (cursos artísticos e vocacionais) e n.° 165-B/2015 (cursos profissionais) de 3 de junho. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Gabriel Faria

    Boa tarde. Frequentei o curso profissional de técnico de gestão e quero candidatar-me à universidade. Para tal, requeri a ficha ENES. Nessa mesma ficha, no ponto 8, supostamente, tenho que ter a minha média de curso, que foi 16,9. Porém, nesse ponto aparece-me 15,7 e perguntei na escola que frequentei o porquê de isso estar a acontecer. Eles informaram-me de que não tinham a certeza mas que se calhar, esse valor do ponto 8 da ficha ENES faz média com as notas dos exames. Gostaria então que me pudessem esclarecer se como nos cursos normais no ponto 8 aparece a nota que temos no diploma ou se temos que fazer média com os exames.

    • Olá @disqus_gRZr5iWWUX:disqus
      Essa nova que te aparece é a CFCEPE de que este artigo fala, logo aí inclui a nota do exame nacional de português e de outro que tenhas realizado. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Micaela Santos

    Pelo que eu percebi, sendo aluna de um curso profissional, é normal a minha média de secundário ter passado de 180 para uns míseros 157 valores graças aos exames? E agora querendo candidatar-me a um curso cuja ponderação é 50%-50% fico com uns 130 valores? Ou seja, os exames descontam duas vezes?

  • Pattrícia Silva

    Boa tarde,
    como funcionam as candidaturas ao ensino superior privado?
    e caso queira concorrer a 1 publica e 1 privada, é possível realizar as candidaturas em simultâneo?

    • Olá @pattrciasilva:disqus
      Tens de realizar a candidatura diretamente com a instituição de ensino superior em causa. Sim, podes fazer as duas ao mesmo tempo. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • M Mi

    Apesar de só dois exames serem obrigatórios, se fizermos portugues e mais outros dois, sem ser só mais um, o que conta para cálculo da CFCEPE será portugues mais o melhor resultado dos outros dois, ou não? Onde está regulamentada esta questão específica? Obrigado

  • Andreia Pato

    Boa noite, sei que já foi referido no posts anteriores esta questão mas mesmo assim fiquei com duvidas relativamente ao meu caso em particular. Frequentei um curso profissional de tecnico de serviços juridicos que terminou no ano letivo de 2013/2014, como tal, realizei este ano os tais dois exames, sendo que um deles de carater obrigatório de portugues e o outro de economia como prova de ingresso. Pretendo concorrer ao curso de solicitadoria que apenas é necessaria uma prova de ingresso de economia ou português. Conclusao, no exame de economia obtive nota de 10 valores, porém no exame de portugues obtive um 4 valores, recorri à segunda fase, porém obtive um 8valores. A nota que obtive no fim de curso a ambas as disciplinas foi 15 valores. Será que o calculo da CFCEPE dará positiva para concorrer? Ja efetuei os cálculos e efectivamente obtive 10,5 valores.
    (15,0+10+8÷2)÷10 , foi o calculo que efetuei. Aguardo uma resposta em breve obrigada.

    • Olá @andreiapato:disqus
      Leste a parte do artigo que explica como se calcula a CFCEPE? Já agora, só podes concorrer a um curso se tiveres pelo menos 9,5 valores nos exames nacionais pedidos como prova de ingresso. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Raquel Silva

    Boa
    tarde, podem-me dizer qual é a fórmula para se chegar à média final de
    um curso profissional que acabou em 2014/2015? Obrigada

  • João Pedro

    Boas, eu sou aluno de ensino profissional e realizei os exames de português e história onde tirei 95 pontos e 99 respectivamente, mas a instituição onde me quero candidatar pede classificação minima nas provas de 100 pontos, poderei ter dificuldades em entrar nessa instituição?

    • Olá @disqus_8OcE4uylD4:disqus
      Se o mínimo nas provas de ingresso for 100 pontos, e concorreres com esses exames terás essa opção automaticamente anulada. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Ana Martins

    Olá, eu sou aluna de ensino profissional, e tenho média de 15,8 dos três anos, fiz os dois exames pedidos, o de português onde tive 97 pontos (passei na segunda fase) e optei por fazer o de economia onde tive 70 pontos no exame de economia (2ª fase do ano passado 2013/2014). Na secretaria da minha escola no inicio informaram-me que podia ter negativa em Economia e obrigatoriamente positiva no de português. A universidade onde me quero candidatar só me pede português (9,5 no mínimo) como prova de ingresso. Hoje fui pedir a ficha ENES e disseram-me que não conseguiam imprimir a minha ficha por ter negativa no exame de economia. A questão é: tendo 9,7 a Português (única prova de ingresso) e negativa (7) no de economia (apenas para fazer média com a economia dos três anos) não vou conseguir entrar este ano?

    • Olá @disqus_MsoxvfDsqK:disqus
      Como podes ler no nosso artigo, só precisas de ter pelo menos 9,5 valores nos exames que sejam pedidos como prova de ingresso e pelo menos 9,5 valores no cálculo da CFCEPE cuja fórmula está em cima. A tua escola está aí a cometer um erro qualquer. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Ana Martins

    Pondo a pergunta de outra maneira, teria de ter positiva nos dois exames? mesmo a minha universidade só me pedindo positiva no de português como nota de ingresso? (sou do curso profissional)

    • Olá @disqus_MsoxvfDsqK:disqus
      Resposta em baixo. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Ana Martins

        Obrigada 🙂 portanto, mesmo tendo a negativa no exame de economia, e o valor do cálculo CFCEPA der 9,5 ou mais, consigo entrar?

    • Ana M. Saraiva

      Olá @disqus_MsoxvfDsqK:disqus , hoje aconteceu-me o mesmo quando fui pedir a minha. Eu tive positiva a português, mas não consegui ter positiva a Biologia e não conseguiram dar-me a ficha ENES porque dava um erro. Como é que conseguiram resolver o problema na tua escola?

      • Ana Martins

        Olá @Ana M. Saraiva 🙂
        Na verdade não sei como é que resolveram, só sei que me ligaram e deram-me a ficha. Lembro-me de terem falado sobre qualquer botão ou campo que tinha de aparecer e que depois de terem continuado a tentar é que lá o encontraram.. desculpa não poder ajudar mais, só sei que fiquei logo emocionada e nem liguei a mais nada.. mas não te preocupes, se me deram a ficha Enes tb te dão a ti! a não ser que o cálculo dê menos de 9,5.. mas fala-lhes do q aconteceu comigo e de certeza q tentam encontrar o erro!
        boa sorte! 🙂

  • Ana Martins

    já tenho a ficha ENES descobriram o erro !!! :)) obrigada pelo esclarecimento. Continuem assim!

  • Kripali

    Olá, eu realizei as duas fases do exame este ano e infelizmente tive negativa nas 2x na minha prova de ingresso porem pretendo candidatar-me para o ano outra vez , é necessário ter a ficha ENES dos exames que realizei este ano?
    Obrigada

    • Olá @disqus_ANf9FZOKnv:disqus
      Não precisas de pedir agora, a ficha ENES só tem validade no próprio ano. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Kripali

        Obrigada mais uma vez

  • Ana Alves

    Olá, boa tarde. Terminei um curso profissional o ano passado este ano realizei os exames de MACS e Português infelizmente tirei negativa aos dois, é possível candidatar-me a faculdade privada? O cálculo da minha cfcepe é de 15.
    Obrigada.

    • Olá @disqus_HhcsXbMaAv:disqus
      Precisas de ter positiva em algum exame nacional que possa ser utilizado como prova de ingresso, para poderes concorrer. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Ana Alves

        Sendo assim não posso requerer ficha enes ou posso visto que a cfcepec é positiva ?

        • Não podes requerer a ficha ENES, já que esse documento tem como finalidade o acesso ao ensino superior. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Marta

    Boa noite. Acabo para o ano um curso profissional de instrumentista de orquestra. No entanto, pretendo prosseguir estudos para a área da comunicação e relações públicas. O que me preocupa não é a média, porque tenho notas altas, mas sim o facto de vir de uma área completamente oposta. Terei uma menor probabilidade de entrar na faculdade, mesmo com boa média?

    • Olá @disqus_fEHZjfn30L:disqus
      A única coisa que contará serão as tuas notas, a tua área do ensino secundário não será tida em conta. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Bruna Couto

    Olá, sou aluna do ensino profissional e quero aceder ao ensino superior. Como tal realizei obrigatoriamente 2 exames, português e um à minha escolha, geografia. O de português, na 1ª fase obtive 4 valores e na 2ª fase obtive 7 valores. A geografia, na 1ª fase obtive 10 valores e na 2ª fase obtive 11 valores. A prova de ingresso que escolhi é APENAS geografia, visto que tive positiva a esta disciplina e negativa em português, gostaria de saber se posso candidatar-me ao ensino superior na mesma. Agradeço um resposta à minha dúvida.

    • Olá @disqus_pEmnCXNwLB:disqus
      Podes, sim, desde que tenhas pelo menos 9,5 valores no cálculo da CFCEPE. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Bruna Couto

        Esta bem, percebi. So mais uma
        duvida.. Na parte do M (media aritmetica simples) eu pus as notas dos exames de portugues e geografia da segunda fase. Esta correto?

  • Alexandre Bonito

    Boa tarde, eu sou aluno do ensino profissional e gostava de saber se o valor resultante do CFCEPE, que no meu caso é 13, é o valor de entrada para o ensino superior ou se este valor ainda será reduzido por 50% da nota do curso que é 13 mais 50% da nota da prova de ingresso que a faculdade pede e se depois esse resultado será finalmente a nota de entrada para a faculdade. Obrigado

    • Olá @alexandrebonito:disqus
      A tua nota de candidatura é o cálculo que referes em 2º lugar. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • André Barros

    Boa noite, o ano passado acabei o meu curso profissional, mas só este ano é que estou a concorrer ao ensino superior, os meus resultados foram: Português 8,7 e 6,7, a economia que é a prova de ingresso obtive 7,9 e 12,5, consigo candidatar-me ao ensino superior ?
    Obrigado pela disponibilidade.

    • Olá @disqus_r8uH5dmoGy:disqus
      Para concorrer precisas de ter positiva nas provas de ingresso pedidas pelo curso e no cálculo da CFCEPE que é descrito em cima. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

      • André Barros

        A minha CFCEPE dá 119,8 e vou utilizar como prova de ingresso economia com 12,5.
        Obrigado pelos esclarecimentos, foram uma grande ajuda, pois por onde andei a pesquisar e mesmo na escola, diziam que não era possível concorrer sem positiva no exame de português, mesmo que este não seja o exame de ingresso.

        • Não devem estar bem informados destas mudanças das regras desde março deste ano. Boa sorte! 🙂

  • Bruna Couto

    Ola, eu a uns dias atrás fiz uma pergunta sobre o acesso ao ensino superior, mas ocorreu-me outra dúvida e gostaria que ma esclarecesse.
    No calculo da CFCEPE faz-se apenas pela média do curso ou a media do curso mais estágios mais pap? É que na folha de calculo de curso que a escola me deu esta um valor a baixo do que eu pensava, por isso resolvi perguntar.

    • Olá @disqus_pEmnCXNwLB:disqus
      A CF ou Classificação Final do Curso inclui o estágio e a PAP. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Luís Lota

    Ola, ontem fiz uma pergunta, e obrigado logo pela resposta! mas tenho outra questão na mesma linha…
    Estou num curso profissional 12º vou agora para o ultimo ano, e quero me candidatar a um curso de ensino superior que me pede Matemática A como prova de ingrresso, ai sou obrigado a tirar logo 9,5 valores ,segundo este artigo terei de fazer o exame nacional de portugues , a minha questão é a nota que tirar no exame de portugues não tem de ter um valor minimo ?

    Obrigado!

    • Olá @luslota:disqus
      Não tem valor mínimo desde que garantas uma CFCEPE de pelo menos 9,5 valores. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Fábio Jesus

    Boa tarde, eu só termino o 12 ano pelo ensino profissional para maio/junho do próximo ano mesmo assim posso candidatar-me aos exames nacionais para a 1fase para o ano?

