Anulação/Congelamento da Matrícula

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,573
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
@davis Peço desculpa o incómodo até porque este tópico não tem nada a ver com o assunto mas cá vai!

Sou aluna de Humanidades mas não terminei a disciplina de Macs, do ensino diurno, no entanto mudei para o ensino recorrente para uma escola diferente. Quando me dirigi á minha antiga escola para ir buscar o extrato de classificações uma das funcionárias da secretaria disse que eu tinha que repetir o exame de Portugues apesar de ter ficado com a disciplina feita tendo 10 de nota interna e tirando 8,7 no exame pois tinha que tirar 9,5 diz ela, contudo, na escola onde vou frequentar o recorrente diz que só tenho que repetir se quiser para prova de ingresso. Pode-me me esclareça ,que estou bastante confusa!
Já te respondi à mensagem privada.

AnaSofia00

Membro Caloiro
Matrícula
13 Setembro 2018
Gostos
0
Boa tarde,
Após muita ponderação, decidi anular a matrícula que realizei no curso em fui colocada na primeira fase, sendo que já preenchi o formulário de requerimento de anulação de matrícula. A minha dúvida agora é, recebi um e-mail a confirmar esse formulário, isso significa que já tenho a minha candidatura anulada ou deve esperar por mais alguma confirmação? Existe a possibilidade de o meu pedido não ser aceite? Porque não se for aceite, não posso mesmo continuar os estudos no curso, pretendo mesmo sair...
Obrigada .x

@davis

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,573
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @AnaSofia00
. A minha dúvida agora é, recebi um e-mail a confirmar esse formulário, isso significa que já tenho a minha candidatura anulada ou deve esperar por mais alguma confirmação? Existe a possibilidade de o meu pedido não ser aceite? Porque não se for aceite, não posso mesmo continuar os estudos no curso, pretendo mesmo sair...
Aceite é sempre, a instituição não te pode obrigar a estudar lá. Se está anulada ou não deves confirmar com a instituição.

Mcfilipap

Membro Caloiro
Matrícula
8 Agosto 2018
Gostos
0
Boa tarde, eu não consegui entrar na 1 fase no curso que pretendia e, não sei se até mesmo na 2 fase irei conseguir. Deste modo, gostaria de saber se me candidatar agora numa privada e, se por ventura entrar na segunda fase numa universidade pública, conseguiria anular a inscrição na privada e se todos os gastos, como o pagamento da inscrição ou até mesmo das propinas, seriam depois transferidos. Agradecia imenso se me conseguissem esclarecer!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,573
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Mcfilipap
Boa tarde, eu não consegui entrar na 1 fase no curso que pretendia e, não sei se até mesmo na 2 fase irei conseguir. Deste modo, gostaria de saber se me candidatar agora numa privada e, se por ventura entrar na segunda fase numa universidade pública, conseguiria anular a inscrição na privada e se todos os gastos, como o pagamento da inscrição ou até mesmo das propinas, seriam depois transferidos. Agradecia imenso se me conseguissem esclarecer!
Podes anular, mas tudo o que tiveres pago fica para a universidade em causa. Só há essa transferências, de apenas das propinas, entre públicas.

asdfgg

Membro Caloiro
Matrícula
20 Setembro 2018
Gostos
0
Boas. Inscrevi-me num mestrado na Universidade do Algarve mas tenho tido uns problemas pessoais e não estou a identificar-me com o curso, portanto quero desistir. No regulamento diz isto:

Anulação da inscrição
1 — A anulação de matrícula e inscrição a pedido do estudante é causa de extinção da obrigação de pagamento da propina unicamente para as prestações vincendas. 2 — O procedimento de anulação de matrícula e inscrição obedece ao seguinte regime: a) Caso o pedido dê entrada até 31 de dezembro, o estudante fica obrigado ao pagamento de 50% do valor total da propina referente ao ano letivo em causa; b) Caso o pedido seja efetuado após 31 de dezembro, é obrigatória a liquidação da totalidade da propina referente ao ano letivo em causa.

