Biologia e Geologia - Dúvidas, apontamentos e discussões

Matrícula
21 Maio 2016
Gostos
10,568
Curso
Medicina
Vou deixar aqui 3 questões:
- O arranjo tridimensional das proteínas é que lhes confere uma certa função? Isto é, sem este arranjo, a proteína tem a mesma função?
-O que é a deriva genética?
-Que mecanismos de expressividade de genes existem na tradução?

Obrigada :)

NemoExNihilo

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
5 Agosto 2015
Gostos
7,786
Curso
Contestação Aplicada
Instituição
Toda e Qualquer Injustiça
Esta tenho fortes certezas: é o fenómeno através do qual, por intermédio de fenómenos não darwinianos, a composição genética de uma população se altera. Um bom exemplo será aquando de uma erupção vulcânica que dizima uma boa parte da população nessa região; os que restam irão reproduzir-se (a não ser que tenham ficado demasiado traumatizados com isso... :rolleyes: ) e a sua descendência tenderá a ficar com os seus genes, mas esses genes não serão obrigatoriamente os que os tornam mais bem adaptados, antes sendo os dos que escaparam.

Basicamente, é quando muitos bichinhos apostam no Euromilhões e os mais enfezaditos ganham... ;)

Matrícula
21 Maio 2016
Gostos
10,568
Curso
Medicina
Esta tenho fortes certezas: é o fenómeno através do qual, por intermédio de fenómenos não darwinianos, a composição genética de uma população se altera. Um bom exemplo será aquando de uma erupção vulcânica que dizima uma boa parte da população nessa região; os que restam irão reproduzir-se (a não ser que tenham ficado demasiado traumatizados com isso... :rolleyes: ) e a sua descendência tenderá a ficar com os seus genes, mas esses genes não serão obrigatoriamente os que os tornam mais bem adaptados, antes sendo os dos que escaparam.

Basicamente, é quando muitos bichinhos apostam no Euromilhões e os mais enfezaditos ganham... ;)
:tearsofjoy::tearsofjoy:
Obrigada pela explicação :smile:

NemoExNihilo

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
5 Agosto 2015
Gostos
7,786
Curso
Contestação Aplicada
Instituição
Toda e Qualquer Injustiça
:tearsofjoy::tearsofjoy:
Obrigada pela explicação :smile:
Ora essa...

Em relação às outras duas, não tenho tantas certezas, mas posso adiantar que a questão da forma da proteína me parece afirmativa - é pela configuração espacial dos átomos e respectivas atracções e repulsões que se consegue "prender" outras moléculas e catalisar reacções entre elas. Porém, não sei o suficiente de biologia celular/molecular para te garantir que assim se passa com todas as proteínas; as enzimas quase de certeza, mas as outras...

zumbadumba

Membro Veterano
Matrícula
25 Outubro 2015
Gostos
52
TI 10º ano 19.04.2012
4. Nas algas euglenófitas de água doce, é de esperar que a pressão osmótica intracelular, relativamente à pressão osmótica extracelular, seja
(A) maior, o que provoca a saída de água por osmose.
(B) maior, o que provoca a entrada de água por osmose.
(C) menor, o que provoca a saída de água por osmose.
(D) menor, o que provoca a entrada de água por osmose

Porquê a opção B e não a A?

Matrícula
21 Maio 2016
Gostos
10,568
Curso
Medicina
Ora essa...

Em relação às outras duas, não tenho tantas certezas, mas posso adiantar que a questão da forma da proteína me parece afirmativa - é pela configuração espacial dos átomos e respectivas atracções e repulsões que se consegue "prender" outras moléculas e catalisar reacções entre elas. Porém, não sei o suficiente de biologia celular/molecular para te garantir que assim se passa com todas as proteínas; as enzimas quase de certeza, mas as outras...
Obrigada, Nemo :D
TI 10º ano 19.04.2012
4. Nas algas euglenófitas de água doce, é de esperar que a pressão osmótica intracelular, relativamente à pressão osmótica extracelular, seja
(A) maior, o que provoca a saída de água por osmose.
(B) maior, o que provoca a entrada de água por osmose.
(C) menor, o que provoca a saída de água por osmose.
(D) menor, o que provoca a entrada de água por osmose

Porquê a opção B e não a A?
Se sabes que tem maior pressão osmótica, sabes que é hipertónica relativamente ao meio. Assim, para anular o gradiente de concentração, entra água por osmose.

Matrícula
15 Setembro 2016
Gostos
237
Vou deixar aqui 3 questões:
- O arranjo tridimensional das proteínas é que lhes confere uma certa função? Isto é, sem este arranjo, a proteína tem a mesma função?
-Que mecanismos de expressividade de genes existem na tradução?

Obrigada :)
1.) Há certas proteínas com estrutura primária funcionais, como por exemplo as proteínas formadas logo após a Tradução. No entanto, há proteínas com estrutura quaternária (ex: hemoglobina). A maior parte tem estrutura terciária. E sim, o arranjo específico de uma certa proteína pode conferir-lhe uma certa função.
2.) Variação do fundo genético das populações como resultado do acaso.
a 3.) não tenho a certeza

Matrícula
15 Setembro 2016
Gostos
237
1) Sim, a estrutura 3D é responsável pela localização de zonas hidrofóbicas no interior da proteína, ao contrário das cadeias ionizáveis que se situam exteriormente da proteína. E é a estrutura 3D que aproxima os resíduos de aminoácidos da estrutura primária para permitir a funcionalidade de certas proteínas.