    • Olá @f_bio_jesus:disqus
      Podes, sim. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Fábio Jesus

        Mais uma questão: os alunos que fazem matemática A têm prioridade em relação aos alunos que fazem matemática B no acesso há universidade?

        • Não têm. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

          • Fábio Jesus

            Tenho uma dúvida. Este curso afinal vai acabar dia 13/09/2016. Posso candidatar-me à universidade na mesma?

          • Olá @f_bio_jesus:disqus
            Dependerá das datas do concurso nacional de acesso do próximo ano, que ainda não foram divulgadas. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Marcia Lopes

    como é que eu converto a minha media do curso (15.86) numa escala de 0 a 200? eu fiz os exames de primeira fase, mas não me candidatei à primeira fase, posso-me candidatar na segunda? Obrigada

    • Márcia Lopes

      eu não estou a conseguir calcular a minha CFCEPE, tive 15.86 no final do curso e a media dos exames dá 75, mas realizei os exames na primeira fase, posso candidatar-me à segunda?

      • Márcia Lopes

        o melhor é eu pedir a minha ficha enes, para o caso de a lei alterar outra vez e não me conseguirem dar a minha ficha enes para o ano certo?

    • Passa a ser 158.6 e sim, podes. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • João Marques

    Olá. Este ano vou concluir o 12º ano de um curso de turismo ambiental e rural e quero prosseguir os meus estudos. A minha dúvida é a seguinte, depois de fazer os exames, qual vai ser a média que vou utilizar para me candidatar? (a minha média do curso não vai ser muito alta mas queria compensar nos exames). Obrigado

  • Carsane

    Boas eu tenho algumas duvidas quanto a esta formula!
    Nela estão já contidos as notas dos exames?
    tenho de multiplicar a CF por 7 ?
    Não tenho calcular 50% da nota da media e da doss exames?
    Outra questão que eu tenho, para me candidatar para a universidades é através do site da dges certo? e para o ano vou ter de pedir uma nova senha de acesso ao ensino superior?

    Obrigado!

    • Olá @disqus_oTv8MEo5JJ:disqus
      A nota dos exames entram na componente “M”. Esta será a tua média do secundário para efeitos de acesso ao ensino superior. Com o valor resultante da CFCEPE ainda tens de calcular a nota de candidatura, com as provas e ingresso pedidas pelo curso. Sim, a candidatura às universidades públicas é feita através da DGES e precisarás de uma nova senha. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • João Duarte

    Boas eu estou no secundário em ciencias e tecnologias, posso entrar para os cursos profissionais , se tirar “más notas ” no secundário , quando terminar o 1º periodo posso entrar nos cursos profissionais?

    • Olá @disqus_DgewgklXTs:disqus
      Sim, podes fazer um pedido de mudança de curso, no entanto, tens de ver se não o fazes tarde de mais, já que nessa altura será difícil recuperares a matéria dada. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Rita

    Olá terminei este ano o curso profissional de técnico de turismo no ensino secundário e apercebi-me que me queria candidatar á universidade para posteriormente fazer uma pós graduação em termalismo e turismo de saúde, é possível ? se sim como devo proceder e quais os exames e requisitos que necessito

    • Olá @disqus_JJqv2dNjqA:disqus
      É possível, sim. Tal como explicamos no artigo, és obrigada a realizar 2 exames nacionais, sendo obrigatoriamente um deles o de português. Deverás agora ver que curso queres fazer e quais as provas de ingresso que o mesmo exige. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Caseiro PT

    Olá. Gostaria de saber se as pessoas dos cursos regulares têm prioridade dos cursos profissionais a entrada na universidade.

    • Olá @caseiropt:disqus
      Não têm prioridade. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

    • João Duarte

      “não tens prioridade” mas obviamente que tens

  • Caseiro PT

    Olá. Estou no 12º num curso profissional. Eu ja fiz um dos exames pedidos para concorrer a universidade (Economia A). Na 1º Fase tive 11 e na 2º Fase tive 14.
    E este ano vou fazer o exame de Português. Para fazer a media final de curso preciso de pelo menos dois exames. Mas ao fazer a media de final de curso tem ser obrigatoriamente os dois exames de 1º Fase ou de 2º Fase ou posso ter um de 1º e outro de 2º ?

    Por exemplo: se na 1ª fase do exame de português que vou realizar este ano tirar boa nota, posso usa-lo para a media na candidatura com o exame de economia de segunda fase onde tive melhor nota?
    Ou se quiser concorrer na segunda fase com o exame de economia sou obrigado a ter o exame de português também de segunda fase?
    Muito Obrigado desde já.

    • Olá @caseiropt:disqus
      Neste caso, como queres usar exames de anos anteriores, podes usar o da 2ª fase. Assim, na 1ª fase de candidaturas usarias o da 1ª fase de português e o da 2ª fase de economia, e na 2ª fase de candidaturas usarias os exames em que tivesses melhor classificação. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Tiago Lima

    Ola. Estou no 12º ano num curso profissional de manutenção industrial no CENFIM. Eu este ano queria fazer os exames para entrar no Instituto Superior de Engenharia do porto (ISEP) No curso Engenharia electrotécnica e de computadores e eu ando um bucado “perdido” porque varias pessoas dizem me que tenho que fazer exames diferentes e queria esclarecer as seguintes duvidas :
    -Tenho mesmo que fazer o exame de português para alem de matemática e físico química?
    -Se tirar notas acima de 9,5 nos exames de matemática e físico química tenho que tirar também acima de 9.5 a português?
    -Se tirar o nível 5 (CET) tenho que fazer algum exame ?

    • Olá @disqus_1kncLdOoNV:disqus
      1) Se és do profissional, sim, é obrigatório.
      2) Não, desde que garantas que no fim tens mais de 9,5 valores na CFCEPE (ver artigo).
      3) Aí já depende da instituição, o acesso é definido por cada uma.
      Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Tiago Lima

        Mais uma pergunta o que é a CFCEPE? por exemplo tiro 9.5 nos exames de matemática e físico química e no de português por exemplo tiro 5 valores posso me candidatar na mesma?

        • CFCEPE = Classificação Final de Curso para Efeitos de Prosseguimento de Estudos, sugiro que leias o artigo. Nesse caso dependerá da tua nota final de curso.

  • Ana

    Boa tarde. Eu conclui este ano um curso profissional e gostaria de saber :
    – se na média para entrar na universidade a nota de estagio e da PAP está incluida ou a média é só das notas das disciplinas normais.

    – queria saber o que significa ”
    Fórmula de Cálculo Média do secundário: 65%
    Provas de ingresso: 35%” que aparece no assistente de escolha de curso.

    – tive 7,5 no exame de portugues, mas se tiver 15 (por exemplo) na prova de ingresso entro na mesma ?

    Obrigada

    • Olá @disqus_wEtlPBtfvD:disqus
      1) A nota do estágio e da PAP está incluída na tua CF – Classificação Final do curso profissional.
      2) Essa é a fórmula para o cálculo da nota de candidatura. A tua média do secundário neste caso é a CFCEPE que se fala no artigo.
      3) A entrada não é garantida, mas para poderes concorrer tens de ter pelo menos 9,5 valores nos exames pedidos como prova de ingresso e no cálculo da CFCEPE.
      Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Ana

    Boa tarde, estou com uma duvida, li este artigo e percebi totalmente o que está descrito. Sou de um curso profissional, mas também decidi perguntar aos meu professores sobre os exames, e falei desta nova regra e mesmo assim disseram-me que tenho que tirar nota positiva no de portugues. Eu passo a explicar o meu caso eu sei a média do curso que quero entrar, e já fiz a minha CFCEPE de acordo com o que estou à espera no exame. E a minha que estão é a seguinte. Se o exame de português for negativo e a minha prova de ingresso neste caso o exame de biologia e geologia, for positiva, e a minha CFCEPE tiver a nota pedida para o curso que quero entrar. O facto de eu não conseguir nota positiva no exame de português não vai por em causa a minha candidatura?
    É que os meus professores dizem que sim, porque o ano passado contava, e também me disseram que depende da universidade. E queria saber se está regra se aplica a todas universidades de todo o país.
    Obrigada .

    • Olá @disqus_zKTLWBiv9H:disqus

      Não põe em causa. Os teus professores ainda se estão a guiar pelas regras antigas, que foram alteradas para o que está descrito no artigo e que é aplicado ao acesso a todas as universidades. No ano passado realmente era assim, mas a partir deste ano as coisas mudaram. Tens de lhes enviar o Uniarea para se atualizarem. 😛 Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

      • Ana

        Ok, muito obrigada, tenho feito estas questões a imensa gente e tenho obtido imensas respostas e diferentes, enviei email para a universidade da minha cidade , mas penso que a resposta será a mesma que a vossa, agradeço imenso a sua resposta. Mais uma pergunta, posso usar preferência regional? E os cursos profissionais tem a mesma probabilidade de entrar como os outros, correcto?

        • Podes sim, e tu como és do ensino profissional até podes ter acesso à preferência habilitacional. Funciona tal como a preferência regional, mas o que é considerado é a formação de base do aluno. É no entanto muito mais rara. Quanto à probabilidade de entrar, sim, é a mesma, concorres em pé de igualdade com os outros alunos.

  • João Carlos

    Terminei neste ano curso profissional gostaria de saber se sou obrigado a fazer o exame de português para ingresso ao ensino superior, visto que o curso que pretendo fazer não pede exame de portugês..

    • Olá @disqus_nLrnvENimI:disqus
      Como é explicado no artigo, sim, és obrigado a realizar o exame de português e pelo menos mais um, que pode ser o que vais usar como prova de ingresso, para efeitos de acesso ao ensino superior. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

      • João Carlos

        E se eu chumbar no exame de português e passar no outro que vou usar como prova de ingresso será possível ingressar?

        • Desde que tenhas pelo menos 9,5 valores no cálculo da CFCEPE, é possível, sim.

  • José Eduardo

    José Eduardo
    Estou no 2º ano do curso profissional de Mecatrónica Automóvel (11º ano regular) e gostaria de entrar no curso de Engenharia Mecânica do IST ou do ISEL. Para tal, entendi que tenho que realizar os exames nacionais de Português, Física e Química e Matemática A, dado que estas 2 disciplinas são exigidas para este curso.
    Só não entendi o seguinte: Há alguma nota mínima exigida a algum destes exames (nomeadamente, ao de Português?), ou basta-me ter uma média geral que satisfaça os requisitos exigidos?
    Obrigado!

    • Olá @disqus_i4ArFbOAHu:disqus
      Precisas de ter pelo menos 9,5 nos exames que sejam pedidos como prova de ingresso e pelo menos 9,5 no cálculo da CFCEPE. Em particular no exame de português não tens uma nota mínima. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • José Eduardo

    Obrigado!

  • Rafael

    Olá!
    Este ano espero acabar o meu curso profissional e quero prosseguir para o ensino superior, mas depois de ler este artigo fiquei com uma dúvida!
    O curso em que quero entrar só pede o exame de português como prova de ingresso, mesmo assim preciso de fazer outro exame?

    • Olá @disqus_SeKO6aeMpB:disqus
      Sim, exatamente, precisas na mesma de realizar outro exame nacional qualquer à tua escolha, que entrará no cálculo da CFCEPE. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Rafael

        Mas tenho que tirar mais que 9.5 no exame de português. Certo?

  • Joana

    Olá,

    Estou prestes a terminar o meu curso de “Técnico de Informática – Instalação e Gestão de Redes” e gostava de saber se essas regras se aplicam também aos cursos de aprendizagem.

    Se percebi bem terei de realizar dois exames obrigatoriamente, sendo que um deles tem de ser de Português, é isso?

    E imaginando que me quero candidatar a um curso em que tenho de fazer dois exames em que nenhum dos dois é Português, tenho de fazer três exames?

    Obrigada antes de mais!

