Biologia

Discussão em 'Ciências' iniciado por Diana Machado, 27 Março 2015.

1. Diana Machado

Diana Machado Membro

Matriculado:
    6 Janeiro 2015
    Gostos Recebidos:
    8
    Gostaria de receber opiniões sobre o curso e conhecer algumas saídas profissionais de Biologia Aplicada, uma vez que não encontro nada muito concreto relativamente às saídas.
    Agradeço muito essa ajuda. :)

#1 Diana Machado, 27 Março 2015
    Última edição: 27 Março 2015
  2. bio2015

bio2015 Membro Caloiro

Matriculado:
    15 Abril 2015
    Gostos Recebidos:
    3
    boa noite,eu este ano gostaria de ingressar no curso de biologia mas gostava de saber algo mais sobre as suas saídas. Gostava que alguém que fosse licenciado na área me pudesse responder as minhas duvidas :um biólogo pode trabalhar em laboratórios de analises clínicas?durante o curso podemos participar em actividades de investigação? que saídas especificas na área laboratorial e da saúde o curso de biologia traz? e ja agora,qual e a melhor universidade a lecionar biologia no pais? obrigada!

Paula C. gostou disto.
  3. siferg

siferg Membro

Matriculado:
    3 Fevereiro 2015
    Gostos Recebidos:
    26
    Olá! Um biólogo pode trabalhar em laboratórios de análises clínicas, sim. Eu frequentei a licenciatura em Biologia na Universidade de Aveiro mas acabei por não a completar. Na UA há possibilidade de fazeres voluntariado em diversas áreas como Microbiologia ou Genética, eu própria fiz.
    Em relação às saídas profissionais na área da saúde, penso que o curso de Biologia não se centra tanto nesta vertente. Pelo menos foi a ideia com que fiquei, durante o tempo que lá estive. Mas claro, um biólogo pode sempre actuar na área da Saúde! Poderá é haver outros cursos que se foquem mais na parte humana do que biologia. Mas é tudo uma questão de veres o plano de estudos ;)
    A melhor universidade para estudar Biologia é, sem dúvida, a Universidade de Aveiro! É muito conceituada e tem excelentes professores, que são também investigadores de topo :p
    Espero ter ajudado!

Paula C., Maria Ponte e bio2015 gostam disto.
  4. bio2015

bio2015 Membro Caloiro

Matriculado:
    15 Abril 2015
    Gostos Recebidos:
    3
    obrigada pela resposta!eu estou mesmo decidida a ir para biologia,mas sempre que me fazem a tipica pergunta "que curso vais escolher?" e eu respondia biologia,toda a gente me responde que vou ser mais uma na fila de emprego!por isso comecei a questionar se deveria mesmo ir para biologia.mas e sem duvida uma area que adoro e nao me vejo a ir para outra coisa.quanto a faculdade tambem ja ouvi muita gente a dizer bem de aveiro,mas eu sou do porto e tenho uma faculdade bem mais perto ,que também deve ser boa :p e mais uma coisa,na tua opiniao achas que biologia e um curso com futuro?

#4 bio2015, 16 Abril 2015
    Última edição: 16 Abril 2015
    Paula C. gostou disto.
  5. siferg

siferg Membro

Matriculado:
    3 Fevereiro 2015
    Gostos Recebidos:
    26
    O mais importante é tu gostares do que fazes, independentemente da empregabilidade do curso! Se achas que Biologia é o curso certo para ti, força :p mas sim, arranjar emprego na área de Ciência em Portugal está cada vez mais difícil. Mas se houver esforço e dedicação, arranja-se alguma coisa.
    Sim, dizem que no Porto também é muito bom para Biologia. Mas eu aconselho vivamente a UA! É excelente mesmo ;)
    Espero ter ajudado

Paula C., Maria Ponte e bio2015 gostam disto.
  6. bio2015

bio2015 Membro Caloiro

Matriculado:
    15 Abril 2015
    Gostos Recebidos:
    3
    obrigada pela resposta!ajudas te mesmo!;)

siferg gostou disto.
  7. AhoUshi

AhoUshi Membro Caloiro

Matriculado:
    21 Abril 2015
    Gostos Recebidos:
    0
    Olá, eu estou bastante indeciso entre que curso escolher e gostava de saber o que é que vocês - que estão em Biologia, ou estiveram - acham do curso. Se vale a pena, se tem grande percentagem de empregabilidade, entre outros...