Neste caso terei mesmo de pagar os 50% da propina, certo? Aquele ponto 1 está a confundir-me.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,573
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @asdfgg
Boas. Inscrevi-me num mestrado na Universidade do Algarve mas tenho tido uns problemas pessoais e não estou a identificar-me com o curso, portanto quero desistir. No regulamento diz isto:

Anulação da inscrição
1 — A anulação de matrícula e inscrição a pedido do estudante é causa de extinção da obrigação de pagamento da propina unicamente para as prestações vincendas. 2 — O procedimento de anulação de matrícula e inscrição obedece ao seguinte regime: a) Caso o pedido dê entrada até 31 de dezembro, o estudante fica obrigado ao pagamento de 50% do valor total da propina referente ao ano letivo em causa; b) Caso o pedido seja efetuado após 31 de dezembro, é obrigatória a liquidação da totalidade da propina referente ao ano letivo em causa.

Neste caso terei mesmo de pagar os 50% da propina, certo? Aquele ponto 1 está a confundir-me.
Realmente esse regulamento é algo confuso, e esse primeiro ponto parece dizer algo diferente do segundo. O primeiro dá a entender que só tens de pagar as propinas que estiverem definidas até a data da anulação, enquanto que o segundo ponto diz que tens de pagar 50%. Diria que o que eles querem dizer que é pagas as propinas respectivas (50% ou os 100% desse ano) não tens de pagar mais nada para a frente, mas o que está aí é algo diferente...

Matrícula
3 Março 2018
Gostos
3
Olá. Tenho um problema muito urgente. Detesto o curso para o qual entrei, mas acontece que não consigo decidir agora para qual mudar, pelo que queria esperar um ano para voltar a ingressar no ensino superior. Soube que para anular a matricula teria de pagar a restante propina... Se me candidatar em segunda fase a um curso no qual fique colocada, perco a vaga na primeira faculdade e não tenho de pagar a propina, certo? Depois basta me não fazer a inscrição na nova faculdade para que não fique inscrita em nada nem a dever dinheiro nenhum? Já agora, tinha me candidatado à bolsa, como anulo o pedido?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,573
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Carla1966
Olá. Tenho um problema muito urgente. Detesto o curso para o qual entrei, mas acontece que não consigo decidir agora para qual mudar, pelo que queria esperar um ano para voltar a ingressar no ensino superior. Soube que para anular a matricula teria de pagar a restante propina... Se me candidatar em segunda fase a um curso no qual fique colocada, perco a vaga na primeira faculdade e não tenho de pagar a propina, certo? Depois basta me não fazer a inscrição na nova faculdade para que não fique inscrita em nada nem a dever dinheiro nenhum? Já agora, tinha me candidatado à bolsa, como anulo o pedido?
Certo. Exacto. Contacta a DGES e pede a anulação da candidatura.

Martinha36

Membro Caloiro
Matrícula
2 Outubro 2018
Gostos
0
Boa noite

Ingressei em Biologia e Geologia este ano apesar de não ser o curso que eu queria. Achei que, ao entrar em Biologia, poderia aproveitar algo das aulas para me preparar para os exames nacionais do próximo ano que pretendo repetir para poder entrar no curso que realmente quero, Medicina. Acontece que algumas cadeiras de Biologia e Geologia não me servem para nada visto que não lecionam nada a ver com matéria de exame nacional, como por exemplo Geologia Geral e Mineralogia. Gostava de saber se eu podia faltar às cadeiras que não me interessam (incluindo as práticas) e aparecer só mesmo naquelas que acho que são úteis para os exames, como por exemplo Biologia Molecular e Celular. Até porque não me interessa a nota com que fico, só vejo a Universidade, neste momento, como uma ajuda extra ao estudo dos exames nacionais, que, no meu caso, me está só a sobrecarregar com cadeiras que não me são úteis. Se sair agora, tenho que pagar as propinas na totalidade? Devo anular a matricula? Ou esperar até Reprovar?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,573
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Gostava de saber se eu podia faltar às cadeiras que não me interessam (incluindo as práticas) e aparecer só mesmo naquelas que acho que são úteis para os exames, como por exemplo Biologia Molecular e Celular.
Poder, podes, ficam é chumbadas. Tem em atenção que se tiveres bolsa de estudos, para manteres a bolsa numa próxima matrícula, tens de completar pelo menos 36 ECTS.
Se sair agora, tenho que pagar as propinas na totalidade? Devo anular a matricula? Ou esperar até Reprovar?
As condições de anulação da matrícula, nomeadamente no que ao pagamento de propinas diz respeito, dependem da instituição em causa.