    • Olá @disqus_p3kZYm7HXE:disqus
      Estas regras aplicam-se aos cursos artísticos, aos profissionais e aos vocacionais. O teu enquadra-se nestes? Irás ter uma classificação final no teu curso? Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Joana

        Penso que sim, e sim, irei ter classificação final no curso.

  • Joana Rodrigues

    Olá

    Eu terminei agora o curso técnico de informática de gestão , mas quero entrar para a licenciatura de enfermagem, na licenciatura pedem-me um dos seguintes conjuntos:
    02 Biologia e Geologia
    ou
    02 Biologia e Geologia
    07 Física e Química
    ou
    02 Biologia e Geologia
    18 Português

    Eu queria estudar para os exames mas não sei quais terei que fazer se tenho de fazer 3 por ser uma área diferente, só português e biologia ou pode ser matemática e biologia que me dou melhor com matemática .

    • Olá @disqus_tu5eBdKHRt:disqus
      Se és do ensino profissional és obrigada a realizar 2 exames nacionais para efeitos de acesso ao ensino superior, sendo um deles o de português e outro à tua escolha, independentemente dos exames pedidos como provas de ingresso. Com essas provas de ingresso tens de realizas obrigatoriamente o de biologia e geologia, e como és do profissional tens de realizar o de português. Podes optar por fazer o de matemática para contar para efeitos do cálculo da CFCEPE junto com o de português, é uma opção tua. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Joana Rodrigues

        Obrigado 🙂

  • Daniela

    Olá,

    Este ano acabo o meu curso profissional e quero prosseguir para o ensino superior, mas depois de ler este artigo fiquei com uma dúvida.

    Educação física também conta para a média final do meu curso?

  • Lara Inês

    Olá,
    Estou num curso profissional de Termalismo, no 11.º e queria ingressar em Direito. Sei que terei de fazer dois exames entre Português, História A e Filosofia. Eu escolhi optar pelas duas primeiras opções, mas gostaria de saber se me posso inscrever no exame de História A do 12.º ainda este ano (11.º), visto que sou auto-proposta.

    Atensiosamente, Lara

  • bárbara

    olá, eu terminei o curso profissional de técnico de apoio á gestão desportiva, quero candidatar-me a uma licenciatura em desporto num politécnico ou ciências do desporto na FMH dependendo das notas no exame, no politécnico o exame de ingresso é português e na fmh é biologia e geologia, a minha duvida é eu posso fazer o exame de geografia (disciplina bianual) para o caso de não obter 9,5 no de biologia e giologia? imaginemos que tiro 9,5 no de português e 8,0 no de biologia, mas no de geografia tirava 13, posso substituir pelo exame de biologia e fica a contar para o ingresso o de portugues e geografia?

    • Olá @disqus_eEsaeFfYkz:disqus
      Sim, é possível fazeres isso. Nesse caso apenas não poderias entrar na opção que pedia biologia e geologia como prova de ingresso. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Rodrigo Marecos

    Olá, ando num curso profissional de manutenção industrial. Não tenho a disciplina de Geografia. Posso realizar o exame de geografia e entrar numa universidade onde o peça?

    • Olá @rodrigomarecos:disqus
      Podes, sim. Podes realizar qualquer exame nacional que queiras como aluno externo. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Elsa Sousa Antunes

    Olá, gostaria de saber se após terminar um curso profissional de Nivel 4, se existe a possibilidade de realização de um CET nível 5 , e entrar na universidade sem realizar os exames Nacionais. Obrigado

    • Olá @elsasousaantunes:disqus
      Neste momento isso só é possível nos cursos do ensino politécnico, tendo na mesma de realizar exames locais da instituição. Para cursos do ensino universitário terias na mesma de realizar depois os exames nacionais para aceder através do concurso especial. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • gonçalorocha

    Acabei o curso de informática de Gestão em 2013, preciso obrigatoriamente de fazer exame de portugues para seguir para o ensino superior?

  • Pedro Sales

    Boa noite,
    irei acabar este ano um curso profissional de mecatrónica e tenho para já uma média de 17 valores.
    Se eu quiser concorrer ao ISEP terei de fazer exames nacionais?
    Obrigado.

    • Olá @disqus_7fzTesbbcd:disqus
      Sim, para aceder ao ensino superior pelo concurso nacional de acesso terás de realizar os exames nacionais conforme explicado no artigo. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Pedro Sales

        Obrigado!

  • Joana De Barros Matos

    Olá,
    com estas alterações fiquei um pouco confusa e espero que me possa ajudar. No meu caso, para o curso que pretendo seguir preciso de fazer uma prova de ingresso a ecónomia. Percebi que, independentemente do que quero seguir preciso sempre de fazer exame a português. A minha questão é a seguinte, a nota do exame de português mesmo não sendo pedido pela universidade a sua realização também conta para a média final? Ou só a média do secundário mais a do exame de ecónomia é quem contam?
    Obrigada pela Atenção!

  • suse pires

    Olá, o ano passado terminei o 12 ano, num curso profissional. A universidade apenas me pede a prova de ingresso de biologia e geologia ( sei que tenho que ter no mínimo 9,5) , mas a minha dúvida é no exame de Português.
    Sei que tenho de obrigatoriamente o realizar, mas coloco como exame nacional de português, não como prova de ingresso correto? Como apenas preciso da prova de ingresso de biologia, o de português tem alguma classificação mínima? Ou faz média com a minha nota?

    Obrigada !

    • Olá @susepires:disqus
      Nesse campo podes por o que quiseres, já que é apenas estatístico. No que toca à classificações mínimas, apenas tens de ter pelo menos 9,5 nos exames que queiras usar como prova de ingresso e no cálculo da CFCEPE de que fala o artigo. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Ana

    Boa tarde. A universidade para onde quero ir pede a prova de ingresso de biologia e física-quimica, que são disciplinas bienal. E fui-me informar e disseram-me que para poder entrar na universidade tinha que fazer um exame trienal. PortuguÊs conta como esse exame?
    E queria também saber se o exame de portugues conta para a Média aritmética simples.
    Obrigada

    • Olá @disqus_wEtlPBtfvD:disqus
      Português é um exame trienal, sim. Quanto à média, se és de um curso profissional, é como é referida no artigo. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Ana

        Mas a nota que tirar no exame é a nota que fica ou faz média com a nota com que acabei no fim do curso?

        • A nota do teu curso continua a contar para a nota de candidatura, neste caso dentro da CFCEPE se és do ensino profissional.

          • Ana

            Sim isso eu percebi, só não percebi é se por exemplo no meu curso tive 13 a portugues. se tirar 16 a portugues fico com esse 16 ou o 16 vai fazer media com o 13?

          • Na componente das provas de ingresso, entra apenas a nota do exame nacional, logo ficaria 16 nessa parte. Já no que toca à nota da disciplina, indo como aluna externa poderias substituir a classificação da mesma pela nota do exame caso seja superior.

          • Ana

            E depois como é que eu faço mesmo a minha nota de candidatura ? É que por exemplo a universidade para onde quero ir só “vale” 30% as provas de ingresso. Qual a fórmula que tenho que fazer ?

          • Não será 35%? Se for é 35% para a nota dos exames que o curso pede como provas de ingresso e os outros 65% vão para a CFCEPE de que o artigo fala, que é a tua média do secundário para efeitos de acesso ao superior.

          • Ana

            Sim é 35. Mas como faça a fórmula para juntar os dois ?

          • Somas os dois e divides por 2, é esse valor que entra nos 35%.

  • Marco Figueiredo

    Bom dia,
    com tudo isto fiquei com algumas dúvidas, terminei o curso tecnico profissional, já percebi que vou ter que ser obrigado a fazer o exame de português, quero entrar em gestão e o unico exame de ingresso é economia,
    agora a minha duvida é a seguinte, a minha media de final de curso é de 12 valores, a minha nota a português final é de 11 valores, sei que para ingresso conta-me 35% de exame de ingresso (economia) neste caso, e 65% a média do secundario..
    1º Para além do exame de português, tenho o de economia, o de economia conta me como exame bienal? ou irei ter que fazer Português, Economia(Ingresso) e ainda mais um?
    2º A nota final do exame de Português 639 (a nova pedida) conta-me para a media de ingresso? visto nao ser pedida pela faculdade? e como funcionam as percentagens deste novo exame em relação as minhas notas de final de curso?

    Muito obrigado pela atenção

    • Olá @disqus_9bUry2Hd7W:disqus
      1) O de economia pode contar como o tal exame à escola além de português. Neste caso a nota do exame entra na nota de candidatura duas vezes: na componente da prova de ingresso e no cálculo da CFCEPE.
      2) Conta, sim, na CFCEPE, que é a tua média do secundário, a que entrará nos 65%.
      Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Bernardo Sousa

    Já foi confirmado que as regras dos 2 exames (como no ano passado) se mantém? Não irá haver alteração? Obrigado e cumprimentos 😉

    • Olá @disqus_gctTcnXr6f:disqus
      Ainda não. Sugiro que esperes pelo Guia Geral de Exames 2016 por essa informação, que será divulgado em breve. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Ricardo Amaral

    Bom dia,

    Eu terminei o meu curso profissional no ano letivo de 2012/2013 tenho que fazer também as 2 provas ou apenas tenho que fazer o português obrigatório?

    • Olá @disqus_rgAAc4pGqQ:disqus
      Se acabaste em 2013 és obrigado a seguir as regras do artigo, logo tens de fazer os 2 exames para efeitos de acesso, sendo um deles o de português. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Mathilde Rodrigues

    Olá boa tarde, eu acabei o 12º ano no ano 2014/15, ou seja no ano passado, e a minha duvida é quantos exames tenho de fazer? é que eu li que se tinha de fazer 3, o de portuges, um bianal e outro trial mas agora vi esta noticia e fiquei confusa.
    Obrigada!

    • Olá @mathilderodrigues:disqus
      Aplicam-se as regras descritas no artigo, não se aplicando, pelo menos este ano, essa regra dos 3 exames. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

      • Mathilde Rodrigues

        Mas essa regra é mesmo definitiva? é que eles estão sempre a mudar!

        • Para este ano sim, já que consta do regulamento publicado em diário da república na passada 6ª feira. Mas nada impede que no próximo ano voltem a alterar para os 3 exames inicialmente previstos.

  • Rodrigo Lima

    Olá,

    Este ano acabo o meu curso (profissional) e, queria seguir estudos e entrar na universidade. O curso que gostava de entrar tem várias opções, posso candidatar-me com o exame de Português, de Biologia e Geologia, Matemática. Como eu estou num curso profissional tenho que realizar o exame de Português que é obrigatório certo? e tenho que fazer ainda outro exame? E a regra dos três exames para os cursos profissionais ainda é válida?

    Obrigado.

    • Olá @disqus_QZldfCz4aD:disqus
      Certo e tens de fazer outro exame à tua escolha, sim. A regra dos 3 exames, pelo menos este ano, não será aplicada. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Daniela Sousa

    Boa tarde, terminei o ano passado um curso profissional, e por infelicidade as minhas notas não chegaram para ingressar na faculdade. Pretendo candidatar-me de novo aos exames nacionais irei realizar 4, mas fiquei com uma certa dúvida no texto de cima. Esses 2 exames necessários para entrar na faculdade dizem respeito á pública? São necessários 3 para a pública e 2 para a privada? Ou entro com 2 exames na pública? Obrigada.

    • Olá @disqus_OfCAgQQLPQ:disqus
      Dizem respeito a qualquer candidatura o ensino superior. São exigidos para efeitos de acesso, como está no artigo, apenas 2 exames. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Ranhoca

    Olá, eu acabei o secundário em 2012/13 com matemática por fazer no ensino regular. O ano passado fiz um curso EFA noturno para ficar com o 12º ano concluido. As regras dos cursos profissionais também se aplicam ao curso EFA ou as regras que tenho que seguir são as normais de alunos autopropostos?

