Anulação/Congelamento da Matrícula

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,699
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Pois
Boa noite, fui aceite numa universidade privada, mas após pensar melhor decidi não ir para lá, considerando o facto que não fui à instituição fazer a matricula e já passou o tempo estipulado para esta, tenho que fazer alguma coisa para anular a minha ida para lá?
Não.

Gostos: Pois

LBlackMoon

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
27 Fevereiro 2016
Gostos
4,836
Curso
Direito
Instituição
FDUP
Olá!

Se não te matriculaste, a tua vaga será simplesmente posta a concurso na próxima fase de candidaturas. Se passou o tempo previsto para matrícula, perdeste a vaga que te tinha sido atribuída.

Gostos: Pois
Matrícula
27 Agosto 2018
Gostos
0
Olá boa noite!
No ano passado entrei na FCUP num curso que pessoalmente nao me interessou nada! Então, decidi candidatar-me denovo este ano a outra instituição, noutro curso. Acho que desta vez consigo entrar no que quero. Daí a minha dúvida, em relação ao cancelamento da matricula na FCUP, no caso de entrar noutra instituição.
Como devo proceder?? Tenho de ir á FCUP cancelar a matricula, se entrar no ISEP este ano, por exemplo?? Ou simplesmente se entrar, e me inscrever no curso no ISEP, a matricula na FCUP fica cancelada?
Estou com receio de não cancelar a matricula na FCUP a tempo e que tenha de pagar propinas nessa instituição. Mas tambem nao queria perder esta licenciatura no caso de nao entrar noutra instituiçao... Alguem me pode ajudar?

Matrícula
23 Agosto 2016
Gostos
1,612
Curso
Engenharia dos juros
Instituição
ISEG
Olá boa noite!
No ano passado entrei na FCUP num curso que pessoalmente nao me interessou nada! Então, decidi candidatar-me denovo este ano a outra instituição, noutro curso. Acho que desta vez consigo entrar no que quero. Daí a minha dúvida, em relação ao cancelamento da matricula na FCUP, no caso de entrar noutra instituição.
Como devo proceder?? Tenho de ir á FCUP cancelar a matricula, se entrar no ISEP este ano, por exemplo?? Ou simplesmente se entrar, e me inscrever no curso no ISEP, a matricula na FCUP fica cancelada?
Estou com receio de não cancelar a matricula na FCUP a tempo e que tenha de pagar propinas nessa instituição. Mas tambem nao queria perder esta licenciatura no caso de nao entrar noutra instituiçao... Alguem me pode ajudar?
Se nao te inscreveres nos prazos para renovar a matricula na FCUP entao nao precisas fazer nada que ficas sem ela.
Caso já o tenhas feito se entrares,por exemplo, no isep tens que a ir cancelar sim.
Caso as datas par renovares a matricula ainda estejam de pé aconselho te a ir á FCUP perguntar como deves proceder da melhor forma.

Matrícula
27 Agosto 2018
Gostos
0
Desde já muito obrigado pela resposta!
Sem querer abusar, gostaria de perguntar se alguém sabe o prazo que a FCUP impôs para matriculas. É que o site da faculdade é bastante confuso para mim.
Obrigado!

Matrícula
16 Novembro 2015
Gostos
1,150
Curso
Medicina
Instituição
FCM|NMS
Desde já muito obrigado pela resposta!
Sem querer abusar, gostaria de perguntar se alguém sabe o prazo que a FCUP impôs para matriculas. É que o site da faculdade é bastante confuso para mim.
Obrigado!
ola! para renovaçao da matricula na FCUP tens ate dia 6 de setembro
caso nao entres no curso que queres (presumo que te tenhas candidatado pelo concurso normal) assim que souberes o resultado mandas um mail para a secretaria a dar informaçao que nao te inscreves te no prazo definido por causa do concurso normal,apresenta um comprovativo da tua inscriçao no concurso normal e dizes as cadeiras que te queres inscrever,pelo menos foi assim que me aconselharam a fazer,ja que ires á secretaria renovar depois do dia que souberes o resultado vai ser horrivel por causa dos caloiros
espero ter ajudado!

Matrícula
27 Agosto 2018
Gostos
0
Olá, agradeço imenso a resposta!
O meu único medo é que, eu ao não ir à FCUP cancelar a matricula, tenha depois problemas com dois cursos e com duas propinas para pagar. Mas visto que senão aparecer até dia 6 de Setembro estou automáticamente com a matricula cancelada, fica tudo bem.

Matrícula
28 Abril 2016
Gostos
58
Boa tarde, gostaria de saber o seguinte. Estou indecisa entre 2 cursos pelo que tenho receio de ficar colocada num curso e depois não gostar e arrepender-me de ter perdido a vaga no outro curso.
Lembrei-me que talvez pudesse inscrever-me em ambos (mas pelo que entendi, para estar inscrita em 2 cursos ao mesmo tempo, só se um deles for numa faculdade privada e o outro numa pública).

