Anular disciplinas

a fish

café, suor e lágrimas
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
16 Janeiro 2015
Gostos
4,762
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Olá, estou atualmente no 12 ano em economia e tenho me questionado imenso sobre se deva ou não anular matematica

Eu tenho como objetivo entrar na faculdade de economia do porto e para isso preciso de uma boa media sendo que matemática é uma prova de ingresso, mas o problema é que acabei o 10º e o 11º ano com 14 a essa disciplina e apesar de ter uma media geral boa, não basta para entrar na faculdade que quero. Pensei que este ano conseguia subir muito a nota mas o caso é que no 12º ano matemática não é nada fácil então não estou a conseguir de momento alcançar o meu objetivo. Então tenho ponderado bastante em anular matemática (apesar de ainda ter o segundo período para pensar) e sei que sentiria bastante pressão por apenas o exame contar para nota mas isso não é um problema que me preocupe muito. Gostava, então, que me ajudassem com algumas duvidas que tenho a cerca do assunto.

- Quando anulo matematica apenas conta a nota do exame, mas então como fica a minha media de 10º,11º e 12º se não "existe" matemática? Ou seja, como faço a media de cada ano quando se anula uma disciplina? Em vez de fazer media com 6 disciplinas faço so com 5 ou substituo a nota que tinha antes a matemática, ou seja, 14, pela nota que tirar no exame?
a média do secundário é calculada pela média das várias disciplinas que fizeste no secundário a dividir pelo número de disciplinas que tiveste (Português, Mat A, opcional de 12.º ano, a outra opcional de 12.º ano, EF.. são 9), não por ano. se anulares Mat, a tua nota de Matemática A passaria a ser apenas a nota do exame :) fiz-me compreender?

Gostos: mariana_silva21
Matrícula
7 Dezembro 2017
Gostos
2
Como o exame vai ditar a tua nota na disciplina o mais lógico é essa mesma nota "preencher o vazio" nos 3 anos, até porque a média da soma de 3 valores iguais é o próprio valor.
Obrigada pela ajuda!
--- Post atualizado ---
a média do secundário é calculada pela média das várias disciplinas que fizeste no secundário a dividir pelo número de disciplinas que tiveste (Português, Mat A, opcional de 12.º ano, a outra opcional de 12.º ano, EF.. são 9), não por ano. se anulares Mat, a tua nota de Matemática A passaria a ser apenas a nota do exame :) fiz-me compreender?
Sim percebi perfeitamente muito obrigada pela ajuda!

Matrícula
9 Dezembro 2017
Gostos
0
Boas
Estou no 12 ano no curso de economia e queria anular matematica e em troca fazer o exame de Historia A e os outros exames bienais. E possivel fazer isto? Passei a todas as disciplinas ate ao 12 e fiz exame de economia e História b no 11 ano.
Ate quando posso tomar esta decisão?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
15,292
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Alvaro de Campos
Estou no 12 ano no curso de economia e queria anular matematica e em troca fazer o exame de Historia A e os outros exames bienais. E possivel fazer isto? Passei a todas as disciplinas ate ao 12 e fiz exame de economia e História b no 11 ano.
Ate quando posso tomar esta decisão?
Podias fazer isso, mudando de curso do secundário para humanidades. Terias de ter 2 disciplinas bienais feitas daquele curso: Geografia A, Latim A, Língua Estrangeira I, II, III, Literatura Portuguesa ou Matemática Aplicada às Ciências Sociais. Além disso, valida que as tuas disciplinas anuais do 12º fazem parte das escolhas do curso de humanidades. Poderias fazer todas estas disciplinas via exames.

Matrícula
9 Dezembro 2017
Gostos
0
Olá @Alvaro de Campos

Podias fazer isso, mudando de curso do secundário para humanidades. Terias de ter 2 disciplinas bienais feitas daquele curso: Geografia A, Latim A, Língua Estrangeira I, II, III, Literatura Portuguesa ou Matemática Aplicada às Ciências Sociais. Além disso, valida que as tuas disciplinas anuais do 12º fazem parte das escolhas do curso de humanidades. Poderias fazer todas estas disciplinas via exames.
Obrigado pela resposta rápida. Ate quando posso decidir se quero ou nao efetuar a mudança? E como faco para anular a disciplina e me auto propor aos exames das outras

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
15,292
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Alvaro de Campos
Obrigado pela resposta rápida. Ate quando posso decidir se quero ou nao efetuar a mudança? E como faco para anular a disciplina e me auto propor aos exames das outras
Os exames agora só podes fazer no fim do ano, pelo que podes decidir isto até à inscrição dos mesmos (por volta de março). Depois é só notificares a secretaria que queres fazer essa alteração de curso. Anular a disciplina tratas com a secretaria, e inscreveste nos exame em março.