Obrigado. :)

8. Ricky_Bio

Ricky_Bio Membro Caloiro

Matriculado:
    19 Março 2015
    Gostos Recebidos:
    7
    Curso:
    Biologia
    Instituição:
    Universidade de Aveiro
    Olá. Biologia é um curso muito fixe, tens depois da licenciatura uma grande panóplia de escolhas para poderes seguir e isso para quem ainda não tem a certeza do que quer fazer no futuro, como eu, é fantástico, basicamente és tu que traças o teu próprio percurso. Tens a possibilidade de envergares tanto o trabalho de campo, como o de laboratório. Isso da empregabilidade é subjectivo, muitos professores/ investigadores com quem me tenho cruzado já disseram que quando se é realmente bom numa coisa, há sempre emprego, basta ter a mente aberta e estar apto para fazer um pouco de tudo. Como tudo na vida é necessário muito trabalho e esforço. Em relação da Universidade a de Aveiro é muito fixe, e como podes ter visto nas notícias, está entre as 100 melhores do mundo. Espero ter ajudado.

Paula C. e Maria Ponte gostam disto.
  9. Bmav

Bmav Membro Caloiro

Matriculado:
    16 Maio 2015
    Gostos Recebidos:
    8
    Olá @bio2015 :)

Como já aqui foi dito: sim, com o curso de biologia podes trabalhar num laboratório de análises clínicas. Quanto às duas outras perguntas: Eu estou a estudar Biologia na FCUP, e sei que lá existem parcerias com laboratórios de investigação na área da saúde que até são bastante conceituados (exemplo disso é o IBMC, onde se faz investigação por exemplo, na área da imunobiologia, na área da oncologia, entre outras...).
    Pelo que vejo lá na faculdade, acho que a FCUP é muito boa a nível laboratorial. Por isso, se essa é a área que queres, acho que esta faculdade pode ser um bom lugar para ti ;)

P.s - Percebi pelos comentários que estavas a pensar na FCUP por ser mais perto de casa. Se tiveres mais alguma dúvida acerca da FCUP ou de outra coisa qualquer, estás à vontade! ;)

mariagandra, Paula C., yaanns e 3 outras gostam disto.
  10. bio2015

bio2015 Membro Caloiro

Matriculado:
    15 Abril 2015
    Gostos Recebidos:
    3
    Boa tarde,
    Muito obrigada pela resposta :) eu sempre tive algumas duvidas acerca da possibilidade dos biólogos trabalharem em áreas mais viradas para a saúde, como é o caso das analises clínicas,não pela falta de competências mas mais pela falta de oportunidade que os empregadores dão aos biólogos para provarem que apesar de terem tirado um curso muito abrangente,e que a maioria irá associar a animais e plantas,também são igualmente capazes de trabalhar num laboratório! eu sempre gostei muito de biologia e realmente o meu grande objetivo e sem duvida tentar entrar no mundo da investigação,apesar de ser muito complicado.
    Sim a minha decisão já está tomada,pelo menos na minha cabeça e vou mesmo para a FCUP,já tenho lá pessoas conhecidas no curso por isso já é uma mais valia :p
    Muito obrigada mais uma vez ;)

11. Ana Rita Fernandes

Matriculado:
    9 Junho 2015
    Gostos Recebidos:
    12
    Curso:
    Biologia
    Instituição:
    Faculdade de Ciências UP
    ola, disseste que estas a estudar Biologia na FCUP isso de alguma maneira poderá abrir portas para trabalhares num centro de genetica no Porto? Eu desejo mesmo trabalhar num laboratorio a fazer diagnosticos de cancro ou de doenças hereditárias, pensei escolher genetica, mas será que biologia poderá dirigir-me melhor para o que quero?
    que achas do programa de biologia? esperas trabalhar num laboratorio?

12. CFilipa

CFilipa Membro Caloiro

Matriculado:
    14 Junho 2015
    Gostos Recebidos:
    2
    Sou licenciada em Biologia pela FCUP e actualmente frequento o Mestrado em Biologia Celular e Molecular. Tenho algumas colegas a realizar trabalhos na área do diagnóstico genético, quer ao nível da Reprodução Humana, quer ao nível da Microbiologia, por exemplo. Se o teu interesse passar pela área da Reprodução Humana, certamente que aqui na FCUP terás boas opções. Se o teu interesse passa mais por outras áreas do diagnóstico tens como boas opções alguns dos laboratórios do ICBAS e da FMUP que também aceitam biólogos. O IBMC tem um foco muito mais de investigação. Diagnóstico não é uma área de investigação e os trabalhos de mestrado efectuados no âmbito do diagnóstico não são dissertações, mas sim "estágios", sendo escrito um relatório de estágio ao invés de uma dissertação.

