Rui Manuel

Exercícios de geologia que desenvolvem o raciocínio lógico da geologia 2018-06-05

Tens de fazer login para fazer o Download
Reparei que, na tua proposta de resolução, colocaste a resposta A como solução à pergunta 2. Por esta razão fico com uma dúvida: Os pontos quentes, por ascenderem do manto, não são formados por mágma básico?
Já agora, muito obrigado pelos apontamentos e exercícios.
Rui Manuel
Rui Manuel
Os pontos quentes referidos na questão são continentais. Apesar do magma em ascensão ser básico, pois tem origem na fusão de rochas no manto, ao atravessar a crusta continental, que tem elevada espessura, ocorre fusão das mesmas com acidificação do magma
Olá ao fazer esta ficha deparei me com possíveis erros, um na pergunta 32 na alínea B que é verdadeira e na pergunta 4 acho a ordenação um pouco confusa e estranha.
Agradecia uma resposta o mais breve e se possível antes do exame (terça)
Rui Manuel
Rui Manuel
Relativamente à pergunta 32 B, A magnitude de um sismo é que depende da energia libertada no foco sísmico. Já a intensidade depende maioritariamente das caraterísticas litológicas da região, da construção das casas e assim. Pode haver libertação de baixa energia no hipocentro e se as casas não tiverem construção antisismica e forem construídas em terrenos argilosos pode haver elevada destruição, e portanto ter associado a si uma intensidade elevada.
A pergunta 4, relativa à ordenação, está correta:
A-E( inicialmente o magma é apenas formado pela fração líquida e gasosa, fase prévia a cristalização e portanto não há material sólido)- D( a seguir o magma cristaliza formando os cristais de Oliveira e piroxena, pois as outras opções já fazem referência à presença de material sólido)-C( o magma formado previamente já constituído pelas três frações ascende)-F( se ascendeu fica sujeito a condições de temperatura e pressão superFaciais) -B (de seguida ocorre a consolidação do magma a superfície)
gostaria de ter as soluções
Rui Manuel
Rui Manuel
Irei tentar ,ainda hoje, colocar a minha proposta de resolução!
não tens as soluções?
Rui Manuel
Rui Manuel
Irei tentar ,ainda hoje, colocar a minha proposta de resolução!