1. O Uniarea está nomeado na categoria Educação dos Blogs do Ano! :D Se achas que merecemos ganhar vota a cada 24h aqui: Votações abertas

Conselhos para alguém que quer subir drasticamente a média

Discussão em 'Ensino Secundário' iniciado por tiagooo, 5 Abril 2016.

1. Jony

Jony Membro Caloiro

Matriculado:
    10 Junho 2016
    Gostos Recebidos:
    4
    Desculpa, só mais uma dúvida. Na verdade eu tive 15 a BG e 16 a FQA na 2ª Fase. É possível eu me candidatar ao Ensino Superior na 1º Fase de candidaturas com as notas dos exames que eu fiz na 2ª fase do 11ºAno? Obrigado.
    Muito obrigado, grande ajuda. Terei que me esforçar a dobrar este ano para fazer, pelo menos, exame a BG do 11º e os já previstos do 12º.

Diogo Leiras e davis gostam disto.
  2. Maria Sofia

Maria Sofia Membro Caloiro

Matriculado:
    15 Abril 2017
    Gostos Recebidos:
    7
    Boa tarde,

Sou uma estudante do 11° ano, e no 1º período obtive uma média total de 18, mas neste 2º período as coisas não correram tão bem e a minha média total desceu para 17,3. Ou seja, desci 1 valor em quase todas as disciplinas.

O meu objetivo era entrar em engenharia aeroespacial, mas a média é mesmo alta. No 1º período ainda tinha esperanças de conseguir obter uma média de 18,5 até ao final do ano, mas com os resultados que obtive agora começo a duvidar se consigo mesmo entrar ou não.

Gostava de saber se alguém me pode ajudar, dar concelhos de estudo e maneiras de subir as notas. Queria mesmo conseguir entrar em engenharia aerospacial e a concorrência é muita...

Obrigada desde já!

Diogo Leiras gostou disto.
  3. Fabiana Gonçalves

Fabiana Gonçalves Membro Caloiro

Matriculado:
    19 Setembro 2016
    Gostos Recebidos:
    4
    Curso:
    Línguas e Humanidades - 12º ano
    Olá Maria!
    Não há muito por onde ajudar porque cada pessoa tem o seu método de estudo, mas não desanimes já. Para além de teres um período pela frente também te falta um ano e ainda podes subir em qualquer um deles. :)
    O melhor que podes fazer é estudar um bocadinho todos os dias, acompanha as aulas e a matéria dada e, se conseguires, lê até as páginas mais à frente para teres uma ideia do que vai ser falado nas aulas seguintes podendo até fazer esquemas (só para ficares com uma ideia). Podes também ver o tipo de exercícios que vais fazer e faz até mais do que é suposto quando são mandados para tpc, se for esse o caso. Se fores de fazer resumos, tenta não os ler só na véspera ou dois dias antes. Espero ter ajudado!

4. Maria Sofia

Matriculado:
    15 Abril 2017
    Gostos Recebidos:
    7
    Muito obrigada, Fabiana! Vou tentar seguir ao maximo os teus conselhos ☺️

5. Wraak

Wraak Membro Dux

Matriculado:
    5 Dezembro 2015
    Gostos Recebidos:
    2,144
    Curso:
    Engenharia Informática e de Computadores
    Instituição:
    IST
    Hey,

algo que eu experienciei no secundário foi a ironia de que querer demasiado uma coisa estava a afastar-me dela. No 11º queria medicina e estudei exaustivamente para os exames, acabei com 15 a FQ e 12 a BG. No 12º, por outro lado, esforcei-me durante o ano para as disciplinas que tinha mas na altura de exames decidi que queria biologia e por isso não estudei nada, mesmo se tivesse perto de 0 em todos os exames entrava com uma média alta. Well,acabei com 19 a FQ, 19 a MATA e 17 a BG. Ao longo do meu secundário também senti isto. O meu maior conselho para ti é para levares as coisas com calma. Se conseguiste tirar boas notas antes não há motivo para entrares em stress.

Estuda, relaxa e diverte-te!