    • Olá @Ranhoca:disqus
      Num curso EFA só precisas de realizar os exames pedidos como provas de ingresso pelo curso em causa. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Melanie Marques

    Boa Tarde, foi-me informado que era necessário apenas realizar 1 exame que a faculdade pedisse para entrar no curso, neste caso seria Português, já tinha tudo planeado e agora caíu-me tudo aos pés, dois exames? A universidade informou-me de algo diferente assim como a minha escola. Pode esclarecer-me esta dúvida? (Estou num Curso Profissional)

    • Olá @disqus_LOAqaD8Uup:disqus
      Se estás num curso profissional deves seguir as regras do artigo, caso contrário verás a tua candidatura anulada. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • B_Lopes

    Boa Noite. Terminei o 12º Ano do Curso Técnico Profissional de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade, no passado ano letivo 2014/2015.

    Concluí o curso com aproveitamento e tive uma proposta de emprego, porém como sabia que os exames tem validade de 2 anos, realizei exames de Português (Prova de Ingresso) e o 2º obrigatório visto que sou do ensino profissional, escolhi História da Cultura e das Artes.

    Tive positiva no de português, porém no de história não.

    Este ano quero candidatar-me mesmo ao ensino superior. Tenho de voltar a realizar ambos os exames, ou os que realizei o ano passado servem para a candidatura?

    É que disseram me que mesmo o de história não sendo prova de ingresso teria de ter no minimo 9,5 valores.

    Isto é verdade?

    • Olá @disqus_2RGVwCuHHL:disqus
      Os dois exames que realizaste servem para o cálculo da CFCEPE. Só tens de garantir que tens mais de 9,5 no cálculo da CFCEPE e nos exames que queres usar como prova de ingresso. Nos outros exames não há nota mínima. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Luís Lota

    Boa noite, eu este ano irei terminar o curso tecnico profissional de informática e estava intressado em seguir os estudos no ensino superior, mas ai é que tenho uma duvida. Eu sei que terei de fazer dois exames o de português obrigatório e o de matemática A como prova de ingresso, eu no exame de matematica A eu obrigatoriamente terei de tirar 9,5 ou superior para ser aceitei ou como neste artigo o diz a minha classificação final do curso tera de ser superior ou igual a 95 pontos ?

    • Olá @luslota:disqus
      És obrigado a ter pelo menos 9,5 valores nos exames que queres usar como prova de ingresso, além de ter de ter pelo menos 9,5 valores no cálculo da CFCEPE. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Fábio Fati

    Boa noite, eu terminei o curso profissional de gestão e programação de sistemas informáticos o ano passado, decidi não fazer o exame pq não estava preparado, mas este ano vou fazê-lo. A única prova de ingresso que é pedida para o curso em que eu quero entrar é matemática, eu queria saber se tenho de fazer outro exame para além desse? Obrigado.

    • Olá @fbiofati:disqus
      Como está explicado no artigo, sim, és obrigado a realizar também o de português. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Inês

    Boa noite, tenho uma dúvida, frequentei um curso profissional no qual terminei o 12º ano. Este ano quero me candidatar ao ensino superior, ao qual apenas é pedido o exame de português. Ou seja não é pedido para o curso que pretendo ingressar, mais nenhum exame. Neste caso tenho de fazer na mesma um exame “ao calhas” apenas por vir de um curso profissional mesmo sem necessitar? É que a informação que me foi passada foi que apenas necessito de um exame (que coincide com o obrigatório para quem vem de um profissional), mas agora fiquei confusa. Obrigada.

    • Olá @disqus_5fsFPvii4T:disqus
      Exacto, tens mesmo de fazer mais um exame para o cálculo da CFCEPE. Isto se acabaste o curso depois de 2012. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Lucília Lopes

    Um aluno do profissional, que esteja no segundo ano e que queira ingressar no ensino superior no ano lectivo de 17/18, e cujas provas de ingresso sejam história e cultura das artes e português, não pode fazer o exame de hist neste ano e o de português no próximo?

    • Olá @luclialopes:disqus
      Pode, sim. Desde que na altura estejam válidos o aluno pode fazer os exames quando quiser. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • João Silva

    Boa tarde. Se possível gostava que me esclarecessem a seguinte duvida: Eu tenho o 12º concluído em ensino profissional IV e este ano vou realizar exame a Inglês, Português e Historia da Cultura das Artes. Fazendo 3 exames, e sendo que só 2 são usados para calcular a média CFCEPE, quais neste caso seriam usados? PT mais outro usado como prova de ingresso ou por exemplo HCA e ING caso esses 2 sejam pedidos para o curso em questão? Pode Português ficar de fora dessa média?

    • Olá @disqus_sM06O60bHW:disqus
      O exame de português é usado obrigatoriamente na CFCEPE, sendo o outro o que tiveres a classificação superior de entre os que realizares. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Rodrigo Lima

    Boa Tarde,

    Tenho uma dúvida. Dos dois exames que os alunos dos curso profissionais têm de realizar, o de português é obrigatório e o outro exame tem de ser um que seja pedido como prova de ingresso para o curso que pretendemos seguir?

    Obrigado.

    • Olá @disqus_QZldfCz4aD:disqus
      Pode ser ou até pode optar por fazer outro exame qualquer de entre os que existem. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

      • Rodrigo Lima

        Então por exemplo, o curso que quero aceita o exame de português, o de biologia e geologia e o de matemática. A partida, já vou fazer o de português e já o posso usar como prova de ingresso certo? E o outro exame não interessa se é pedido como prova de ingresso? Temos de o fazer para efetuar o cálculo da média não é? Não interessa se é prova de ingresso ou não porque o exame de português já é prova de ingresso para o curso que pretendo estudar.

        • Certo, e sim, o outro exame não interesse se é pedido como prova de ingresso, é uma escolha tua e entrará na CFCEPE.

  • André Santos

    Boa noite, na média dos exames nacionais é obrigatório apenas o de português e outro à escolha ou podem ser a média de 3 exames?

    • Olá @disqus_1hiEsZzwpT:disqus
      Este ano apenas entram na CFCEPE 2 exames nacionais. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Bruno Santos

    Boas.
    Eu tenho uma dúvida.
    Acabei ano passado o 12 num curso profissional. A média do curso que tive foi e 13. Este ano vou me candidatar ao ensino superior e a prova de ingresso que preciso é de português. Já fiz a inscrição nos exames Nacionais aos quais eu escolhi português e bilogogia. Sendo assim que notas mínimas preciso e tirar nos exames para entrar na faculdade?
    Cumprimentos.

    • Olá @disqus_17GAaJnGL8:disqus
      Nos exames que queres usar como prova de ingresso deves ter pelo menos 9,5 valores, e para concorrer deves ter pelo menos 9,5 valores na CFCEPE.
      Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

      • Bruno Santos

        Obrigado pela resposta.
        Como prova e ingresso preciso de Português.
        Sendo assim tenho de tirar 9.5 a Português e a biologia tenho de tirar uma nota que me ajude a ter 9.5 na na CFCEPE certo?

  • Caseiro

    Boa Noite.

    Gostava de saber se a no de Educação física conta para media.

  • Bruno Santos

    Como cálculo a minha média CFCEPE?
    A minha média do secundário (curso profissional) é de 13. Este ano inscrevi-me nos exames de Português (prova ingresso para a licenciatura que pretendo) E biologia e geologia (o outro exame que tive de escolher) .
    Sendo então Português a minha prova de ingresso tenho de tirar 9.5 valores e a biologia sendo exame para a média CFCEPE posso tirar 5 (por exemplo). Ficando com média de 7.2.
    Depois sendo 13 o valor da média do curso (70% = 9.1) e sendo 7.2 a média e exames ( 30% = 2.1), a minha média CFCEPE é de 11.2. Certo? Corrijam-me por favor.

  • Ana

    Boa tarde. Eu vou fazer os exames de português , biologia e geologia e física e química. No cálculos do cfcepe posso só usar as notas de biologia e física ?
    E queria saber se por exemplo eu tive 13 no final do curso a portugues, se eu tiver 15 posso trocar a nota ?

    • Olá @disqus_wEtlPBtfvD:disqus
      Na CFCEPE entrará obrigatoriamente o exame de português e o outro exame em que tiveres uma classificação superior. No que toca à melhoria que referes, só é possível caso a tua disciplina seja equivalente ao programa do exame nacional. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Download

    Boa noite. Apesar de ler o artigo e a maioria dos comentário ainda tenho uma dúvida.
    Na universidade a que vou concorrer dizem que a minha nota de candidatura equivale a 65% da média do curso e 35% da nota do exame específico.

    E a minha dúvida é:

    O CFCEPE é a minha nota de candidatura ou é apenas um “pré-requisito” para que eu possa concorrer ao ensino superior?

    Se for um “pré-requisito”, deduzo então que a minha nota de candidatura sejam os tais 65% da média mais os 35% da nota do exame, certo?

    • Olá @disqus_utWYkWTlsN:disqus
      A tua CFCEPE é o que a faculdade refere como “média do secundário ou do curso”, no caso em que referes, é o que entra nesses 65%. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Enkyiez

    Boas,

    Seguindo a lógica, imaginando que a minha classificação final de curso é de 13 (130) e as notas dos exames de Matemática A e Português são respetivamente 15 (150) e 6 (60), então a minha nota final de curso, ou neste caso a “média do secundário”, é de 12 (122,5) valores, é isso?

    No meu caso o que o IST pede é:

    * Classificação mínima de 12,0 valores (120 pontos) para a nota de candidatura, calculada com pesos de 50%, para a classificação final do ensino secundário e para as provas de ingresso (disciplinas específicas).

    Tendo em conta que a única prova de ingresso pedida é a de Matemática A então a minha nota de candidatura seria de 13 (122,5 + 150 / 2 = 136,25) valores, estou correto?

    • Olá @enkyiez:disqus
      Sim, a tua CFCEPE seria essa e sim, a tua nota de candidatura também seria essa, o teu raciocínio está correto. 😉 Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Diogo

    Boa tarde,

    O ano passado acabei o meu curso (profissional) com media de 15 e nos exames nacionais tirei 12 a inglês (prova de ingresso) e 5 a português (obrigatório) e acabei no fundo por não ter entrado.
    Este ano quero ver se faço os mesmos exames (para melhorar a nota principalmente).

    A minha dúvida consta se esse “5” a português conta realmente para a nota ou se muda alguma coisa no resto.

    Obrigado, Diogo

    • Olá @disqus_sXUN7uHbRX:disqus
      Como é explicado no artigo, a nota do exame nacional de português entra no cálculo da tua CFCEPE, que é a tua média do secundário para efeitos de acesso ao ensino superior. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Margarida

    Boa noite. Eu tenho o 12º concluído em ensino profissional IV e este ano vou realizar exame de Português e Historia da Cultura das Artes. As opções de cursos que eu escolhi todas dizem só Historia, não dizem História A ou História da cultura e das artes, será que não faz mal fazer a história e cultura das artes? Tenho muitas duvidas em relação a fazer a média para o ensino superior, minha média final com pap incluída é de 15 valores quanto tenho que ter nos exames no mínimo para prosseguir os estudos? Fico à espera de uma resposta! Obrigado 🙂

    • Olá @disqus_nGsUP9d7P0:disqus
      Deves ver bem qual é a prova de ingresso pedida pelo curso, já que História e História da Cultura e das Artes são disciplinas bem diferentes e que não correspondem à mesma prova de ingresso. Quanto às notas mínimas, precisas de ter pelo menos 9,5 valores nos exames nacionais que queres usar como prova de ingresso e no cálculo da CFCEPE. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

      • Margarida

        Eu vou fazer o de Português e de História de Artes, posso usar só uma como prova de ingresso? O curso que eu quero só pede uma prova e umas delas é Português

        • Sim, podes usar apenas um dos exames como prova de ingresso.

  • Daniel Rodrigues

    Boa tarde,

    Eu tenho o 12º concluído num curso profissional etc.. Os dois exames que irei realizar serão Matemática A e Português, sendo Matemática A a prova de ingresso. A CF é de 150, e estou com dúvida sobre uma coisa, se eu tiver, por exemplo: 4 no exame nacional de Português e 13 a Matemática como ficaria a minha CFCEPE?

