Bolsa de Estudo - Dúvidas gerais

Carolina B.

Membro Caloiro
Matrícula
29 Março 2017
Gostos
0
Curso
Biologia
Instituição
FCUL
Boa noite, tenho uma questão:
Já sou licenciada e durante a licenciatura, como vivia com a minha mãe e os rendimentos dela eram a cima da média não tive direito a bolsa.
Em setembro vou começar o mestrado integrado em Medicina na Universidade do Algarve e vou deixar de viver com a minha mãe, ficando a receber subsídio de desemprego (estive a trabalhar este ano). Como me autonomizei e passei a viver sozinha e dos meus rendimentos, mesmo tendo feito IRS com a minha mãe em 2015, consigo ter direito a bolsa?
Olá! Podes dizer-me se entraste no MIM no Algarve? Se sim, estás a gostar? Será que me podias dar algum insight do curso? :)

Matrícula
1 Maio 2018
Gostos
8
Bom dia, tenho uma dúvida relativamente à atribição de bolsas, se a minha família apresentar um valor de património imobiliário superior mas não tiver rendimentos à data o meu caso pode ser analisado de forma individual? Obrigada!

@anacpdinis

Membro Caloiro
Matrícula
21 Maio 2018
Gostos
0
Boa noite,
É o seguinte, candidatei-me à bolsa no corrente ano letivo, entretanto ainda não obtive qualquer tipo de resposta. Já fui aos serviços de ação social da minha faculdade umas três vezes e já entreguei todos os documentos em falta, isto já se passou à mais de um mês. No entanto as minhas aulas acabam daqui a duas semanas sendo que depois só há época de exames. A minha questão é a seguinte: Mesmo depois das aulas acabarem a minha bolsa ainda poderá ser atribuída, caso tenho direito a ela?

Obrigada

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,578
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @@anacpdinis
A minha questão é a seguinte: Mesmo depois das aulas acabarem a minha bolsa ainda poderá ser atribuída, caso tenho direito a ela?
Sim, mas eu no teu lugar, considerando a altura do ano, pressionava os serviços sociais com alguma frequência.

Mariana Rolo

Membro Caloiro
Matrícula
10 Junho 2015
Gostos
7
Curso
Fiscalidade
Instituição
IPCA
Boa Noite,

Sou aluna do 2º ano, e gostaria de saber quantos créditos preciso para ter bolsa para o próximo ano, ou seja, se depende dos créditos a que estou inscrita (pois tenho cadeiras do ano anterior) ou se basta os 36ECTS e aprovação para o 3ºano.

Obrigada,

Mariana Rolo

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,578
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Mariana Rolo
Sou aluna do 2º ano, e gostaria de saber quantos créditos preciso para ter bolsa para o próximo ano, ou seja, se depende dos créditos a que estou inscrita (pois tenho cadeiras do ano anterior) ou se basta os 36ECTS e aprovação para o 3ºano.
Basta os 36 ECTS.

Mribeiro37

Membro Caloiro
Matrícula
26 Maio 2018
Gostos
0
Olá! Tenho bolsa e este ano estive a viver na residência. Para o próximo ano, no entanto, gostava de morar num apartamento. Gostava de saber o que posso perder se não me candidatar à residência ou se existe alguma maneira de sair da residência sem perder qualquer benefício ou complemento.

Matrícula
29 Maio 2017
Gostos
4
Curso
Direito
Instituição
FDUP
Olá! Tenho bolsa e este ano estive a viver na residência. Para o próximo ano, no entanto, gostava de morar num apartamento. Gostava de saber o que posso perder se não me candidatar à residência ou se existe alguma maneira de sair da residência sem perder qualquer benefício ou complemento.
Pelo que sei, a única coisa que perdes é o complemento que é dado para pagar a residência. Conheço pessoas que estão num apartamento e recebem o dinheiro que pagam pelo aluguer todos os meses (não tenho a certeza se será o montante total), mas isso só aconteceu porque não tiveram vagas nas residências dos Serviços de Ação Social.
Espero ter ajudado,
Beijinhos :)

its.dani

Membro Caloiro
Matrícula
27 Maio 2018
Gostos
0
Curso
Design Multimédia
Instituição
Universidade da Beira Interior
Olá, gostava de saber se posso perder o direito à bolsa por deixar 1 cadeira por fazer por ter negativa? (Todas as outras cadeiras, quer do 1º e do 2º semestre estão feitas). Obrigada

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,578
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @its.dani
Olá, gostava de saber se posso perder o direito à bolsa por deixar 1 cadeira por fazer por ter negativa? (Todas as outras cadeiras, quer do 1º e do 2º semestre estão feitas). Obrigada
Desde que completes 36 ECTS manténs a bolsa.

Mribeiro37

Membro Caloiro
Matrícula
26 Maio 2018
Gostos
0
Pelo que sei, a única coisa que perdes é o complemento que é dado para pagar a residência. Conheço pessoas que estão num apartamento e recebem o dinheiro que pagam pelo aluguer todos os meses (não tenho a certeza se será o montante total), mas isso só aconteceu porque não tiveram vagas nas residências dos Serviços de Ação Social.
Espero ter ajudado,
Beijinhos :)
Obrigada!

Pedro Souza

Membro Veterano
Matrícula
7 Setembro 2015
Gostos
23
Olá! Gostaria de saber quais os documentos solicitados para requerimento da bolsa de estudo no ensino superior. Que documentos terei que apresentar? Obrigado

Matrícula
26 Julho 2017
Gostos
7
Curso
Tradução
Instituição
FLUL
Tive direito a bolsa no primeiro ano (que estou agora a acabar). Queria saber sobre os procedimentos que teria que tomar para ter bolsa de estudo para o próximo ano também, pois pensei que teria que obter aqueles documentos todos outra vez, mas li em alguns sítios que se renovava sozinho? Alguém me pode explicar se recebo uma notificação no BeOn ou se realmente não terei que fazer nada e receberei a bolsa automaticamente?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,578
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Ana Tan
Tive direito a bolsa no primeiro ano (que estou agora a acabar). Queria saber sobre os procedimentos que teria que tomar para ter bolsa de estudo para o próximo ano também, pois pensei que teria que obter aqueles documentos todos outra vez, mas li em alguns sítios que se renovava sozinho? Alguém me pode explicar se recebo uma notificação no BeOn ou se realmente não terei que fazer nada e receberei a bolsa automaticamente?
Se já fizeste a contratualização supostamente não tens de fazer mais nada, mas como este é o primeiro ano em que essas bolsas são renovadas o melhor será aguardar. Tipicamente a renovação das bolsas ocorre entre junho e setembro.

CatarinaMS

Membro Veterano
Matrícula
7 Setembro 2015
Gostos
286
Curso
♡ Psicologia ♡
Olá! Por exemplo, temos uma cadeira do ano anterior para fazer e conseguimos fazê-la este ano. Ela conta para os 36 ECTS mínimos deste ano? Obrigada.

Matrícula
25 Março 2018
Gostos
50
Curso
CC
Instituição
FLUL
Atualmente, a bolsa de estudo abrange toda a licenciatura, não é? Ou seja, se me candidatar no 1º ou 2º ano, não tenho só naquele ano, mas até ao fim, certo?