Bolsa de Estudo - Dúvidas gerais

joãopedrooo

Membro Caloiro
Matrícula
8 Abril 2018
Gostos
0
Boa tarde,
O meu curso é de 60 créditos e eu no primeiro semestre só fiz 8 créditos(2 cadeiras), no entanto para manter a bolsa de estudos soube que tinha de ter 60% dos créditos feitos, ou seja, 38. Como tal, inscrevi-me em 2 cadeiras do semestre anterior, pelo que agora tenho uma dúvida. O total de créditos que consta para a bolsa é os 60 ou 71? Já tentei ir desinscrever-me dessas 2 cadeiras, já me tentei ir desinscrever de 2 cadeiras para ficar só com 60, porque não irei conseguir fazer 2. Deixaram-me desinscrever de uma, e de outra não por ser do semestre passado ... assim sendo, o total para a minha bolsa de estudos é 60 creditos ou 65.5? Para os tais 60% que preciso de efetuar.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,360
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @joãopedrooo
O meu curso é de 60 créditos e eu no primeiro semestre só fiz 8 créditos(2 cadeiras), no entanto para manter a bolsa de estudos soube que tinha de ter 60% dos créditos feitos, ou seja, 38. Como tal, inscrevi-me em 2 cadeiras do semestre anterior, pelo que agora tenho uma dúvida. O total de créditos que consta para a bolsa é os 60 ou 71? Já tentei ir desinscrever-me dessas 2 cadeiras, já me tentei ir desinscrever de 2 cadeiras para ficar só com 60, porque não irei conseguir fazer 2. Deixaram-me desinscrever de uma, e de outra não por ser do semestre passado ... assim sendo, o total para a minha bolsa de estudos é 60 creditos ou 65.5? Para os tais 60% que preciso de efetuar.
O mínimo passou a ser os 36 ECTS (60% de 60), mesmo para alunos que têm inscrições em mais de 60 ECTS por ano.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,360
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Inesfigueiredo15
Boas, eu já estive inscrita no ensino superior e tive bolsa, no entanto perdi e bolsa por falta de ETCs. Agora queria mudar de curso e de instituição de ensino, é possível concorrer à bolsa novamente?
Obrigada :)
Sim, mas continua a ser considerado o que fizeste na tua última matrícula.

Dori

Membro Caloiro
Matrícula
10 Abril 2018
Gostos
0
Olá , eu gostaria de saber se posso concorrer a bolsa de estudo utilizando o IRS nulo , a minha mãe não declara nada em Portugal no irs

Matrícula
10 Setembro 2017
Gostos
1
Curso
Gestão de Recursos Humanos
Instituição
Isla Gaia
Boa noite, queria esclarecer uma dúvida em relação à bolsa de estudo. É normal demorar tantos meses a resposta da bolsa de estudo? Eu estou no 1 ano e tenho colegas meus que já obtiveram resposta...

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,360
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Ana2017
Boa noite, queria esclarecer uma dúvida em relação à bolsa de estudo. É normal demorar tantos meses a resposta da bolsa de estudo? Eu estou no 1 ano e tenho colegas meus que já obtiveram resposta...
Cada candidatura é avaliada individualmente. Contacta os serviços sociais da tua instituição para saber do estado do teu processo.

Raquel

Membro Veterano
Matrícula
23 Janeiro 2015
Gostos
77
Curso
Bioquímica
Instituição
FCT-UNL
Pretendo candidatar-me a uma bolsa de estudos para o mestrado. O procedimento é o mesmo que foi feito para a licenciatura? (Preenchimento dos dados no site da DGES?). Se sim, quando é que me irá aparecer a opção de bolsa para mestrado? Obrigada!

RCT

Membro Caloiro
Matrícula
24 Abril 2018
Gostos
0
Boa tarde, tenho duas dúvidas que gostaria que fossem esclarecidas.
Estou no ensino superior pela 1ª vez e tenho bolsa de estudo mas pretendo mudar de curso no próximo ano letivo, se eu anular a minha inscrição no curso atual perco a bolsa de estudo no próximo ano letivo?
E quando se perde a bolsa de estudo durante um ano letivo posso recandidatar-me no ano letivo seguinte?