    CFCEPE = (7CF+3M)/10

    (7*150+3*13)/10 ,sendo M só a média de Matemática (prova de ingresso) ou o M é a média do exame de Português (que não necessito) com o de Matemática, ficando assim:

    (7*150+3*8.5)/10

    Agradeço pela vossa disponibilidade,
    Bom trabalho.

    • Olá @disqus_DhCFdjHm6C:disqus
      A tua CFCEPE é calculada da 2ª forma. Depois com esse valor e a nota do exame de matemática calculas a tua nota de candidatura conforme a percentagem que vale a prova de ingresso na instituição em causa. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Tiago Martins

    Ola boa tarde, não sei se ainda venho a tempo de me tirarem a minha dúvida mas aqui vai.
    Acabei o meu curso profissional em 2013 e quis entrar para o ensino superior pelo que só precisava do exame nacional de inglês, então fui candidatar-me mas disseram que a lei tinha mudado e quem tivesse acabado a partir de 2013 que era obrigatório fazer o exame de Português e tirar no mínimo 9,5 para assim poder candidatar-me para o ensino superior, pelo que li no artigo já mudaram? Agora já posso me candidatar este ano só com a nota do exame de inglês? Fiz os exames nacionais em 2014 e rirei 7 no exame de português ou seja já não tenho que estar pendente na nota do exame de português se o que eu preciso para entrar no curso é a nota do exame de inglês? Muito obrigado desde já pelo artigo

    • Olá @disqus_dPpEpH1WUU:disqus
      Sim, entretanto as regras mudaram no ano passado. Só precisas de ter pelo menos 9,5 no exame pedido como prova de ingresso e no cálculo da CFCEPE (onde entra a nota do exame de português). Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Tiago Martins

    Surgiu-me mais uma grande dúvida, Não percebi nem consegui encontrar exemplos de como calcular a minha média de acesso CFCEPE, tirei na nota final de curso 13, fiz 2 exames nacionais Português – 6 Inglês – 11 que dá média de 8,5 como fica o cálculo? (7130+385)/10 que fazendo os cálculos dá 751,5 Não sei se estou a fazer bem os cálculos precisava de ajuda. Muito Obrigado mais uma vez.

    • Nesse caso os 13 valores contam 70% e a média dos dois exames 30%, logo ficas com uma CFCEPE de 11,65.

      • Tiago Martins

        Muito Obrigado, ou seja o meu CFCEPE é de 11 não me posso candidatar?

  • Tiago Correia

    Boas amigo Davis,
    Primeiro quero agradecer-lhe por esta informação valiosa, ajuda bastante.
    Precisava de ter a certeza de algo,mesmo se a licenciatura exigir 2 provas de ingresso, os exames que realiza um aluno do curso profissional são apenas português e mais um deste conjunto exigido?

    Muito Obrigado
    Cumprimentos

    • Olá @tiagocorreia1:disqus
      Sim, nesse caso bastam esses 3, sendo um dos exames usado 2 vezes, como prova de ingresso e no cálculo da CFCEPE. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Marlene Campos

    Bom dia,

    Queria, se possível que me esclarece-se uma duvida relativa ao acesso ao ensino superior. (enfermagem)

    Terminei o meu curso profissional ( auxiliar de saúde) ano passado e realizei as provas de português e de biologia e geologia em que tirei respectivamente as classificações português ( 10 val.) e biologia e geologia (6 val.). Este ano irei realizar novamente a de bio. e geologia, e li a respeito no site da dges e em outros que não é necessário obter a classificação 9,5/10 val nos exames que apenas a CFCEPE seja igual ou superior 95 pontos,

    Terminei o meu curso com nota de 18 valores, (arredondado ás décimas 17,8 val.)

    exemplo: Caso não consiga mais de 6 valores no de biologia a media dos exames fica 8 valores.

    CFCEPE= (7X178+3×80)/10= (1246+240)/10= 1486/10 que fica 14,9 valores

    Queria saber se é possível me candidatar caso não consiga atingir o 10 a bio.geo. ou se é necessário este valor.

    Agradeço a atenção e fico a aguardar a sua resposta .

    • Marlene Campos

      Peço desculpa , estou a ficar um pouco confusa, então a prova de ingresso que tenho que fazer é biologia e geologia o que significa que sempre preciso tirar 9,5 nela para me poder condidatar?

    • Olá @disqus_eqAL0xRtrT:disqus
      Acho que já te respondi a isto no fórum. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Ana

    Olá, queria tirar uma duvida. A média de cursos profissionais pelo que vi é – a média aritmética × 2 +(0.3 × estágio + 0.7 × pap)
    Sendo que tive dois estágios, para a média vai contar apenas 1 estágio ou é feita a média dos dois?
    Obrigada

    • Olá @disqus_zKTLWBiv9H:disqus
      Isso dependerá das regras do teu curso profissional, mas se os dois estágios são parte integrante do curso, será a média dos dois. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • TT YY

    Olá, quero esclarecer uma dúvida.

    Eu venho do curso profissional, neste momento estou a acabar o estágio e irei no próximo mês apresentar a PAP, mas em conjunto tenho estado a estudar para os exames nacionais (Português e Matemática A), a minha dúvida consiste no seguinte: o curso ao qual me quero candidatar na universidade so pede como acesso a Matemática A (95 pontos), neste caso o exame de Português poderei tirar 0 ou 1 (o que for) que o mesmo não vai contar para a média conjuntamente com a Matemática A, visto o exame de acesso ser de Matemática, correto?

    Agradeço a quem souber que possa esclarecer.

    Com os melhores cumprimentos,
    Tiago

    • Olá @tt_yy:disqus
      O exame contará para a CFCEPE, como é explicado no artigo. Não tens qualquer nota mínima exigida, desde que garantas que tens pelo menos 9,5 valores no cálculo da CFCEPE. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Gustavo Vieira

    Queria esclarecer uma dúvida se for possível. Ando aqui a tentar descobrir a verdade com um colega e cada vez mais confundido fico, mas queria ter a certeza a perguntar por aqui. Ele diz que português é prova de ingresso também, mas no site não o diz.

    Eu vim de um curso profissional, que acabei em 2013 ou 2014, e tirei média de 15,5.

    Eu vou fazer este mês exame de Português 639 e Matemática B 735.
    O curso que eu quero entrar é Engenharia Informática, que no site diz que as Provas são [16] Matemática. Que penso que significa que tanto pode ser Matemática B 735 ou Matemática A 635.

    Isso quer dizer que eu tenho de fazer o exame de Português mais o de Matemática, mas só preciso de tirar 9,5 no de matemática, e posso tirar menos do que isso no de Português?
    Ou que preciso de tirar 9,5 aos dois (9,5 a PT, e 9,5 a MAT)?

    • Olá @disqus_uthigardbt:disqus
      Tens de ter pelo menos 9,5 no exame que vais utilizar como prova de ingresso e no outro não tens qualquer nota mínima, desde que garantas que tens pelo menos 9,5 valores no cálculo da CFCEPE. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

      • Gustavo Vieira

        O meu amigo diz que Português é prova de ingresso e só não está no site porque é obrigatório para todos os cursos. Isso é verdade?

        • Isso não faz muito sentido. Se é prova de ingresso tem de estar lá claro. Português não é prova de ingresso para todos os cursos, isso é falso.

          • Gustavo Vieira

            Okay, muito obrigado pela resposta.

  • Alexandre

    Eu tenho uma grande dúvida e precisava que me ajudassem.
    A minha faculdade exige o exame de geografia coming prove de ingresso. No entanto, como tenho um curso profissional e acabei em 2012/2013 sou obrigado a fazer também o exame de português.
    A minha questão é se a média desses 2 exames pode ser negativa. Não me refiro ao cálculo da CFCEPE.
    Ou seja, sendo a minha classificação final de curso de 13,3 posso tirar por exemplo 10 a geografia e um 3 a português? Neste exemplo, a CFCEPE seria de 9,58 (7×133+3×90/10), ou seja, superior a 9,5. Todavia a media dos dois exames seria inferior (9).
    Ficaria aprovado?
    Obrigado

    • Olá @disqus_lzkr5xxgJq:disqus
      Podes, sim. Com esses valores poderias concorrer ao ensino superior. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

      • Alexandre

        Muito obrigado Davis !

  • Luís Valentim

    Olá Davis, tudo bem consigo?

    Eu tenho uma dúvida que penso que me pode esclarecer.

    Eu concluí o meu curso profissional e realizei o exame de Português no ano passado, e este ano, por não ter tido conhecimento da alteração, inscrevi-me novamente no exame de Português e no de Matemática A. A minha duvida é: como o exame que fiz tem validade de (salvo erro) 3 anos eu posso utilizá-lo para contagem da minha média?? Ou não posso utilizar exames que foram feitos em anos anteriores??

    Muito obrigado pela atenção,
    com os melhores comprimentos,
    Luís Valentim.

    • Olá @lu_s_valentim:disqus
      Podes, sim, para o cálculo da CFCEPE podes usar exames de anos anteriores. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

      • Luís Valentim

        Obrigado pelo esclarecimento Davis.

        Então e se eu fizer o exame de Português e tiver por exemplo um 6 a nota entre os exames de Português que conta para a média vai ser a mais alta certo?

        • Certo, o sistema escolhe automaticamente a mais elevada.

  • Daniel Machado

    Boas, tenho uma duvida
    Conclui o curso de Técnico de Contabilidade com 15.
    Como quero entrar em Informática preciso de fazer o exame de Matemática B, mas preciso de ter 9,5 a Português também ??

    • Olá @disqus_WEsqlk9BC2:disqus
      Se não é prova de ingresso, não, desde que garantas que tens pelo menos 9,5 valores no cálculo da CFCEPE. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • António Moreira

    Acabei o meu curso profissional no ano 2013/2014 e vou-me candidatar ao ensino superior realizando como prova de ingresso de geografia e o exame obrigatório de português, necessito de realizar mais algum exame?

    • Olá @disqus_TOxKKRikEO:disqus
      Não, bastam 2 exames. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

      • António Moreira

        Muito Obrigado!

  • SenCes

    Boa noite! Eu estou um bocado numa urgência, bem, vou fazer exame daqui a 2 dias, e eu decidi fazer exames meio que em cima da hora. Farei exame a Portugues, ingles, e história de cultura das artes. Tenho 3 perguntas
    1- Estes exames são o suficiente para poder concorrer?
    2- Pelo que entendi, a média para a universidade é 70% a média do curso, e 30% a nota do exame?
    3- Se para o curso da universidade pedir exame de portugues, só conta a nota do exame de portuguÊs, ou dos outros exames que vou fazer também?

    Por favor, é muito importante, ficarei eternamente grato!

    • Olá @sences:disqus
      1) Sim, bastam apenas 2.
      2) Não, primeiro tens de fazer a tua CFCEPE, que é a tua média do secundário para efeitos de acesso, em que essa, sim, é 70% a média do curso que fizeste e os outros 30% a média dos 2 exames referidos. Depois a nota de candidatura é composta pela CFCEPE e pela(s) nota(s) do(s) exame(s) pedido(s) como prova de ingresso, em ponderações que variam conforme a faculdade/curso.
      3) Entra também a nota de outro exame no cálculo da CFCEPE.
      Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

      • SenCes

        Só mais uma duvida por favor, como eu escolhi 3 exames, poderei escolher quais dos 2 vão contar?

        • O sistema automaticamente escolhe o exame de português e o outro em que tiveres melhor classificação.

  • Ricardo Jaques

    Tenho um curso profissional. para concorrer ao ensino superior não é preciso realizar os dois exames no mesmo ano certo ? posso realizar um este ano e outro para o ano ?

  • Fábio Custódio

    Boa tarde, terminei o meu curso profissional em 2010 e frequentei a faculdade no ano seguinte mas entretanto desisti do curso. Este ano quero voltar a concorrer ao Ensino Superior e quando me dirigi à Escola Secundária para me inscrever nos exames para prova de ingresso a funcionária da secretaria informou-me que teria de realizar o exame de Português (ou seja amanhã) e o de Economia (a prova de ingresso que me interessa). Pelo que li aqui só para quem finalizou os cursos a partir de 2013/2014 é que conta a nova lei. Estou um pouco baralhado, afinal preciso de realizar os dois exmes ou só 1? Obrigado pela atenção.

