Começam na próxima semana os exames nacionais do ensino secundário. Como anunciamos no nosso Facebook, é um dos maiores “festivais” que os alunos que frequentam o 11º e 12º anos não irão perder, bem como aqueles que os irão repetir para recandidatar-se ao ensino superior.

Graçolas à parte, vamos dar-te aqui algumas informações úteis e curiosidades sobre estas provas.

 

Calendário

Na nossa página dedicada aos exames nacionais podes ver a data e hora de cada um dos exames. Os exames têm uma duração entre 120 minutos e os 150 minutos mais 30 minutos de tolerância que poderás usar. Caso queiras saber quando saem as notas é só consultar o Calendário dos Exames Nacionais e do Concurso Nacional de Acesso.



 

Material

Deverás ter contigo em todos os exames nacionais o teu Cartão do Cidadão ou outro documento que te identifique com fotografia. Além disso, ficam algumas notas:

  1. Só podes usar esferográfica azul ou preta. Em disciplinas como Matemática o uso de lápis só é permitido nas construções que envolvam a utilização de material de desenho, devendo o resultado final ser passado a tinta.
  2. Não podes usar corretor.
  3. Não é permitida a consulta de dicionário, excepto nos exames de línguas estrangeiras.
  4. A calculadora, nos exames que a permitem, deve fazer parte das calculadoras permitidas. Podes ver aqui a lista deste ano.

 

A prova: o que acontece antes, durante e depois

Os sacos dos enunciados com os exames nacionais são entregues no próprio dia do exame ao diretor da tua escola por elementos das forças de segurança. Não, isto não irá acontecer à partida:

examscalceled

Deverás chegar à sala de exame 30 minutos antes da prova e será feita a chamada pelo professor 15 minutos antes. Em cada sala estarão dois professores vigilantes, escolhidos entre os que não leccionam a disciplina do exame.

anigif_original-grid-image-14260-1385575593-35

Antes de começar o exame, os professores te pedirão que verifiques que não tens na sua posse objetos proibidos e terás de assinar uma declaração em que confirmes que fizeste essa verificação. Os professores vigilantes abrem os sacos de enunciados com uma tesoura e distribuem os enunciados. Não te podes esquecer de indicar no cabeçalho se estás a responder à versão 1 ou 2 da prova.

70857-estimasse-que-9-milhoes-de-estudantes-620x0-1

No final do exame, entregas apenas as folhas de respostas. As folhas de rascunho não contam para a classificação. Os exames são entregues aos professores que vão classificar as provas. Cada um fica no máximo com 60 exames.

tumblr_n1q3i47riS1sfp046o1_500

 

Últimas dicas:

  • Dica 1: lembra-te que só é considerada correta a grafia que seguir o acordo ortográfico de 1990, como referimos aqui.
  • Dica 2: para saberes qual a tua nota da disciplina com o exame nacional só tens de consultar esta nossa tabela.
  • Dica 3: acompanha a saída dos critérios de classificação no fórum.
  • Dica 4: consulta apontamentos, resumos, testes, exames e outros recursos na nossa área criada para o efeito.
  • Dica 5: aproveita o nosso fórum para trocar dúvidas, inquietações e palpites do que vai sair em cada exame.