Acesso ao Ensino Superior

Discussão em 'Concurso Nacional e Locais - Público' iniciado por JoanaLima, 17 Fevereiro 2015.

1. i.isabel98

i.isabel98 Membro

Matriculado:
    10 Novembro 2016
    Gostos Recebidos:
    0
    Olá! Ouvi dizer que para o próximo ano lectivo, os exames nacionais vão deixar de existir como provas de ingresso, e que são as próprias faculdades a fazerem uma espécie de "entrevista" aos alunos interessados em concorrer.. assim como me disseram também que por exemplo, quem vá a exame com um 16, independentemente da nota que tenha no exame, o 16 mantém-se sempre! Eu achei isto "história" a mais.. e se for verdade não me parece nada correto.. para além do facto de as médias aumentarem drasticamente.
    Relativamente a quem acabou o secundário em 15/16, a média de educação física irá contar para o ano, no caso de concorrer ao ensino superior?
    Não sei se foi explícita, mas agradecia uma resposta clara, relativamente a todas as mudanças que supostamente vão ocorrer para o ano.
    Obrigada :)

2. Alberto98

Alberto98 Membro

Matriculado:
    20 Novembro 2015
    Gostos Recebidos:
    1
    Acabei o 12º ano este ano, mas nao me candidatei ao ensino superior. Fiquei este ano em casa para melhorar a notas dos exames. Se conseguir melhorar as notas, irá alterar a media interna ou apenas a prova de ingresso?

3. cyrilico

cyrilico ¯\_(⊙_ʖ⊙)_/¯
    Equipa Uniarea Moderador

Matriculado:
    16 Junho 2015
    Gostos Recebidos:
    1,292
    Curso:
    MIEIC
    Instituição:
    FEUP
    Alterará ambos

Não

Não sei de nada, mas isso não parece fazer muito sentido

davis gostou disto.
  4. i.isabel98

i.isabel98 Membro

Matriculado:
    10 Novembro 2016
    Gostos Recebidos:
    0
    Exacto! Não faz sentido nenhum..
    Então qual é a unica coisa que ja esta estipulada para o próximo ano?

5. davis

davis Administrador
    Equipa Uniarea Moderador

Matriculado:
    13 Outubro 2014
    Gostos Recebidos:
    8,564
    Curso:
    Eng. Aeroespacial
    Instituição:
    IST - ULisboa
    Há um grupo de trabalho que deu sugestões de alteração ao governo no que toca ao acesso ao ensino superior. Até agora nada foi decidido ainda, mas não me parece que o que referes esteja sequer a ser discutido.

6. D++

D++ Membro Caloiro

Matriculado:
    25 Outubro 2016
    Gostos Recebidos:
    1
    Olá. Sabem dizer uma data aproximada de quando sai o calendário do Concurso Nacional 2017, com todas as datas de inscrições, etc...? Pelos anos passados, quando costuma sair esse calendário? Estou a falar disso aqui: DGES - Calendário, mas esse ainda é desse ano.

7. davis

davis Administrador
    Equipa Uniarea Moderador

Matriculado:
    13 Outubro 2014
    Gostos Recebidos:
    8,564
    Curso:
    Eng. Aeroespacial
    Instituição:
    IST - ULisboa
    Olá @D++
    No ano passado saiu um calendário com as principais datas por volta de fevereiro, quando foram anunciadas as datas para inscrição nos exames nacionais (que foram 2 semanas depois).

D++ gostou disto.
  8. D++

D++ Membro Caloiro

Matriculado:
    25 Outubro 2016
    Gostos Recebidos:
    1
    Ahh sim. Obrigado. É porque eu gosto de organizar tudo com bastante antecedência... Entretanto já tenho o calendário escolar 2016-17, com as datas dos exames. Nesse calendário diz que a afixação das pautas é no dia 13 de Julho.
    1. Então a partir desse dia já posso pedir a ficha ENES?
    2. E depois de ter a ficha ENES comigo, o processo de inscrição é EXCLUSIVAMENTE online, certo? Ou seja, se eu quiser viajar em férias para o estrangeiro depois de ter a ficha ENES comigo, posso realizar a inscrição fora de Portugal, pelo site da DGES, normalmente?
    3. No calendário do ano passado a candidatura à primeira fase começou no dia 21 de Julho. Esse ano então dever ser por volta da mesma data?
    4. É possível que dê algum "problema" no processo de inscrição online, que fosse o caso de eu ter que resolver isso pessoalmente? Em outras palavras, eu poderia viajar tranquilo para fora de Portugal durante o período de inscrição, ou seria melhor viajar após ter feito a inscrição?
    Desculpa tantas perguntas...