    • Olá @f_bio_cust_dio:disqus
      No teu caso apenas precisas de realizar os exames pedidos como prova de ingresso. Não se aplicam a ti estas novas regras. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

      • Fábio Custódio

        Ou seja, neste caso só preciso de realizar o de Economia, posso não ir ao de Português? Já que só ia ao de Português porque fui induzido a erro pela funcionária

        • Exato, no teu caso basta realizares os exames pedidos como prova de ingresso.

  • Stefanie

    Boa tarde. Fui aluna do curso profissional auxiliar de saúde, acabei com 18 valores no ano passado. Pretendo seguir enfermagem, inscrevi-me nos exames de português e biologia e geologia ( prova de ingresso do curso). Mesmo tendo uma nota baixa a português, porque basicamente só estudei para biologia e geologia, a hipótese de conseguir entrar é alta?
    Obrigada

    • Olá @disqus_hKaAVmvMKq:disqus
      Tudo depende da tua nota dos exames nacionais, qualquer coisa que te possa dizer será pura especulação. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

    • fabio

      @disqus_hKaAVmvMKq:disqus
      ola, desculpe o incómodo, estou na mesma situação e pretendo ir para o mesmo curso…a minha questão é como fizestes para estudar biologia e geologia dado que o curso de auxiliar não tem ? ou seja andastes em explicações ou frequentas-tes 1 ano dessa disciplina no ensino regular??
      obrigado…

  • Dorin Grecu

    Olá boa noite, eu tenho uma questão, eu terminei o ensino profissional de contabilidade, com uma média de 14 valores, e queria entrar em gestão, sendo a prova de ingresso de Economia A, eu digamos que tiro no exame de Português 6 valores e no de Economia A 7 valores, a minha CFCEPE é de 11.75 valores, daria para concorrer?

    • Olá @doringrecu:disqus
      Não, porque precisas de ter pelo menos 9,5 valores no exame nacional que quiseres utilizar como prova de ingresso. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que as coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Cláudia Oliveira

    Boa tarde,

    Tendo terminado um curso profissional no ano 2014/2015, e fazendo o exame de português e o de inglês este ano, só é necessário ter uma nota superior no exame de ingresso superior a 9,5. A nota do exame “que não conta”, conta apenas para media correto? Não sendo necessário ser superior a 9,5, correto?

    • Olá @disqus_JTgjy3mVf1:disqus
      Correto, para a CFCEPE. Não tens nota mínima desde que garantes pelo menos 9,5 valores na CFCEPE. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que as coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Rúben Pinhal

    Boa Tarde.
    Acabei o curso de Marketing com média de 16,5. Com notas no exames de Português- 13 e Ingles- 12 qual é o meu CFCEPE?

    • Olá @rbenpinhal:disqus
      Está lá em cima a fórmula de cálculo: CFCEPE = (7CF+3M)/10 . Se tiveres outras dúvidas sugerimos que as coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Francisco Matos

    Boa Tarde,
    Conclui o Curso Profissional no ano passado e realizei os exames de Português, Inglês e Matemática eu sei que a média tem de ser superior a 9.5 e é mas no exame de português tirei negativa e no de matemática este ano vou fazer o exame de matemática outra vez pois essa é a minha prova de ingresso. Preciso de fazer o de português novamente pois tirei negativa no ano passado, mesmo não sendo prova de ingresso e a média ser superior a 9.5 ?
    Cumprimentos.

    • Olá @disqus_ihHFXJxZ2L:disqus
      Não precisas. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

      • Francisco Matos

        Ufa muito obrigado, já estava com o coração a sair pela boca. Muito obrigado mais uma vez.

  • Ana

    Boa tarde, tenho uma dúvida. Se a primeira fase dos exames me correr mal e na segunda conseguir tirar a nota pretendia no exame, posso concorrer à primeira fase de candidaturas da universidade ou apenas à segunda ?

    • Olá @disqus_zKTLWBiv9H:disqus
      Os exames da 2ª fase de exames deste ano apenas podem ser utilizados este ano na 2ª e 3ª fases de candidaturas. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Ana

    Olá boa tarde, queria esclarecer uma dúvida que não me sai da cabeça em termos se é verdade ou não.
    É o seguinte, neste ano letivo de 2015/2016 acabei o meu curso profissional, e quero entrar para o ensino superior numa área completamente diferente da minha anterior, ou seja queria entrar para gestão de recursos humanos e as provas requerias são ou português, ou economia ou matemática, e eu escolhi apenas português…há poucos dias uma amiga informou-me que como vim de um curso profissional preciso realizar pelo menos 2 exames nacionas, enquanto o meu curso de ensino superior só pede um (escolhi apenas o de português).
    Portanto é essa a dúvida, eu vindo de um curso profissional preciso obrigatóriamente realizar DOIS exames nacionais (um obrigatório e outro á escolha), ou apenas realizar o que a universidade me pede?
    Obrigada!

    • Olá @disqus_ExgDbjNXGz:disqus
      Tal como é explicado no artigo, sim, tens de realizar 2 exames nacionais para aceder ao superior. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Isma Andrews

    Boa noite!

    É possivel inscrever-me num exame agora em cimea da hora? É quarta-feira. Porque com os comments deste artigo descobri que devia ter me inscrito no exame de inglês, de forma a melhorar a media entre os dos exames obrigatórios, visto que só tive 6 a HCA no ano passado!!!! sou bastante bom a ingles!!

    • Olá @ismaandrews:disqus
      Não é certo, mas tenta amanhã passar na tua escola secundária sem falta. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Luís Fernandes

    Boa tarde,

    Sendo esta a formula que deverei utilizar por ser aluno do ensino profissional
    CFCEPE = (7CF+3M)/10 em que:

    CF ‐ é a Classificação Final do curso, calculada até às décimas, sem arredondamento, convertida para a escala de 0 a 200;
    M ‐ é Média aritmética simples, arredondada às unidades, das classificações, na escala de 0 a 200 pontos, dos dois exames obrigatórios referidos.

    O M da fórmula é a medida dos dois exames, no meu caso Português e História, mesmo só sendo pedido um exame para prova de ingresso?

    Com os melhores cumprimentos,
    Luís Fernandes

  • Cátia Carvalho

    Boa noite. Para me candidatar a universidade a média para entrar é com esta formula CFCEPE = (7CF+3M)/10 ?

    • Olá @disqus_wH04H5UDvj:disqus
      Essa é a tua média do secundário para efeitos de acesso. Depois com isso, e com a nota dos exames pedidos como prova de ingresso, calculas a nota de candidatura conforme o peso que as provas de ingresso têm nesse curso. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

      • Alexandra Pires

        Boa noite,eu queria perguntar uma coisa,nessa formula já consta os resultados dos 2 exames realizados,certo? Ou seja é a média final do curso+ os resultados dos 2 exames a dividir por 10 é isso?
        O resultado que der,será então,a média com a que eu me irei candidatar,certo?
        Agradeço desde já a sua resposta

  • Vânia Fernandes

    Boa tarde, terminei o meu curso profissional no ano 2014/2015 com media de 14, este ano realizei o exame de português e de inglês, a minha duvida é caso tiver 9,5 a Português, a inglês mesmo que tire uma nota inferior a 9.5 posso concorrer ao ensino superior? Ou é necessário tirar 9,5 aos dois exames ? Pretendo utilizar só Português como prova de ingresso.
    Respondam por favor!! Obrigada.

    • Olá @disqus_aehhMzjf8D:disqus
      Podes, desde que a CFCEPE dê pelo menos 9,5 valores. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

      • Vânia Fernandes

        Obrigada!

  • Maria Fernandes

    Comclui o meu curso proficional com nota 16, tenho que ter 9,5 no exame de português ou macs para poder me candidatar ?

    • Olá @disqus_n6vcS8nY7X:disqus
      Tens de ter pelo menos 9,5 valores nos exames que quiseres utilizar como prova de ingresso e no cálculo da CFCEPE. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Raquel Neves

    qual é o decreto lei que sustenta este documento?

    • Olá @disqus_cr6sYXbK2K:disqus
      A manutenção destas regras para 2016 poderá ser confirmada na Portaria n.o 61-A/2016 . Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Fábio Henriques

    Eu realizei o exame de português no ano passado mas a minha nota foi negativa. O meu exame como prova de ingresso é o de Biologia e Geologia e posso utilizar o exame de português do ano passado ou tinha de o realizar este ano novamente?

    • Olá @disqus_aRrKpnOX7S:disqus
      Podes usar o do ano passado. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

      • Fábio Henriques

        Obrigado

  • Inês

    Boa tarde, tenho uma enorme duvida que apesar já ter visto outras pessoas a questionar, não sei se no meu caso de aplica.
    Terminei o curso profissional em 2015 e a escola de ensino superior a qual me pretendo candidatar pede o exame de português. Realizei o exame de português e de economia A, segundo o que pesquisei e vi noutros comentários, é necessário que tenha nota igual ou superior a 9,5 no exame de português e ter realizado outro exame a meu critério (neste caso Economia A), não necessitando este de ter uma nota igual ou superior a 9,5. Porém a média de acesso ao ensino superior deve ser com a junção das duas notas desses exames, tendo de dar uma nota igual ou superior a 9,5 certo?

    A minha questão é então a seguinte, eu quando fui ao site do dges, para consultar as provas de ingresso por baixo em letras mais claras diz:
    “Esta página apresenta as provas de ingresso que poderá utilizar na candidatura ao ensino superior caso realize e obtenha classificação igual ou superior a 95 pontos nos exames do ensino secundário em que se inscreveu.”
    ou seja acabei por não entender se afinal posso utilizar a nota do outro exame (que não é pedido pela escola) para fazer a media para a candidatura? Pois tinha a ideia que apenas a prova de ingresso (a de português neste caso) é que tinha de ser superior ou igual a 9,5 bem como a média para a candidatura.

    Obrigada

    • Olá @disqus_W78YWEz3AZ:disqus
      Certo, a CFCEPE tem de dar pelo menos 9,5 valores e a prova de ingresso. Isso que leste no site da DGES em nada contradiz isto. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Leonor Nunes

    Boa noite, tenho uma dúvida relativamente a este assunto.
    Terminei o meu curso profissional no ano letivo 2014/ 2015 com média de 16. Queria candidatar-me à faculdade de arquitetura (onde como provas de ingresso pedem Geometria e Desenho). Realizei o ano passado esses dois exames e ainda o exame de Português. Tive 11 a Português, 14 a desenho mas só consegui 7 a geometria .
    A minha dúvida é: Qual é a nota mínima que preciso a Geometria para me candidatar ao curso de Design de Moda na faculdade de Arquitetura?
    Obrigada

  • SenCes

    Boa noite! Bem, eu fiz 2 exames para me candidatar á universidade. A minha media de curso profissional é 14, fiz exame de português, e Inglês. Eu tive 8 a Português e 12 a Inglês. A média dos 2 é maior que 9,5. Eu queria saber, se tenho de ter mais de 9.5 nos 2 exames, ou se basta ter a media dos 2 superior a 9,5. OU se apenas tenho de ter o exame que o curso pede superior a 9,5.
    No caso o curso dá para entrar com Inglês OU Português.
    Posso usar inglês como prova de ingresso, e sem problema apesar da de portugues ser negativa? Podem me esclarecer por favor?

