Acesso a Medicina para Licenciados

Matrícula
5 Março 2018
Gostos
8
Boa noite, sou enfermeira e pretendo candidatar-me a medicina à UM. Alguém me consegue ajudar sobre o tipo de questões que são colocadas na prova de conhecimentos (se são muito pormenorizadas - Ex formulas etc; ou são mais gerais) e as que são colocadas pelo juri?
Relativamente à preparação a que livros/métodos recorreram para estudarem para cada área?
Muito obrigada 😊
Olá,
Se pesquisares aqui no fórum, existem exemplos de perguntas (pág. 15), tanto para o exame, como para as entrevistas.
Quanto a estudo, tudo depende de cada um. Eu preferi focar-me apenas nas áreas que tinha mais facilidade (biologia/química), e por isso estudei exclusivamente isso e a bibliografia acessória que eles recomendam (Essential Cell Biology - Alberts). Conselho para o exame escrito - boa gestão de tempo (o exame passa a correr) e não arriscar demasiado porque as perguntas erradas descontam.
Quanto às entrevistas os exemplos que forneceram são bons. Apenas acrescento que convém estarem atentos a tópicos atuais na área da saúde (vacinação, eutanásia, etc..).
Qualquer dúvida, dispõe!

Gostos: SaraPDC
Matrícula
19 Agosto 2016
Gostos
6
Olá :)
Alguém que tenha entrado no ICBAS em anos anteriores e saiba como funciona o sistema de equivalências, sff? Ou como é que funciona o pedido de Creditação de Formação e Experiência Profissional?

Obrigada!

Última edição:

mags92

Membro Veterano
Matrícula
17 Março 2016
Gostos
182
Curso
Mestrado Integrado em Medicina
Instituição
ICBAS-UP
Olá :)
Alguém que tenha entrado no ICBAS em anos anteriores e saiba como funciona o sistema de equivalências, sff? Ou como é que funciona o pedido de Creditação de Formação e Experiência Profissional?

Obrigada!
Eu não pedi, mas tenho colegas que pediram, que dúvidas tens em concreto? :) Posso tentar falar com eles!

Matrícula
21 Novembro 2017
Gostos
3
Ola minha gente!!! Queria questionar o pessoal que entrou se algum de vcs requereu a ajuda de um sr , que parece me que tem uma empresa, no qual ajuda o pessoal a preparar-se para a ubi, um, ualg... quer os escritos quer para as mini entrevistas... ele diz que teve 80% de sucesso mas uma pessoa duvida sempre... alguém que por aí tenha recorrido, qual o feedback? Podem enviar mensagem privada...

sheepy

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
20 Novembro 2014
Gostos
1,384
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Ola minha gente!!! Queria questionar o pessoal que entrou se algum de vcs requereu a ajuda de um sr , que parece me que tem uma empresa, no qual ajuda o pessoal a preparar-se para a ubi, um, ualg... quer os escritos quer para as mini entrevistas... ele diz que teve 80% de sucesso mas uma pessoa duvida sempre... alguém que por aí tenha recorrido, qual o feedback? Podem enviar mensagem privada...
agora sim, já vi de tudo.
bem, qd eu concorri não entrei na ubi (que das referidas foi a única a que concorri), mas parece-me que ter tutoria para estes concursos já é um bocadinho exagerado? e daí que se calhar não. sei lá.

Bruno Malta

Membro Caloiro
Matrícula
23 Setembro 2018
Gostos
0
Boas pessoal, alguém sabe onde se pode encontrar algum livro UKCat em português? ou algum tutorial que ajude, preferencialmente em português?
Obrigado.

Sarendes

Membro Caloiro
Matrícula
10 Junho 2017
Gostos
0
Curso
MMOM (melhoria exames nacionais)
Instituição
FMUP
Olá pessoal, estou a pensar em candidatar-me para medicina em braga e gostaria de saber como é o programa lá, em termos de horas de aulas por dia, se gostam do estilo de ensino lá, esse tipo de coisas.. Se alguém que esteja a tirar o curso em braga que possa responder a estas questões agradecia!

sheepy

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
20 Novembro 2014
Gostos
1,384
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Hello!
Á UAlg não,mas á FMUP e ICBAS sim!
Mais alguém?
Oi!!!! Finalmente vejo alguém que vai fazer isto, então olha: vais mudar só por motivos geográficos / ir para casa ou assim? Tenho mm mta curiosidade sobre o que leva o psl a mudar a meio do curso!

Gostos: Mstudent17
Matrícula
16 Novembro 2015
Gostos
1,130
Curso
Medicina
Instituição
FCM|NMS
Oi!!!! Finalmente vejo alguém que vai fazer isto, então olha: vais mudar só por motivos geográficos / ir para casa ou assim? Tenho mm mta curiosidade sobre o que leva o psl a mudar a meio do curso!
Eu entrei na Nova só este ano,e sim é por motivos económicos,Lisboa está insuportável e não havia jeito de estar lá 6 anos! Eu vou terminar a minha licenciatura em biologia este ano na FCUP e espero bem que vá a tempo dos concursos deste ano! Se nao me engano já vi outra pessoa aqui no fórum que ia fazer o mesmo,mas acho que era de Coimbra!

Gostos: sheepy

sheepy

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
20 Novembro 2014
Gostos
1,384
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Eu entrei na Nova só este ano,e sim é por motivos económicos,Lisboa está insuportável e não havia jeito de estar lá 6 anos! Eu vou terminar a minha licenciatura em biologia este ano na FCUP e espero bem que vá a tempo dos concursos deste ano! Se nao me engano já vi outra pessoa aqui no fórum que ia fazer o mesmo,mas acho que era de Coimbra!
Ah ok ok! Percebo!

Gostos: Mstudent17

David pires

Membro Caloiro
Matrícula
6 Outubro 2018
Gostos
0
Boa tarde,

Tenho licenciatura em área não relacionada com a saúde e pretendo concorrer ao concurso do próximo ano na FmL e FCM em Lisboa, alguém que não seja da área das ciências da saúde concorreu e entrou? No concurso da FML reparei que os últimos a ir a entrevista tinham 6,75 nos critérios o que me leva a crer que serão maioritariamente licenciados em áreas da saúde dadas as bonificações
Obgd