Posto isto, a minha dúvida é: posso inscrever-me num curso na faculdade privada e num curso na faculdade pública em que ficar colocada e congelar logo a matrícula no dia seguinte (nunca frequentar o curso da faculdade pública)? Isso dar-me-ia direito no futuro a retomar o curso/a minha vaga?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,699
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Margot
Posto isto, a minha dúvida é: posso inscrever-me num curso na faculdade privada e num curso na faculdade pública em que ficar colocada e congelar logo a matrícula no dia seguinte (nunca frequentar o curso da faculdade pública)? Isso dar-me-ia direito no futuro a retomar o curso/a minha vaga?
Podes anular a matrícula e voltar depois por reingresso, mas convém que peças informações na instituição sobre os custos do processo.

Ritona1

Membro Caloiro
Matrícula
23 Julho 2018
Gostos
0
Fiquei colocada num curso mas apercebi me que não era o que realmente queria entao vou ficar um ano a fazer melhoria. Como faço para cancelar a minha inscrição /matricula

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,699
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Ritona1
Fiquei colocada num curso mas apercebi me que não era o que realmente queria entao vou ficar um ano a fazer melhoria. Como faço para cancelar a minha inscrição /matricula
Basta que não faças a matrícula.

Matrícula
27 Agosto 2018
Gostos
0
Boa noite!
Eu fiquei no ano passado fiz o meu primeiro ano de faculdade na FCUP, mas nao gostei do curso, entao decidi recandidatar-me e consegui entrar no curso que queria no ISEP.
Bem como tinha quase a certeza que entrava no ISEP, nao me matriculei/inscrevi no segundo ano na FCUP, mas tenho reparado que consigo entrar na mesma no site da faculdade como aluno.
Estou com receio de ficar inscrito em dois cursos, e que a FCUP exija o pagamento de propinas mesmo não frequentando o curso. Sei que já perguntei isto, mas gostaria de saber como consigo cortar todo o tipo de ligações á FCUP...
Simplesmente, como não me matriculei no segundo ano, fica tudo cancelado?
Ou tenho de deslocar-me às instalações da faculdade para cancelar???

Obrigado e desculpem a minha ignorância.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,699
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @joaoventura15k
Eu fiquei no ano passado fiz o meu primeiro ano de faculdade na FCUP, mas nao gostei do curso, entao decidi recandidatar-me e consegui entrar no curso que queria no ISEP.
Bem como tinha quase a certeza que entrava no ISEP, nao me matriculei/inscrevi no segundo ano na FCUP, mas tenho reparado que consigo entrar na mesma no site da faculdade como aluno.
Estou com receio de ficar inscrito em dois cursos, e que a FCUP exija o pagamento de propinas mesmo não frequentando o curso. Sei que já perguntei isto, mas gostaria de saber como consigo cortar todo o tipo de ligações á FCUP...
Simplesmente, como não me matriculei no segundo ano, fica tudo cancelado?
Ou tenho de deslocar-me às instalações da faculdade para cancelar???
Se não renovares a matrícula não há lugar a pagamento de propinas. É normal que tenhas acesso ao portal porque foste aluno do curso.

Matrícula
27 Agosto 2018
Gostos
0
Então vou continuar a ter acesso ao site da faculdade mesmo não estudando lá??
Em relação ao cancelamento não é necessário ir presencialmente à faculdade?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,699
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Matrícula
10 Setembro 2018
Gostos
1
Olá, vou-me candidatar a uma faculdade privada porém a matricula tem que ser feita até dia 25 (dia anterior aos resultados das candidaturas na pública). Poderei efetuar a matrícula na privada e, se posteriormente entrar na publica, anular a matricula na privada e fazê-la na pública?

Obrigado

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,699
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @tiago.oliveira.13
Olá, vou-me candidatar a uma faculdade privada porém a matricula tem que ser feita até dia 25 (dia anterior aos resultados das candidaturas na pública). Poderei efetuar a matrícula na privada e, se posteriormente entrar na publica, anular a matricula na privada e fazê-la na pública?
Podes, sim. Pede informações sobre as condições de anulação da matrícula na privada.

Matrícula
13 Setembro 2018
Gostos
2
@davis Peço desculpa o incómodo até porque este tópico não tem nada a ver com o assunto mas cá vai!

Sou aluna de Humanidades mas não terminei a disciplina de Macs, do ensino diurno, no entanto mudei para o ensino recorrente para uma escola diferente. Quando me dirigi á minha antiga escola para ir buscar o extrato de classificações uma das funcionárias da secretaria disse que eu tinha que repetir o exame de Portugues apesar de ter ficado com a disciplina feita tendo 10 de nota interna e tirando 8,7 no exame pois tinha que tirar 9,5 diz ela, contudo, na escola onde vou frequentar o recorrente diz que só tenho que repetir se quiser para prova de ingresso. Pode-me me esclareça ,que estou bastante confusa!