Fj3

Membro Caloiro
Matrícula
24 Abril 2018
Gostos
0
Boa tarde, sou bolseiro e fiz 28 créditos no primeiro semestre do primeiro ano, mas no segundo semestre tive alguns problemas e não tenho conseguido ir ás aulas, a bolsa deste ano pode ser retirada por falta de presenças nas aulas?
Supondo que consigo fazer apenas os 28 créditos que já tenho feitos, para o ano não irei ter direito a bolsa de estudo? Mesmo pedindo transferência para outra instituição, ou então se fizer a candidatara do zero para outro curso noutra instituição pelo concurso nacional ao ensino superior?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,360
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @RCT
Estou no ensino superior pela 1ª vez e tenho bolsa de estudo mas pretendo mudar de curso no próximo ano letivo, se eu anular a minha inscrição no curso atual perco a bolsa de estudo no próximo ano letivo?
Perdes a bolsa se nesta matrícula não obtiveres o mínimo de aprovação (36 créditos).
E quando se perde a bolsa de estudo durante um ano letivo posso recandidatar-me no ano letivo seguinte?
Podes recuperar a bolsa no ano lectivo seguinte caso consigas obter o tal mínimo de aprovação no ano em que perderes a bolsa.

Olá @Fj3
Boa tarde, sou bolseiro e fiz 28 créditos no primeiro semestre do primeiro ano, mas no segundo semestre tive alguns problemas e não tenho conseguido ir ás aulas, a bolsa deste ano pode ser retirada por falta de presenças nas aulas?
Perdes a bolsa se não obteres o mínimo de 36 créditos feitos. Se vais ou não às aulas é indiferente.
Supondo que consigo fazer apenas os 28 créditos que já tenho feitos, para o ano não irei ter direito a bolsa de estudo? Mesmo pedindo transferência para outra instituição, ou então se fizer a candidatara do zero para outro curso noutra instituição pelo concurso nacional ao ensino superior?
Não. Mesmo pedindo mudança de curso. No caso do ano zero não há direito à bolsa de estudos.

Bruno Costa00

Membro Caloiro
Matrícula
25 Abril 2018
Gostos
0
Boas, queria saber uma coisa :
Eu estou a acabar o primeiro ano de uma licenciatura. (2017-18), tenho tido aprovação a tudo e em principio assim continuará.
Trabalhei durante o ano todo para pagar as proprias (part time) e agora neste mês vou ser despedido.
Queria saber se me poderei candidatar para a bolsa do ano 2018-19, e se poderei ter, visto que sem o trabalho tenho necessidade de ter uma bolsa.

Obrigado

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,360
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Bruno Costa00
Queria saber se me poderei candidatar para a bolsa do ano 2018-19, e se poderei ter, visto que sem o trabalho tenho necessidade de ter uma bolsa.
Poder concorrer, podes, se a recebes só fazendo as contas, depende do rendimento do teu agregado familiar. Podes usar o simulador da DGES:
Simulador Bolsa

Matrícula
12 Janeiro 2017
Gostos
49
Boa tarde, alguém me sabe esclarecer quanto às bolsas? Em setembro vou entrar na faculdade mas não sei se tenho direito a bolsa e já agora gostava de saber se existe alguma bolsa para quem estuda longe de casa? Se sim, eles consideram "longe" o quê?
Já agora, fiz o pedido de atribuição de senha mas ainda não recebi a senha. Será normal?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,360
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @catarina.fonseca16
alguém me sabe esclarecer quanto às bolsas? Em setembro vou entrar na faculdade mas não sei se tenho direito a bolsa e já agora gostava de saber se existe alguma bolsa para quem estuda longe de casa? Se sim, eles consideram "longe" o quê?
Sugiro que leias isto:
Estes são os apoios disponíveis aos estudantes do Ensino Superior | Uniarea

Podes usar o simulador da DGES para ver se a recebes:
Simulador Bolsa
Já agora, fiz o pedido de atribuição de senha mas ainda não recebi a senha. Será normal?
Não és a primeira. Espera mais umas horas, pode ser algum atraso no servidor. Se não receberes pedes novamente daqui a uns 2 dias.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,360
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
eu já fiz o pedido em fevereiro. No caso de não receber daqui a 2 dias tenho que ir novamente À escola onde mandei o pedido?
Li melhor o que escreveste em cima. As senhas só são enviadas este mês, é normal que não tenhas recebido nada ainda. Tens de esperar.

Matrícula
4 Julho 2017
Gostos
0
Bom dia! Eu tenho uma dúvida e gostaria que me esclarecessem. É o seguinte, iniciei o mestrado este ano letivo e tive direito à bolsa, contudo anulei a matrícula em janeiro e dirigi-me aos serviços sociais para avisar que escusavam de me mandar mais a bolsa, ao qual me disseram que assim que tivessem acesso ao meu cancelamento de matrícula automaticamente a bolsa era cancelada. Já se passaram 3 meses e continuam a enviar-me dinheiro...a minha dúvida é, será que vou ter que devolver o montante que me têm enviado?
Obrigada!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,360
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa

rickz

Membro Caloiro
Matrícula
21 Julho 2016
Gostos
0
Boa Noite..
Fiz uma reclamação da minha bolsa de estudo e por fim fui chamado para uma entrevista..
Alguém disponível para me explicar como é? Estou a acabar o meu mestrado e nunca tinha sido chamado