lissy

Membro Caloiro
Matrícula
22 Setembro 2018
Gostos
1
Fui colocada na minha segunda opção de curso, o qual, após assistir às aulas, não achei compatível comigo. Decidi anular as cadeiras dele para fazer as da minha primeira opção sabendo que perderia a bolsa por não estar inscrita em pelo menos 30 ECTS do meu curso. Entretanto, tornei a refletir e decidi que quero CANCELAR a matricula na universidade e voltar a concorrer pro ano em universidades que agora sei que tenho chances de entrar relativamente à minha primeira opção (este ano, infelizmente, não existem mais vagas).

Eu ainda vou a tempo de cancelar tudo sem perder a bolsa no próximo ano?

Edit: Já paguei a taxa de matricula e seguro escolar, bem como a primeira propina. Li que serei obrigada a pagar metade das propinas, isso é verdade? Se for, tem como pedir a anulação da inscrição nas aulas extra curriculares (as da minha primeira opção, nomeadamente) e voltar às do curso em que fui colocada para ter chances de conseguir a bolsa e, eventualmente (se for possível), as propinas serem pagas dessa forma, mesmo que eu tenha anulado a matricula na universidade em si?

Edit2: Em relação aos exames nacionais, fiz os dois necessários em 2017 e tornei a (re)fazer um deles este ano (2018), apesar de não ter contado pois não consegui melhorar a nota. Em 2019 ainda serão válidos?

Última edição:

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,573
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @lissy
Eu ainda vou a tempo de cancelar tudo sem perder a bolsa no próximo ano?
É possível, sim, dado que não houve atribuição de bolsas.
Edit: Já paguei a taxa de matricula e seguro escolar, bem como a primeira propina. Li que serei obrigada a pagar metade das propinas, isso é verdade? Se for, tem como pedir a anulação da inscrição nas aulas extra curriculares (as da minha primeira opção, nomeadamente) e voltar às do curso em que fui colocada para ter chances de conseguir a bolsa e, eventualmente (se for possível), as propinas serem pagas dessa forma, mesmo que eu tenha anulado a matricula na universidade em si?
As condições de anulação da matrícula, nomeadamente no que diz respeito ao pagamento de propinas, depende da instituição em causa. Se te obrigarem a isso podes sempre concorrer à 3ª fase a um curso qualquer que tenhas a certeza que entras, e a nova colocação anula a tua matrícula atual. O valor pago de propina é transferido para a nova faculdade e não poderá ser recuperado, mas escusas de pagar mais propinas.
Edit2: Em relação aos exames nacionais, fiz os dois necessários em 2017 e tornei a (re)fazer um deles este ano (2018), apesar de não ter contado pois não consegui melhorar a nota. Em 2019 ainda serão válidos?
Sim.

lissy

Membro Caloiro
Matrícula
22 Setembro 2018
Gostos
1
As condições de anulação da matrícula, nomeadamente no que diz respeito ao pagamento de propinas, depende da instituição em causa. Se te obrigarem a isso podes sempre concorrer à 3ª fase a um curso qualquer que tenhas a certeza que entras, e a nova colocação anula a tua matrícula atual. O valor pago de propina é transferido para a nova faculdade e não poderá ser recuperado, mas escusas de pagar mais propinas.
Estive a ler o regulamento de propinas da minha universidade e diz que "[Anulando a matrícula] até 31 de outubro do respetivo ano letivo, perde o estudante o vinculo à universidade, não sendo considerado devedor das prestações vencidas e vincendas desse ano letivo. Neste caso, mantém-se devedor da taxa de matrícula e seguro escolar", penso que estou salva de pagar qualquer coisa, à exceção das taxas que já foram pagas. Obrigada!

