Bolsa de estudo e residência

Matrícula
4 Junho 2018
Gostos
1
Olá, a minha dúvida é a seguinte:
Eu vou candidatar-me este ano ao superior, para a faculdade de letras, mais especificamente, na qual eu espero entrar pois as notas não são problema.
O problema reside somente nos meus recursos financeiros, que são escassos e certamente terei bolsa, espero.
Acontece também que tenho casa de familiares onde vou ficar alojado, o que não sendo para mim a melhor opção, prefiro esta a ir para uma residência, pois, acho que não é o meu género.
Queria saber se dessa forma perderei o direito à bolsa ou se eventualmente poderá essa condição alterar o seu valor.
Obrigado desde já 🙂

Última edição:
Matrícula
20 Janeiro 2017
Gostos
20
Curso
Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Instituição
FCT NOVA
Olá, a minha dúvida é a seguinte:
Eu vou candidatar-me este ano ao superior, para a faculdade de letras, mais especificamente, na qual eu espero entrar pois as notas não são problema.
O problema reside somente nos meus recursos financeiros, que são escassos e certamente terei bolsa, espero.
Acontece também que tenho casa de familiares onde vou ficar alojado, o que não sendo para mim a melhor opção, prefiro esta a ir para uma residência, pois, acho que não é o meu género.
Queria saber se dessa forma perderei o direito à bolsa ou se eventualmente poderá essa condição alterar o seu valor.
Obrigado desde já 🙂
Olá Marcelo. Não perdes o direito à bolsa, tens todo o direito a tê-la se assim precisares. No entanto, há um valor que eles acrescem à bolsa que chamam de "Complemento de Alojamento" e que só podes ter direito a ele caso estejas na residência da faculdade ou numa casa alugada em que o senhorio passe recibos de renda. No caso da minha faculdade, esse complemento do alojamento é o preço do quarto da residência, portanto é possível que nas outras faculdades também seja o valor do quarto. Se tiveres mais alguma pergunta, até mesmo sobre a residência, pergunta.

Última edição:

LucasD

Membro Caloiro
Matrícula
2 Julho 2018
Gostos
1
Eu provavelmente irei para a residência de uma universidade com bolsa de estudo quando acabar o secundário. Posso saber +- quanto fica a residência? No site diz que fica entre 120-350 mas não sei a que se refere esta abrangência nem sei se já tem a bolsa incluída. Alguém pode explicar?

Matrícula
14 Julho 2016
Gostos
47
Eu provavelmente irei para a residência de uma universidade com bolsa de estudo quando acabar o secundário. Posso saber +- quanto fica a residência? No site diz que fica entre 120-350 mas não sei a que se refere esta abrangência nem sei se já tem a bolsa incluída. Alguém pode explicar?
Olá!
Com bolsa de estudo um quarto partilhado numa residência de estudantes custa entre 70 a 75.
Um amigo meu bolseiro pagou 110 euros por um quarto individual. Os preços são diferentes para bolseiros ou não bolseiros mas acho que nunca excedem os 200euros.

Matrícula
29 Maio 2017
Gostos
22
Curso
Estudos Europeus
Instituição
FLUL
Olá!
Com bolsa de estudo um quarto partilhado numa residência de estudantes custa entre 70 a 75.
Um amigo meu bolseiro pagou 110 euros por um quarto individual. Os preços são diferentes para bolseiros ou não bolseiros mas acho que nunca excedem os 200euros.
Boas, eu provavelmente irei entrar na FLUL e precisava de saber o que tenho de fazer para entrar na residência e ate quando tenho que o fazer! Estou um bocado perdido

Sofia Mesquita

Membro Caloiro
Matrícula
2 Setembro 2017
Gostos
2
Olá! Espero bem conseguir ajudar. Já agora, em que curso estás a pensar entrar?
Então é assim, no dia em que fizeres a tua candidatura na FLUL ao 1º ano da universidade, tens de te dirigir ao edifício da Cantina Velha onde vais falar com uma assistente social (penso que se pode chamar assim) e ela vai ver as tuas condições e as vagas que existem para residência. São poucas as vagas no início dos anos letivos, mas depois podes voltar a ser contactado ao longo do ano quando houver, de facto, uma vaga.

Espero ter ajudado minimamente. Boa sorte para a candidatura!

catarinacp

Membro Caloiro
Matrícula
11 Julho 2017
Gostos
1
Olá! É obrigatório pagarmos a mensalidade da residência enquanto não sabemos o resultado da bolsa?

Matrícula
8 Junho 2017
Gostos
22
Curso
Engenharia Física
Instituição
FCUL
Boa tarde, se não conseguir entrar na residência universitária mesmo com bolsa de estudo, a bolsa também comparticipa um eventual quarto que eu venha a alugar?

