Os exames nacionais deste ano letivo (2014/2015) já serão corrigidos segundo o novo acordo ortográfico.

O Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), numa nota intitulada “Acordo Ortográfico e Avaliação Externa”, considera que o calendário de implementação do acordo “proporcionou aos alunos igual período de adaptação, tendo divulgado atempadamente a toda a comunidade educativa que, em 2014/2015, apenas seria admitida, nas provas, a grafia do acordo ortográfico em vigor”.

Relativamente aos exames de português do ensino secundário, o IAVE acrescenta que estão previstos descontos correspondentes a 1 ou 2 pontos por erro (em 200 pontos). O valor destes descontos depende da natureza de cada erro (ortografia, sintaxe, morfologia, impropriedade lexical). Assim sendo, “a probabilidade de desvalorização por erros ortográficos devido ao uso da antiga grafia é de 0,6 pontos, ou seja, 1 ponto em 200, 0,5% da cotação total da prova”, refere o IAVE.

Nas restantes provas, o impacto do erro da ortografia é menor dado que “a avaliação do domínio da comunicação escrita em língua portuguesa é holística e conjugada com aspetos de clareza e eficácia comunicativa”.

E tu já te adaptaste ao novo acordo ortográfico?

Fonte: IAVE