Anulação da matrícula e a bolsa de estudos

CSCV

Membro Caloiro
Matrícula
10 Março 2017
Gostos
0
Boa noite!
Tenho uma enorme dúvida!
Entrei no 1º ano da licenciatura, mas na verdade o curso não me motivou em nada, então desde o início do 2ºsemestre tomei a decisão de desistir, mas apenas no último mês de aulas (junho)...
Eu sou bolseira, e continuo a fazer o pagamento das propinas (para não ficar em divida com o instituto), mas, no final do mês de junho quando for desistir do curso, tenho de pagar a desistência e devolver o dinheiro da bolsa?
Caso tenha que devolver o dinheiro da bolsa, o que posso fazer para não o devolver? Inscrever-me noutro curso que saiba que entro e assim que seja aceite não fazer inscrição? Desta forma, assim também não terei de pagar a desistência do curso atual?
Espero que me tenha explicado bem, aguardo resposta.

Atentamente :)

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
16,852
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @CSCV
Eu sou bolseira, e continuo a fazer o pagamento das propinas (para não ficar em divida com o instituto), mas, no final do mês de junho quando for desistir do curso, tenho de pagar a desistência e devolver o dinheiro da bolsa?
Caso tenha que devolver o dinheiro da bolsa, o que posso fazer para não o devolver? Inscrever-me noutro curso que saiba que entro e assim que seja aceite não fazer inscrição? Desta forma, assim também não terei de pagar a desistência do curso atual?
Não terás de devolver a bolsa. Simplesmente se não tiveres aproveitamento este ano (36ECTS concluídos), deixas de ter direito à mesma numa próxima matrícula.

CSCV

Membro Caloiro
Matrícula
10 Março 2017
Gostos
0
M
Olá @CSCV

Não terás de devolver a bolsa. Simplesmente se não tiveres aproveitamento este ano (36ECTS concluídos), deixas de ter direito à mesma numa próxima matrícula.
Mas quando for anular a matricula eles não podem "implicar" com alguma coisa?
E para não pagar a desistência, basta-me inscrever noutro curso que saiba que entro?

Desde já obrigada pela atenção :)

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
16,852
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Mas quando for anular a matricula eles não podem "implicar" com alguma coisa?
E para não pagar a desistência, basta-me inscrever noutro curso que saiba que entro?
Não implicam com nada, no que à bolsa diz respeito. Quanto a "não pagar a desistência", estás a referir-te ao que?

fraser

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
6 Julho 2015
Gostos
3,678
Curso
Medicina
Instituição
NMS|FCM
À desistência do curso, porque não pretendo dar continuidade aos estudos. Não se tem de pagar para anular a matricula?
Poderás ter de pagar alguma parte da propina - depende da instituição.

Clarissa Lopes

Membro Caloiro
Matrícula
3 Abril 2017
Gostos
0
Olá @magiie
Ficaste colocada este ano no ensino superior?
Boa tarde, fiz inscrição num Mestrado na FLUP no ano de 2015/16 e no 2º semestre decidi fazer mudança de curso o que levou a que no ano 2016/17 não tivesse bolsa de estudo (todos os outros anos tive e nos serviços de ação social disseram-me que em principio ia ter). Em meados de outubro recebi um email a dizer que a bolsa foi negada. Fiz um requerimento a explicar a minha situação financeira e se poderiam reconsiderar, e continuei a frequentar ás aulas e tinha um quarto numa das residências. Agora em Março recebi a resposta final que manteve-se, não. Cancelei matrícula pois não tenho mesmo meios financeiros, e agora estão me a cobrar propinas e alojamento e não tenho mesmo meios de pagar, deixei de estudar por causa da bolsa e entretanto não tenho emprego. Haverá alguma solução para o meu problema?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
16,852
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Clarissa Lopes
Boa tarde, fiz inscrição num Mestrado na FLUP no ano de 2015/16 e no 2º semestre decidi fazer mudança de curso o que levou a que no ano 2016/17 não tivesse bolsa de estudo (todos os outros anos tive e nos serviços de ação social disseram-me que em principio ia ter). Em meados de outubro recebi um email a dizer que a bolsa foi negada. Fiz um requerimento a explicar a minha situação financeira e se poderiam reconsiderar, e continuei a frequentar ás aulas e tinha um quarto numa das residências. Agora em Março recebi a resposta final que manteve-se, não. Cancelei matrícula pois não tenho mesmo meios financeiros, e agora estão me a cobrar propinas e alojamento e não tenho mesmo meios de pagar, deixei de estudar por causa da bolsa e entretanto não tenho emprego. Haverá alguma solução para o meu problema?
Podes tentar recorrer novamente desta decisão, mas se a decisão se mantiver tens mesmo de efetuar esses pagamentos ou ficarás com essa dívida pendente, cabendo à instituição decidir que seguimento dar à mesma.

