Acesso a Medicina para Licenciados

SusanaF

Membro Caloiro
Matrícula
16 Março 2018
Gostos
4
Boas! Alguém se lembra do nome do exame de aptidão cognitiva da ubi? do nome da empresa que faz os exames?

estou a falar do nome da empresa que vinha descrito mesmo na folha de exames

ISBV

Membro Caloiro
Matrícula
11 Novembro 2018
Gostos
1
estou nessa mesma situaçao mas para o porto....sou aluna da up e pelo que me informei tenho mesmo de apresentar o diploma no icbas ou na fmup em como estou licenciada...mesmo que as candidaturas abram a uns dias de diferença,se nao tiver o diploma nessa data (sao 5 dias para me candidatar) terei de esperar para o ano :worried:
acho que so em lisboa é que te podias candidatar como finalista mas so se estivesses em ciencias da saude,que entretanto nao abriu vagas este ano
Boa noite, estive nessa situação o ano passado e não consegui concorrer em nenhuma Universidade por não ter o documento de licenciada em mão no momento solicitado.

Gostos: Mstudent17
Matrícula
16 Novembro 2015
Gostos
1,152
Curso
Medicina
Instituição
FCM|NMS
Boa noite, estive nessa situação o ano passado e não consegui concorrer em nenhuma Universidade por não ter o documento de licenciada em mão no momento solicitado.
aiii esse é o meu maior medoo...nem quero imaginar como te deves ter sentido,por questoes burocraticas tens de esperar um ano inteiro!
pelo que andei a ler no regulamento diz que os alunos up nao necessitam de apresentar o diploma em papel no icbas,assim que as notas sao lançadas no sigarra e se atinge os 180 ECT's ja sou considerada licenciada e eles tem acesso a isso,mas ainda é algo que tenho de confirmar!
boa sorte para este ano! é desta que vais entrar :)

Matrícula
16 Novembro 2015
Gostos
1,152
Curso
Medicina
Instituição
FCM|NMS
Uma coisa que não percebi
Imaginem acabo a licenciatura em Junho certo
Mas por exemplo o concurso começa em maio na fmuc
Nesse caso, posso concorrer no ano em que vou terminar a licenciatura ou só no seguinte ?
apenas no seguinte,porque em maio ainda nao tens o diploma e tudo concluido! é esse o meu problema tambem,no meu caso nao há distancias de meses mas sim de alguns dias :fearful:

playdoh

Membro Caloiro
Matrícula
22 Novembro 2018
Gostos
0
Olá a todos,

Ingressei no ensino superior em 2001, no Curso pré-bolonha de Ciências Farmacêuticas e completei o curso em 2006.

Neste momento estou a ponderar candidatar-me ao concurso Especial para Acesso ao Ciclo de Estudos Integrado do Mestrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, por Titulares do Grau de Licenciado.

Nos Requisitos de admissão ao concurso especial existe a seguinte condição:

"Candidatos que demonstrem possuir formação científica nas áreas de Biologia, da Matemática e da Química, comprovadas pelo historial de candidatura/ficha de classificação emitidos pela Direção-Geral do Ensino Superior ou pela ficha ENES emitida pela escola secundária, onde constam as classificações obtidas nos exames nacionais ou provas específicas, conforme elenco infra, e com classificação mínima, em cada uma, de 140 pontos em 200 pontos:
Biologia e Geologia; ou Biologia; ou Biologia-Física-Química (BFQ) *
e
Física e Química A; ou Química; ou Biologia-Física-Química (BFQ) *
e

Matemática; ou Matemática A; ou Matemática B"

Nas provas de ingresso que realizei em 2001, obtive a seguinte classificação:
- Biologia: 18.6
- Quimica: 18.5
- Matemática A: 13
- Média do segundário: 17

Devido à classificação que obtive na prova de ingresso de Matemática A (13), não estou elegivel para admissão ao concurso (minimo são 14 valores).
Estou a ponderar fazer uma candidatura ao exame nacional de Matemática B, com o objectivo de obter uma classificação superior ou igual a 14 valores e ficar elegivel para o concurso.

Verifiquei que actualmente a prova de Matemática B é efectuada no 11º ano.
Alguem sabe se existe algum problema em candidatar-me a esta prova e usá-la para candidatura ao concurso especial que referi?

Obrigada

Attachments

Matrícula
16 Novembro 2015
Gostos
1,152
Curso
Medicina
Instituição
FCM|NMS
Olá a todos,

Ingressei no ensino superior em 2001, no Curso pré-bolonha de Ciências Farmacêuticas e completei o curso em 2006.

Neste momento estou a ponderar candidatar-me ao concurso Especial para Acesso ao Ciclo de Estudos Integrado do Mestrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, por Titulares do Grau de Licenciado.

"Candidatos que demonstrem possuir formação científica nas áreas de Biologia, da Matemática e da Química, comprovadas pelo historial de candidatura/ficha de classificação emitidos pela Direção-Geral do Ensino Superior ou pela ficha ENES emitida pela escola secundária, onde constam as classificações obtidas nos exames nacionais ou provas específicas, conforme elenco infra, e com classificação mínima, em cada uma, de 140 pontos em 200 pontos:
e
e

Devido à classificação que obtive na prova de ingresso de Matemática A (13), não estou elegivel para admissão ao concurso (minimo são 14 valores).
Estou a ponderar fazer uma candidatura ao exame nacional de Matemática B, com o objectivo de obter uma classificação superior ou igual a 14 valores e ficar elegivel para o concurso.

Verifiquei que actualmente a prova de Matemática B é efectuada no 11º ano.
Alguem sabe se existe algum problema em candidatar-me a esta prova e usá-la para candidatura ao concurso especial que referi?

Obrigada
olá!
antes de mais junta te ao clube porque tambem me vou candidatar aos concursos do porto deste ano (se acabar a licenciatura a tempo!)
o exame de matematica B pode ser apenas usado como prova de ingresso nas duas faculdades do porto e na do minho,por isso nao há nenhum problema em fazeres o exame,mesmo sendo de 11ºano,ele é aceite nestas faculdades
boa sorte!

Andreiy B.

Membro Caloiro
Matrícula
14 Janeiro 2017
Gostos
1
Alguem sabe se é obrigatorio ter as horas de voluntariado no certificado? Porque no modelo aparece com horas semanais
Ao que parece sim porque no regulamento indica que não é valido se for menos de 1h semanal. Já agora, percebes alguma coisa do excel que eles puseram para preencher? a parte dos creditos atrofia-me o cérebro!

Matrícula
21 Novembro 2017
Gostos
3
Olá a todos,

e
e

Verifiquei que actualmente a prova de B é efectuada no 11º ano.

Obrigada
Felizmente vim ver o seu post. Não li que poderia ser o exame de Matemática B, e tenho vindo a estudar para o de Matemática A. A minha sorte foi ter começado com as sucessões e geometria no plano e no espaço. Acho que irei pela via da Matemática B.
Ps: com essas notas não conseguiu entrar apenas por causa de matemática :( Será este ano💪