2) A deriva genética é um processo evolutivo que altera a frequência de alelos ao longo do tempo em populações pequenas.

3) Não será o Modelo do operão ?
mas o operão é um conjunto de genes nos procariontes.. não existem operões nos eucariontes. Não sei se a pergunta da Gabriela era para os procariontes..

Matrícula
9 Maio 2016
Gostos
2,012
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
A questão era: em que momentos ocorre controlo da expressividade dos genes.
Eu selecionei: transcrição e processamento. Mas a tradução também integrava a resposta correta.
Acho que se referiam a eucariontes.
Talvez tenha a ver com o facto de, aquando da tradução, apenas se começar a síntese peptídica quando o ribossoma lê o codão de iniciação e acaba quando encontra um dos codões STOP. No entanto não sei se isto faz muito sentido... Porque, supostamente, a informação de um gene não se encontra entre um codão de iniciação de e um codão de terminação?
Btw, que mecanismos de controlo de expressividade de genes ocorrem ao nível da transcrição?

Matrícula
15 Setembro 2016
Gostos
237
Tonicidade: Tonicidade (química) : definição de Tonicidade (química) e sinónimos de Tonicidade (química) (português)

Material Genético: DNA ou RNA

Centríolos: São estruturas em forma de bastão/cilindro envolvidas apenas na Divisão Celular. Cada cilindro é composto por 9 microtúbulos proteicos e existem no citoplasma das células eucarióticas.

Nucleóide: Apenas existem em células procarioticas, logo não tem membrana nuclear. Contem parte ou totalidade do material genético.
no entanto as mitocôndrias e os cloroplastos têm nucleoide.. é que vi num site netxplica que o material genético dos centríolos era o nucleoide.
--- Post atualizado ---
Talvez tenha a ver com o facto de, aquando da tradução, apenas se começar a síntese peptídica quando o ribossoma lê o codão de iniciação e acaba quando encontra um dos codões STOP. No entanto não sei se isto faz muito sentido... Porque, supostamente, a informação de um gene não se encontra entre um codão de iniciação de e um codão de terminação?
Btw, que mecanismos de controlo de expressividade de genes ocorrem ao nível da transcrição?
penso que basta saberes que há controlo aí e não qual..

Matrícula
15 Setembro 2016
Gostos
237
as mitocôndrias e os cloroplastos têm nucleoide.. é que vi num site netxplica que o material genético dos centríolos era o nucleoide.. e já agora há mais alguma estrutura celular ou organelos que possuam material genético? tipo lisossomas e vacúolos.. eles possuem?

Matrícula
21 Maio 2016
Gostos
10,568
Curso
Medicina
Pois, não sei se assumem isso como sendo. Provavelmente...
Bem, das hipóteses possíveis era a que fazia mais sentido na minha cabeça xD
Assumo que seja devido à ativação/inativacão de genes e só uma parte destes ser transcritos.

Sim. A expressão genética pode ser controlada em:
1) Transcrição
2) Processamento de RNA
3) Tradução
4) Degradação da cauda Poli-A do RNAm eucariótico
5) Controlo da actividade Proteica
Sim, o que eu não percebo é de que modo no processo há esse controlo.

zumbadumba

Membro Veterano
Matrícula
25 Outubro 2015
Gostos
52
Obrigada, Nemo :D

Se sabes que tem maior pressão osmótica, sabes que é hipertónica relativamente ao meio. Assim, para anular o gradiente de concentração, entra água por osmose.
Se é hipertónica em relação ao meio, não devia sair água por osmose, já que neste processo a água se desloca para zonas onde se encontra em menor quantidade?

Matrícula
15 Setembro 2016
Gostos
237
Eu não aprendi assim. Mas corrijam-me se estou errado. Porque relativamente aos Centríolos , o conjunto de "palavras-chave" associadas que me ocorre são: Centrossoma, Ciclo Centriolar, Centro Organizador dos Microtúbulos, Centrinas, Centrofilinas, Tubulinas e Tripletos.
não estou a dizer que estás mal! e até parece-me muito bem! mas repara:
http://www.netxplica.com/exercicios/bio11/unicelularidade.multicelularidade.htm
numa das opções que é considerada verdadeira fala no material genético dos centríolos diferente do DNA nuclear

Matrícula
5 Junho 2016
Gostos
735
Curso
Ciências e Tecnologias(11º)
Boa Noite!
Queria-vos pedir uma opinião relativamente ao livro do IAVE de BG.
Para este novo ano letivo, foi lançado um novo livro com exercícios de biologia e geologia no mesmo suporte e eu possuía o livro de geologia em separado comprado no ano passado.
Tenho 2 opções, ou compro o novo livro com a compilação de exercícios de Biologia e Geologia(tenho quem me compre o livro de Geo separado) ou tento arranjar o de Biologia do ano passado em separado para complementar o que possuo de Geologia.
O que acham?

Reparei que o novo livro tem a justificação de escolhas múltiplas mas tem também exercícios em falta relativamente aos livros separados do ano anterior.