Cats4

Membro Caloiro
Matrícula
14 Junho 2016
Gostos
0
Boa tarde.Tenho uma dúvida em relação a um assunto. Então é assim: Este ano matriculei-me num CTSP (curso tecnico superior profissional) do Politécnico do Porto, no entanto eu não gostei do curso, não era aquilo que eu esperava. A minha dúvida era se eu anular a matricula, continuo a ter o direito à bolsa de estudo no próximo ano, dado que pretendo entrar numa licenciatura pelo concurso nacional de acesso?!
Este ano, não deixei disciplina nenhuma para trás, ou seja passei a tudo

Teresa Guedes

Membro Caloiro
Matrícula
28 Janeiro 2017
Gostos
4
Boas!
No ano letivo 2014/2015 fui colocada em LLC e matriculei-me. De 5 cadeiras, passei a 3 no 1º semestre. Porém, devido a um tratamento médico, vi-me demasiado ausente da faculdade. Não anulei a matrícula, nem a bolsa, pois estava sempre na esperança de conseguir frequentar o 2º semestre, aliás, inscrevi-me em todas as cadeiras do mesmo. Neste momento, o estado da minha frequência em LLC no meu perfil de estudante na FLUP é dado como "Interrompido".
Como este ano o tratamento ficou mais leve, decidi ingressar novamente, porém, noutro curso (História). Perante isto, como fica a situação da bolsa, sendo que só fui aprovada em 18 créditos, mas o curso anterior é dado como "Interrompido" e não como anulado?

Obrigada!
--- Post atualizado ---
Uma opção pouco ortodoxa seria concorreres à 3ª fase de candidaturas a um curso qualquer que tenhas a certeza que entras, e depois de colocada não realizares a matrícula. Como ficaste colocada numa nova opção a tua anterior matrícula é automaticamente anulada, não ficando a dever nada à instituição de ensino, ao mesmo tempo que colocas a tua vaga a disposição de outro aluno que esteja a concorrer a esse curso.
Sendo este o último ano em que me posso inscrever devido à validade dos meus exames, será que poderei fazer o mesmo? Inscrever-me no curso que quero frequentar e noutro em que tenho a certeza que entro? Assim, realizo somente a matrícula para o curso que quero. Se fizer isto, o facto de não ter 36 créditos no curso em que estive em 14/15, fica inválido para atribuição de nova bolsa ou por me inscrever no curso que quero fazer todo este processo já não adianta?
Obrigada!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
16,852
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Teresa Guedes
No ano letivo 2014/2015 fui colocada em LLC e matriculei-me. De 5 cadeiras, passei a 3 no 1º semestre. Porém, devido a um tratamento médico, vi-me demasiado ausente da faculdade. Não anulei a matrícula, nem a bolsa, pois estava sempre na esperança de conseguir frequentar o 2º semestre, aliás, inscrevi-me em todas as cadeiras do mesmo. Neste momento, o estado da minha frequência em LLC no meu perfil de estudante na FLUP é dado como "Interrompido".
Como este ano o tratamento ficou mais leve, decidi ingressar novamente, porém, noutro curso (História). Perante isto, como fica a situação da bolsa, sendo que só fui aprovada em 18 créditos, mas o curso anterior é dado como "Interrompido" e não como anulado?
É avaliada a tua última matrícula, logo segundo isto não terias direito à bolsa. Podes tentar meter um recurso e explicar a situação de doença, cabe aos serviços sociais decidir o que fazer.
Sendo este o último ano em que me posso inscrever devido à validade dos meus exames, será que poderei fazer o mesmo? Inscrever-me no curso que quero frequentar e noutro em que tenho a certeza que entro? Assim, realizo somente a matrícula para o curso que quero. Se fizer isto, o facto de não ter 36 créditos no curso em que estive em 14/15, fica inválido para atribuição de nova bolsa ou por me inscrever no curso que quero fazer todo este processo já não adianta?
A resposta em causa foi dada noutro contexto, não se aplica a ti.