Matrícula
11 Dezembro 2017
Gostos
0
Preciso de ajuda: eu estou no 12º ano, em Biologia e Quimica, e queria mudar de Quimica para Psicologia, mas por certos motivos nao deu, seria possivel anular Quimica e fazer exame de psicologia para compensar de alguma forma? ou como funciona, posso anular quimica'

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
15,292
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Alunoconfuso , bem-vindo,
Preciso de ajuda: eu estou no 12º ano, em Biologia e Quimica, e queria mudar de Quimica para Psicologia, mas por certos motivos nao deu, seria possivel anular Quimica e fazer exame de psicologia para compensar de alguma forma? ou como funciona, posso anular quimica'
Podes anular a disciplina e fazer o exame de equivalência a frequência de psicologia para substituir a química.

xgabriela

Membro Caloiro
Matrícula
12 Junho 2017
Gostos
1
Tive uns problemas com a minha professora de português e não foi feita justiça, dá para simplesmente anular a disciplina de português e fazê-la por exame? Estou no 12º ano eu teria de fazer dois exames ou como é que funciona? Aliás, dá para anular ou como é disciplina obrigatória não dá? obrigado!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
15,292
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @xgabriela
Tive uns problemas com a minha professora de português e não foi feita justiça, dá para simplesmente anular a disciplina de português e fazê-la por exame? Estou no 12º ano eu teria de fazer dois exames ou como é que funciona? Aliás, dá para anular ou como é disciplina obrigatória não dá? obrigado!
Podes anular, sim, mas estás a anular a nota dos 3 anos. Essa nota passaria a ser a nota do exame.

Matrícula
5 Janeiro 2018
Gostos
0
Boas, tenho uma grande dúvida.

Sou do curso de línguas e humanidades de 11º ano, tendo escolhido como disciplinas opcionais Geografia A e Alemão.
Estou a pensar em cancelar a disciplina de alemão e fazer exame de 11º ano a Filosofia ao invés do de Alemão. Se cancelar a disciplina e fizer o exame a Filosofia ainda terei que acabar Alemão? Se sim seria, por exemplo, ao matricular-me nas aulas de 11º ano estando no 12º?

Obrigado.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
15,292
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Gonçalo Limaa , bem-vindo ao fórum,
Sou do curso de línguas e humanidades de 11º ano, tendo escolhido como disciplinas opcionais Geografia A e Alemão.
Estou a pensar em cancelar a disciplina de alemão e fazer exame de 11º ano a Filosofia ao invés do de Alemão. Se cancelar a disciplina e fizer o exame a Filosofia ainda terei que acabar Alemão? Se sim seria, por exemplo, ao matricular-me nas aulas de 11º ano estando no 12º?
Podes trocar a realização do exame nacional dessa forma, mas tens sempre de fazer a disciplina de alemão como interno (ou outra escolha de bienal do teu curso). Sim, poderias repetir a disciplina como interno enquanto estiveres no 12º ano, desde que tenhas horário compatível.

Duvida.pt

Membro Caloiro
Matrícula
31 Outubro 2017
Gostos
0
Boa noite estou no 11º ano e por motivos pessoais estou a faltar a algumas aulas, se reprovar por faltas tenho que fazer exame de inglês de 2º fase, mas a minha questão é o exame faz média com a nota do 10º ano ou não?

tiagopaiva

Membro Veterano
Matrícula
4 Janeiro 2018
Gostos
193
Curso
Engenharia Química
Instituição
Universidade de Aveiro
Boa noite estou no 11º ano e por motivos pessoais estou a faltar a algumas aulas, se reprovar por faltas tenho que fazer exame de inglês de 2º fase, mas a minha questão é o exame faz média com a nota do 10º ano ou não?
Olá,
se tu reprovares por faltas podes anular a disciplina e fazer o exame como externo e a nota que tiveres ao exame é a tua nota final da disciplina. Ou podes repetir o ano no 12º e aí já conta a nota do 10º.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
15,292
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
mas eu nao posso fazer o exame e este contar para a média com o do 10º ano?
Ao fazeres exame vais como externo, logo sem qualquer nota interna, nem de 10º, nem de 11º, passando a classificação final da disciplina a ser a nota do exame nacional.