Aluno externo no Ensino Superior

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,390
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Então não posso fazer todas as disciplinas do 1 ano como se estivesse em interna certo? Mas para o ano depois de fazer o exame e passar vou para o 2 ano?
Depende das limitações impostas pela instituição em causa.

Gostos: Lya

JDelgado

Membro Caloiro
Matrícula
20 Agosto 2018
Gostos
0
Boa noite, tenho algumas dúvidas em relação à inscrição como aluno externo. Acabei este ano o secundário com uma média de 14, mas apenas tenho como prova de ingresso Matemática, pois a FQ acabei com uma nota abaixo de 9,5. Queria candidatar-me a Engenharia Civil, mas como não tenho a prova de ingresso de FQ não pude. É possível candidatar-me como aluno externo na Nova? Se for possível, no próximo ano, se obtiver nota positiva no exame a FQ e candidatar-me a Eng. Civil na Nova, já fico com as cadeiras que fiz feitas?

Lya

Membro Veterano
Matrícula
19 Junho 2018
Gostos
61
Curso
  • Lya

Lya

Boa noite, tenho algumas dúvidas em relação à inscrição como aluno externo. Acabei este ano o secundário com uma média de 14, mas apenas tenho como prova de ingresso Matemática, pois a FQ acabei com uma nota abaixo de 9,5. Queria candidatar-me a Engenharia Civil, mas como não tenho a prova de ingresso de FQ não pude. É possível candidatar-me como aluno externo na Nova? Se for possível, no próximo ano, se obtiver nota positiva no exame a FQ e candidatar-me a Eng. Civil na Nova, já fico com as cadeiras que fiz feitas?
Podes candidatar te como aluno exterior sem problema algum e para o ano voltas a repetir o exame de fq de modo a poderes ingressar com ele.

Gostos: mariana faria

Martinha96

Membro Caloiro
Matrícula
14 Março 2018
Gostos
0
Olá! Alguém sabe se na Católica do Porto no curso de nutrição me posso inscrever em algumas cadeiras como aluna externa?
Não me posso candidatar normalmente porque terei que repetir o exame nacional para o ano, mas não tenho a certeza de que na católica seja possível inscrever me como externa...

Steph N.

Membro Caloiro
Matrícula
19 Setembro 2016
Gostos
1
Boa tarde!
Eu precisava que me ajudem a entender o que é ser aluno externo e qual as vantagens?
Este ano acabei o ensino secundário mas não obtive positiva nos exames nacionais pedidos para o curso de engenharia quimica. E, atraves de uns colegas e dos artigos que tenho visto vi a possibilidade de inscrever na universidade como aluno externo. No entanto, nao percebi se isto so é possivel para cursos especificos ou no geral? E, sobretudo o que acontece com a média, se seria a de este ano ou do ano de candidatura? E, como posso fazer a inscriçao?
Obrigado!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,390
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Steph N.
No entanto, nao percebi se isto so é possivel para cursos especificos ou no geral? E, sobretudo o que acontece com a média, se seria a de este ano ou do ano de candidatura? E, como posso fazer a inscriçao?
Sugiro que comeces por ler isto:
Ano Zero ou como frequentar o superior sem entrar no curso | Uniarea

Depois, a faculdade é que decide se quer ou não ter esta oferta e quais é que são as condições para ter acesso a ela. Para concorrer depois a tua média continuaria a ser calculada da mesma forma, não sendo considerado as cadeiras que fizesses no ano zero. A inscrição é realizada diretamente com a instituição em causa.

Obrigado!!! E,sabes dizer-me se eles dão apoio às disciplinas a q tenho de dar exame ou depende da universidade?
Se for a modalidade ano zero, tipicamente, sim (ler artigo).

Steph N.

Membro Caloiro
Matrícula
19 Setembro 2016
Gostos
1
Olá @Steph N.

Sugiro que comeces por ler isto:
Ano Zero ou como frequentar o superior sem entrar no curso | Uniarea

Depois, a faculdade é que decide se quer ou não ter esta oferta e quais é que são as condições para ter acesso a ela. Para concorrer depois a tua média continuaria a ser calculada da mesma forma, não sendo considerado as cadeiras que fizesses no ano zero. A inscrição é realizada diretamente com a instituição em causa.

Se for a modalidade ano zero, tipicamente, sim (ler artigo).
Ok. Muito obrigado!!!!

Gostos: davis
Matrícula
23 Junho 2016
Gostos
6
Venho apenas partilhar a situação incrível que estou a passar: fui aluna externa da Egas Moniz, segundo as informações que a secretaria da escola me deu no ano passado bastaria ter a prova de acesso realizada e seria colocada este ano no 2ºano com as disciplinas frequentadas (e com aproveitamento) devidamente acreditadas....MENTIRAM!!! Esta semana fui fazer a candidatura porque consegui finalmente a prova de acesso e qual não foi o meu espanto quando me informam (na secretaria) que ficaria sujeita às vagas existentes e seria colocada segundo a graduação...fiquei incrédula...resumindo...não consegui colocação!! O que me aconselham? Sinto-me enganada....afinal estou sujeita às vagas do 1º ano, mas iria frequentar o 2º...não sei como proceder....sinto-me enganada!!

fi94

Membro Dux
Matrícula
23 Janeiro 2017
Gostos
396
Curso
Engenharia Computacional
Instituição
Universidade de Aveiro
Já li os regulamentos todos e não vejo nada onde "agarrar" apenas a conversa que tive com a senhora da secretaria...e palavras leva-as o vento!
Podes tentar apresentar uma queixa à Secretaria-Geral de Educação e Ciência (Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior).