Como saber se gosto e se tenho jeito para programação?? AJUDA

Matrícula
6 Abril 2017
Gostos
1
Curso
12º Ano (à espera do concurso de acesso)
Olá. Sou aluno do 12º ano e sempre gostei e de mexer nos computadores. Desisti de querer seguir engenharia informática pois tive programação (em Pascal) na disciplina de aplicaçoes informaticas B e não gostei. Sei que o Pascal já é antiquado e que é complicado. O meu professor não era bom, eu acho que ele nao percebia o que talvez me possa ter criado este "ódio" a esta área.
Como é que posso saber se "fui feito" para a programação??

Marco L.

~(físiq wannabe)
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Gostos
19,235
Curso
Engenharia Física
Instituição
FCUP/FEUP
Olá. Sou aluno do 12º ano e sempre gostei e de mexer nos computadores. Desisti de querer seguir engenharia informática pois tive programação (em Pascal) na disciplina de aplicaçoes informaticas B e não gostei. Sei que o Pascal já é antiquado e que é complicado. O meu professor não era bom, eu acho que ele nao percebia o que talvez me possa ter criado este "ódio" a esta área.
Tenta aprender um bocado de python, pelo codecadamy, por livros como o "How to think like a computer scientist" ou por tutoriais do Youtube. É muito melhor que Pascal e aí vês mais ou menos se gostas ou não :p

Gostos: Rui Veiga
D

Deleted member 27718

Guest
Começa a programar a C e outras linguagens e vai evoluindo, o C é uma boa programação para começares a programar :D

Gostos: science>tech

Marco L.

~(físiq wannabe)
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Gostos
19,235
Curso
Engenharia Física
Instituição
FCUP/FEUP
Começa a programar a C e outras linguagens e vai evoluindo, o C é uma boa programação para começares a programar :D
Desculpa, mas não concordo muito. C é um bocado mais complexo, Python é melhor para o começo :p

Matrícula
29 Março 2016
Gostos
4
Se queres que te diga, programar em pascal ou noutra lingua acaba por se resumir ao mesmo. Eu começei no 9ºano em Python, e foi a partir dai que,sozinho ,aprendi ao longo destes anos a programar. Se não gostastes de Pascal podes sempre tentar outra língua, mas se queres seguir algo que envolva programação o mais importante é mesmo o gosto por tal, bastante importante!

Matrícula
6 Junho 2018
Gostos
19
A programação é a mesma em qualquer linguagem, ou melhor, o objetivo é o mesmo: dar instruções ao computador para que ele as execute e, possivelmente, resolva problemas. Também é possível programar em papel com uma caneta...

Concordo com a Mafalda, C é melhor do que Python como linguagem inicial porque Python foge um bocado ao que a programação realmente é (ou melhor, esconde o que se passa "atrás das cortinas")

Também tive Pascal e apesar de não ter gostado muito (Delphi é Pascal com esteróides!) consegui aprender algumas coisas, noções básicas de arrays e matrizes por exemplo. Não tenho a certeza se o facto de odiares Pascal ou não poderá ou pode influenciar o teu gosto por programação.

Anyway, boas leituras :D

Link : Pedro Vasconcelos : Programação Imperativa (CC1003)

Última edição:

Wraak

Membro Dux
Matrícula
5 Dezembro 2015
Gostos
2,223
Curso
Engenharia Informática e de Computadores
Instituição
IST
Hey,

Acho que já deram algumas boas recomendações de como começares. De qualquer forma queria frisar algo que tenho mencionado também em outros tópicos: não penses que engenharia informática é programar. Analisa os currículos, lê, vê tipos de trabalho e funções que eng. informáticos podem desempenhar, podes até falar com empresas e ir a open days.

Em relação à programação, o @science>tech tem razão quando diz que o Python "esconde" algumas coisas já que o C requere maior especificidade no código. No entanto, eu concordo plenamente com o @Marco L. quando diz que o Python é uma melhor linguagem para começar. O facto de ser mais simples faz com que consigas perceber de forma muito mais fácil as bases e então, no C, podes passar às especificidades e technicalities.

DISCLAIMER: O currículo no Técnico de Eng. Informática começa com Python num semestre e C no outro. Pela minha experiência (tendo começado com C em Eng. Eletrotécnica), Python é uma ferramenta muito melhor para starters devido à sua simplicidade, quando aprenderes as bases da programação, é muito mais fácil adaptares-te às diferentes linguagens.

Abraço

Matrícula
18 Julho 2017
Gostos
34
Curso
Engenharia Informática
Instituição
IPLeiria - ESTG
Vai brincar um pouco no codecademy para ver se até gostas.

Eu comecei por aí e sinceramente não percebia muito mas agora desde que estou no curso e aprendi as coisas em condições é que percebi que realmente gostava de programar. Mas é relativo, as pessoas são diferentes