Acesso de Brasileiro a Cursos de Medicina em Portugal

Matrícula
13 Setembro 2018
Gostos
0
Olá,

Sou brasileira, casada e tenho 26 anos. Meu marido foi selecionado por uma empresa portuguesa para a vaga de programador e nos próximos meses acredito que estejamos nos mudando para Portugal. Enquanto morando no Brasil, estava me preparando para prestar o vestibular de medicina. Já olhei em alguns sites a respeito da forma de ingresso em Portugal para este curso, porém não consegui localizar uma explicação que me ajudasse a entender como esse processo funciona.

Embora nossos planos tenham sofrido uma leve mudança de percurso, não pretendo desistir de alcançar minha meta de cursar medicina. Portanto, espero que alguém possa me ajudar a solucionar algumas questões, tais como: uma vez que concluí o ensino secundário aqui no Brasil, precisarei fazer um curso preparatório para prestar o Concurso Nacional que dará acesso ao curso de Medicina? Se não há necessidade, como poderei estudar o conteúdo cobrado na prova?

De uma maneira geral, gostaria de mais informações de como funciona o processo seletivo para acesso ao Ensino Superior, especificamente para o curso de Medicina, para estrangeiros.

Desde já agradeço quem puder ajudar.

Matrícula
15 Novembro 2015
Gostos
578
Olá, tu já fizeste um curso no Brasil? Ou só tens o secundário?
Se fores licenciada tens duas opções :

1) Concurso Nacional de Acesso: implicaria que realizasses cá os nossos exames nacionais, sendo 3 obrigatórios: Matemática A, Física & Química, e Biologia & Geologia. A nota do teu curso do secundário será considerada na nota de candidatura.
2) Concurso Especial de acesso para Licenciados: é uma forma de acesso que existe apenas para medicina em Portugal, em que cada faculdade decide o seu regulamento e vagas a abrir. Pelo que no caso deste concurso deves informar-te junto das faculdades de medicina que forem do teu interesse.

Se só tiveres o ensino secundário só tens a primeira opção.

Gostos: davis
Matrícula
13 Setembro 2018
Gostos
0
No caso, eu só tenho o secundário, mesmo tendo-o concluído aqui no Brasil posso fazer o Concurso Nacional de Acesso? Ou teria que fazer o preparatório? Fiquei sabendo que existe o ano zero para candidatos internacionais, isso se aplica ao curso de Medicina? Me explique um pouco mais como funciona a aplicação para o concurso para estudantes internacionais que desejem se candidatar ao curso de Medicina.

Obrigada pela ajuda.

Matrícula
15 Novembro 2015
Gostos
578
No caso, eu só tenho o secundário, mesmo tendo-o concluído aqui no Brasil posso fazer o Concurso Nacional de Acesso? Ou teria que fazer o preparatório? Fiquei sabendo que existe o ano zero para candidatos internacionais, isso se aplica ao curso de Medicina? Me explique um pouco mais como funciona a aplicação para o concurso para estudantes internacionais que desejem se candidatar ao curso de Medicina.

Obrigada pela ajuda.
Mesmo tendo tu feito o secundário no Brasil podes-te candidatar ao concurso nacional de acesso, sim.
Não existe ano zero para medicina. A tua candidatura será igual a qualquer português, terás que fazer aqueles 3 exames que eu disse e a média do teu secundário será levada em conta.

Matrícula
11 Maio 2016
Gostos
36
Curso
Direito
Instituição
FDUC
Ah, muito legal! Sabes me dizer como é calculada essa média? Aqui no Brasil existem alguns cursinhos online que preparam o estudantes para o vestibular, existe algo semelhante em Portugal?
Vocês têm alguma nota final de Ensino Médio, considerando as classificações que tiveram às disciplinas? Se sim, penso que seja considerada, se não, o melhor é perguntar ao Departamento de Relações Internacionais de alguma Universidade, mas provavelmente é a média dos exames que fica como nota do secundário. Na Universidade de Coimbra, por exemplo, há centenas de estudantes brasileiros, mas eles entram com a nota do Enem - o problema é que Medicina não é um curso que tenha esse processo.
Cursos online como os vossos, não. Só me consigo lembrar da Escola Virtual, mas acho que é muito intensivo e é somente um complemento ao estudo feito com professores nas escolas e com manuais em casa. Há sites onde podes esclarecer dúvidas, por exemplo, de Matemática. O que tu podes fazer mais parecido com o "cursinho" é ires a um centro de explicações explicar o teu caso para eles te recomendarem um método de estudo e horas de acompanhamento privadas ou em grupo (mediante um pagamento, claro).

Matrícula
15 Novembro 2015
Gostos
578
Ah, muito legal! Sabes me dizer como é calculada essa média? Aqui no Brasil existem alguns cursinhos online que preparam o estudantes para o vestibular, existe algo semelhante em Portugal?
Em Portugal, para se entrar em medicina, conta 50% a média final do secundário e os 3 exames contam outros 50%, confesso que não sei como é para estudantes internacionais.
Que eu saiba não há cursos online de preparação como no Brasil.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,390
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Em Portugal, para se entrar em medicina, conta 50% a média final do secundário e os 3 exames contam outros 50%, confesso que não sei como é para estudantes internacionais.
Pelo concurso nacional de acesso é igual para todos. Nenhuma faculdade de medicina portuguesa abre vagas para o concurso especial para estudantes internacionais atualmente.