Gostos: Carvalho12345

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,719
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
É possível receber apenas uma percentagem da bolsa?
Como assim? O valor da bolsa é diferente para cada aluno conforme o valor do rendimento do agregado familiar.

fraser

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
6 Julho 2015
Gostos
3,731
Curso
Medicina
Instituição
FCM|NMS
Boa tarde, se não conseguir entrar na residência universitária mesmo com bolsa de estudo, a bolsa também comparticipa um eventual quarto que eu venha a alugar?
Não, passas a ter direito a um complemento para te ajudar em parte da despesa.

Gostos: kapyushon

Mafalda23

Membro Caloiro
Matrícula
7 Junho 2017
Gostos
2
boa tarde, sou aluna do primeiro ano e vou entrar, provavelmente, no porto. Liguei para os serviços sociais para questionar se teria acesso prioritario a alojamento uma vez que serei bolseira e moro em aveiro. Responderam me que por ser de Aveiro nao era considerada deslocada e nao teria prioridade ao alojamento. Mesmo assim teria ajudas de deslocamento para os transportes ou o fato de nao ser considerada deslocada limita este apoio?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,719
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Mafalda23
boa tarde, sou aluna do primeiro ano e vou entrar, provavelmente, no porto. Liguei para os serviços sociais para questionar se teria acesso prioritario a alojamento uma vez que serei bolseira e moro em aveiro. Responderam me que por ser de Aveiro nao era considerada deslocada e nao teria prioridade ao alojamento. Mesmo assim teria ajudas de deslocamento para os transportes ou o fato de nao ser considerada deslocada limita este apoio?
A bolsa não inclui apoios para os transportes, sugiro que leias isto:
Estes são os apoios disponíveis aos estudantes do Ensino Superior | Uniarea

As operadoras já têm programas de descontos financiados pelo governo nesse sentido.

Matrícula
3 Agosto 2018
Gostos
16
Boa noite, eu tenho uma dúvida que penso que é completamente legítima. Tendo em conta que os estudantes do primeiro ano apenas se podem candidatar à residência no ato de matrícula que é 4/5 dias úteis antes das aulas começarem como é que as universidades atribuem os quartos aos alunos nesse período de tempo? É que quem conta com a residência pode não alugar um quarto porque se não está a pagar um bom montante para nada bem como assina contratos que podem não facilitar a sua saída, contudo se não entrar na residência universitária a tempo das aulas começarem fica na mão! Como é que é suposto o aluno conseguir ter um alojamento a tempo das aulas quando os recursos financeiros são escassos? É que a própria bolsa de estudo apenas é atribuída em janeiro! Gostaria de saber também se com bolsa somos obrigados a pagar todos os meses (antes da sua atribuição) o alojamento? Obrigada.

Última edição:

fi94

Membro Dux
Matrícula
23 Janeiro 2017
Gostos
400
Curso
Engenharia Computacional
Instituição
Universidade de Aveiro
Boa noite, eu tenho uma dúvida que penso que é completamente legítima. Tendo em conta que os estudantes do primeiro ano apenas se podem candidatar à residência no ato de matrícula que é 4/5 dias úteis antes das aulas começar como é que as universidades atribuem os quartos aos alunos nesse período de tempo? É que quem conta com a residência pode não alugar um quarto e depois se não tiver a tempo fica na mão! Como é que o aluno consegue ter um alojamento a tempo das aulas quando os recursos financeiros são escassos?
Pelo que li, o normal é mesmo as aulas começarem e ainda não se saber se se tem direito a residência :s e que se tem que alugar um quarto enquanto isso...

Matrícula
3 Agosto 2018
Gostos
16
Pelo que li, o normal é mesmo as aulas começarem e ainda não se saber se se tem direito a residência :s e que se tem que alugar um quarto enquanto isso...
Obrigada pela resposta, mas e quem não tem dinheiro nem contactos? Faz o que? Isto é realmente muito chato.. Não há nenhuma forma de tentar ficar nas residências antes do período normal?

Gostos: fi94

fi94

Membro Dux
Matrícula
23 Janeiro 2017
Gostos
400
Curso
Engenharia Computacional
Instituição
Universidade de Aveiro
Obrigada pela resposta, mas e quem não tem dinheiro nem contactos? Faz o que? Isto é realmente muito chato.. Não há nenhuma forma de tentar ficar nas residências antes do período normal?
Estou na mesma situação e também não faço ideia de como vai ser... Também já li algures por aqui casos de pessoas que pediram aos Serviços de Ação Social das faculdades para poderem ficar lá antes mas acho que lhes foi negado...

Matrícula
3 Agosto 2018
Gostos
16
Estou na mesma situação e também não faço ideia de como vai ser... Também já li algures por aqui casos de pessoas que pediram aos Serviços de Ação Social das faculdades para poderem ficar lá antes mas acho que lhes foi negado...
Que palhaçada sinceramente, é que supostamente, mas só supostamente se a pessoa pede para ir para uma residência é porque não tem recursos como é que é suposto pagar um quarto? É que a própria bolsa chegar em janeiro? Isto é uma palhaçada