Gostos: davis

Username.

Membro Caloiro
Matrícula
25 Setembro 2018
Gostos
1
Ola, estou inscrita e matrículada num Instituto superior privado, e como não sabia que a bolsa de estudo não iria cobrir o valor total das propinas, por razões económicas não puderei frequentar o curso, o que devo fazer? Anular a matricula? Ou posso pedir transferência para algum Instituto superior público?

Gostos: ph+

ph+

Membro Veterano
Matrícula
23 Janeiro 2016
Gostos
102
Ola, estou inscrita e matrículada num Instituto superior privado, e como não sabia que a bolsa de estudo não iria cobrir o valor total das propinas, por razões económicas não puderei frequentar o curso, o que devo fazer? Anular a matricula? Ou posso pedir transferência para algum Instituto superior público?
Aconselho te a ires a faculdade privada e anulares e candidatares te agora na terceira fase para a pública.. caso contrário nao vejo outra opção.

Darkgray

Membro Caloiro
Matrícula
11 Outubro 2018
Gostos
0
Boas noites , congelei a minha matrícula da 2 fase , no entanto inscrevi-me para a 3 na qual entrei , por motivos pessoais não vou poder ir este ano e gostaria de saber se está 3 fase fica sem efeito e se sempre ficou a 2 matrícula congelada ? Obrigado !

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,573
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Darkgray
Boas noites , congelei a minha matrícula da 2 fase , no entanto inscrevi-me para a 3 na qual entrei , por motivos pessoais não vou poder ir este ano e gostaria de saber se está 3 fase fica sem efeito e se sempre ficou a 2 matrícula congelada ? Obrigado !
Supostamente a colocação da 3ª fase anula qualquer colocação ou matrícula anterior. Sugiro que confirmes a tua situação com a instituição da 2ª fase.

SóniaP.

Membro Caloiro
Matrícula
13 Outubro 2018
Gostos
0
Boa tarde, entrei na minha segunda opção na universidade de Letras em Lisboa. Ainda não fiz matrícula e tenho até terça-feira para o fazer.
Mas, estava a pensar em congelar a matrícula porque quero tentar entrar na minha opção, e quem sabe noutra universidade para o ano.
Será possível congelar a matrícula assim que a fizer? Ou, terei de esperar algum tempo, e até é a algumas aulas para depois fazer o congelamento?
E, como é que funciona? Terei de continuar a pagar propina todos os meses? Ou só terei de pagar a matrícula?
E depois, para o ano, posso concorrer a outea universidade e outro curso sem problemas? E se não entrar poderem voltar ao curso que congelei?
Tantas perguntas e tão pouco tempo.
Aguardo resposta, e obrigada.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,573
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Será possível congelar a matrícula assim que a fizer? Ou, terei de esperar algum tempo, e até é a algumas aulas para depois fazer o congelamento?
E, como é que funciona? Terei de continuar a pagar propina todos os meses? Ou só terei de pagar a matrícula?
As condições para anulação (ou congelamento, que é uma forma de anulação) da matrícula dependem da instituição em causa, nomeadamente no que toca ao pagamento das propinas.
E depois, para o ano, posso concorrer a outea universidade e outro curso sem problemas? E se não entrar poderem voltar ao curso que congelei?
Sim. E sim, por reingresso, dentro do calendário definido pela instituição.

Gostos: SóniaP.