Pelo terceiro ano consecutivo a Universidade NOVA de Lisboa é a primeira colocada no U-Multirank 2017, ranking global que também avalia o nível das universidades portuguesas. A instituição obteve a classificação máxima em 6 indicadores avaliados na categoria A (“Very Good”). Este ranking é financiado pela Comissão Europeia.

Este estudo avaliou o desempenho de mais 1300 instituições de ensino superior, de 90 países diferentes, através de 16 indicadores, agrupados em 5 grandes áreas: ensino e aprendizagem, investigação, transferência de conhecimento, orientação para internacionalização e envolvimento regional. A ordenação das instituições é feita conforme o número de classificações com a pontuação máxima.

Fizemos uma análise às 28 instituições de ensino superior portuguesas que constam no ranking, e te deixamos aqui o Top8, referindo o número de pontuações máximas “A” que cada obteve nas respectivas categorias:

Logo depois destas 8, e com apenas dois notas “A”, apareceriam a Universidade do Algave, a Universidade Fernando Pessoa, o ISCTE, o Instituto Universitário da Maia, a Universidade do Porto, o Instituto Politécnico do Porto e o Instituto Politécnico de Lisboa.

Tal como já tínhamos apontado na primeira edição deste ranking, as maiores falhas das instituições portuguesas estão ao nível do ensino e da aprendizagem, estando os pontos fortes associados à investigação e à orientação internacional.

Podes consultar em detalhe o ranking com as 28 instituições de ensino superior portuguesas neste documento: