E se tivesses uma solução para te ajudar a encontrar colegas para partilhar casa quando entras na universidade numa nova cidade? E outra que te ajudasse depois a fazer a gestão das contas com esses mesmos colegas? São essas as ideias destes dois grupos de alunos da licenciatura em Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra (FCTUC), no âmbito da unidade curricular de “Processos de Gestão e Inovação”. São mais 2 entre várias aplicações e websites úteis, que te temos vindo a apresentar em artigos anteriores.

 

Aplicação find.homies

Esta aplicação android, criada por seis alunos, “destina-se essencialmente a alunos da Universidade de Coimbra que estejam à procura de colegas de casa”.

O objectivo é que os jovens “consigam encontrar pessoas com os mesmos interesses e hábitos e que procurem uma casa nas mesmas zonas”, ajudando, assim, à “integração de alunos que não sejam de Coimbra, permitindo-lhes que encontrem pessoas do seu curso (ou faculdade) com as quais se possam identificar minimamente e evitar que venham a escolher uma casa onde não se sintam bem”, explicam os promotores do projecto.

A aplicação está já disponível para ‘download’ na PlayStore do Google e na página do Facebook do projecto, em https://www.facebook.com/find.homies

 

Aplicação Unidomus

Trata-se de uma aplicação que tem como objectivo permitir a qualquer grupo de pessoas que viva num ambiente partilhado, a melhor organização desse espaço comum.

O objectivo é “tornar os problemas diárias que possam ocorrer neste ambiente (como registar contar, dívidas ou listas de compras), em algo banal e solucionável com apenas alguns cliques”, explicam os alunos criadores do projecto Artur Coutinho, Cesário Silva, Francisco Santos, Leonardo Vieira e Tiago Gomes.

O lançamento da fase de testes desta aplicação foi feito no final do ano passado. A ferramenta está já disponível, gratuitamente, para uso, basta que os interessados se registem no website, em https://ucunidomus.herokuapp.com/ ou através da página do Facebook em https://www.facebook.com/UniDomus.UC/