9. davis

davis Administrador
    Equipa Uniarea Moderador

Matriculado:
    13 Outubro 2014
    Gostos Recebidos:
    8,564
    Curso:
    Eng. Aeroespacial
    Instituição:
    IST - ULisboa
    Sim, exato.
    Certo. Exatamente.
    Sim, as datas costuma ser na mesma altura.
    Se não concorres através de contingentes especiais diria que não tens com que te preocupar.

D++ gostou disto.
  10. i.isabel98

i.isabel98 Membro

Matriculado:
    10 Novembro 2016
    Gostos Recebidos:
    0
    Então não vai haver grandes alterações ou mesmo nenhumas certo?
    O acesso vai continuar a ser pelos exames nacionais..como tem sido até agora? Sendo a única alteração realizada, o facto de educação física começar a contar...
    É que eu gostaria muito de saber..porque para o próximo ano vou candidatar me ao ensino superior..e tenho receio que haja grandes mudanças e que fique completamente diferente do que até então foi feito

11. a fish

a fish Moderada Moderação
    Equipa Uniarea Moderador

Matriculado:
    16 Janeiro 2015
    Gostos Recebidos:
    3,580
    Curso:
    Medicina
    Instituição:
    FMUC
    Se as mudanças fossem drásticas (e duvido muitíssimo que o sejam) parece-me natural que haveria um período de transição. Não te preocupes :)

davis gostou disto.
  12. i.isabel98

i.isabel98 Membro

Matriculado:
    10 Novembro 2016
    Gostos Recebidos:
    0
    Um período de transição como assim? :)

13. davis

davis Administrador
    Equipa Uniarea Moderador

Matriculado:
    13 Outubro 2014
    Gostos Recebidos:
    8,564
    Curso:
    Eng. Aeroespacial
    Instituição:
    IST - ULisboa
    Significa que provavelmente não seriam aplicadas aos alunos que estão nos últimos do secundário ou até em todo o secundário agora, como aconteceu com a última alteração no que toca a educação física passar a contar para a média de acesso.

a fish gostou disto.
  14. cbd1298

cbd1298 Membro Caloiro

Matriculado:
    4 Novembro 2016
    Gostos Recebidos:
    0
    Boa tarde.
    pretendo candidatar-me para o próximo ano letivo(outra vez) a um curso do ensino superior. Para tal, é necessário pedir à escola onde conclui o secundário uma nova ficha ENES?

15. davis

davis Administrador
    Equipa Uniarea Moderador

Matriculado:
    13 Outubro 2014
    Gostos Recebidos:
    8,564
    Curso:
    Eng. Aeroespacial
    Instituição:
    IST - ULisboa
    Olá @cbd1298
    Sim, precisarás de uma nova ficha ENES e uma nova senha para a candidatura online.

16. D++

D++ Membro Caloiro

Matriculado:
    25 Outubro 2016
    Gostos Recebidos:
    1
    Boa noite. Alguém sabe dizer quando os DGES costuma atualizar os dados estatísticos de candidaturas anteriores? Eu estou interessado nesse novo curso e queria saber como foram as médias de entrada nesse ano... Guia da Candidatura 2016 - Detalhe de Curso
    E já agora. Por ser um novo curso, será que é menos reconhecido nas empresas, em questão de emprego e salários?

RodrigoAlves gostou disto.
  17. RodrigoAlves

RodrigoAlves Membro

Matriculado:
    30 Outubro 2016
    Gostos Recebidos:
    38
    Curso:
    Ciências e Tecnologias
    podes ir por este site Colocações 2016 - Concurso Nacional de Acesso ;)

D++ gostou disto.
  18. D++

D++ Membro Caloiro

Matriculado:
    25 Outubro 2016
    Gostos Recebidos:
    1
  19. Jessica23

Jessica23 Membro Caloiro

Matriculado:
    16 Setembro 2016
    Gostos Recebidos:
    1
    Olá, quando entro nos sites das universidades e pesquiso o curso aparece sempre assim: "...é tenham aprovação a uma das seguintes provas de ingresso:
    06 Filosofia
    18 português
    11 história "
    Não percebo o que são essas numerações antes da disciplina, são as médias mínimas que devemos ter? Quando saio do Secundário o primeiro curso tem de ser uma licenciatura? Obrigada

20. cyrilico

cyrilico ¯\_(⊙_ʖ⊙)_/¯
    Equipa Uniarea Moderador

Matriculado:
    16 Junho 2015
    Gostos Recebidos:
    1,292
    Curso:
    MIEIC
    Instituição:
    FEUP
    Isso são os códigos das provas de ingresso, podes ver nesta tabela quais os exames em específico requeridos através desse código:
    Provas de Ingresso | Uniarea Nesse caso, como apenas diz "a uma das seguintes", só precisas de fazer uma delas. Não tem nada a ver com médias. Quando entras no ensino superior vais para uma licenciatura, sim, o curso é que pode estar organizado num mestrado integrado

davis gostou disto.
Loading...