Quanto ao abrir portas, basta que vás contactando diversos laboratórios e peças para "estagiar". Além de que no curso de Biologia da FCUP podes efectuar um estágio curricular com duração de um ano lectivo, além de haver um Programa de Estágios Extra-Curricular (PEEC) ao qual também te podes candidatar (embora pense que este PEEC seja apenas para alunos do 2º ano/3º ano/ e 1º ano de mestrado).

RCMF e Maria Ponte gostam disto.
  13. Ana Rita Fernandes

Matriculado:
    9 Junho 2015
    Gostos Recebidos:
    12
    Curso:
    Biologia
    Instituição:
    Faculdade de Ciências UP
    Obrigada pela tua resposta :) Então os teus colegas que estão a realizar trabalhos na área do diagnóstico genético, fizeram a licenciatura na FCUP e depois fizeram um mestrado?

14. CFilipa

CFilipa Membro Caloiro

Matriculado:
    14 Junho 2015
    Gostos Recebidos:
    2
    Sim, fizeram a licenciatura em Biologia na FCUP e actualmente frequentam o mesmo mestrado que eu. Biologia é uma área bastante abrangente e dependendo das unidades curriculares que vais escolhendo ao longo do teu percurso académico e do mestrado que eventualmente escolherás poderás acabar em áreas bastante diferentes.

15. Ana Rita Fernandes

Matriculado:
    9 Junho 2015
    Gostos Recebidos:
    12
    Curso:
    Biologia
    Instituição:
    Faculdade de Ciências UP
    Muito obrigada pela tua resposta :D ajudaste bastante

16. O Aluno

O Aluno Membro

Matriculado:
    13 Junho 2015
    Gostos Recebidos:
    15
    Olá.
    Actualmente, acho que o curso indicado para mim é o de Biologia. As médias de entrada não são um problema e como moro em Lisboa, as duas principais opções são Biologia na Universidade de Lisboa e Biologia Celular e Molecular na Nova de Lisboa. No entanto, tenho as minhas dúvidas devido a uma série de contradições. Certos artigos falam da diversidade e da alta empregabilidade dos cursos de Biologia, enquanto outros mencionam que este é um dos cursos que lança mais licenciados para o desemprego. Uns dizem que é um curso prestigiado e outros não. Deduzi que a situação varia-se de universidade para universidade e gostaria de saber em particular a situação de Lisboa, o emprego, as saídas, o prestígio e qualidade da formação
    Obrigado

Marta_PV gostou disto.
  17. André Miranda

Matriculado:
    20 Abril 2015
    Gostos Recebidos:
    5
    Curso:
    Ciências Biomédicas
    Instituição:
    Universidade da Beira Interior
    Qual o melhor: Biologia em Aveiro ou Biologia em Coimbra ?
    O curso de Biologia dá a possibilidade de fazer um mestrado em ciências forenses?
    Qual a diferenças entre Biologia e Bioquímica? com o curso de bioquímica também podemos fazer um mestrado em ciências forenses?

18. Maria Ponte

Maria Ponte Membro Veterano

Matriculado:
    25 Maio 2015
    Gostos Recebidos:
    152
    Consideram então que a UA é uma opção muito boa para quem pretende seguir investigação? Não me refiro em específico ao curso de biologia mas mais propriamente à qualidade dos laboratórios, aos docentes, às oportunidades de envolvimento em projetos...

Ricky_Bio gostou disto.
  19. Dídia

Dídia Membro Caloiro

Matriculado:
    5 Julho 2015
    Gostos Recebidos:
    1
    Qual a diferença entre Biologia e Biologia aplicada? Quais as saidas profissionais?

Tâniaa Nunes gostou disto.
  20. Nuno Leal

Nuno Leal Membro

Matriculado:
    4 Julho 2015
    Gostos Recebidos:
    16
    Obrigado[/QUOTE]
    só mesmo com esses dois cursos é que eu consigo o mestrado em ciências forenses?
    vou este ano para a faculdade e eu queria mesmo seguir algo relacionado com essa área

Loading...