Diogo Leiras, davis, fraser e 4 outras gostam disto.
  6. Maria Sofia

Matriculado:
    15 Abril 2017
    Gostos Recebidos:
    7
    Heyy, muito obrigada pela resposta!! ☺️ Também já tinha sentido algo assim, quanto mais estudava pior a nota que tinha... mas deve ter sido mais o stress e a pressão acumulados a baixar as notas! Mais uma vez, muito obrigada ☺️

7. marianarsp

marianarsp Membro Dux

Matriculado:
    11 Julho 2016
    Gostos Recebidos:
    5,951
    Curso:
    Medicina
    Instituição:
    FMUP
    Olá Maria! Antes de mais, sê bem vinda ao fórum!
    Antes de tudo, não acho que devas desanimar assim... foi apenas um período que correu menos bem, talvez estivesses mais cansada ou apenas talvez tenha sido um pequeno deslize. Mas ainda tens o 3º período e vais ver que conseguirás alcançar novamente os teus objetivos :) Além do mais, ainda estás no 11º , ainda te falta todo um ano que pode marcar a diferença na tua média, e nada está perdido no 11º
    Penso que o ideal seria organizares o teu estudo, garantires que vais sempre estudando e que não deixas matéria por acumular. Acima de tudo, tira todas as dúvidas que tiveres, até mesmo aquelas que achares um pouco estúpidas. Percebe bem o porquê de errares determinadas coisas, a fim de não caires no mesmo erro novamente. Tenta também realizar todos os trabalhos de casa que te mandarem por exemplo. É uma ótima forma de te obrigares a rever a matéria e a treinar aquela que estás a dar no momento.
    Por outro lado, és uma boa aluna, não te deixes amedrontar por esses fantasmas do "se calhar não vou conseguir entrar" :) confia nas tuas capacidades (não demasiado, claro ahah) e vais ver que conseguirás tudo o que quiseres :)
    Desejo-te um bom resto de ano e espero ouvir notícias tuas no final do 3º período a dizer como tudo correu :D

Maria Sofia, davis e Diogo Leiras gostam disto.
  8. Diogo Leiras

Diogo Leiras Membro

Matriculado:
    1 Setembro 2016
    Gostos Recebidos:
    25
    Curso:
    Ciências e Tecnologia 10º ANO
    Olá e bem vinda ao fórum! Acredita que aqui podes partilhar qualquer dúvida que tenhas, aqui encontram-se pessoas fantásticas. Apesar de eu me encontrar no 10º ano vale sempre a pena expressar as nossas ideias e tentar ajudar o máximo possível, por isso aqui vai :tongueclosed:
    Admiro desde já o facto de quereres entrar em engenharia aeroespacial, é onde se encontra toda a ciência, a Física, Física-Quântica, Física Teórica, todo o tipo de Matemática e essas coisas que me fascinam muito.
    Sinceramente tu tens um enorme potencial e não duvido nada que vás entrar no curso! Essa descida é uma coisa menor :tonguewink: ainda estás no 11º ano e com uma média excepcional. Acredito que acabes o 12º ano com média de 20 amiga! Mas duas coisas para isso acontecer são muito importantes... a força de vontade e a fé no que realmente queres!
    Revê o teu método de estudo e encontra certos erros que te possam estar a afetar, talvez. De resto só te desejo boa sorte e que tenhas um brilhante futuro! E aqui vai um segredo: acredita que vais ter, eu vim do futuro. :tongueclosed::tearsofjoy:
    Prontos, foram só umas palavrinhas. Abraço!

Phoenix gostou disto.
  9. Gonçalo Santos Silva

Gonçalo Santos Silva Spammer Profissional

Matriculado:
    4 Junho 2016
    Gostos Recebidos:
    4,878
    Curso:
    Ciências e Tecnologias (11º ano)
    Com as provas da 2ª fase só te podes candidatar na 2ª fase e salvo erro na 3ª

10. davis

davis Make Uniarea great again
    Equipa Uniarea Moderador

Matriculado:
    13 Outubro 2014
    Gostos Recebidos:
    12,931
    Curso:
    Eng. Aeroespacial
    Instituição:
    IST - ULisboa
    Se estamos a falar como prova de ingresso, é verdade. Já no que toca ao cálculo da classificação final da disciplina, podem ser utilizados exames da 2ª fase de exames de anos anteriores na 1ª fase de candidaturas.

Gonçalo Santos Silva gostou disto.
  11. Maria Sofia

Matriculado:
    15 Abril 2017
    Gostos Recebidos:
    7
    Muito obrigada pelo encorajamento, Diogo ☺️ Espero que o futuro do qual vieste corresponda ao deste universo e não de um universo paralelo

12. Jony

Jony Membro Caloiro

Matriculado:
    10 Junho 2016
    Gostos Recebidos:
    4
    Desculpa, não entendi a questão da "2ª fase de anos anteriores". Este ano, 12º ano, posso fazer os dois exames, 1ª e 2ª fase, e candidatar-me à 1ª fase de candidatura, com a nota do exame da 1ª fase, e fazer o exame da 2ª fase para subir a nota da classificação final da disciplina, certo?