Gostos: Teresa Guedes

Teresa Guedes

Membro Caloiro
Matrícula
28 Janeiro 2017
Gostos
4
Uma opção pouco ortodoxa seria concorreres à 3ª fase de candidaturas a um curso qualquer que tenhas a certeza que entras, e depois de colocada não realizares a matrícula. Como ficaste colocada numa nova opção a tua anterior matrícula é automaticamente anulada, não ficando a dever nada à instituição de ensino, ao mesmo tempo que colocas a tua vaga a disposição de outro aluno que esteja a concorrer a esse curso.
Sendo este o último ano em que me posso inscrever devido à validade dos meus exames, será que poderei fazer o mesmo? Inscrever-me no curso que quero frequentar e noutro em que tenho a certeza que entro? Assim, realizo somente a matrícula para o curso que quero. Se fizer isto, o facto de n
Olá @Teresa Guedes

É avaliada a tua última matrícula, logo segundo isto não terias direito à bolsa. Podes tentar meter um recurso e explicar a situação de doença, cabe aos serviços sociais decidir o que fazer.

A resposta em causa foi dada noutro contexto, não se aplica a ti.
Compreendo. Então, o estado de "Interrompido" equivale a anulação?

A alínea do regulamento onde explica serem necessários os 36 créditos também se aplica se me candidatar a um curso diferente do anterior?
Isto porque, apesar de ter noção de que a simulação não é nada definitivo, quando na simulação perguntam se me vou candidatar a um curso que já frequentei, respondo não, e não aparece nenhuma mensagem negativa, mesmo tendo respondido que já frequentei um curso em anos anteriores. Somente quando submeto a simulação me informa de que o meu caso terá que ser analisado de forma mais profunda devido à situação económica descrita.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
16,852
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Gostos: Teresa Guedes
Matrícula
12 Fevereiro 2017
Gostos
8
Olá! Eu pretendo anular a matrícula, mas como também me candidatei à bolsa, gostaria de saber que caso tenha bolsa este ano, apesar de anular a matrícula, poderei manter esse direito à bolsa no próximo ano, quando me candidatar a outro curso. Alguém me sabe responder?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
16,852
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Duarte98
Olá! Eu pretendo anular a matrícula, mas como também me candidatei à bolsa, gostaria de saber que caso tenha bolsa este ano, apesar de anular a matrícula, poderei manter esse direito à bolsa no próximo ano, quando me candidatar a outro curso. Alguém me sabe responder?
Se a bolsa te for atribuída, e esse valor for usado, por exemplo, para pagar as propinas relativas ao tempo em que estiveste inscrito, deixarias de ter a bolsa no próximo ano. Se a bolsa nem chegar a ser atribuída, e o respectivo cancelado por anulação da matrícula, assumindo tu os custos eventuais das propinas até aqui, diria que podes receber no ano seguinte. Mas convém validares com os serviços sociais o estado do pedido, dado que já passou muito desde o início do ano lectivo.

Matrícula
12 Fevereiro 2017
Gostos
8
Olá @Duarte98

Se a bolsa te for atribuída, e esse valor for usado, por exemplo, para pagar as propinas relativas ao tempo em que estiveste inscrito, deixarias de ter a bolsa no próximo ano. Se a bolsa nem chegar a ser atribuída, e o respectivo cancelado por anulação da matrícula, assumindo tu os custos eventuais das propinas até aqui, diria que podes receber no ano seguinte. Mas convém validares com os serviços sociais o estado do pedido, dado que já passou muito desde o início do ano lectivo.
Devo validar o estado do pedido como?

Cinderela

Membro Caloiro
Matrícula
21 Junho 2016
Gostos
0
Este ano entrei no primeiro ano da fuldade mas nao gostei do curso e anulei a matricula, por consequente anulei tambem o meu pedido a bolsa (que ainda nao tinha sido aceite) mas fiz a prova escolar no site da segurança social e esta me a ser pago o valor do abono de familia.
Eu queria saber se no proximo ano vou ter problemas em pedir a bolsa uma vez que estou a receber o abono de familia.
Muito obrigada

Última edição:
Matrícula
12 Fevereiro 2017
Gostos
8
Olá a todos! Eu vou anular a matrícula, e como tal, pretendo anular o pedido de bolsa de estudo. Eu recebi uma notificação do pedido de bolsa que foi dado como "indeferimento", porque eu não enviei os documentos necessários, pois já sabia que ia anular a matrícula.
No próximo ano posso candidatar-me à bolsa de estudo na mesma?