  • Ana

    Boa tarde, nos meus calculos, o “CF” dá 225,2 como converto para uma escala de 0 a 200 pontos? Obrigada

  • BRUNO MONTEIRO

    Boa tarde.
    Terminei o ensino secundario recorrente em 2010, na altura fui informado que teria de fazer exame de portugues, o qual realizei e tirei uma pessima nota, o qual me baixou a media de acesso. Este ano vou me candidatar ao ensino superior, já li algures que o exame de portugues apenas é valido para quem terminou ensino secundario após 2012 2013. Estou um pouco confuso, podiam me indicar a lei para que possa ficar mais esclarecido?
    Obrigado

  • BRUNO MONTEIRO

    Boa noite.
    Terminei ensino secundario recorrente em 2010, tenho de fazer exame nacional de portugues ou é apenas para quem terminou apos 2012 2013?
    Podiam me indicar a lei para me esclarecer?
    Obrigado

  • Inês

    Boa noite, terminei o curso profissional de técnico de comércio em 2015. Realizei dois exames nacionais, Português e Economia A, tendo respectivamente em cada um 15 e 9 valores. A CFCEPE dá-me superior a 9,5. A minha dúvida é, a escola a que me candidato pede prova de ingresso de português, mas apesar de ter tido 9 no exame de Economia dá na mesma para fazer a média para a candidatura?
    Obrigada

  • Mariana Filipa

    Boa Noite!
    Terminei este ano o meu curso de 12ºano, realizeis duas provas, a de português e a de inglês!
    Sendo que a prova de ingresso é a de português.
    No exame de português tirei 11 e no de inglês 7, há problema? Posso-me candidatar assim?

  • Clara

    Olá Bom dia,

    A minha filha está no ensino artístico integrado, no 11º ano. Este ano fez exame a Filosofia e a Inglês, pensávamos que era obrigada a fazer a Filosofia só, mas fez a inglês para melhoria de nota. A minha pergunta é: para o ano quando fizer Português, vai fazer média com o qual dos exames, Filosofia ou Inglês, para acesso à Universidade. Muito obrigada

  • Alexandra Pires

    Boa tade,eu queria perguntar uma coisa,nessa formula já consta os resultados dos 2 exames realizados,certo? Ou seja é a média final do curso+ os resultados dos 2 exames a dividir por 10 é isso?
    O resultado que der,será então,a média com a que eu me irei candidatar,certo?
    Agradeço desde já a sua resposta

  • Roxane Costa

    Boa noite,

    Acabei este ano o meu Curso Profissional de Técnico de Turismo. Embora
    ainda não tenha a minha ficha ENES, a média do curso deve rondar os 18.

    No entanto, gostava de ingressar no ensino superior no curso de
    Fisioterapia ou Enfermagem (decisão que me ocorreu já no final do meu
    11º ano), pelo que decidi terminar o curso e ter explicações de Biologia
    e Geologia (prova de ingresso) durante este ano letivo. O ano passado
    realizei o exame na 1ª e 2ª fases (mas ainda sem explicações) nos quais
    tirei 4,5 e 6, respetivamente. Este ano voltei a realizar o de Biologia e
    Geologia na 1ª fase + o de Português (tirei 6 a Biologia e 10 a
    Português).

    Estou na reta final, espero ainda tirar positiva no de Biologia para a
    2ª ou 3ª fase de candidatura, mas tenho receio de não conseguir tirar
    positiva. Caso isso não aconteça, será possível candidatar-me a algum
    curso superior este ano com apenas a nota positiva a Português? Pelo que
    sei, é obrigatório, no meu caso, fazer pelo menos 2 exames, mas tenho
    receio de não conseguir positiva a Biologia. Quais as melhores opções?
    Não queria, de todo, ficar 1 ano por 1 exame!

    E se , porventura, tirar positiva a Biologia nesta 2ª fase e realizar o
    exame de Português (e tirar abaixo da nota da 1ª fase) posso
    candidatar-me com a melhor nota a português (que neste caso, seria então
    a da 1ª fase + a 2ª fase de biologia)?

    Obrigada

  • Antonio Ângelo vieira pinheiro

    Boa tarde eu acabei o curso profissional técnico de gestão este ano lectivo 2015/2016 e tive positiva no exame de economia e negativa no de português e a prova de ingresso é de economia posso concorrer ao ensino superior?

    • Ivan Santos

      Boas. Tenho a mesma dúvida! Concluí o Curso Profissional de Técnico de Turismo também este ano; tirei positiva no exame nacional de Geografia e negativa no de Português. A prova de ingresso necessária é apenas a de Geografia. Posso concorrer na mesma?

    • Adelino

      O exame obrigatorio é o de Portugues, se quiser entrar em qualquer Univ. precisa de Português, e so depois é k necessita da displina de acesso que no seu caso é economia! Logo, primeiro positiva a Portugues e depois a Economia xD

  • Ricardo Monteiro

    Boa noite

    Conclui o meu curso profissional de técnico de gestão no ano 2015 e este ano pretendo me candidatar ao ensino superior… já realizei a primeira fase de exames a português no qual obtive 5.8 e de economia A que tive 6.2. E tbm ja realizei a 2 fase ao dois exames… Queria saber se basta tirar so positiva num ou tenho de tirar positiva nos dois?

    Obrigado

  • Elisabete Monteiro

    Boa tarde,

    O meu filho terminou o curso profissional de gestão desportiva e teve média 12º ano de 13 valores. Tendo feito agora os exames de português (obrigatório) e matemática (2º exame que tem de realizar) a minha pergunta é: ele teve 12 valores no exame de português e 3 valores no de matemática na 1ª fase dos exames. Sendo a prova de Português a necessária para o curso que ele se quer candidatar, pode chumbar no exame de matemática e candidatar-se na mesma ao curso pretendido nas universidades públicas? Obrigada

    • Adelino

      Sim, caso a nota minima a Matematica seja 3 numa Universidade!

  • Pedro Santos

    Boa tarde, estas regras aplicam se incluindo o ano 2012/2013 ou só no ano lectivo seguinte? 2013/2014 acima

  • Oliveira Daniel

    Boa tarde, um aluno que esteja à um ano sem estudar, que tenha o 12º ano equivalente, com os exames nacionais realizados mas com valores inferior a 9,5 e que tenha decidido ir para o ensino superior como faz?

    • Adelino

      Melhoria de exames nacionais!

  • Rita Fróis

    Boa tarde, conclui o curso profissional de Marketing. Para me candidatar à faculdade , basta realizar duas provas?

    • Adelino

      Sim, a obrigatoria (Portugues) e a de Acesso ao curso na Univ

      • Artur

        No exame de Português é necessário ter 9.5?
        O curso que quero pede Mat. ou Econ.
        Outra questão se tiver 10 no de acesso + 0 no de Português, o de Português também conta para a média, o só o de Matemática?
        É que assim posso arriscar tudo no de Matemática.
        Acabei o curso com pouco mais de 16. Falta o o 2º estágio e a PAP e queria começar a fazer contas
        Obrigado pela resposta

        • Adelino

          Tens que fazer obrigatoriamente exame de Português caso só for essa a disciplina pedida pelo curso (9,5)! Se por ex for Matematica, ja terás de fazer Matematica e Portugues (9,5 nas duas)!

          • gustavo henriques

            Ora muito boa tarde Sr. Adelino, nós temos de efetivamente fazer o exame de Português, mas se a nossa média de secundário e de prova de ingresso for bastante superior, temos que ter mais de 9.5 a Português para a candidatura ficar valida? A minha licenciatura pede Geografia A e História A., agradeço resposta (eu não vou precisar de português para nada, mesmo assim vou fazer a prova porque a lei assim o obriga, mas também me obriga a ter mais de 9,5 valores?)

          • Adelino

            No meu caso, eu para ficar com media de acesso a Univ. bastava me um 3 no exame de Portugues, mas independente disso tudo, tenho que tirar 9,5! Pode parecer estupido, porque até eu o acho, mas é necessario 9,5 no minimo!

          • gustavo henriques

            eu informei-me agora junto de uma escola secundária e disseram-me que posso tirar menos de 9,5 a português desde que a média de tudo seje superior a 9,5.
            Então voçe confirma-me que preciso a Português + de 9,5 correto?

            (existe contradições nas várias entidades onde me fui informar acerca disto)

  • Carlos

    Bom dia, terminei o 12º ano num curso profissional, se fizer as provas de Português 639 e Inglês 550 poderei aceder ao ensino superior num curso de desporto ?

    • Carolina Sousa

      sim isso nao influencia em nada basta teres a formula acima do 9.5

  • Maria Silva

    Bom dia, estou em curso profissional e pretendo entrar na universidade.
    Como é a media de acesso ao ensino superior?
    Podes dar me um exemplo por favor? É que não estou a conseguir calcula- la. Obrigada.

    • Vítor Costa

      Também tenho interesse em saber a resposta a esta questão

      • Artur

        É fácil explicar. Tem tudo haver com Matemática… e aplicação de fórmulas…
        Para calculo da classificação final (CF)
        CF = (2xMCD+(0,3xFCT+0,7xPAP))/3
        Primeiro faz a multiplicação e somas
        2×20+0.3×20+0.7×20 «=»
        «=» 40+6+14 = 60
        Depois é que faz a divisão
        60/3=20 de CF
        Para calculo da CFCEPE
        CFCEPE= 7CF+ 3M
        Primeiro faz a multiplicação e depois as somas
        7×20 + 3×20
        140 + 60 = 200 CQD 20 valores

    • Adelino

      Primeiro, porque é que acrescentaste os 0,3 e os 0,7 numa classificaçao final do curso???!
      Segundo nao sabes fazer 20 em escala de 200?? É 200 caso a resposta for nao!!
      Terceiro, É só seguir a formula que esta muito bem explicada, nao arranjem problemas onde nao há, Matematica pura e simples!

    • Artur

      É fácil explicar. Tem tudo haver com Matemática… e aplicação de fórmulas…
      Para calculo da classificação final (CF)
      CF = (2xMCD+(0,3xFCT+0,7xPAP))/3
      Primeiro faz a multiplicação e somas
      2×20+0.3×20+0.7×20 «=»
      «=» 40+6+14 = 60
      Depois é que faz a divisão
      60/3=20 de CF
      Para calculo da CFCEPE
      CFCEPE= 7CF+ 3M
      Primeiro faz a multiplicação e depois as somas
      7×20 + 3×20
      140 + 60 = 200 CQD

  • helena santos

    boa tarde
    estou completamente perdida, e não estou a conseguir encontrar respostas.
    Tenho um filho no 11º num curso profissional (Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos), e não consigo perceber se ele terá que realizar os exames do 11º ano, caso pretenda seguir os estudos para o superior. Na escola dele já me deram 3 respostas diferentes, e ninguem consegue dizer-me com certezas.
    Alguem por favor pode ajudar-me?

    • MÁRIO Pacheco

      Não, pelo que eu li, tem de fazer a português, prova 639 mais outro exame que a faculdade obriga como obrigatório

  • Tatiana Monteiro

    Neste momento estou no curso profissional de turismo e estou completamente perdida, quero ir para a faculdade fazer jornalismo e não sei se deve mudar desde já para Línguas e Humanidades ou continuar no curso de turismo, não queria perder um ano… Não sei se devo mudar ou não, e também não sei se a matéria que dão em línguas e Humanidades vai influenciar na faculdade.
    E também não sei que exames é que tenho de fazer em concreto mas estou a pensar escolher geografia- mas nós em turismo não damos a mesma matéria de geografia. Tenho medo de ir para Línguas e Humanidades e tirar notas más e chumbar ou ter medias muito baixas. Enfim.. preciso de respostas!
    Se alguém me ajudasse agradecia!

    • Paulo

      Olá.
      Depende em que ano do teu curso estás. Se tiveres no 3° ano do teu curso, provavelmente não seria boa ideia desistires agora do turismo para ires para Linguas e Humanidades, para tirares Jornalismo.
      A matéria que eles dão em Humanidades é muito dada às letras, e seria ideal para a área que tu pretendes tirar na faculdade.
      Para saber os exames que tens que fazer, consulta o site da universidade/faculdade perto de ti (ou para onde tu queres ir) e verifica as provas de ingresso necessárias para entrar no curso superior pretendido.
      E se tu queres mesmo entrar, tu irás tirar boas notas dos exames. Com esforço e dedicação, é sempre possível.
      Boa sorte.