13. davis

davis Make Uniarea great again
    Equipa Uniarea Moderador

Matriculado:
    13 Outubro 2014
    Gostos Recebidos:
    12,931
    Curso:
    Eng. Aeroespacial
    Instituição:
    IST - ULisboa
    Certo, mas essa nota só pode ser utilizada este ano na 2ª (e 3ª) fase de candidaturas. Caso concorras em próximos anos já podias usar na 1ª fase de candidaturas para efeitos de cálculo da nota da disciplina.

14. Ana Margarifa Silva

Ana Margarifa Silva Membro Caloiro

Matriculado:
    3 Dezembro 2016
    Gostos Recebidos:
    2
    Olá estou no 10º ano de ciências e tecnologias e este ano foi um ano difícil de adaptação. O primeiro período não foi difícil de todo mas a partir do 2º a situação foi outra. A matéria acumulada e a procrastinação culminaram numa descida de notas. No 3º período esforcei-me muito mais mas não subi muito. As minhas notas este ano vão ser:
    Português: 13/14
    Filosofia:15
    Inglês:17
    Matemática:13
    FQA: 12
    Biologia e Geologia:12

As minhas notas de certeza que não são brilhantes mas gostaria que me dissessem como estudam para cada disciplina e que livros de apoio utilizam. Eu sei que o 11º ano é um ano difícil que envolve mais estudo que o 10º mas o quero mesmo muito subir as notas mesmo que me mate a estudar para no final do 12º ter uma média de 16.
    Acham que o devo estudar matemática, biologia e fq nas férias para consolidar a matéria?

15. SaraSMP

SaraSMP Membro Caloiro

Matriculado:
    20 Junho 2017
    Gostos Recebidos:
    0
    Oii
    (Esta é a minha experiencia) Já estive no curso de ciencias, agora estou em linguas e humanidades pois adoro historia, tens boas notas a Filosofia e Ingles penso que ias ter boas notas no meu curso, mas assima de tudo tens de gostar isso é meio caminho andado para te dedicares e tirares boas notas
    O meu conselho é que estudes as disciplinas a que vais ter exame no 11ano principalmente para tirares boas notas nos exames isso vai te ajudar nas notas, estuda Geologia e biologia e fisica e quimica principalmente, mas podes tambem deixar se quizeres um espaço para a matematica

16. Ana Margarifa Silva

Matriculado:
    3 Dezembro 2016
    Gostos Recebidos:
    2
    Sim também acho que ia ter melhores notas se tivesse em humanidades mas não gosto mesmo nada dd História então se tivesse de escolher o curso que queria seria Economia. Sim, este ano vou estudar e esforçar-me mais especialmente a Biologia e FQ por serem as minhas notas mais baixas e disciplinas que vou ter exames no próximo ano. Achas que devo estudar nas férias?

17. SaraSMP

SaraSMP Membro Caloiro

Matriculado:
    20 Junho 2017
    Gostos Recebidos:
    0
    Sim, deves estudar na ferias Geo e Bio e FQ. acho que te vai ajudar, principalmente pq para o ano tens exame e vai te ser muito util mas aproveita as ferias. da umas revisoes no que ja nao te lembras tao bem

18. Marco L.

Marco L. #Sofarco <3

Matriculado:
    8 Julho 2016
    Gostos Recebidos:
    12,653
    Curso:
    Ciências e Tecnologias- 12º Ano
    Tipo, não... I mean, não muito, pls. Só dar uma revisãozinha no inicio do ano, nada mais :p

SaraSMP gostou disto.
  19. SaraSMP

SaraSMP Membro Caloiro

Matriculado:
    20 Junho 2017
    Gostos Recebidos:
    0
    Siim, temos que aproveitar as ferias, mas se queremos melhores notas as vezes temos de por algum tempo de lado

20. Ana Margarifa Silva

Matriculado:
    3 Dezembro 2016
    Gostos Recebidos:
    2
    Rever a matéria toda do ano inteiro ou só a física e a biologia porque são as matérias que estou a dar? As minhas storas disseram que vão pôr matéria de 10° que não foi posta em teste nos primeiros testes do 11°. Já agora recomendas algum livro para estudar as disciplinas? E também conselhos de como se deve estudar para elas?

Loading...