  • hugo.m.l.galamba@maoil.com

    Ola bom dia , acabei o meu curso profissional de gestão desportiva em 2015, e concorri aos exames nacionais no ano passado , realizei as provas de português na qual obtive apenas 3 valores ( acabei com media de 13 valores a português) , e chumbei a biologia e geologia, obtive 8 valores, este ano necessito de repetir os 2 exames ou basta repetir o de biologia /geologia? , obrigado

    • hugo.m.l.galamba@maoil.com

      Esqueci me de apontar que apenas as provas de biologia e geologia contam como prova de ingresso

  • Alexandra Carvalho

    boa tarde, terminei o meu curso P81 em 2014/2015 com nota final de 15 valores, no ano passado realizei 2 exames nacionais o de portugues e de economia, este ano vou repetir o de economia para o calculo de CFCEPE so preciso de tirar 10 valores a economia, tendo em conta que tenho o de portugues com 9,5 ou preciso de realizar mais um exame nacional? obrigada

  • Ines Tavares

    boa noite, estou no curso de música (11º ano) e pretendo licenciar-me em línguas e relaçoes empresariais, não sei de deva mudar de curso pois estando no ensino profissional terei que realizar uma PAP na qual sei que nao vou tirar uma grande nota. Não sei se volte atras pois nao queria perder 2 anos , a média para a universidade seria 14.6 e a minha é de 14 mas visto que nao sou do ensino regular as contas da média nao sao iguais, preciso de ajuda pff

  • Diogo Moreira

    Boa tarde. Isto é tudo mt novo para mim. No ano passado tentei candidatar-me ao ensino superior em vão poia não sabia de que forma iria ser calculada a minha média. Agora pelo o que percebi preciso de apenas 2 exames (1 prova de ingresso da disciplina que precisar + Exame de português 639). Contudo eu já fiz minha inscrição para os exames e apenas me inscrevi em Mat B e Biologia e Geologia que são ambas provas de ingresso que poderei usar no acesso à faculdade. Mas este ano não me inscrevi em português, tendo apenas a nota deste exame do ano passado de 5 na 1a fase e 7 na 2a fase. Neste momento não me recordo qual o código de português que fiz a inscrição na altura. O português tem que ser específicamente o 639??

    • Olá @disqus_KTU8a0njIJ:disqus
      Sim, tem de ser esse o exame. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

      • Diogo Moreira

        Okay. Mt obrigado pela sua resposta.

  • Bárbara Costa

    Boa tarde, tirei um curso profissional e pretendo entrar na universidade. Vou fazer o exame de português e o de inglês, e vou utilizar o de português como prova de ingresso. Segundo a fórmula CFCEPE, o exame de inglês influencia a minha média? A média de secundário para me candidatar à faculdade é a CFC ou a CFCEPE?
    Outra dúvida que tenho é como determinar as porcentagens da nota de candidatura de cada curso e instituição. Por vezes a média vale 65% e a prova de ingresso 35% (ou 70%/40%, ou 50%/50%) mas não encontro nenhum documento que tenha estes valores por curso/instituição. Agradecia a vossa ajuda

    • Olá @disqus_kYwhI89rH4:disqus
      Entra na CFCEPE, que corresponde à média do secundário que entra na candidatura. A informação das percentagens ainda não foi divulgada, tens de ter como base a informação do ano passado. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Diogo Costa

    Boa tarde,
    Para calcular a CFCEPE final do curso posso utilizar um exame da 1 fase e outro da 2fase?

    • Olá @disqus_x2gD7bp5qy:disqus
      Podes, mas não no mesmo ano da candidatura. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

      • Diogo Costa

        Então este ano na 2 fase de candidaturas à faculdade não posso utilizar, por exemplo, a prova de ingresso da 2 fase + português da 1 fase para fazer a média dos 2 exames?

        • Na 2ª e 3ª fases de candidaturas deste ano, podes, sim.

  • Se tiveres dúvidas sobre os exames nacionais obrigatórios para os alunos do ensino profissional, artístico e vocacional coloca no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Antonio Alves

    Precisava de ajuda relativamente a uma duvida que tenho há algum tempo.

    Preciso de matemática como prova de ingresso para o curso que queria,mas como sai de um profissional sou obrigado a ir também ao de português 639

    A minha duvida é se preciso ou nao ter positiva no exame de português?

    Obrigado

    • Kuro Penguin

      Encontro-me na mesma situação e tenho a mesma dúvida .
      Fiz ambos os exames , passei ao de matemática que é o que a universidade pede , mas não passei ao de português , o de português não é necessário tirar pelo menos 9,5 visto que a universidade não pede correto? a média da CFCEPE é que tem que ser superior a 9,5 incluindo ambos os exames .

    • Olá @disqus_gh0Ib9ApPl:disqus
      Não, desde que tenhas pelo menos 9,5 valores na CFCEPE. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • beacastelos

    boa noite, sou do curso profissional e realizei o exame de português 639 e história das artes. tirei negativa em ambos (7 e 5, respetivamente). posso me candidatar mesmo tendo essas notas?

    obrigada.

    • Olá @beacastelos:disqus
      Se não tens nenhum exame com positiva não tens nenhum exame que possas usar como prova de ingresso. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Olga D

    Bom dia,
    Um aluno do ensino tecnológico (artístico) que pretende candidatar-se ao ensino superior, como calcula a média? qual o “peso” da prova fina da PAA (prova de aptidão artística? Os exames finais foram positivos. A faculdade que pretende considera que a classificação do exame final vale 40% na média para o acesso. Qual a formula para calcular tudo isto?
    Obrigada pela ajuda

  • Karine Tavares

    Boa Tarde,
    Só Realizei o exame de geografia A em 2014 e obtive positiva, sendo que tirei o 12º ano do curso profissional de turismo e até à data não realizei mais nenhum exame, consigo me candidatar só com este exame ao ensino superior, sendo que a prova de ingresso necessária para o curso que eu quero é apenas a Geografia A?’?’
    Obrigada desde já 🙂

    • Olá @disqus_rjsBwjRYHN:disqus
      Tal como é explicado no artigo, se acabaste o curso profissional depois de 2012/2013 precisas mesmo dos 2 exames. E só poderias usar este ano como prova de ingresso exames nacionais realizados em 2015, 2016 e 2017. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Tiago

    Boa tarde, Terminei este o ano 12º cujo o curso era profissional de tecnico de higiene e segurança no trabalho, fiz 2 exames, Historia B a qual tirei 5 Valores e Português a qual tirei 11 valores, Posso candidatar-me ao ensino superior? Obrigado

    • Olá @disqus_1Z0ASFD2HB:disqus
      Desde que a CFCEPE dê pelo menos 9,5 valores, podes, sim. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Maria de Fátima Marnoto

    Boa tarde

    O meu filho fez o Curso Profissional de Música – Trompete Jazz no ano letivo de 2015/16., no conservatório de música da Jobra – Aveiro. Nesse ano fez as Provas de Ingresso à Escola Superior de Música de Lisboa e à Escola Superior de Música do Porto onde teve boas notas 15 e 18. Não entrou porque não conseguiu passar nos exames nacionais de Português e Inglês. No atual ano letivo voltou a falhar nos exames nacionais. Há alguma possibilidade de frequentar o Ensino Superior sem ter que fazer as provas de Ingresso? Obrigada

  • Daniel Tabanez

    Boa tarde, o meu filho este ano vai terminar o 12ªano ensino profissional , quer concorrer para o IPAM no Porto em gestão e Marketing onde pedem a prova Nacional de Matemática ou de Português.

    Neste caso tem obrigatoriamente fazer as duas provas com a nota míníma de 9.5 ou basta fazer uma das duas?

    Obrigado

    • Olá @danieltabanez:disqus
      Como é do profissional tem sempre de fazer 2 exames, sendo um deles o de português. O outro é a escolha dele. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Rui Neves

    Boa Noite, eu terminei o curso profissional de informatica e quero candidatar-me a um curso superior de informática, fiz o exame de Matematica A e Portuguese, tive 3 e 9, a minha CF é 13, deu me CFCEPE de 10.9, sera que me posso candidatar me, a partir da minha CFCEPE? Que mais alternativas tenho?

    • Olá @disqus_vhN2AZnXaR:disqus
      Para concorrer precisavas de ter pelo menos positiva num dos exames para o usar como prova de ingresso, pelo que nesse caso não podes. Poderás concorrer a um CTSP ou fazer ano zero/disciplinas isoladas este ano. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Marisol Pinguelo

    Bom dia, a minha filha está num profissional Técnico de Comércio (11º ano). Pretende candidatar-se a um curso superior técnico profissional. Precisa na mesma fazer o exame nacional de português e mais outro exame? Obrigada.

    • Olá @marisolpinguelo:disqus
      Nesse caso não. São aplicadas as regras de acesso da instituição em causa para estes cursos. Se tiver outras dúvidas sugerimos que coloque no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Joana Fernandes

    Olá, boa noite. Eu frequento o ensino profissional, no último ano de curso (12º) e pretendo seguir o ensino superior.
    Já faço uma ideia do curso e a instituição.. a situação é a seguinte, as provas de ingresso aparece que apenas preciso de uma (1) prova, Geografia ou História ou Matemática ou Português, isto também se aplica aos estudantes via profissional? Posso optar apenas por um destes ou não? Obrigada.

  • Pingback: Acesso ao superior dos alunos dos cursos profissionais e artísticos poderá ser mais acessível | Uniarea()

  • Joao Martins

    Boa noite , estou num curso profissional e gostava de saber se só tenho que fazer os exames de português e matemática para entrar em engenharia mecânica ?

    • Olá @disqus_Z62qzWkS8j:disqus
      Se a prova de ingresso pedida pelo curso é apenas matemática, sim, isso basta. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Bernardo Martins

    Quero concorrer ao curso de Línguas, Literaturas e Culturas que tem como prova de ingresso ingles. Vou fazer o exame de ingles e português. Preciso de ter positiva as duas ou só a de Ingles?

    • Olá @disqus_SyCDoqm6qU:disqus
      Só precisas de ter positiva no de inglês, e garantir que tens pelo menos 9,5 valores na CFCEPE. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Perola Negra Mané Conte

    Boa terde. Quem tem 12° concluido atraves de um curso profissional de Tecnico Auxiliar de Saúde o que precisa fazer para fazer enfermagem?

    • Olá @perolanegramanconte:disqus
      Para concorrer pelo concurso nacional de acesso tens de ter realizados os 2 exames referidos no artigo, e os pedidos como prova de ingresso pelo curso em causa, que podem sobrepor-se. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Rúben Silva

    Para quem concluiu um curso profissional, por exemplo, no ano lectivo 2015/2016, sendo este ao abrigo do Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março, a classificação final é na mesma calculada pela formula CFCEPE?

    • Olá @disqus_sYNlYiMj9n:disqus
      Sim, é. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

      • Rúben Silva

        Obrigado desde já pela atenção. A referida CF de curso, baseada no caso acima descrito por mim, é a nota que está presente, por exemplo, no Certificado de Qualificações, como nota final do curso?
        Além disso, eu realizei dois exames no ano referido, sendo que ainda têm validade, no entanto, quero apenas usar a nota de português (talvez até fazer melhoria) e adicionar um novo exame, português e outro, excluindo aquele que fiz anteriormente, é isso possível?

  • Rui Martins

    Um exemplo se a minha prova de ingresso for português faço só português certo ou errado?

    • Paulo

      Não. Tens de fazer dois exames obrigatórios: o de Português 639, e outro à tua escolha (dos cursos científico-humanísticos). No entanto, se a instituição para a qual te candidatares apenas pede a prova de Português, usas apenas essa prova de Português (não te esqueças, tens de estar atento à classificação mínima que a instituição estabelece para esta prova).

      A outra prova que tu escolheres não tem classificação mínima, pois não é pedida pela instituição em questão.

  • Viviane Reis

    Boa tarde. Estou num curso profissional no 12º ano, quero entrar em Turismo e pedem na universidade uma prova de ingresso que pode ser de história, geografia e português. Eu tenho que fazer obrigatoriamente de português 639. Preciso de fazer mais alguma prova de ingresso?
    Obrigado